O link building de chapéu branco (White Hat) é uma maneira infalível de obter links de qualidade sem o risco de ser penalizado pelo Google. Tudo que você precisa é publicar conteúdo exclusivo e permitir que ele atraia links organicamente.
… Pelo menos é assim que teria funcionado nos anos 2000. Uma Internet cada vez mais lotada fez com que os especialistas em SEO encontrassem maneiras mais sofisticadas de obter links de qualidade e, ao mesmo tempo, permanecer dentro das diretrizes estabelecidas pelos mecanismos de busca. E aqui estamos, com cerca de uma dúzia de técnicas legítimas de link building em nosso arsenal. Qual(is) você deve escolher?
Passei 16 anos e toneladas de dinheiro experimentando diferentes métodos de criação de links de chapéu branco, e estou aqui para ajudá-lo a descobrir quais deles valem seu tempo e dinheiro (isso mesmo, mesmo links “gratuitos” nunca são realmente gratuitos).
DR
- O link building de chapéu branco é uma forma legítima de adquirir backlinks e aumentar seu desempenho de pesquisa.
- O link building de chapéu preto fornece resultados mais rápido, mas o tiro pode sair pela culatra em breve.
- As principais técnicas de link building de chapéu branco são links editoriais (edições de nicho), HARO, link building de podcast, link building de relações públicas, guest blogging, link building quebrado e publicação de conteúdo de isca de link.
- Continue lendo para ver todas essas estratégias em ação.
Definição: O que é Link Building White Hat?
O link building de chapéu branco representa um conjunto de estratégias para aquisição de links que aderem às diretrizes do Google. Os links obtidos por meio desses métodos contribuem diretamente para a autoridade, credibilidade e classificação do site nos mecanismos de pesquisa.
Link Building Chapéu Branco vs Chapéu Preto
A maior desvantagem do link building de chapéu branco é que é caro. Você me ouviu direito, fazendo link building o caminho certo consome muito tempo e dinheiro.
Se optar por fazer isso internamente, você deve estar preparado para pagar um salário a um funcionário em tempo integral, investir em um kit de ferramentas de SEO e alocar um orçamento para parcerias e publicações pagas.
Trabalhar com uma agência pode ser mais econômico, mas você ainda precisa de um orçamento decente para isso.
🚨 Leia nosso pesquisa recente para descobrir os custos precisos do link building.
Considerando tudo isso, a construção de links de chapéu branco é uma iniciativa cara. Em busca de métodos de construção de links com menos recursos, os profissionais de SEO inevitavelmente se deparam com ofertas de SEO de chapéu preto. Na maioria das vezes, vêm de freelancers no Fiverr e no LinkedIn.
Então, o que envolve o link building de chapéu preto e como ele se compara ao link building de chapéu branco?
O link building de chapéu preto (Black Hat) envolve o uso de técnicas antiéticas para manipular as classificações dos mecanismos de pesquisa e adquirir backlinks. Ele explora os pontos fracos dos algoritmos dos motores de busca para obter ganhos rápidos.
Por exemplo, uma das práticas mais comuns de criação de links de chapéu preto envolve a criação e utilização de link farms. Estas são redes de sites que existem apenas para criar links entre si, inflando artificialmente o perfil de links do site alvo.
Esses métodos de construção de links podem, de fato, trazer resultados rápidos, mas também criam riscos significativos e podem levar a penalidades severas por parte dos mecanismos de pesquisa. As penalidades podem variar desde uma queda nas classificações até a desindexação completa até que o site retifique os problemas e reconstrua a confiança (o que não é exatamente um passeio no parque).
O link building de chapéu preto (black hat) é uma alternativa mais barata ao link building de chapéu branco, mas os riscos envolvidos não justificam os ganhos potenciais de curto prazo.
Técnicas de chapéu branco que recomendo usar
Em quase duas décadas de minha experiência em link building, experimentei diversas técnicas. Como todo mundo, prefiro métodos simples e eficazes que proporcionem resultados positivos com o mínimo de esforço. As estratégias a seguir são exatamente o que todos procuramos.
Links editoriais
Um link editorial aponta para o seu site a partir de uma grande publicação e geralmente é obtido naturalmente, sem pedir ou pagar por isso.
Então, como é uma técnica de link building se você não pode fazer nada para ganhar um link editorial?
Bem, você pode. É chamado de link building de edição de nicho.
A técnica envolve solicitar aos proprietários ou editores do site que insiram seu(s) link(s) no conteúdo existente.
Alternativamente, você pode economizar tempo e recorrer a uma agência para obter links editoriais para você.
Nós da SEO Sem Mitos geramos backlinks de alta qualidade de sites DR 70+ que são relevantes para o nicho do cliente.
Connectively (anteriormente HARO)
O link building HARO é um método de adquirir links de publicações estabelecidas, compartilhando sua experiência com elas.
Observação: O site do HARO foi descontinuado no início de 2024 e substituído pelo Connectively, a nova casa do HARO.
Para ganhar links usando esse método, você só precisa se inscrever no Connectively e revisar as consultas diariamente ou mais. Depois de encontrar a solicitação relevante, você pode apresentar sua resposta e começar a monitorar o status do seu envio.
* Apresentou é outro recurso que conecta jornalistas e especialistas no assunto.
Desvantagens? Um pouco.
Em primeiro lugar, você pode passar horas respondendo a solicitações apenas para descobrir que os autores decidiram omitir seu link (ou mesmo qualquer crédito) de suas citações.
Em seguida, Connectively introduziu recentemente planos de preços, o que significa que o HARO não é mais gratuito. Tecnicamente, ainda existe um plano gratuito – mas 5 propostas/mês não são nada para um construtor de links. O plano pago começa em US$ 19/mês para 15 propostas, com cada proposta adicional custando US$ 0,99.
No final das contas, ainda é um investimento que vale a pena se você souber como criar propostas que sejam publicadas.
Outro problema potencial com o link building HARO é que muitas solicitações vêm de fontes anônimas. Por um lado, pode haver um site respeitável como o Forbes escondido sob esse rótulo. Por outro lado, também pode ser um site que não vale o seu tempo.
Muitos especialistas em SEO recomendam experimentar várias alternativas HARO:
O que diferencia o #journorequest no X de outras plataformas é que aqui você pode se conectar diretamente com os jornalistas e ter maior controle sobre o destino de seus argumentos de venda. Caso contrário, todos os caminhos são mais ou menos iguais e recomendo que você experimente todos eles.
Guest Blogging
O guest blogging envolve o envio de artigos para sites e meios de comunicação relevantes para o seu nicho. Alguns praticam para obter tráfego de referência, outros usam para link building.
É uma forma legítima de obter links de publicações de alta autoridade grátis.
Tudo bem, não é exatamente gratuito, pois você precisa gastar horas de trabalho na divulgação e na criação de conteúdo para que funcione. Por exemplo, para que sua postagem seja aprovada pela equipe editorial de um site conhecido, ela deve incluir pelo menos 1.500 palavras (e é apenas um dos muitos requisitos). Para um escritor comum, são alguns dias de trabalho. Um investimento pesado para ganhar apenas um link.
Mas e se você pudesse ganhar de 5 a 10 links por publicação? A postagem de convidados imediatamente se torna uma das técnicas de criação de links de chapéu branco mais econômicas.
Tudo que você precisa é de uma rede de criadores de links confiáveis que, assim como você, escrevam para outros sites. Dessa forma, você pode garantir lugares para seus links em suas postagens de convidados e receber em troca vários links de suas colaborações de conteúdo.
Construção de links de relações públicas
O link building de relações públicas envolve o uso de cobertura da mídia, menções à marca e outras atividades de relações públicas para obter links de fontes confiáveis.
Embora muitas vezes seja a única maneira de garantir links exclusivos, também requer algum conhecimento em RP. Você precisa entender que tipo de história atrai a atenção dos editores e ter excelentes habilidades de comunicação e redação para destacar seu argumento de venda.
Criação de links de podcast
Usar podcasts para ganhar backlinks é o método menos convencional de construção de links nesta lista. No entanto, funciona.
Você pode questionar se o esforço e os recursos investidos na preparação e participação no link building de podcast são justificados para apenas um link. Em primeiro lugar, depende. Se você receber um link de uma fonte altamente confiável, provavelmente valerá a pena.
Em segundo lugar, você não precisa necessariamente falar em um podcast para conseguir um link. Você pode patrocinar um podcast – basta entrar em contato com o apresentador do podcast e se oferecer para patrocinar um de seus próximos episódios em troca de um link.
Link building quebrado
Essa técnica de longa data envolve encontrar links inativos em sites relevantes e oferecer seu próprio conteúdo como substituto.
O processo de encontrar links quebrados não é nada complicado e tudo que você precisa é de uma ferramenta de análise de backlinks de qualidade. As maneiras mais fáceis de fazer isso são:
- pesquisar páginas mortas no site do seu concorrente e identificar os sites externos que apontam para essas páginas;
- procurar páginas mortas sobre um tópico e identificar seus domínios de referência.
O segundo é mais eficaz quando você deseja criar links para páginas específicas. Veja como fica no Ahrefs:
Depois de criar uma lista de sites relevantes com links quebrados, é hora de iniciar a divulgação. E não se esqueça, você só pode convencer um administrador da web a criar um link para o seu conteúdo se ele valer a pena. Falando nisso…
Conteúdo de isca de link
Obviamente, seu objetivo é construir o máximo possível de backlinks para suas principais páginas comerciais. Mas focar apenas nas páginas de destino só o levará até certo ponto.
Conteúdo de isca de link é o tipo de conteúdo projetado para atrair links naturalmente. Para conseguir isso, deve fornecer informações que as pessoas normalmente desejam compartilhar com outras pessoas.
Anteriormente, no meu Linkedin compartilharei cases de link bait:
“Eu criaria páginas de iscas de links e inicialmente criaria links de entrada para elas.
Quando essas páginas alcançarem classificações elevadas no Google, elas começarão a gerar links organicamente.
Graças aos links internos desta página ‘Link Bait’, suas páginas comerciais também crescerão. Portanto, você precisará de menos backlinks para promover suas páginas comerciais.”
O conteúdo de isca de link ajudará você a ganhar links naturalmente se seu site tiver 0 DA (e, portanto, nenhum tráfego)? Não, não vai. Mas é muito mais provável que você ouça “sim” ao pedir a um webmaster para inserir seu link em seu conteúdo. E assim que suas páginas dignas de links obtiverem classificações de pesquisa, elas gerarão backlinks organicamente em uma velocidade exponencial.
Aqui estão os tipos mais eficazes de conteúdo de isca de link (que ainda não se desgastaram):
- Páginas de estatísticas
- Experimentos
- Infográficos
- Entrevistas com especialistas no assunto (PMEs)
Que a paciência esteja com você
O link building de chapéu branco é um jogo de longo prazo. Mas vale a pena cada minuto gasto nisso, desde que você o gaste com sabedoria e otimize seus esforços.
Na SEO Sem Mitos, ajudaremos você a ver resultados positivos do link building com mais rapidez. Não oferecemos milhares de canais por mês, mas garantimos links relevantes e de alta qualidade para melhorar visivelmente o desempenho de pesquisa do seu site. Vamos discutir o que podemos fazer por você com base em suas necessidades.
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