De acordo com o relatório State of Link Building da Aira, a análise de backlinks do concorrente foi a segunda tática de link building mais comum usada por SEOs.
O que a torna uma estratégia tão popular?
Essa é uma das perguntas que respondemos no artigo.
Também explicamos:
- como exatamente a estratégia funciona,
- seus benefícios,
- como identificar as estratégias de link building de seus concorrentes e encontrar seus backlinks, e como superá-los.
Principais conclusões
- A análise de backlinks do concorrente envolve o estudo de seu perfil de backlink para identificar suas estratégias de construção de links e novos clientes potenciais.
- O principal benefício dessa abordagem é que você aproveita o trabalho que eles já realizaram, sem a experimentação de tentativa e erro que tiveram que passar. Além disso, é uma boa fonte de ideias sobre como tornar seu conteúdo mais interessante para o público.
- Ahrefs, Semrush, Moz, Majestic e Ubersuggest contêm os recursos necessários para uma análise completa da concorrência.
- A primeira etapa do processo é identificar seus concorrentes. O relatório de concorrentes orgânicos do Ahrefs é uma boa ferramenta para isso.
- Antes de iniciar uma análise aprofundada dos concorrentes, avalie seu domínio observando sua relevância, tráfego e número de backlinks para garantir que sejam administrados por SEOs competentes e sejam uma fonte confiável.
- Os Ahrefs Interseção de links A ferramenta permite que você encontre links apontando para seus concorrentes, mas não para você. É útil para encontrar as entradas do diretório de seus rivais.
- O Backlinks O relatório permite uma análise mais abrangente dos backlinks dos concorrentes e suas estratégias de construção de links. Ao usar filtros, você pode identificar links construídos por meio da maioria das táticas, incluindo HARO, entrevistas, ativos vinculáveis ou links quebrados.
- Com Ahrefs Explorador de conteúdovocê pode encontrar facilmente listas apresentando seus concorrentes, mas não você, e postagens de convidados em outros sites.
- Se seus concorrentes impedirem que bots de ferramentas de SEO rastreiem seus sites ou usem PBNs ocultos, você ainda poderá analisar seus perfis com as ferramentas do Bing para webmasters e o Linxact.
- Ao analisar os backlinks do seu concorrente, não se concentre exclusivamente nos domínios de referência exatos. Agrupe-os em categorias e depois acesse outros sites semelhantes. Dessa forma, você não estará apenas replicando seus perfis, mas construindo links exclusivos.
- Se precisar de ajuda com a análise de backlinks do concorrente para orientar sua estratégia de link building, entre em contato com a SEO Sem Mitos.
O que é uma estratégia de backlinks do concorrente?
Uma estratégia de backlinks de concorrentes é uma tática de construção de links que envolve engenharia reversa dos perfis de backlinks de seus concorrentes.
O princípio é simples:
Você pesquisa e avalia os backlinks que apontam para os sites de seus concorrentes para avaliar quantos backlinks você pode precisar construir para superá-los, descobrir quais estratégias eles usam e identificar novas oportunidades de construção de links.
Benefícios da análise de backlink do concorrente
A análise de backlinks dos concorrentes é uma estratégia popular de construção de links por um bom motivo.
Em primeiro lugar, permite-lhe ficar de olho nos seus concorrentes e ter a certeza de que não ficará atrás deles.
Em segundo lugar, ajuda você a descobrir novas ideias de conteúdo e táticas de promoção de conteúdo, que podem injetar uma dose de frescor e criatividade em suas campanhas de link building.
Mais importante ainda, torna o processo de construção de links mais eficiente à medida que você capitaliza o trabalho realizado por seus rivais.
Por fim, analisar os backlinks dos concorrentes pode aumentar sua taxa de sucesso porque, em sua campanha, você segmenta sites que já possuem links para conteúdo semelhante. Isso torna mais fácil proteger o backlink.
Como encontrar backlinks de seus concorrentes?
Agora que sabemos o que é análise de backlinks de concorrentes e por que vale a pena tentar, vamos dar uma olhada em dicas práticas de como fazê-lo.
Escolha as ferramentas certas para analisar backlinks de concorrentes
Para analisar os backlinks dos seus concorrentes, você precisa das ferramentas certas. Aqui estão 5 plataformas de SEO diferentes para o trabalho.
Ahrefs
Ahrefs é uma das plataformas de SEO mais conhecidas, com uma série de ferramentas para construtores de links.
Os recursos relevantes para auditar backlinks de concorrentes para identificar novas oportunidades incluem o Concorrentes orgânicos e Backlinks relatório, e o Interseção de links ferramenta.
Outros recursos, como Explorador de conteúdo e Melhor por links, são uma grande ajuda.
Usarei o Ahrefs mais adiante neste artigo para mostrar como dissecar os perfis de backlink de seus concorrentes.
Semrush
Semrush é um dos principais concorrentes do Ahrefs e um sério candidato ao título definitivo do pacote de SEO.
Para pesquisar backlinks de concorrentes, você precisará Concorrentes de backlinksque permite radiografar os perfis de seus concorrentes, bem como o Lacuna de backlink.
Isso é Ferramenta de link building também é brilhante quando se trata de agir de acordo com seus insights de pesquisa, pois permite automatizar suas campanhas de divulgação. Acredita-se que o recurso crescerá em força à medida que a Semrush adquirir a Prowly, uma plataforma digital de relações públicas.
Moz
Moz é mais um pacote de SEO conhecido por seus recursos de construção de links.
Os principais recursos para analisar backlinks de concorrentes são Pesquisa de links e Interseção de links que têm funcionalidade semelhante ao relatório Backlinks do Ahrefs e ao Link Intersect.
Para identificar seus concorrentes no Moz, você pode usar o Verdadeiro Concorrente relatórios.
Majestic
Majestic é uma plataforma de SEO projetada tendo em mente a construção de links. Na verdade, ele se posiciona como um ‘Backlink Checker para SEOs e profissionais de marketing digital’.
Os principais relatórios para análise competitiva podem ser encontrados no Explorador de sites: Domínios de referência e Backlinks. O Páginas O relatório oferece insights que você pode usar para localizar links quebrados que apontam para o site do seu concorrente.
Ubersuggest
Ubersuggest é uma ferramenta desenvolvida pela autoridade de SEO Neil Patel e oferece recursos bastante potentes para uma ferramenta gratuita. Isto inclui a sua Visão geral de backlinks e Oportunidade de link que são equivalentes a Backlinks e Link se cruzam em Ahrefs.
Identifique seus concorrentes
Depois de escolher sua ferramenta de link building, você estará pronto para procurar seus principais concorrentes.
Veja como você faz isso no Ahrefs.
- Navegar para Explorador de sites e digite o URL do seu domínio na barra de pesquisa.
- No menu da barra lateral, escolha Concorrentes orgânicos e você obtém uma lista, como a mostrada abaixo.
Filtre os sites concorrentes
Olhando para o Sobreposição de palavras-chave e Compartilhar no Relatório de concorrentes orgânicos, todos eles parecem concorrentes diretos. Porém, se o nome do domínio não estiver claro e você não estiver familiarizado com os sites, vale a pena fazer mais algumas verificações.
Ou seja, certifique-se de que os domínios sejam do mesmo setor e nicho e tenham como alvo o mesmo público que você. É assim que você evita perder tempo pesquisando um site que não é concorrente direto.
No nosso caso, os 5 principais domínios concorrentes são todos serviços de link building, portanto, todos são um jogo justo.
Avalie os perfis de backlink dos concorrentes
Além da relevância dos sites dos concorrentes, é uma boa prática avaliar o perfil geral dos links.
Isso serve a dois propósitos:
Primeiro, certifique-se de não estar pesquisando um concorrente que não seja bom em SEO.
Mais importante ainda, é o primeiro passo para coletar insights que você pode usar para informar sua estratégia de backlinks.
Que tipo de coisas você deve observar?
Primeiro, observe a saúde geral do domínio – seu tráfego, classificação do domínio, bem como o número de domínios de referência e backlinks.
Estes são fáceis de encontrar em seus Visão geral do domínio no Explorador de Sites.
A seguir, dê uma olhada mais de perto em seu perfil de backlink clicando no botão Perfil de backlink guia na visão geral.
É assim que você pode encontrar informações sobre a proporção dofollow/nofollow, o DR e UR de seus backlinks e o número de domínios de referência ao longo do tempo.
No relatório Visão geral, você pode obter dados não apenas dos domínios dos concorrentes, mas também de subdomínios, caminhos e URLs exatos, para poder pesquisar páginas específicas.
Este nível de análise dá uma ideia do que você deve aspirar em termos de backlinks e DR.
No entanto, isso não significa que você precisa corresponder às métricas de seus concorrentes para poder competir com eles.
O número exato de backlinks de que você precisa depende da qualidade e também da competitividade da palavra-chave. Minha experiência mostra que 300-500 backlinks de alta qualidade geralmente são suficientes para classificar e obter uma boa quantidade de tráfego orgânico.
Encontre backlinks do concorrente
Com a lista dos seus principais concorrentes alinhada, é hora de encontrar seus links.
A análise de lacunas de backlinks é um processo muito simples que permite que você encontre sites com links para sites de seus concorrentes, mas não para os seus.
Veja como fazer isso:
- No Ahrefs, vá para Explorador de sites e digite o URL do seu domínio.
- Navegar para Interseção de links de Perfil de backlink seção no menu.
- Digite os URLs dos seus concorrentes no campo Mostre-me quem está vinculado a esses domínios ou URLs seção.
- Em Mas não vincula digite o URL do seu domínio.
- Clique em Mostrar oportunidades de links para gerar o relatório com todos os sites vinculados aos seus concorrentes.
- Ao clicar nos números nas colunas dos concorrentes, você obtém informações mais detalhadas sobre as páginas vinculadas.
Uma abordagem alternativa para encontrar links de concorrentes é analisar seus perfis de backlinks um por um.
Esta abordagem consome mais tempo, mas pode ser um trampolim para uma análise mais aprofundada dos seus links – suas fontes, categorias, bem como estratégias de construção de links.
Vamos ver como fazer isso no Ahrefs:
No Site Explorer, navegue até o Backlinks relatório.
No relatório, você pode ver uma lista de todos os links que apontam para o site do concorrente.
Que informações você obtém sobre cada site vinculado ao seu concorrente?
Existem várias métricas, como DR, UR e tráfego. No entanto, os dois mais relevantes para os nossos propósitos são os
- Página de referência – quem está criando um link para seu site;
- URL âncora e alvo – a que tipo de conteúdo estão vinculados.
Ahrefs permite filtrar a lista por:
- Atributo de link (dofollow, nofollow, UGC, patrocinado)
- Classificação de domínio
- Tráfego de domínio
- Links novos vs perdidos
Você também pode filtrar os resultados por Palavra ou frase incluído no nome de domínio, título e URL da página de referência, âncora, âncora com texto ao redor e URL de destino. Este é o filtro mais importante para nosso caso de uso, que é ident identificar oportunidades de criação de links.
Você também pode ver backlinks históricos selecionando Mostrar histórico no menu suspenso para ver se o site está construindo links ativamente.
Tanto na ferramenta Link Intersect quanto no relatório Backlinks, você também pode conduzir a pesquisa no nível da página, alterando o modo de pesquisa para URL exato.
Procure links ocultos
Muitas pessoas estão cientes dos benefícios da análise de backlinks dos concorrentes – incluindo seus concorrentes. Para não dar vantagem a seus rivais, muitos webmasters impedem que os bots usados pelos pacotes de SEO rastreiem seus sites.
Isso é feito facilmente adicionando regras de proibição ao arquivo robots.txt que Ahrefs, Semrush, Moz e Majestic usam para obter seus dados.
Isso significa que você pode obter informações sobre seus perfis de links?
Não, você só precisa usar ferramentas diferentes para o trabalho.
Uma opção são as Ferramentas para webmasters do Bing. (Se um SEO impede que bots de mecanismos de pesquisa rastreiem seu site, eles não são realmente um concorrente com o qual se preocupar.)
1. Depois de importar seu perfil do Google Search Console, vá para Backlinks no cardápio.
2. Clique no Backlinks para qualquer site aba.
3. Adicione um site para comparar
4. Você pode adicionar até 2 sites além do seu e, nesse caso, obterá uma comparação lado a lado dos Principais domínios de referência e Principais textos âncora.
5. Para mais informações, clique em Ver relatório detalhado no fundo.
6. Para replicar a funcionalidade de interseção de link, escolher Mostrar domínios que não possuem links para meu site em Adicionar filtro.
Alguns de seus concorrentes podem estar escondendo seus perfis de backlink porque estão envolvidos em práticas duvidosas, como construir links a partir de PBNs.
Você ainda pode encontrar esses links usando ferramentas como o Linxact.
Descubra estratégias de link do concorrente
Vamos dar aos seus concorrentes o benefício da dúvida e presumir que eles não estão usando nenhuma técnica de chapéu preto para aumentar seu desempenho SERP.
Como você pode identificar suas estratégias de link building para orientar sua estratégia? Como encontrar links que eles construíram usando táticas diferentes?
Links HARO
HARO é um método de construção de links que envolve responder a solicitações de jornalistas que buscam citações e insights de PMEs. Se você for rápido o suficiente e tiver uma perspectiva única das ofertas, é uma ótima maneira de proteger links de sites de mídia com alto DR.
Como você pode determinar se seu concorrente usa essa tática para construir links?
1. No Site Explorer, insira o URL do site do seu concorrente e defina o modo de pesquisa para URL exato.
2. No relatório Backlinks, procure cotações.
3. Ao encontrar uma citação de uma pessoa, filtre os resultados pelo nome dela no âncora e texto circundante.
4. O número desses links pode indicar se o site está usando o HARO e quão eficaz ele é.
Ativos vinculáveis
Os ativos vinculáveis vêm em diferentes formatos e formatos. Os mais populares incluem:
- Infográficos
- Pesquisa original
- Guias finais
- Ferramentas interativas gratuitas
- Estudos de caso
- Modelos e listas de verificação
Uma coisa que eles têm em comum é que atraem links organicamente porque agregam valor ao conteúdo.
Por exemplo, um artigo de pesquisa com estatísticas originais pode tornar o artigo de outro escritor mais confiável e valioso para seu público-alvo, enquanto os recursos visuais o tornam visualmente atraente.
Ao analisar os ativos vinculáveis que atraem backlinks para os sites do seu concorrente, você pode tomar decisões informadas de priorização sobre qual conteúdo criar.
Em alguns casos, você também poderá melhorar seu conteúdo e roubar seus links, lançando seus recursos para os sites vinculados.
Vamos procurar sites com links para ativos vinculáveis de seus concorrentes, começando com infográficos.
- No Site Explorer, vá para o relatório Backlinks.
- Pesquise páginas contendo arquivos .jpg, .svg, .webp e .png no URL de destino
- Filtre os resultados pelo tipo de conteúdo de destino: links para conteúdo não HTML
Para encontrar links para estudos de caso, guias finais, estudos de pesquisa, estatísticas, listas de verificação e modelos pesquise esses termos no relatório Backlinks na seção Âncora e texto circundante.
Por exemplo, a pesquisa pelo termo “estudo” revelou que um de nossos concorrentes obteve vários backlinks com seu relatório Estado de backlinks para SEO.
Uma conclusão natural seria a criação de um relatório semelhante.
O problema é que a pesquisa original é provavelmente a que exige mais recursos. Mas você ainda pode aproveitar as estatísticas para criar ativos altamente vinculáveis se não tiver tempo ou mão de obra para isso.
Simplesmente agrupe dados de vários recursos. É provável que os redatores tenham um link de volta para o seu site, pois não terão tempo para rastrear a fonte original.
Os guias finais podem consumir um pouco menos de tempo, mas ainda exigem um pouco de esforço se você quiser torná-los valiosos. Infográficos, modelos ou listas de verificação são fáceis de recriar e melhorar.
Listas
Listas são artigos que apresentam produtos em um nicho específico, por exemplo, “melhor software para X” ou “principais agências de construção de links”. Se seus concorrentes aparecerem em tal artigo, há uma chance de o proprietário do site também criar um link para seu site.
Existem duas maneiras de descobrir se esse é o caso.
O primeiro é com o relatório Backlinks. Você pode simplesmente escanear os resultados em busca de artigos que não deveriam ser fáceis de encontrar.
Caso contrário, filtre o relatório por “melhor”, “principal” e “principal” na Título da página de referência.
Para encontrar listas com vários concorrentes relevantes para o seu nicho, o Explorador de conteúdo também é uma ferramenta confiável.
Na barra de pesquisa, digite “concorrente X” “concorrente Y” “concorrente Z” -”nome da sua empresa”.
Essa pesquisa retornará resultados com artigos mencionando seus concorrentes, mas não você.
Nos resultados, você deverá encontrar artigos onde a inserção do seu produto ou serviço seja possível sem muita dificuldade.
Só falta entrar em contato com o autor do artigo e pedir para ser incluído na lista.
Outros conteúdos do BOFU, como artigos de comparação “concorrente X vs concorrente Y”, são mais desafiadores, pois o autor precisaria escrever outro artigo apresentando seu produto.
Nesse caso, tente colocar o produto no radar deles, oferecendo-lhes uma avaliação gratuita. O acesso ao seu programa de afiliados pode ser um incentivo extra para escrever sobre ele.
Postagem de convidado (Guest Post)
A postagem de convidado envolve escrever uma postagem de blog ou um artigo para um site diferente. No artigo, normalmente você pode incluir um link para seu site principal. Às vezes, também pode criar links para vários outros sites, por exemplo, o de seus parceiros (pelos quais eles retribuirão gentilmente em suas postagens de convidados).
As postagens de visitantes são difíceis de encontrar por meio do relatório de backlinks, pois o título normalmente não inclui nenhuma dica.
Em vez disso, use o Content Explorer.
Na barra de pesquisa, digite tópico + autor:”nome”. Por exemplo, link building + autor:”Neil Patel”
Isso retorna um relatório com os artigos do autor junto com o DR dos domínios de referência e do tráfego da página, os quais podem ajudá-lo a avaliar os sites como clientes potenciais.
Qual nome você deve usar na pesquisa?
Os redatores e profissionais de marketing ativos de seus concorrentes também por meio do explorador de conteúdo.
Na barra de pesquisa, insira site:URL do concorrente por exemplo, site:backlinko.com
Em seguida, clique na guia Autores para obter uma lista de todos os seus colaboradores:
Entrevistas e podcasts
Além de construir links, participar de entrevistas e podcasts aumenta a visibilidade da sua marca e permite que você se estabeleça como uma autoridade no seu nicho.
É por isso que vale a pena verificar se seus concorrentes estão aproveitando isso em suas campanhas de SEO.
De novo, Explorador de sites e a Backlinks report são suas ferramentas aqui.
Comece inserindo o URL do domínio do concorrente.
No título da página de referência ou no URL da página de referência, pesquise “entrevista”, “podcast” ou “episódio”.
Diretórios
Adicionar sua empresa a um diretório normalmente é bastante simples; portanto, mesmo que não sejam os melhores links nos perfis de seus concorrentes, ainda vale a pena persegui-los.
A maneira mais fácil de encontrá-los é usando a ferramenta Link Intersect exatamente como mostramos acima.
Páginas de recursos
A construção de links de páginas de recursos é muito semelhante à construção de links de listas: você solicita que sua página da web ou ferramenta seja adicionada a uma lista selecionada de recursos sobre um tópico específico.
A técnica é eficaz porque é mutuamente benéfica: ao adicionar um link à página do recurso, você aumenta seu valor. É por isso que alguns proprietários de páginas de recursos fornecem um formulário onde você pode apresentar seus recursos.
Novamente, o Backlinks relatório em Explorador de sites é a ferramenta para o trabalho.
Na busca, insira a URL do seu concorrente e filtre os resultados por “links” ou “recursos” na caixa URLs de páginas de referência.
Links quebrados
O link building quebrado funciona com um princípio simples: você procura links quebrados em outros sites, entra em contato com o webmaster e oferece sua página como substituta.
Assim como as páginas de recursos, esta costumava ser uma boa fonte de backlinks porque, ao ajudar os proprietários de sites a corrigi-los, você aumentaria o valor do site.
E o fato de eles terem um link para um site do seu nicho significa que eles devem estar abertos para substituir o link pelo seu.
Cada vez mais proprietários de sites esperam algo em troca hoje em dia, então esteja preparado para pelo menos oferecer-lhes um backlink.
Então, como você procura links quebrados que apontam para páginas de concorrentes?
1. Vá para Explorador de sites mais uma vez e insira o URL do domínio concorrente na barra de pesquisa.
2. No menu da barra lateral, escolha Melhor b e links.
3. Crie um filtro de código HTTP “404 não encontrado”.
4. Use a máquina Wayback para descobrir como era a página.
5. Avalie a qualidade dos backlinks do site para ter certeza de que valem o esforço no Site Explorer.
6. Se necessário, crie o conteúdo para lançar como substituto.
7. Entre em contato com os proprietários do site.
Você pode usar o mesmo processo para identificar redirecionamentos 301 irrelevantes. A única diferença é o filtro do código HTTP: use “redirecionamento 3XX” em vez de “404 não encontrado”.
Analise as categorias de links e nichos
SEOs e construtores de links concordam que, para superar seus concorrentes, você não pode simplesmente replicar seus perfis de backlinks.
Você precisa superá-los.
Como você faria?
Sugira a análise dos perfis de backlinks dos concorrentes em termos de categorias e nichos de links.
Graças a isso, em sua campanha de link building, você poderá ampliar sua rede de forma muito mais ampla, sem se restringir às páginas exatas que possuem links para seus concorrentes, mas olhando para outros sites semelhantes.
Palavras finais
A análise de backlinks dos concorrentes é uma estratégia popular de construção de links porque permite que os SEOs aproveitem as estratégias que outras empresas em seus nichos colocaram em prática com sucesso.
Porém, lembre-se de que replicar todos os backlinks dos concorrentes pode não ser viável e, mesmo que você consiga fazer isso, pode não ser suficiente para superá-los.
Para conseguir isso, você precisa de uma estratégia abrangente de SEO e de construção de links com foco na construção de links direcionados, aproveitando domínios de alta qualidade.
Se precisar de ajuda para analisar os perfis de backlinks de seus concorrentes para informar sua estratégia, entre em contato com a equipe SEO Sem Mitos!