Você acabou conseguindo novos backlinks para o seu site? Parabéns se você os conquistou naturalmente.
Mas antes de começar a comemoração, recomendamos que você verifique a qualidade do backlink.
Quer saber por quê?
Nem todos os backlinks valem a pena, e alguns tipos de backlinks podem fazer mais mal do que bem.
Além disso, os concorrentes podem decidir desencadear ataques negativos de SEO de baixo nível, construindo backlinks de baixa qualidade em massa, apenas para ver seu site cair das primeiras classificações do Google.
Claro, os backlinks são essenciais para o sucesso do seu site; criamos este blog para ajudá-lo a verificar a qualidade do backlink como um profissional.
Depois de terminar de ler este artigo, você estará equipado com o conhecimento necessário para alertar agências e pessoas que tentam criar backlinks de baixa qualidade para o seu site.
Verifique a relevância do link
A relevância de um backlink é um dos fatores mais importantes a considerar ao avaliar a qualidade do link. Um backlink relevante vem de um site que corresponde ao seu nicho.
Backlinks poderosos geralmente vêm de sites relevantes e específicos do setor. Esses links transmitem mais links para o seu site do que domínios que são irrelevantes para o seu nicho.
Deixe-me lhe dar um exemplo.
Suponha que você tenha um site de fitness. Um backlink obtido de outro site pertencente à indústria de fitness terá mais relevância do que um backlink adquirido de um site que cobre vários nichos.
Portanto, se você deseja construir backlinks de alta qualidade, evite sites que tratem de qualquer assunto e opte por aqueles que sejam bem específicos do seu setor.
Quanto mais relevante o backlink, mais link link ele passará para o seu site. Em última análise, isso afetará a autoridade do seu site e as classificações nos mecanismos de pesquisa.
Você pode usar SEMrush para verificar a relevância dos backlinks. O recurso de gráfico de rede do SEMrush pode ajudá-lo a identificar quantos sites de renome estão vinculados ao seu domínio e também a reputação geral do link do seu site.
Verifique a autoridade do domínio de referência
A autoridade do domínio de referência (o site com link para você) é outro fator crítico que influencia a qualidade do link.
Autoridade de Domínio (DA – Moz), Classificação de Domínio (DR – Ahrefs) ou Pontuação de Autoridade (AS- SEMRush) de um site informa a probabilidade de ele ser classificado nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERP).
Normalmente, quanto maior a autoridade do domínio de referência, maior será o valor do backlink que você obtém dele.
Você pode usar ferramentas como Moz, Ahrefs e Semrush para verificar a autoridade de um site. Essas ferramentas também estão disponíveis como extensões do Chrome, e você pode instalar uma para verificar a autoridade dos sites diretamente do seu navegador.
Então, qual é uma boa pontuação de Autoridade de Domínio?
A autoridade de domínio é geralmente medida em uma escala de 1 a 100. Uma pontuação entre 50 e 60 geralmente é boa, e qualquer valor além disso é excelente.
Verifique o tráfego do domínio de referência
Você nunca deve ignorar a taxa de tráfego da web do site a partir do qual você cria links. Backlinks buscam seu tráfego de referência.
Dado o cenário, conhecer o número de visitantes do domínio de referência permite estimar o número de visitantes que encontrarão seu backlink e clicarão nele para acessar seu site.
Quanto mais visitantes no domínio de referência, maior será a probabilidade de seu site receber novos visitantes. Essa é a ideia.
Com ferramentas como SEMrush e Ahrefs, você pode estimar o número de visitas mensais a qualquer site específico e planejar sua estratégia de link building de acordo.
Verifique a confiabilidade do domínio de referência
Com o Google tendo um olho atento para EEAT, verificar a confiabilidade do site de origem do backlink é essencial para determinar a qualidade do link.
Mas como saber se um domínio é confiável?
Um domínio confiável tem boa reputação e está alinhado aos padrões éticos. Dito isso, certifique-se de verificar as análises online do site correspondente e a presença nas redes sociais.
Um site confiável atrai críticas mais positivas do que os negativos, o que é um sinal de boa reputação. Muitas vezes também tem uma presença estabelecida nas redes sociais com postagens e compromissos consistentes.
Como alternativa, você também pode aproveitar ferramentas como a ferramenta Navegação segura do Google ou o Norton Safe Web para eliminar malware e outros problemas de segurança. Isso deve dizer o quão confiável é um domínio de referência.
Quanto mais confiável for o site, maior será o valor e a qualidade do backlink.
Verifique o texto âncora do link
O texto âncora de um backlink é o conteúdo clicável que aparece como um hiperlink. Este texto âncora é um parâmetro crucial para avaliar a qualidade do link.
Por que?
Quando os spiders do Google rastreiam uma página e descobrem um link, eles usam o texto âncora do link para determinar a relevância da página de destino para o URL de referência.
Um bom backlink usa o texto âncora correto no conteúdo da página de referência para direcionar o mecanismo de pesquisa e os visitantes a um destino relevante.
Em outras palavras, o texto âncora deve ser relevante para o conteúdo da página do link e conter a palavra-chave alvo ou uma variação dela.
De novo, ferramentas como Ahrefs e SEMrush são úteis para conduzir pesquisas de palavras-chave específicas e identificar textos âncora para construir backlinks que direcionam tráfego para seu site e complementam suas classificações de pesquisa.
Verifique o contexto do link
O conteúdo em torno de um backlink fornece contexto. O contexto de um backlink que você cria em um site externo deve ser relevante para o conteúdo do seu site e também fornecer informações adicionais que comprovem o link.
Apresentarei duas razões principais pelas quais os links contextuais são importantes.
Primeiro, os backlinks contextuais são uma ótima maneira de sinalizar ao Google que você conquistou o backlink genuinamente e, em última análise, conquistou sua confiança. Isso ajudará a aumentar suas chances de o gigante dos mecanismos de busca contar com você como uma fonte confiável de informações em seu setor.
Em segundo lugar, os backlinks contextuais direcionam os visitantes para páginas que são relevantes para sua pesquisa e agregam mais valor a elas. Isso é um sinal de uma boa experiência do usuário, e o Google adora quando você entrega mais valor aos usuários.
Você pode identificar a solidez contextual de um backlink lendo o texto que o acompanha imediatamente.
Como este URL de destino fornece ao usuário informações detalhadas relacionadas às atualizações do algoritmo do Google, ele agregará valor a eles.
Verifique a diversidade do perfil do link
Um perfil de link diversificado é essencial em sua lista de verificação de qualidade de link. Um perfil de link diversificado inclui backlinks de uma ampla variedade de sites, de alta autoridade a baixa autoridade.
Espere. O que?
Eu não disse antes que backlinks poderosos vêm de domínios de alta autoridade?
Sim. Mas não se preocupe. Eu não vou desistir.
Se você tem esta pergunta em mente – por que construir links de sites com um perfil de link diversificado quando a autoridade é importante? – eu ia responder a isso. Deixe-me explicar.
Por mais que qualquer domínio deva adquirir links de sites de alta qualidade, é igualmente importante construir um perfil de link natural e confiável.
Por exemplo, um site com 500 backlinks apontados de 100 domínios diferentes é mais natural do que outro com 1000 backlinks de 50 domínios variados.
Além disso, um perfil de link natural não significa que todos os backlinks para o site devam vir de domínios de alta autoridade. Alguns links de sites de baixa autoridade e outros de domínios com pontuação de autoridade moderada podem não prejudicar sua credibilidade.
A combinação aumenta a naturalidade do perfil do link do site e evita que o Google julgue o site correspondente com base em como ele obteve backlinks.
Dito isso, construir backlinks a partir de um site com perfil de link diversificado também aumenta a credibilidade do seu site.
Empacotando
Construir um perfil de link robusto e natural é essencial para obter uma classificação mais elevada nas pesquisas e atrair mais novos clientes potenciais.
Usando as técnicas e ferramentas discutidas neste artigo, você pode verificar a relevância, autoridade, confiabilidade, texto âncora, contexto e diversidade do perfil do seu link.
Ao fazer isso, você pode garantir que seus backlinks atendam aos padrões do setor e contribuir para aumentar a classificação do seu site nas SERPs.
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