As compras estratégicas podem ser definidas como a aquisição de produtos, ou contratação de serviços, que vai além da busca por preços menores para gerar economia à empresa. Essa prática inclui também visão de médio e longo prazo e o acréscimo de valor ao negócio.
Fazer aquisições antecipadas para se proteger do aumento de preços, negociar prazos de pagamento mais longo com os fornecedores para alinhar com o fluxo de caixa da empresa, ou buscar descontos para pedidos volumosos são ótimos exemplos desse conceito.
Por eles, já dá para ter uma boa ideia das vantagens dessa forma de trabalhar, e uma das que mais se destaca é a economia com gastos desnecessários.
E você sabia que as compras estratégicas ajudam a impulsionar o crescimento da sua empresa? Então, siga a leitura deste artigo e confira como isso é possível e a maneira certa de implementar esse conceito no seu negócio.
O que são compras estratégicas?
Também chamadas de strategic sourcing, esse modo de comprar matérias-primas e insumos, ou de contratar serviços, tem por objetivo otimizar as aquisições, reduzir custos, agregar valor, aumentar a qualidade dos itens comercializados e garantir um bom aproveitamento dos recursos financeiros da empresa.
Para isso, é preciso adotar diversas práticas, que vão desde a forma como o time de compras e procurement busca fornecedores, passando pela construção de um relacionamento estratégico com esses parceiros, e também a adequação de processos internos.
Realizar compras estratégicas é importante por diversos motivos. Essa prática ajuda a aumentar a eficiência financeira do negócio, a partir da conquista de um custo-benefício mais significativo e impactante.
Além disso, elas contribuem para diminuir os gastos sem comprometer a qualidade dos itens/serviços adquiridos, nem o fluxo de abastecimento.
A tendência é os clientes finais também ficarem satisfeitos, pois a redução de despesas com o fornecimento permite definir preços menores para os itens que sua empresa vende, deixando-a mais atrativa e competitiva.
Como o setor de compras pode impulsionar negócios?
Para explicarmos como o setor de compras pode ajudar um negócio a crescer, precisamos partir do princípio que, praticamente, todas as atividades empresariais começam por ele.
Pense no seguinte: os sistemas usados em uma empresa, o material de escritório, os itens de higiene, os uniformes dos profissionais, as matérias-primas para a linha de produção, entre vários outros produtos, tudo precisa ser adquirido por essa área.
É certo que, dependendo do porte do negócio, não há necessidade de um setor específico para compras. Ainda assim, haverá alguém responsável por essa atividade, e sua atuação refletirá diretamente nos resultados da companhia.
O impacto das compras em uma empresa
A verdade é que, se logo no início dos processos os custos forem elevados, o que vier após seguirá o mesmo caminho.
Imagine uma fábrica de sapatos. Se o couro comprado para a produção dos calçados estiver com um preço alto, será preciso considerar isso na hora de definir o valor que será cobrado do cliente final, concorda? Do contrário, a margem de lucro será comprometida.
É por motivos como esses que o setor de compras tem ação direta no crescimento de uma empresa. Essa área é a responsável por manter a qualidade e o fluxo no abastecimento, e essa dinâmica, por sua vez, afeta a capacidade de atendimento dos consumidores.
Quando os itens ou serviços adquiridos pelo time de compras e procurement têm baixa qualidade, por exemplo, isso pode resultar na fabricação de produtos ou fornecimento de serviços com padrões abaixo do esperado pelos compradores.
Consequentemente, essa situação afetará o volume de vendas, o faturamento, e a imagem da marca perante o público-alvo e até mesmo de possíveis investidores.
E uma das melhores maneiras de evitar problemas como esses é por meio das compras estratégicas.
Como ter um setor de compras que atue de forma estratégica?
Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, para implementar o conceito de compras estratégicas na sua empresa é preciso adotar diversas práticas. Entre as que não podem ficar de fora são:
- defina uma política de compras;
- identifique gastos desnecessários;
- use indicadores de desempenho;
- aprimore a gestão de estoque;
- escolha bons fornecedores.
1. Defina uma política de compras
Saber como estabelecer políticas de compras é o primeiro passo desse processo. Consiste em definir regras e diretrizes que devem ser seguidas pelos profissionais desse setor para efetivarem as aquisições.
Essa política deve incluir, por exemplo:
- como deve ser feitas as requisições de compras;
- quem são os responsáveis para aprovação desses pedidos;
- quais são as condições para aprovação das solicitações;
- entre outros parâmetros relacionados.
Aqui, precisamos destacar que o envolvimento das outras áreas é essencial. Como se trata de uma ação estratégica, é essencial uma visão geral do negócio, e isso só é possível se todos os setores seguirem as mesmas orientações.
2. Identifique gastos desnecessários
O próprio termo já indica o significado. Isto é, os gastos desnecessários são todos os valores que podem ser cortados que não comprometem a dinâmica de funcionamento da empresa.
Alguns bons exemplos são substituir o uso de papel para impressão por documentos digitais, adquirir copos descartáveis apenas para clientes e visitantes, orientando os funcionários a terem suas próprias canecas.
Inclusive, essas também são práticas sustentáveis, alinhadas com o conceito ESG e bem-vistas por clientes e investidores.
3. Use indicadores de desempenho
Indicadores como custo de produtos, saving, prazo de pagamento, qualidade dos produtos, e outros, são essenciais para mensurar os resultados do setor de compras.
Eles facilitam a identificação do que está dando certo e do que precisa ser ajustado para melhorar a dinâmica de aquisição e garantir que o time de compras atue de forma mais estratégica.
4. Aprimore a gestão de estoque
O setor de compras e de estoque precisam caminhar lado a lado. Quando isso não acontece, o risco de adquirir itens a mais ou a menor é enorme. Como já comentamos, isso leva a perdas financeiras que poderiam facilmente ser evitadas.
Uma forma de promover essa parceria é utilizando sistemas integrados, que conectem os dois departamentos e deem aos profissionais uma visão clara, ampla e precisa de como está o fluxo de abastecimento e o volume de produtos/serviços adquiridos.
5. Escolha bons fornecedores
Não há como fazer compras estratégicas sem uma cadeia de suprimentos formada por bons fornecedores.
Por meio de um processo de homologação eficiente é possível encontrar as empresas fornecedoras certas para atender a sua.
Ao firmar boas parcerias e estruturar um relacionamento estratégico com os fornecedores, você abre caminho para negociações melhores e mais vantajosas para ambos os lados. Essa dinâmica é essencial para chegar a um custo-benefício realmente satisfatório para o seu negócio.
Se a sua empresa tem uma base de fornecedores robusta, usar sistemas próprios para esse tipo de gestão faz toda a diferença.
Softwares desse tipo dão ao seu time de compras e procurement uma visão geral das opções de contratação, ajudando a fazer comparações, avaliar desempenhos e, com isso, encontrar o parceiro comercial ideal para o seu negócio.
Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM do futuro. Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.
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