SEOs são como qualquer outro ser humano.

Eles têm dois tipos de instintos: um que os leva a tentar todo o possível para colocar um site no topo dos resultados de pesquisa do Google (mesmo que isso signifique quebrar algumas regras) e outro que lhes diz para terem cuidado para não incomodar o Google.

No passado, alguns SEOs usavam métodos como “spam de links” para tentar enganar o Google e fazê-lo dar ao seu site uma classificação mais elevada. É quando muitos sites irrelevantes direcionam para seus sites, fazendo com que pareçam mais importantes do que realmente são.

No entanto, o Google não gosta disso.

Eles alertaram que se um site usar esses truques, ele poderá desaparecer completamente dos resultados da pesquisa.

Mesmo aqueles que pregam sobre métodos éticos de construção de links já usaram essas estratégias antes, em algum momento de suas carreiras, até que o Google começou a ameaçar penalizá-los.

Hoje, alguns SEOs menos experientes ainda acreditam que spam de links à moda antiga ajudará o site a ter uma classificação mais elevada.

Outros tentam encontrar novas maneiras de enganar o sistema do Google sem serem pegos.

Mas o Google é inteligente! Eles geralmente conseguem detectar rapidamente as estratégias óbvias de links de spam.

O gigante das buscas também está trabalhando duro para detectar os novos truques que as pessoas estão usando para tentar enganar o sistema.

Então, por que o Google é tão contra links de spam? Porque eles desejam fornecer aos seus usuários os melhores resultados de pesquisa possíveis.

Se eles permitissem que sites com links de spam e conteúdo ruim tivessem uma classificação elevada, isso faria com que o Google ficasse mal. Também poderia fazer com que menos pessoas usassem a pesquisa do Google, o que significaria menos anunciantes e menos dinheiro para o Google.

O Google se dedica a fornecer os melhores e mais relevantes resultados de pesquisa. E farão tudo o que estiver ao seu alcance para impedir que os infratores cheguem injustamente ao topo.

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O nascimento e a morte de links de spam típicos

Houve um tempo, desde o início deste milênio até o início da segunda década, em que livros de visitas, listas de diretórios e fóruns públicos eram amplamente usados ​​como centros para spam de links.

Naquela época, o Google estava prestes a estabelecer uma posição forte na indústria do mercado de buscas, e os resultados exibidos eram menos avaliados do que os que vemos hoje.

Estou falando da época anterior às atualizações do Panda e do Penguin.

Qualquer pessoa que construiu centenas de backlinks e palavras-chave recheadas conseguiu encontrar um lugar de destaque na pesquisa do Google.

O que se seguiu foi uma tentativa rigorosa dos SEOs e proprietários de sites de obter o máximo de links sempre que possível. O que eles estavam fazendo naquela época não era blackhat. Tudo o que eles fizeram foi uma estratégia que qualquer outra pessoa estava fazendo, e funcionou perfeitamente até que o Google lançou a bomba Penguin.

Naquela época, ter muitos links era mais importante do que ter links relevantes de boa qualidade como hoje.

Então, quando o Penguin foi lançado, ele criou uma onda de choque em toda a esfera do SEO, à medida que as classificações da noite para o dia despencaram e toda a indústria ficou parada como se estivesse enfrentando o armageddon.

Vejamos a lista de estratégias de spam de links que os SEOs preferiam nos estágios iniciais da vida do Google e que agora são facilmente detectadas e penalizadas.

Tipos de links de spam que fazem você ser penalizado 99% das vezes

O spam de links se manifesta de diversas maneiras, cada uma com características próprias e impactos potenciais.

  • Postagem de spam

A postagem de spam era a forma mais comumente associada de links de spam nos dias anteriores ao Penguin. Agora é facilmente associado a uma prática de criação de links de chapéu preto. Esses links foram criados postando links independentes em fóruns públicos, seções de comentários ou livros de visitas.

Algumas pessoas ainda se envolvem nesse tipo de link building, mas infelizmente, na maioria dos casos, não funcionará, pois os links assim construídos são, em sua maioria, backlinks não-follow ou UGC que carregam pouco ou nenhum valor. Portanto, em 2024, se as pessoas postarem spam, é provável que estejam perdendo muito tempo realizando uma atividade fútil de SEO.

Essa prática aproveita plataformas que permitem inscrições gratuitas, tornando mais fácil para os spammers de links criarem contas e postarem seus comentários de spam com links. Esses links, no entanto, são fáceis de identificar como spam. Se os usuários puderem identificá-lo como spam, sem dúvida o Google também poderá detectá-lo, o que torna esta uma das práticas mais fáceis de criação de links de blackhat que podem penalizar um site.

  • Links ocultos

Houve um tempo em que os sites usavam conteúdo oculto para obter uma vantagem indevida na classificação de palavras-chave. Uma prática semelhante prevalecia quando os links eram colocados em páginas com a mesma cor de fundo para que as pessoas não percebessem, mas o bot do Google sim. Os sites foram usados ​​para ocultar links em imagens ou enterrá-los no código do site para enganar os algoritmos do Google.

Agora, se algum site se entregar a essa prática de construção de links, a ira do Google quase certamente eliminará o site dos resultados de pesquisa do Google e os atacará com ações manuais.

  • Fazendas de links

Link farms são um grupo de sites que se vinculam repetidamente entre si para aumentar sua contagem de backlinks, na esperança de obter uma vantagem indevida de classificação.

No entanto, este processo é menos eficaz do que parece agora. Os algoritmos do Google agora podem dizer quando os links não são autênticos, verificando se os links são colocados dentro de um contexto de sites relevantes para o setor.

Na maioria dos casos, o Google não consegue encontrar qualquer relevância para os links construídos e, por causa disso, o tiro sairá pela culatra se for feito agora.

Pode não ter efeito ou pior; pode prejudicar um site com o Google colocando-o na lista negra por desrespeitar a diretriz. Se um site for pego participando de um link farm, ele poderá ser marcado como spam, o que pode diminuir sua classificação nos resultados de pesquisas.

  • Links Nofollow

O uso excessivo de links nofollow também pode ser um sinal de spam de links. Os programas automatizados de criação de links às vezes empregam links nofollow aleatórios para melhorar o perfil de backlink de uma página enquanto tentam contornar os detectores de spam do Google.

No entanto, desde a atualização do Penguin, que avalia os links pela sua qualidade e contexto, e não pela quantidade, é cada vez mais desafiador para os sistemas automatizados evitar a detecção.

Além disso, os links nofollow não passam no PageRank. Assim, eles não contribuem para a sua classificação SERP, mesmo que escapem da detecção como spam.

  • Blogs de postagem única

Blogs de postagem única repletos de backlinks para sites irrelevantes são um sinal de marca registrada de spam de link. Isso não significa que você não deva vincular seus blogs a outros sites, mas se for feito a partir de blogs de postagem única que existem apenas para construir backlinks, é um sinal claro de spam de links.

Um blog bem mantido torna-se um centro de ativos altamente engenhosos devido à postagem consistente de conteúdo de alta qualidade e links de autoridade obtidos com o compartilhamento de conhecimento.

Os blogs de postagem única muitas vezes não conseguem obter impressões ou tráfego independente devido ao seu isolamento, tornando sua eficácia, na melhor das hipóteses, mínima.

  • Spam de diretório

Os diretórios podem ser um recurso valioso ao tentar melhorar sua classificação SERP, especialmente para SEO local. Registrar sua empresa em diferentes diretórios oficiais pode melhorar significativamente sua classificação de pesquisa.

Contudo, a eficácia desta estratégia depende fortemente da autoridade do directório. O registro em milhares de diretórios de baixa qualidade, especialmente aqueles criados com a manipulação de links em mente, pode levantar sinais de alerta para algoritmos de mecanismos de pesquisa.

O Google até começou a eliminar diretórios gratuitos dos resultados de pesquisa devido à sua falta de valor. Portanto, essa estratégia de link building pode não acabar em uma ação manual ou penalidade, mas não vale a pena gastar tempo valioso nela.

  • Links PBN

Deixei este para o final porque essa estratégia de link building ainda prevalece e, apesar dos contínuos avisos do Google, essa tática de spam de link building sobreviveu e ainda é praticada por alguns SEOs.

Redes privadas de blogs (PBNs) são outro método de prática de criação de links com spam, com o objetivo de fazer os algoritmos do Google pensarem que uma página específica é altamente valiosa. Em contraste, na realidade, não é.

Pessoas que praticam backlinks baseados em PBN compram muitos domínios expirados com alta autoridade e os usam para vincular a um site específico ou a um grupo de sites. Esses sites geralmente são hospedados no mesmo servidor, o que os torna facilmente detectáveis ​​pelos usuários e pelo Google.

Veja como os PBNs geralmente funcionam:

  • Aquisição de domínio: A operadora PBN adquire vários domínios relevantes para seu nicho ou setor. Devido ao seu conteúdo anterior e perfil de backlink, geralmente são domínios expirados com alta autoridade de domínio.
  • Criação de site: A operadora então cria pequenos sites nesses domínios, muitas vezes preenchendo-os com conteúdo relacionado ao setor ou nicho de seu site principal. O conteúdo pode ser único ou fiado (reformulado pelo software para criar “novo” conteúdo) e geralmente é de baixa qualidade.
  • Edifício de links: Esses sites recém-criados são então usados ​​para criar links para o site principal ou sites da operadora. O operador tem controle total sobre o texto âncora, o conteúdo e os padrões de link.

Ficou provado que os PBNs dão um impulso de curto prazo às classificações, mas isso traz muitos riscos, já que o Google está em uma caça às bruxas para rastrear e penalizar sites que se envolvem intencionalmente em links PBN. A consequência disso pode levar a uma queda nas classificações ou à desindexação completa do site após uma ação manual.

Se você está considerando uma agência para criar backlinks para o seu site, certifique-se de que os links que ela cria não sejam de PBNs. Os primeiros meses após a construção desses links podem mostrar um aumento nas classificações, mas uma atualização de spam de link do Google pode derrubar tudo e representar uma grave ameaça à reputação do seu site aos olhos do Google.

Implicações do spam de links

O Google está sempre trabalhando para encontrar e penalizar sites que recorrem a estratégias de criação de links com spam. No entanto, apesar dos avanços do Google na detecção de spam, alguns webmasters e SEOs continuam a empregar spam de links.

O spam de links representa uma séria ameaça aos sites que o praticam. Como esses links de baixa qualidade não oferecem valor aos usuários, o spam de links prejudica profundamente a experiência do usuário. O Google leva a sério os sinais de experiência do usuário e geralmente NÃO oferece boas classificações para sites que oferecem uma experiência de usuário ruim.

O spam de links, novamente, é uma violação das próprias Diretrizes do Google. O Google claramente não gosta quando suas diretrizes são violadas, o que, quando detectado, leva a consequências horríveis para os sites em questão.

Como o spam de links é uma tentativa de manipular as classificações do Google, o gigante dos mecanismos de busca possui as políticas mais rigorosas para derrubar os sites em questão. Nesses casos, o Google reserva-se o direito de penalizar um site e detê-lo nas SERPs ou apagá-lo completamente de seu índice.

Se o Google remover um site de seu índice, ele não ficará visível nos resultados de pesquisa. Essa é a última coisa que qualquer webmaster deseja, e essas são as consequências do spam de links.

Recuperando-se de penalidades de links de spam

Se o seu site foi vítima de spam de links, seja por ações anteriores ou por ações de uma empresa de SEO contratada, não se preocupe. Sempre há uma saída. Você pode recuperar seu site dos efeitos do spam de links usando os métodos a seguir.

  • Cessar atividades de spam de links

Se você ainda pratica spam de links, acabe com isso imediatamente. Quanto mais tempo suas postagens de spam datam, maior é a probabilidade de o Google negligenciá-las ao classificar seu site.

  • Conduza uma auditoria de SEO

Links ocultos com spam ou outras práticas nocivas não detectadas podem causar estragos em seu site e prejudicar seu progresso. Execute uma auditoria de SEO em seu site para descobrir o que há de errado com ele e localizar a origem do problema para corrigi-lo.

  • Utilize a ferramenta de rejeição do Google

Finalmente, considere usar a ferramenta de rejeição do Google. Sagacidade Com esta ferramenta, você pode dizer ao Google para ignorar determinados links quando o mecanismo de pesquisa classificar seu site. Mas cuidado. Se a ferramenta de rejeição for mal utilizada, poderá causar uma queda ainda maior em sua classificação.

Na verdade, John Mueller, analista de pesquisa sênior / líder da equipe de relações de pesquisa, afirmou que a ferramenta de rejeição só é realmente eficaz em “links realmente pagos (penalizados) ou de outra forma ativamente colocados de forma não natural”. Confie nas descobertas da auditoria de SEO para determinar quais links você deseja rejeitar.

Estudo de caso de recuperação de um site de spam de link

Fundo:

RV Obsession, um blog iniciado por Michelle Rudge em 2017, tem como alvo indivíduos na Nova Zelândia e na Austrália com interesse em viver e viajar em trailers. Apesar de experimentar um aumento na tração orgânica em 2020, o blog começou a experimentar um declínio nas classificações orgânicas e no tráfego em 2021.

Problema:

Após a parceria com a empresa de construção de links Stan Ventures em maio de 2021, a tendência de queda no tráfego da RV Obsession continuou inesperadamente, mesmo após campanhas de divulgação meticulosas. Uma auditoria de declínio de tráfego revelou que certas palavras-chave que anteriormente ocupavam a posição número 1 no Google haviam desaparecido e várias palavras-chave anteriormente de alta classificação perderam suas posições.

Descobertas:

Uma análise aprofundada do perfil de backlink do site mostrou que domínios anteriores vinculados ao RV Obsession removeram seus backlinks ou os tornaram ‘nofollow’. Os links construídos por uma agência anterior foram removidos após o término do contrato da RV Obsession. Além disso, a pontuação de spam do site aumentou, sugerindo que os backlinks construídos não eram autênticos.

Solução:

A equipe da Stan Ventures identificou os links com spam e enviou uma solicitação de rejeição no Google Search Console, com a aprovação da equipe RV Obsession. Eles também corrigiram problemas de SEO na página identificados durante a auditoria.

Resultado:

Após essas correções, as classificações de palavras-chave do RV Obsession melhoraram e tiveram um aumento duas vezes no número de classificações de palavras-chave. O tráfego orgânico atingiu o pico de 26 mil, o blog agora foi classificado com 341 palavras-chave nas três primeiras posições e mais de mil palavras-chave chegaram às 10 primeiras posições do Google. A parceria com Stan Ventures está em andamento.

Construindo links vs. Spam de links

Saber o que diferencia o link building do spam de links e entender o que realmente vale a pena criar um link pode ajudá-lo a melhorar a autoridade do seu site e obter classificações mais altas, ficando do lado bom do Google.

Aproveitar práticas justas de link building pode aumentar a visibilidade online do seu site, gerar tráfego de referência qualificado, acelerar suas classificações SERP e resultar no crescimento sustentável do seu site. Por outro lado, as práticas de spam de links, mesmo que pareçam dar frutos em pouco tempo, empurrarão seu site para a torre de marfim apenas para deixá-lo gravemente ferido.

Certifique-se de criar backlinks relevantes e de alta qualidade que se alinhem bem com seu conteúdo e agreguem valor aos visitantes. Dessa forma, você pode evitar convenientemente as armadilhas do spam de links e avançar em direção ao sucesso do SEO.

Quando se trata de criar backlinks relevantes para o seu site, você pode confiar na SEO Sem Mitos para cuidar dessa tarefa. Somos conhecidos por sermos parceiros em link building. para muitas agências estrangeiras nos EUA, Reino Unido, Austrália e também de agências brasileiras.

Nossa equipe é formada por mais de 100 especialistas em divulgação que se dedicam a estabelecer novas conexões. Todos os meses, nos envolvemos ativamente com 1.000 proprietários de sites, com foco em cultivar esses relacionamentos para obter backlinks genuínos e de alta qualidade para nossos clientes.

Se desejar informações, fique à vontade para conversar conosco no chat ao vivo abaixo ou envie-nos um e-mail. Nosso especialista em SEO responderá a você o mais rápido possível.

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