O link building é muito parecido com ser citado em um artigo de notícias ou em uma pesquisa acadêmica. Quanto mais isso acontece, mais as pessoas veem você como uma autoridade. O mesmo se aplica a sites.
As empresas que incorporam o link building em sua estratégia de marketing de conteúdo relatam um Taxa de sucesso 45% maior do que aqueles que não o fazem. Para garantir que seu site tenha chances de classificar e garantir cliques valiosos, você precisa desenvolver um plano de ação de link building.
Depois de aperfeiçoar nossa estratégia de link building por um tempo, agora encontramos nosso ponto ideal.
Paramos a maior parte do link building manual para nos concentrarmos principalmente na construção de links organicamente – sem envolvimento de divulgação. Isso nos permitiu dobrar nossa produção de conteúdo com a mesma qualidade e ainda gerar links preparados para o futuro.
Dito isto, ainda há uma série de estratégias de link building que abordaremos nesta postagem, incluindo:
- Utilize as redes sociais
- Execute link building quebrado
- Veja os links dos concorrentes
- Torne seu site mais visível
- Acompanhe seus links
- Compartilhe seu conteúdo em fóruns
- Experimente a recuperação de link
- Considere o blog de visitantes
- Concentre-se em links passivos
- Incluir infográficos
- Páginas de recursos de destino
- Crie postagens resumidas
- Considere o Newsjacking
- Criar pesquisas
- Colabore com líderes de opinião
- Liberar estudos de dados
- Realizar estudos da cidade
Essas estratégias de link building são uma mistura de link building orgânico e dicas de divulgação manual para você considerar com base em sua experiência e tempo disponível. Além disso, adicionamos alguns modelos de email que você pode usar com essas estratégias.
Pronto para construir links?
Uma maneira mais indireta de aumentar os links recebidos é se tornar ativo nas redes sociais e interagir regularmente com repórteres e blogueiros do seu nicho.
Criar e construir uma presença online para sua marca aumentará o tamanho do seu público, aumentará as visualizações de páginas e pode até levar a novos links ao longo do tempo.
Aqui estão algumas dicas ao usar a mídia social para link building:
- Use hashtags estrategicamente: Digamos que um repórter procure uma hashtag no Twitter e você use a mesma hashtag para twittar sobre um estudo recente que escreveu. Você pode obter cobertura desse tweet.
- Encontre jornalista solicitando dados: Os jornalistas até usam o Twitter para solicitar dados, então monitore hashtags como #journorequest ou #prrequest para vincular oportunidades adequadas à sua marca.
- Envolva-se ativamente nas plataformas da indústria: Comentar nas postagens do blog de outras pessoas é outra estratégia que você pode implementar para aumentar o reconhecimento da sua marca.
Essas estratégias não apenas mostram que você é um participante ativo nas conversas do setor, mas também ajudam a construir um relacionamento com outros blogueiros que podem entrar em contato com você para obter cobertura no futuro.
2. Execute link building quebrado
O link building quebrado – também conhecido como BLB – é uma estratégia que ajuda a proteger links em páginas de recursos, encontrando links quebrados atualmente listados e sugerindo sua postagem como alternativa.
É uma maneira relativamente fácil de ganhar links porque, depois de criar seu conteúdo, a maior parte do trabalho fica fora de seu controle.
Você desejará criar um guia que cubra um tópico relevante para o seu site, a fim de obter links que comprovem seu valor e sejam uma alternativa para esse link quebrado. Por exemplo, como uma agência de marketing de conteúdo, a criação de uma lista de fontes de dados gratuitas trará valor para outros criadores de conteúdo que buscam nivelar suas peças com estatísticas relevantes.
Ao iniciar sua pesquisa BLB, existem modificadores de pesquisa que você pode adicionar às suas palavras-chave para filtrar páginas irrelevantes. Exemplos incluem:
- Inurl: recursos
- URL: links
- Inurl: links úteis
Quando usado em conjunto com palavras-chave específicas, você pode começar sua busca por clientes potenciais com o pé direito. Mas o que exatamente você diz quando encontra um bom cliente em potencial? Estamos felizes por você ter perguntado.
3. Veja os links dos concorrentes
Uma boa maneira de descobrir qual estratégia de link building funciona para o seu tipo de conteúdo é “espionar” seus concorrentes, observando os links de seus concorrentes, também conhecidos como backlinks.
E como bônus, isso ajuda você a entender o tipo de conteúdo que seu público mais gosta e ao qual tem mais links – o que, por sua vez, ajuda você a escrever com o SEO em mente.
Existem algumas maneiras de fazer isso. Ao usar uma ferramenta como o Ahrefs, você pode:
- Observe as páginas principais de seus concorrentes para saber que tipo de conteúdo traz mais tráfego e quais palavras-chave eles estão almejando.
- Observe os links de seus concorrentes para saber quais páginas recebem mais links e quem está criando mais links para elas.
- Veja as postagens de seus concorrentes para saber que tipo de conteúdo e quais palavras-chave têm a melhor classificação para obter inspiração.
Ao analisar as postagens de seus concorrentes, pergunte-se o seguinte:
- Eles estão fazendo guest blogging?
- Qual formato de postagem parece ser o mais eficaz?
- Quais páginas e mercados estão vinculados a eles?
- Quais palavras-chave eles estão almejando?
Dessa forma, você não só terá um melhor entendimento do tipo de conteúdo a ser criado que irá gerar links, mas também de quais mercados e sites alcançar. Você pode então realizar divulgação, visando mercados e sites com mais links para seus concorrentes.
Lembre-se de que se você vê muitos canais em sites de alto valor, como CNN ou Forbes, é provável que seus concorrentes estejam fazendo canais pagos.
4. Torne seu site mais visível
Se quiser construir mais links para o seu site, você precisa também construir uma marca pessoal e aumentar sua visibilidade.
Uma maneira de fazer isso é investindo seu tempo em SEO off-page, que consiste em estratégias de otimização não feitas diretamente no seu site, como citações locais e correção de links quebrados.
Algumas dessas estratégias incluem:
- Garantir que as citações de terceiros sejam precisas e consistentes: Verifique novamente se informações como seu nome, endereço e número de telefone estão corretos.
- Criação e manutenção de sua ficha do Google Meu Negócio: Se sua empresa possui endereço físico, crie uma listagem no Google e atualize as informações regularmente.
- Reivindicar sua listagem em sites populares de conteúdo gerado por usuários: Entre em contato com o site para reivindicar sua empresa e fornecer as informações corretas.
- Melhorando a percepção pública da sua marca: invista em relações públicas digitais, marketing de mídia social, marketing de influenciadores e gerenciamento de avaliações.
5. Acompanhe seus links
Se você é como nós, provavelmente é culpado de verificar novos links pelo menos uma vez por semana – ou talvez todos os dias, mas não julgaremos.
Além de garantir que você tenha um perfil de backlink saudável, acompanhar seus links ajuda a entender quem está contribuindo para seu perfil de backlink, ou seja, quem está vinculado ao seu site. Dessa forma, você poderá se concentrar em setores relevantes ao realizar divulgação e criar conteúdo.
Há também uma coisa chamada relevância do link, que é ainda mais importante do que a autoridade daqueles que criam links para você.
Isso porque quando você tem links relevantes, você está dizendo ao Google que é uma fonte confiável para o seu setor. Isso ajuda você a classificar os termos que são importantes para o seu negócio.
Os fóruns são uma ótima maneira de encontrar respostas para suas perguntas e conectar-se com pessoas online. Eles também podem ser uma estratégia útil de link building, pois fornecem uma maneira valiosa de obter mais tráfego para a postagem do seu blog, o que aumenta as chances de as pessoas criarem links para você.
Ao compartilhar seu conteúdo em fóruns, é importante não apenas criar um link para sua postagem e torcer pelo melhor. Afinal, os fóruns geralmente têm regras e práticas comuns a serem seguidas, e você precisa cumpri-las.
Ao compartilhar sua postagem em fóruns, você deve:
- Adicione à conversa respondendo aos comentários.
- Dê dicas e conselhos.
- Siga as regras do fórum.
- Link para sua postagem como um recurso extra.
Para encontrar fóruns para postar, comece pesquisando tópicos ou perguntas comuns que as pessoas fazem em relação ao seu setor. Alternativamente, você pode criar o hábito de navegar em fóruns relacionados ao seu tópico.
Você pode participar de fóruns como:
- Quora
- Páginas do Facebook
Como bônus, navegar pelos fóruns pode estimular sua criatividade e apresentar novos tópicos e palavras-chave sobre os quais escrever.
7. Experimente a recuperação de link
A recuperação de link é o processo de recuperação de menções orgânicas perdidas ou desvinculadas ao seu site.
Embora essa estratégia seja mais bem-sucedida para marcas maiores que recebem muita cobertura da imprensa, você ainda pode ver resultados positivos em um site menor.
Existem duas táticas para recuperação de link:
- Recuperando um link perdido: Se um site costumava ter um link para o seu site, mas removeu o link posteriormente, é possível que você entre em contato para garantir novamente essa cobertura.
- Corrigindo menções orgânicas não vinculadas: Se um site mencionar o nome da sua marca, mas não tiver um link para ela, envie um e-mail para ele e peça o devido crédito para uma página relevante.
8. Considere fazer guest blogging
Provavelmente a estratégia sobre a qual você mais ouviu falar e provavelmente até experimentou, o guest blogging é outra ótima maneira de obter links de nível médio a superior para o seu site.
Você deve ter ouvido falar que o Google alerta contra postagem de convidados, mas isso não significa que você precisa ficar totalmente longe disso. A nova versão do guest post tem tudo a ver com intenção.
Aborde sua estratégia de guest post com a intenção de educar e procure sites que compartilhem conteúdo externo sem anunciar oportunidades de guest post.
Dentro desse domínio, você encontrará sites de nível médio a superior com relevância por tópico que provavelmente aceitarão ótimo conteúdo.
Entrar em contato com um site que não solicita propostas explicitamente pode ser complicado. Com esses e-mails de divulgação, é importante destacar por que os leitores devem se preocupar com o seu conteúdo.
9. Concentre-se em links passivos
Na SEO Sem Mitos, aprendemos que, em média, o custo por link de postagens orientadas por pesquisa em um cronograma de 18 meses foi significativamente melhor do que as postagens baseadas em links. A principal estratégia por trás desse processo é encontrar tópicos que tenham forte intenção de link passivo e, em seguida, observar todos os links orgânicos entram.
Como um indicador aproximado, procure os tópicos que você ou seus concorrentes classificam na visualização das páginas principais do Ahrefs que possuem um grande número de links. Se tiver tráfego e um bom número de links, esse é um primeiro indicador forte de que tem intenção de link passivo.
A partir daí, você desejará confirmar se os links estão sendo construídos de forma constante, em vez de construir por meio de um grande pico ou campanha manual.
Se você vir um gráfico gradual, é um bom sinal de que, se conseguir obter classificação, gerará links passivos para seu domínio.
Para saber mais sobre esse processo, recomendamos assistir ao vídeo a seguir, onde detalhamos estratégias adicionais de geração de links passivos:
10. Incluir infográficos
Criar infográficos lindamente projetados pode ser uma boa maneira de garantir links valiosos semanalmente. E quando combinados com artigos informativos e interessantes, os infográficos são um excelente material para guest posts.
Usar infográficos como um complemento à sua postagem informativa – em vez da parte principal da postagem em si – significa que você provavelmente obterá mais links de tópicos de blogueiros, em vez dos típicos (altamente penalizados) sites de fazendas de infográficos.
Um recurso bem projetado e talvez até animado, como este exemplo da CleverTap, ajuda a levar seu infográfico para o próximo nível e incentiva um compartilhamento mais rápido. Você também pode destacar seu recurso de design em seu argumento de venda.
11. Páginas de recursos de destino
Criar conteúdo informativo e exclusivo significa que você também pode direcionar páginas que desejam compartilhar sua postagem como um recurso.
Isso funciona especialmente bem para conteúdo que gira em torno de tópicos “como fazer” e “o que é” para iniciantes.
Esses tipos de postagens tendem a ser mais longos, com uma visão geral de tudo o que você precisa saber sobre um assunto. Por exemplo, a postagem de Zola sobre como planejar um casamento é um ótimo complemento para uma página de recursos para planejadores de casamento.
Depois de criar sua postagem de recursos, você pode começar a procurar sites que tenham uma página de recursos que possa vinculá-la.
Para fazer isso, pesquise páginas usando modificadores de pesquisa junto com sua palavra-chave. Por exemplo:
- Inurl: recursos
- Intitle:página de recursos
- Intitle:links úteis
12. Crie postagens resumidas
Desde as melhores dicas de economia até maneiras de pentear seu cabelo, as postagens resumidas podem fornecer uma grande inspiração para os leitores. O que é ainda melhor é que eles também são ótimos em termos de compartilhamento, assim como muitas das estratégias de link building da nossa lista.
Ao criar uma postagem resumida, você deseja evitar links apenas para suas próprias postagens e tentar vincular a outros sites confiáveis.
Dessa forma, se o seu conteúdo for de alta qualidade, os sites aos quais você linkou poderão compartilhar seu artigo com seu público.
Para encontrar algumas ideias para postagens resumidas, adicione modificadores de pesquisa à sua palavra-chave ou nicho, como:
- Título: resumo
- Título:melhor
- Título: topo
Você pode então aumentar suas chances de obter links acessando os sites aos quais você criou links.
13. Considere o Newsjacking
Newsjacking é uma tática de relações públicas digital de link building que envolve identificar oportunidades nas notícias e criar conteúdo relevante com suas opiniões e pensamentos adicionais – e geralmente promover o seu trabalho ou o de seu cliente ao fazer isso.
Essa estratégia funciona porque mais pessoas pesquisarão o assunto e ajuda a construir conhecimento e confiança, especialmente se você tiver pessoas confiáveis dando insights e oferecendo dicas.
Mas isso também significa que você terá que ficar de olho nas notícias, podcasts e resumos do setor e criar conteúdo rapidamente – as notícias geralmente duram apenas de 24 a 72 horas!
O newsjacking funciona para muitos setores diferentes, desde finanças até estilo de vida. É apenas uma questão de acompanhar os acontecimentos atuais e poder relacioná-los com o seu conteúdo.
Por exemplo, se o seu cliente vende colchões e há rumores interessantes sobre sono de qualidade e saúde mental, você pode criar uma postagem sobre como o colchão deles afeta a qualidade do sono.
Para aumentar suas chances de ganhar links para seu artigo de newsjacking, você também pode realizar divulgação e direcionar sites de notícias que cobririam sua história.
14. Crie pesquisas
Você já viu uma pesquisa de uma pequena empresa que se tornou viral e pensou: como eles fizeram isso? As pesquisas podem ser difíceis de acertar, pois exigem tempo e às vezes levam a resultados irrelevantes. Mas quando eles funcionam, pode render muito.
O conteúdo da pesquisa funciona por vários motivos:
- Você consegue apresentar dados completamente orgânicos e exclusivos.
- Você pode ter certeza de que suas perguntas estão diretamente relacionadas às ofertas de sua marca.
- Você pode dividir seus dados por dados demográficos para obter resultados mais direcionados.
Os jornalistas querem cobrir histórias que envolvam seu público. Isso significa que a principal conclusão de sua pesquisa precisa chamar a atenção.
E embora você deva sempre ter um objetivo final em mente ao criar uma pesquisa, é importante lembrar que os resultados podem nem sempre ser os esperados.
Mesmo assim, não tenha medo de trabalhar com os dados para encontrar outra história que cative ou usar dados externos para respaldar seu ponto de vista.
15. Colabore com líderes de opinião
Colaborar com pessoas com presença na mídia, seja alguém bem conhecido em seu setor ou até mesmo um influenciador, também pode ser uma boa maneira de fazer com que seu conteúdo seja visto.
Isso pode aumentar suas chances de obter links. Além disso, aproveitar o conhecimento e a experiência de especialistas confere mais credibilidade ao seu conteúdo.
Você pode, por exemplo, adicionar citações e estatísticas de especialistas vinculáveis ao longo de sua postagem para complementar o conteúdo e facilitar o compartilhamento das pessoas. Outra opção é adicionar imagens com citações de especialistas.
Esta é uma estratégia de link building que funcionará melhor se você tiver experiência em networking ou conexões com líderes inovadores em seu setor.
Mas você ainda pode aumentar o nível do seu conteúdo obtendo citações de especialistas no HARO ou Qwoted. Você pode então entrar em contato para informá-los que seus conselhos foram apresentados em seu artigo.
16. Liberar estudos de dados
Os estudos de dados usam pontos de dados externos ou internos para contar uma história convincente. Geralmente, os estudos de dados funcionam melhor para marcas maiores cujas ofertas estão intimamente relacionadas ao tema do estudo.
Coloque-se no lugar de um repórter. Se a marca que está lhe apresentando é uma seguradora, por exemplo, faz sentido que ela fale sobre os hábitos alimentares dos consumidores? Na verdade.
Jornalistas e blogueiros desejam compartilhar dados de especialistas certificados, por isso é importante que seu estudo reflita o que é sua marca.
17. Realizar estudos da cidade
Um estudo de cidade é uma estratégia de link building que usa dados de regiões específicas para fazer uma declaração sobre as pessoas, as empresas ou até mesmo os padrões climáticos.
Os estudos de cidades costumam ter ótimas taxas de abertura e cliques, pois são altamente relevantes para os jornalistas e blogueiros da região.
Com estudos de cidades, você pode atingir regiões específicas com informações atuais. Isso pode ajudar a obter links exclusivos para meios de comunicação, páginas de recursos e blogs de diferentes cidades.
Você também pode usar estudos de cidade para obter links para páginas de produtos específicas de seu local (se os tiver), pois eles serão úteis para leitores dessa área. Fale sobre uma situação em que todos ganham!
Melhores práticas de link building
Existem muitas opções quando se trata de estratégias de link building, mas não existe uma solução única para todos.
Para garantir que você aproveite ao máximo seus esforços, lembre-se de seguir estas práticas recomendadas de link building:
- Crie conteúdo útil e de qualidade que fará com que as pessoas queiram compartilhá-lo.
- Conheça o seu público para atrair as pessoas certas.
- Acesse sites que sejam relevantes para o seu conteúdo.
- Entenda o que sua concorrência está fazendo bem.
- Use mídias sociais e fóruns para trazer mais atenção para sua página.
- Encontre sites com links para você usando um scorecard de link building.
Para ter sucesso nesta área de marketing de conteúdo e SEO, a autoridade, os objetivos e as restrições de tempo da sua marca devem ser levados em consideração antes de começar.
Mas com uma indústria em constante mudança, pode ser difícil se adaptar. Acreditamos que a parceria com uma equipe de especialistas do setor é a melhor maneira de criar conteúdo que leve à aquisição escalonável de links.