Você está concentrando seus esforços de SEO exclusivamente em aumentar sua presença online? Isso é ótimo. Mas o SEO vai muito além de tornar seu site detectável.
Melhorar a sua visibilidade online ou mesmo a classificação na primeira página do Google não adiantará nada se o seu conteúdo não impressionar o seu público.
Mude sua atenção para sua taxa de cliques para traduzir visitantes em clientes.
Se você ainda está preocupado em chegar ao topo do Google, aqui está o problema: a CTR aprimorada traz classificações de pesquisa mais altas. Precisa de provas?
LarryKim realizou um experimento em 2016 para comparar as taxas de cliques (CTRs) de 1.000 termos de palavras-chave no mesmo nicho para pesquisa paga e orgânica. Ele observou que o algoritmo RankBrain do Google estava elevando as classificações de busca de páginas com taxas de cliques orgânicos mais altas.
Embora o Google negue isso há anos, um processo antitruste movido contra o Google pelo Departamento de Justiça trouxe à luz mais alguns detalhes sobre como o Google pode estar usando o CTR como um de seus fatores críticos de classificação.
Eric Lehman, um ex-funcionário do Google por 17 anos que trabalhou como engenheiro de software em qualidade e classificação de pesquisa, testemunhou como parte do julgamento antitruste entre EUA e Google em andamento que o gigante dos mecanismos de pesquisa está de fato usando cliques como um dos fatores de classificação.
“Quase todo mundo sabe que usamos cliques nas classificações. Esse é o debate: ‘Por que vocês estão tentando obscurecer essa questão se todo mundo sabe?’”, disse Lehman à Lei 360.
Durante o Pubcon Pro em Austin, Gary Illyes do Google foi questionado se o Google está usando dados de pesquisa do usuário, que incluem a taxa de cliques e as interações, sua resposta foi “tecnicamente SIM”. Ele também confirmou que o sistema RankBrain do Google usa dados históricos de pesquisa do usuário para classificar os resultados que correspondem à intenção de pesquisa popular dos usuários.
Portanto, prestar atenção ao CTR acaba resultando no que você deseja; classificações mais altas.
Neste artigo, mostrarei 15 maneiras de aumentar sua taxa de cliques. Sem mais delongas, vamos começar.
1. Crie títulos genuinamente atraentes
A primeira impressão deve ser a melhor, certo? Isso também é fundamental para melhorar sua CTR.
A tag de título é a primeira coisa que os usuários veem quando sua página aparece para consultas de pesquisa online. Você só tem de 50 a 60 caracteres para criar sua tag de título. Certifique-se de usá-los com sabedoria para obter uma vantagem competitiva. Verifique o comprimento do meta título gratuitamente.
Crie títulos que chamem a atenção dos pesquisadores rapidamente e ofereçam um benefício claro. Isso deve realmente obrigá-los a visitar sua página e ver o que ela tem a oferecer.
Dicas profissionais: Use palavras-chave relevantes, seja conciso, use números e ano, use gatilhos emocionais
2. Escreva meta descrições eficazes
Outra ótima maneira de melhorar sua CTR orgânica é escrever meta descrições persuasivas. Uma meta descrição é o trecho de texto que aparece abaixo da tag de título quando sua página aparece nos resultados de pesquisa.
Uma meta descrição informa aos pesquisadores do que se trata sua página. Quanto mais precisa for sua meta descrição, maiores serão as chances dos usuários clicarem no resultado para acessar sua página.
Como a meta descrição é limitada a um máximo de 160 caracteres, é importante que você a mantenha específica e direta. Verifique o comprimento da meta descrição gratuitamente.
Dica profissional: Elaborar sua meta descrição para que ela responda às perguntas do usuário pode ajudá-lo a obter vantagem no aumento de sua taxa de cliques. Certifique-se de destacar a proposta de valor da sua página e explicar por que os usuários devem clicar. Considere incluir uma frase de chamariz ou outra linguagem persuasiva para incentivar os usuários a agir.
3. Use palavras-chave apropriadas
Palavras-chave são o seu trunfo para aumentar suas aparições em pesquisas online. Quanto maior a frequência de sua página aparecer nas pesquisas relevantes dos usuários, maior será a probabilidade de os usuários clicarem nela.
Como você aproveita o poder das palavras-chave para aumentar a CTR?
Use palavras-chave relevantes em suas tags de título e meta descrições. Isso ajudará os spiders dos mecanismos de pesquisa a entender a relevância da sua página para pesquisas específicas e a melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.
Além disso, quando os usuários encontram essas palavras-chave ao folhear os resultados da pesquisa, é mais provável que eles parem e visitem seu site.
Dica profissional: Incluir palavras-chave de cauda longa contextualmente em suas meta tags as tornará mais descritivas e ajudará a corresponder à intenção do usuário. Use ferramentas como Ahrefs e Semrush para realizar pesquisas de palavras-chave e restringir os termos de pesquisa que seu público-alvo usa para encontrar páginas da web como a sua.
4. Use dados estruturados
Implementar dados estruturados é uma boa maneira de ajudar os mecanismos de pesquisa a compreender melhor o seu conteúdo.
Então, como você faz isso?
Você pode fazer isso usando Schema.org para traduzir seu conteúdo em códigos que os mecanismos de pesquisa possam digerir rapidamente.
A implementação de dados estruturados solicita a aparência de sua página da web em rich snippets. À medida que esses rich snippets aparecem no topo das SERPs e apresentam mais informações sobre o seu conteúdo rapidamente, eles acelerarão sua taxa de cliques orgânicos.
Dica profissional: Você tem um lista de dados estruturados aprovados pelo Google e implementá-lo com base nas necessidades do seu site ajudará você a aproveitar o lado bom do Google.
5. Use imagens envolventes
Se você não incluir imagens relevantes em seu conteúdo, você estará perdendo sua taxa de cliques.
Como?
Adicionar imagens ao seu conteúdo torna-o mais envolvente e aumenta a probabilidade de aparecer em rich snippets e outros recursos SERP. Como mencionei, aparecer em rich snippets acelera sua CTR orgânica e atrai mais visitantes ao seu site.
Dica profissional: Certifique-se de que suas imagens sejam visualmente atraentes e também sigam práticas recomendadas de SEO de imagem como usar imagens responsivas, incluindo texto alternativo e muito mais para obter o máximo de benefícios.
6. Torne seus URLs descritivos
O URL da sua página é uma das coisas que os usuários podem ver quando aparece nas SERPs. Agora, que tal usar isso em seu benefício de CTR?
Crie seus URLs de forma que descrevam do que trata sua página. Isso dirá aos usuários que seu conteúdo é relevante para a pesquisa e os motivará a clicar nele.
Mantenha seus URLs curtos para torná-los abrangentes e atraentes para os usuários. Além disso, tente colocar uma ou duas palavras-chave em seu URL para melhorar a aparência de pesquisa de sua página.
Dica profissional: Evitar caracteres de string desnecessários em seus URLs ajudará a mantê-los nítidos, simples e mais legíveis.
7. Use listas
As listas tornam mais fácil para os usuários compreenderem um conteúdo com o mínimo de esforço. Dito isso, usar o formato de lista gerará mais cliques.
Além disso, as Listicles são úteis para o seu site garantir um lugar nos rich snippets, ajudando você a chegar ao topo do Google.
Os algoritmos do Google são poderosos o suficiente para identificar tipos de conteúdo que são úteis para os usuários e apresentá-los no formato de lista nas SERPs.
Dica profissional: Adicionar números à tag de título e aos títulos aumentará as chances de seu conteúdo aparecer no formato de lista.
8. Localize seu conteúdo
Você é proprietário de uma empresa que visa clientes em potencial em um local específico? Se sim, essa dica é algo que você nunca deve perder.
Para obter mais cliques e impressões de usuários de um local específico, você precisa localizar seu conteúdo. Certifique-se de mencionar o local na tag de título e na meta descrição.
A localização do seu conteúdo o ajudará a chegar ao Pacote Local do Google, um recurso SERP que lista as empresas locais de melhor classificação. Em última análise, isso resultará em uma CTR mais alta.
Dica profissional: Crie um perfil dedicado do Google Meu Negócio (GMB) para ajudar as pessoas a encontrar as informações da sua empresa ao realizar pesquisas locais. Certifique-se de fornecer informações precisas sobre o seu negócio.
9. Aproveite insights acionáveis
Decisões baseadas em dados geralmente geram ótimos resultados; isso também se aplica ao CTR.
Aproveite os relatórios do Google Analytics para identificar páginas, títulos e tipos de conteúdo com bom e baixo desempenho. Isso ajudará você a descobrir os dados do seu site, como cliques, impressões e muito mais.
Essas informações o ajudarão a restringir as áreas em que você se destaca e precisa de melhorias. Usando esses dados, você pode ajustar sua estratégia de SEO para obter mais cliques e obter uma taxa de conversão mais alta.
Dica profissional: Verifique os CTRs de suas palavras-chave importantes. Se você vir números como 10% ou 20%, eles precisam de melhorias.
10. Concentre-se na navegação estrutural
A navegação breadcrumb informa aos usuários a que distância eles estão de sua página inicial e os ajuda a rastrear o caminho de volta facilmente.
A trilha de navegação é, de fato, visível para os usuários nos resultados de pesquisa e dá-lhes uma ideia clara sobre os caminhos do seu site.
Embora a navegação estrutural proporcione uma experiência positiva ao usuário, ela também pode gerar mais cliques, orientando corretamente os usuários em cada etapa do caminho.
Dica profissional: Mantenha suas trilhas curtas. Os maiores podem causar confusão ao navegar pelo seu site e resultar em uma experiência ruim para o usuário.
11. Torne seu conteúdo relevante e legível
O Google existe para oferecer valor aos seus usuários e é por isso que classifica sites na web. Portanto, entregar valor aos usuários é o que importa.
Dito isso, para alcançar classificações de pesquisa mais altas e acelerar sua taxa de cliques, seu conteúdo deve ser relevante para a consulta de pesquisa e fornecer valor para quem pesquisa.
CUIDADO. Nunca tente enganar os usuários e o mecanismo de pesquisa usando conteúdo clickbait em suas meta tags. Isso fará com que os usuários saiam do seu site abruptamente e impactará negativamente sua CTR orgânica.
Dica profissional: Use uma linguagem simples e coloquial, parágrafos curtos e subtítulos para tornar seu conteúdo mais legível.
12. Otimize a velocidade da página
Qual é o sentido de atrair tráfego da web se os visitantes saem da sua página assim que chegam? Esse será o cenário se o seu site carregar mais devagar do que a velocidade de um caracol.
Se isso continuar, a taxa de rejeição aumentará e seu site verá uma queda enorme na CTR, mais cedo ou mais tarde.
Para evitar que isso aconteça, você deve otimizar seu site para aumentar a velocidade de carregamento em desktops e dispositivos móveis.
Use o Ferramenta Google PageSpeed Insights para descobrir a velocidade de carregamento da sua página e elaborar sua estratégia técnica de SEO de acordo.
Dica profissional: Revise seu site de tempos em tempos e remova recursos desnecessários para melhorar a velocidade de carregamento da página.
13. Realize testes A/B
Seu conteúdo deve repercutir em seu público-alvo; é assim que você pode fazer com que eles cliquem em sua página. Mas como saber se o seu conteúdo realmente funciona?
O teste A/B é a chave. É o processo em que você testa diferentes versões do seu conteúdo, incluindo títulos, imagens, CTAs e muito mais, para descobrir o que tem melhor desempenho.
Você pode usar ferramentas de teste A/B como Google Otimizar parte da Google Marketing Platform, para testar o que funciona melhor para seu público e otimizar de acordo.
Dica profissional: Não faça rodeios. Entenda as necessidades do seu público-alvo e restrinja suas ideias de testes com base nas mesmas.
14. Crie páginas iniciais de alto desempenho
Como eu disse anteriormente, quando os usuários clicam em um resultado de pesquisa, eles desejam ser direcionados para páginas com conteúdo valioso e uma experiência de usuário totalmente positiva.
Portanto, para testemunhar uma CTR sustentável e um aumento de tráfego, você precisa criar páginas da web com conteúdo bem otimizado, imagens de alta qualidade, design livre de atritos e CTAs direcionados.
Essas páginas provavelmente apresentarão alto desempenho, oferecerão uma experiência de usuário tranquila, atrairão mais cliques e atrairão mais visitantes para você.
Dica profissional: Concentre-se na qualidade do seu conteúdo e opte por um design de página simples e atraente, compatível com os dispositivos que a maioria das pessoas usa.
15. Use a credibilidade da sua marca
Muitas vezes as pessoas preferem comprar de marcas de renome em vez de escolher marcas aleatórias.
O aumento da credibilidade da marca fará com que os usuários visitem seu site quando virem o nome de sua marca nos resultados de pesquisa e também aumentarão sua autoridade aos olhos do mecanismo de pesquisa.
Dica profissional: Use provas sociais, como avaliações ou depoimentos de clientes, para conquistar a confiança do seu público-alvo e aumentar a credibilidade da sua marca.
Empacotando
A CTR desempenha um papel vital no aumento do envolvimento do usuário e na determinação do sucesso de suas campanhas de SEO.
Portanto, certifique-se de criar seu conteúdo de forma a oferecer uma experiência de usuário de valor agregado e aumentar sua taxa de cliques orgânicos.
Se você sabe onde tocar, melhorar sua CTR não é realmente uma tarefa hercúlea. Aproveite as técnicas acima para complementar sua CTR e diga-nos o que funciona melhor para você na seção de comentários.2
-
Previous Post
O que é a estriado?