É amplamente conhecido que as campanhas de link building desempenham um papel crucial na obtenção de classificações orgânicas mais elevadas.

Qual aspecto do link building é o mais importante?

Não há um. Nenhuma atividade ou processo isolado garante o sucesso. Em vez disso, construir links de qualidade requer um esforço coordenado e consistente durante toda a campanha de backlinking.

Nosso guia fornece insights sobre:

  • o que são campanhas de link building
  • como definir metas significativas de construção de links
  • como encontrar clientes potenciais para sua campanha
  • quais ativos alavancar
  • como conseguir divulgação de link building
  • como monitorar seus resultados.

O que é uma campanha de link building?

Uma campanha de link building é um esforço organizado para aumentar o número e a qualidade dos links de entrada que apontam para uma página da web.

Envolve uma série de atividades, como identificação de possíveis fontes de links, criação de conteúdo de alta qualidade, contato com clientes potenciais e monitoramento do progresso.

O objetivo das campanhas de backlinking é aumentar o desempenho SERP do seu conteúdo. Como mecanismos de pesquisa como o Google usam links como um sinal de classificação aumentar seu número pode melhorar a posição de suas páginas da web nos resultados da pesquisa.

Como criar uma campanha de Link Building?

Como criar uma campanha de link building

Uma campanha de link building bem-sucedida consiste em 5 etapas principais:

  • definição de metas,
  • pesquisando oportunidades de construção de links,
  • desenvolver ativos vinculáveis,
  • entrar em contato com possíveis parceiros e
  • monitorando seu progresso.

Vamos dar uma olhada em cada um deles, um por um.

Defina as metas

Para começar, defina claramente suas metas e objetivos.

Isso dará foco à sua campanha de link building e orientará suas ações nos estágios subsequentes da campanha. As metas também são necessárias para medir seu progresso quando sua campanha estiver em funcionamento.

Como você define metas claras e mensuráveis?

Pode ser tentador buscar objetivos simples, como construir 10 links até o final do mês.

Construir links, no entanto, é apenas um meio para um fim – aumentar o desempenho do seu conteúdo no mecanismo de pesquisa. Portanto, para definir metas verdadeiramente significativas, vincule-as às metas organizacionais, como aumentar o tráfego para impulsionar as vendas.

Um exemplo de uma boa meta poderia ser “aumentar o tráfego orgânico em 21% até o final do terceiro trimestre’.

Evaldas Mockus, vice-presidente de crescimento da Omnisend, alerta contra o estabelecimento de metas muito grandes ou ambiciosas. Em vez disso, ele recomenda começar com objetivos menores e, ao mesmo tempo, refinar continuamente os processos que apoiariam a construção de links:

Para testemunhar um progresso em ritmo acelerado, é essencial começar com metas menores ao estabelecer uma estratégia.

Por exemplo, se o seu objetivo de longo prazo é duplicar o tráfego, inicialmente você deve se concentrar no desenvolvimento de uma abordagem sistemática para criar centenas de backlinks e publicar ou atualizar vários posts de blog.

Principalmente se você trabalha com OKRs – é fácil ter uma ideia do potencial ilimitado, mas na realidade sem pequenos passos não é possível alcançar grandes vitórias.

Como encontrar ideias para campanhas de link building?

Depois de definir seus objetivos, é hora de procurar sites, blogueiros e influenciadores em potencial que estariam dispostos a criar um link para sua página da web.

Há algumas maneiras de fazer isto.

Entre em contato com seus parceiros e aproveite o LinkedIn

Samantha North, uma consultora de SEO, recomenda procurar primeiro clientes potenciais em sua rede:

Comece visando alguns frutos mais fáceis de alcançar – seus parceiros. É fácil apresentá-los com posts de convidados ou ideias de edições de nicho, porque você já tem um relacionamento existente. Especialmente se eles forem afiliados, porque a classificação mais elevada do seu site irá gerar mais tráfego e receita. É uma situação em que todos ganham.

E-mails frios muitas vezes são ignorados, mas o LinkedIn oferece uma maneira poderosa de chamar a atenção de potenciais parceiros de construção de links. Essa abordagem funciona especialmente bem se você já tem uma forte presença de marca pessoal no LinkedIn. Basta conectar-se com qualquer parceiro de link building de seu interesse e enviar-lhes um DM amigável e sem spam. Você ficará surpreso com o quão bem funciona.

Pesquise perfis de links de concorrentes e identifique lacunas de backlinks

Se alguém estiver criando links para seus concorrentes, provavelmente também criará links para seu site, então pesquise seu perfil de backlink para inspiração

Para fazer isso, aproveite seu software de SEO.

No Ahrefs, use o Relatório de backlinks.

O recurso permite que você veja todos os sites vinculados a seus concorrentes.

Você pode filtrar facilmente os resultados por tipo de link (por exemplo, dofollow/nofollow/UGC/Patrocinado), classificação de domínio e tráfego de domínio para que possa visualizar facilmente apenas os sites de alto impacto.

Relatório de backlinks por Ahrefs - Editorial.Link

Semrush também oferece o Relatório de backlinks com funcionalidade semelhante, e você também pode fazer isso sem assinatura no Ubersuggest.

Analisar os perfis de backlink de seus concorrentes um por um pode ser um pouco chato.

Felizmente, você pode economizar bastante tempo e esforço usando ferramentas que analisam as lacunas entre seu perfil de backlink e seus concorrentes. Essa é a maneira mais fácil de encontrar páginas com links para eles, mas não para você.

Dê uma olhada nos Ahrefs Interseção de links ferramenta:

Ferramenta de intersecção de links

Ao inserir o URL do seu domínio e seus principais concorrentes, você obtém o seguinte:

Link cruzado por Ahrefs

Lacuna de backlink em Semrush e Oportunidade de backlink no Ubersuggest funcionam exatamente da mesma maneira.

Porém, um lembrete rápido: Perseguir links de concorrentes não é suficiente, porque tudo o que você fará é tentar se atualizar. Para superá-los, crie links que eles não possuem, especialmente quando se trata de sites de primeira linha.

Procure links quebrados

Sites relevantes com links quebrados são clientes potenciais atraentes porque já possuem links para uma página relacionada à sua. E ao ajudar os webmasters a encontrar e substituir seus links quebrados, você está fazendo um favor a eles. Isso aumenta suas chances de sucesso.

Como você procura links quebrados?

Digite o domínio do qual deseja obter um link no Ahrefs Explorador de sites, selecione Links quebrados no menu da barra lateral e trabalho concluído.

Links quebrados por Ahrefs

Alternativamente, você pode usar uma extensão do Chrome, como Verificador de link quebrado, mas isso requer visitar a página real que você deseja inspecionar.

Depois de identificar links quebrados, você poderá ter sorte de ter um recurso semelhante disponível em seu site. Caso contrário, você pode criar esse ativo do zero ou usar um arquivo da web para restaurá-lo.

Nem é preciso dizer que você também deve monitorar os links que apontam para o seu site e restaurar imediatamente os perdidos.

Monitore menções de marca desvinculadas

As menções desvinculadas da marca são outra fruta ao alcance da mão.

Reivindicar menções desvinculadas é um dos métodos mais eficazes de construção de links.

Funciona bem para marcas estabelecidas. Sites que mencionam sua marca sem backlink já conhecem seu negócio e como ele resolve desafios específicos, facilitando as negociações.

Existem muitas ferramentas que você pode utilizar para monitorar as menções à marca. Antonio recomenda Menção mas você também pode encontrá-los com ferramentas de SEO.

Veja como você pode fazer isso no Ahrefs:

💡Dica top:

  1. Digite “nome da sua marca” e filtre para pesquisar apenas resultados “no conteúdo”.
Content Explorer - Menção não apreciada

2. Defina os filtros (DR, ST, idioma, etc.)

3. Adicione o URL do seu domínio em “Destacar desvinculado”. Isso irá destacar os resultados que mencionam sua marca, mas sem link.

destaque não gostei - editorial.link

4. Exporte apenas páginas destacadas.

Exportar menções não apreciadas

Crie ativos de construção de links

Depois de identificar seus clientes potenciais, é hora de criar ativos aos quais eles possam se vincular.

Postagens de convidados/artigos de contribuição para lançar.

Postagens de convidados são artigos que você escreve para outro site ou blog. Em troca de contribuir com uma peça valiosa para o conteúdo deles, você recebe um backlink para o seu site.

No entanto, garantir oportunidades de guest post, especialmente as não remuneradas, nem sempre é fácil.

Como os profissionais experientes de link building fazem isso?

Perguntei a Irina Maltseva, fundadora da ONSAAS e líder de crescimento da Aura.

Ao apresentar postagens de convidados, personalize sua abordagem. Pesquise minuciosamente o blog alvo para entender seu estilo de conteúdo e preferências do público. Adapte seu argumento de venda para demonstrar como sua postagem agregará valor aos leitores, abordando uma lacuna ou apresentando uma nova perspectiva sobre um tópico relevante.

Um argumento de venda personalizado e bem pesquisado não apenas mostra seu interesse genuíno, mas também aumenta significativamente as chances de seu guest post ser aceito.

Infográficos

Quando bem feitos, os infográficos são um ímã de link adequado porque comunicam uma riqueza de informações em um formato de fácil digestão e visualmente atraente.

Aqui está um bom exemplo:

Este infográfico interativo sobre violações de dados e hacks atraiu 5,5 mil links de 2,0 mil domínios.

As maiores violações e hackers de dados do mundo

Existem duas abordagens para a criação de infográficos.

Uma maneira é criar infográficos relacionados a palavras-chave populares e compartilhá-los com sites que cobrem o assunto para aprimorar seu conteúdo.

Alternativamente, você pode pesquisar infográficos com muitos backlinks, melhorá-los e apresentá-los aos sites que possuem links para os originais.

Você pode dar um passo além e alcançar seus clientes potenciais com gráficos convidados.

O que eles são?

Resumindo, são infográficos personalizados no nicho sobre o qual seus clientes potenciais escrevem. Em seguida, você entra em contato com eles e pergunta se desejam criar um link para ele. Para agregar ainda mais valor, você se oferece para escrever um mini guest post sobre isso.

Estatísticas e pesquisas

Pesquisas e estatísticas de qualidade são uma das melhores fontes de links.

Eles são muito atraentes para blogueiros e escritores freelancers porque os ajudam a apoiar o argumento que estão construindo e a tornar seus escritos mais confiáveis.

Basta verificar o State of Marketing da Hubspot para ver o que quero dizer. O relatório ganhou mais de 28 mil links de 8 mil domínios.

O Estado do Marketing 2023 - por Hubspot

E se você não tiver recursos para conduzir pesquisas originais?

Pesquise e reúna dados já publicados por terceiros. Dessa forma, você torna mais fácil para os redatores encontrarem as informações de que precisam e é provável que eles criem links para o seu conteúdo, não para os originais.

Estudos de caso e análises

Os estudos de caso, assim como as pesquisas originais, fornecem informações valiosas e práticas para escritores que ficarão felizes em retornar a eles para tornar suas histórias mais fortes.

Por exemplo, o clássico estudo de caso de Brian Dean, embora tenha sido publicado há algum tempo, sobre como ele usou a técnica do arranha-céu para aumentar seu tráfego na web atraiu mais de 8,7 mil backlinks de 2,5 mil sites.

Estudo de caso de Link Building - por Brian Dean

Que tal avaliações?

Escreva uma avaliação precisa e honesta do produto ou serviço do seu cliente potencial, publique-a em seu site e envie-a a ele. Se eles estão felizes com isso, eles’ vou compartilhá-lo em suas redes sociais e criar um link para ele.

Você também pode combinar os dois escrevendo um estudo de caso envolvendo um produto. Por exemplo, você pode colaborar com um Fornecedor de produtos SaaS em um estudo de caso apresentando sua ferramenta.

Entrevistas e podcasts

Entrevistas com especialistas do setor e líderes inovadores fazem maravilhas quando se trata de link building.

O que os torna tão eficazes?

Primeiro, eles agregam valor ao seu conteúdo, fornecendo insights exclusivos e confiáveis ​​que podem não estar disponíveis em outros lugares. Só isso é suficiente para atrair links.

Em segundo lugar, quando você apresenta alguém em uma entrevista ou podcast, é provável que essa pessoa compartilhe o conteúdo nas redes sociais para reconhecer a exposição que você deu a ela. Isso aumentará sua visibilidade e trará tráfego de referência e links.

Além disso, por que não inverter a tabela e aparecer em podcasts como convidado para garantir links das páginas de seus episódios?

Pesquise podcasts relevantes para o seu nicho e entre em contato com os anfitriões para se apresentar como convidado.

Para encontrar podcasts confiáveis ​​em sua área de especialização, use o Google, plataformas populares de streaming e podcast como Spotify ou ferramentas de SEO.

Certifique-se de examiná-los antes de apresentar o argumento de venda, pois não vale a pena perder tempo com podcasts que não oferecem participações especiais, têm alcance limitado ou, pior, não estão mais em exibição.

Desenvolva uma estratégia de divulgação de link building à prova de balas

A divulgação é o próximo passo na campanha de backlink.

Quero dizer, você pode sentar e esperar que as pessoas se conectem aos seus ativos organicamente, mas essa não é exatamente a melhor maneira de realizar seu potencial de link building completo.

Para fazer isso, promova-os ativamente, entrando em contato com clientes em potencial e solicitando um link.

Vejamos algumas dicas sobre como fazer isso de forma eficaz.

Personalize e-mails e concentre-se no valor para clientes potenciais

Personalização é o nome do jogo quando se trata de divulgação.

Na verdade, os dados do Editorial.Link mostram que e-mails de divulgação bem personalizados podem atingir uma taxa de resposta de 45%, enquanto os genéricos apenas 8,5%.

Quer saber por quê?

Basta olhar para estes dois exemplos de e-mails de Americanos de Ben Goodey, estrategista de SEO e fundador da How the F*ck. (Sim, nessa área você precisa consumir conteúdos em Inglês).

Uma boa divulgação de guest blogging é personalizada

O segundo e-mail cumprimenta o leitor com uma linha de abertura personalizada, é mais específico e mostra que você conhece o trabalho da pessoa.

Há mais uma coisa que torna o segundo e-mail melhor.

Oferece valor ao identificar uma lacuna e oferecer uma solução na forma de um guest post.

Isto é crucial: ao entrar em contato, dê aos seus clientes potenciais um bom motivo para retornarem ao seu conteúdo.

Supondo que seus ativos vinculáveis ​​sejam de alta qualidade e valor, isso não deverá ser difícil.

Construa relacionamentos com influenciadores em seu espaço

Construir relacionamentos com figuras influentes em seu setor traz alguns benefícios a longo prazo.

É uma oportunidade de garantir regularmente backlinks de alta qualidade, aumentar sua autoridade e aumentar seu alcance e visibilidade, para citar apenas alguns.

Como você constrói esses relacionamentos?

Os clientes em potencial influentes podem inicialmente relutar em vincular páginas que não conhecem. É um risco muito grande para sua reputação arduamente conquistada. Além do mais, eles são inundados com solicitações de colaboração, então e-mails frios não são suficientes.

É por isso que comece interagindo com seu conteúdo nas redes sociais para ser notado. Depois de entrar no radar deles, entre em contato e ofereça algo de valor, como um link gratuito. Só então peça um link.

Faça parceria com organizações que compartilham seu espírito

Ao construir relacionamentos, concentre-se nas pessoas e organizações que compartilham seus valores.

No marketing, é crucial fazer parceria com organizações que se alinham aos seus valores. Essa abordagem garante que os links que você constrói não sejam apenas eficazes, mas também autênticos, o que realmente fortalece a sua marca.

Busque qualidade em suas parcerias e não quantidade. Colabore em projetos que repercutam em ambos os seus públicos, como conteúdo compartilhado ou eventos. Avalie regularmente essas parcerias e esteja pronto para se adaptar. Esta estratégia faz mais do que apenas construir links; aumenta a credibilidade e confiabilidade da sua marca.

Monitore links e avalie o progresso

A última etapa do processo de construção de links trata de medir seu progresso. Isso inclui rastrear os novos backlinks e seu impacto nas principais métricas.

Use ferramentas de classificação para rastrear melhorias de palavras-chave.

Se o seu objetivo é melhorar sua classificação para palavras-chave específicas, use uma ferramenta como o Ahrefs Rastreador de classificação.

É simples de usar. Tudo que você precisa fazer é adicionar seu domínio e as palavras-chave que deseja rastrear.

O relatório que O Rank Tracker gera oferece insights sobre:

  • Share of Voice (SOV) – a porcentagem de cliques do tráfego de pesquisa orgânica que chegam ao seu site
  • Posição média – para todas as palavras-chave rastreadas
  • Tráfego orgânico – ao longo do tempo
  • Recursos SERP – como trechos em destaque, notícias principais ou miniaturas – 15 deles no total.
Rastreamento de palavras-chave em ahrefs

Você também obtém insights detalhados sobre o desempenho de cada palavra-chave rastreada.

Semrush oferece funcionalidade semelhante em seu Rastreamento de posição ferramenta, e se você quiser pesquisar palavras-chave individuais, por que não usar o Ahrefs gratuitamente Verificador de classificação de palavras-chave:

verificador de classificação de palavras-chave por ahrefs

Verifique o Google Search Console para novos backlinks

O Google Search Console é uma ferramenta simples e gratuita que permite rastrear métricas básicas de links, para que você possa usá-la para identificar novos links que apontam para seu domínio.

Depois de clicar em Ligações no menu da barra lateral, você obtém informações sobre:

  • Total de links externos
  • Principais páginas vinculadas
  • Principais páginas de links
Google Search Console – Links

Monitore alterações de autoridade de domínio e página

Autoridade de domínio e página são 2 métricas proprietárias desenvolvido pela Moz usado para prever a probabilidade de o site ou página da web ser classificado nas SERPs. Semrush e Ahrefs têm seus próprios equivalentes – Pontuação de Autoridade e Classificação de Domínio.

Backlinks são um dos fatores considerados ao calculá-los, por isso os SEOs costumam usá-los para monitorar a eficácia de suas campanhas de link building.

As versões pagas das ferramentas acima permitem acompanhar tendências históricas, o que é perfeito para acompanhar o progresso.

Aqui está o que parece no Semrush:

Pontuação de autoridade e tendência - Semrush

Para verificar o DR/DA atual, você pode usar os verificadores Ahrefs ou Moz gratuitos.

Verificador Moz DA
Verificador de classificação de domínio

Táticas de link building experimentadas e testadas

Postagem de convidados, construção de links quebrados, menções desvinculadas ou divulgação de infográficos não são as únicas estratégias eficazes de construção de links.

Quais são os outros?

  • Ajude o repórter (HARO) – links seguros, oferecendo ajuda a jornalistas e blogueiros que buscam contribuições de especialistas.
  • Inserções de links/edições de nicho – convença um editor e webmaster a inserir um link para sua página em seu conteúdo.
  • Patrocínios e bolsas de estudo – oferecer uma bolsa de estudos a um aluno de uma escola local ou patrocinar uma instituição ou evento e obter links de seus sites. Exemplo: SurferSEO patrocinando a conferência Chiang Mai SEO.
  • Domínios expirados – compre domínios expirados em seu nicho com bons perfis de backlink e configure redirecionamentos para seu site.
  • Troca de links – obtenha links de sites em troca de colocar naturalmente um link para o conteúdo deles no seu.

Armadilhas comuns de link building

Nem todas as estratégias de link building são legítimas e podem sair pela culatra se você for pego usando-as.

Aqui estão alguns que você deve observar.

Fique longe de redes de links com spam de baixa qualidade

Para aumentar seu desempenho de SEO, você pode ficar tentado a recorrer a redes de links de baixa qualidade ou com spam.

Não!

Embora isso possa levar a um aumento temporário no tráfego da web, provavelmente irá prejudicá-lo no longo prazo.

Isso porque a participação em tais esquemas é uma violação das diretrizes dos mecanismos de busca e pode resultar em penalidades, classificações mais baixas e até mesmo na desindexação.

Spam de links - Google

Evite otimizar demais o texto âncora

A otimização excessiva de textos âncora é outra prática obscura e desaprovada pelos mecanismos de pesquisa.

Falamos sobre otimização excessiva do texto âncora quando você usa excessivamente uma palavra-chave ou frase-chave de correspondência exata como âncora para seu link, especialmente de uma forma não natural que não se ajusta bem à estrutura da frase.

Conclusão

Então aqui está você. É assim que você executa uma campanha de link building, desde o estabelecimento de metas, passando pela prospecção, criação de ativos, divulgação e monitoramento.

A principal conclusão é que a construção de links não é um esforço único. Em vez disso, requer consistência e persistência em todas as fases do processo.

No entanto, o tempo e a energia que você investe inicialmente em ativos vinculáveis ​​e na construção de relacionamentos mutuamente benéficos tornarão cada vez mais fácil construir links e direcionar tráfego para seus sites no futuro.

Precisa de ajuda com backlinks? Entre em contato com a equipe da SEO Sem Mitos para uma consulta pessoal.

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