Se você quer vender produtos ou serviços pela internet, saiba que é um excelente momento para montar seu e-commerce!

E não somos nós que estamos falando isso, são os dados coletados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que estimam uma curva de crescimento nos próximos quatro anos.

Para 2024, a projeção é de um faturamento de R$ 205,11 bilhões, que representa aumento de 10,45% em relação ao ano anterior. Isso sem falar no aumento do ticket médio para cerca de R$ 490 e do número de pedidos, que pode chegar a 418,6 milhões.

Portanto, se houver planejamento adequado, é possível ter um negócio de sucesso para atender a estimativa de 91 milhões de clientes que comprarão on-line em 2024 no país.

Continue a leitura e confira um passo a passo de como montar um e-commerce. Aproveite!

O que é e-commerce?

O e-commerce ou comércio eletrônico é a oferta de produtos e serviços pela internet, com pagamentos realizados on-line. Ou seja, é mais do que a criação de um site, pois envolve tecnologias e ferramentas para realizar transações de compra e venda no ambiente digital.

Esse modelo de negócio precisa de uma estrutura de funcionamento adequada, incluindo, por exemplo, atendimento e suporte ao cliente, gestão financeira, marketing, compras com fornecedores e estoque.

Qual a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace?

É comum confundir os termos e-commerce, loja virtual e marketplace. Porém, já adiantamos que seus conceitos são diferentes.

A loja virtual é uma parte do e-commerce, considerada um canal de vendas. Afinal, o comércio eletrônico envolve diversos processos operacionais parecidos com o comércio físico.

o marketplace é um tipo de e-commerce, que não tem loja virtual própria, pois pertence a outra empresa que oferece toda a estrutura digital para empreendedores venderem pela internet.

Essa plataforma comum disponibiliza a loja virtual e todos os processos de pagamento, sendo que, às vezes, até podem assumir responsabilidade na qualidade do produto e sua entrega. Para o empreendedor, o marketplace é um excelente canal de venda, basta se cadastrar e começar a vender, alcançando um público maior.

Plataformas de marketplace muito conhecidas no Brasil são: Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Americanas, Shopee, Shein etc.

Como montar um e-commerce?

Saber como montar um e-commerce é vital para ter sucesso no segmento. Afinal, vender na internet envolve desde o planejamento até campanhas de marketing.

Para que nenhum detalhe seja esquecido, preparamos um passo a passo prático para você dar os primeiros passos e colocar seu comércio eletrônico no ar. Confira!

  1. Comece pelo planejamento do e-commerce

O planejamento é o primeiríssimo passo para quem deseja abrir qualquer tipo de negócio. Nele, é fundamental se atentar a alguns aspectos mais sensíveis, como:

  • definição dos produtos/serviços e seu público-alvo;
  • verificação do orçamento disponível para o investimento inicial;
  • análise da concorrência regional, nacional e internacional;
  • levantamento das despesas fixas mensais, aluguel, luz, internet, sistemas de gestão e marketing etc.
  1. Escolha uma plataforma de e-commerce

A boa notícia é que o processo de criar uma loja virtual é facilitado a cada ano que passa. Existem diversas plataformas de e-commerce de alta qualidade no mercado, que podem ser usadas mesmo se você não entender sobre programação.

Essa escolha é de extrema importância, porque a plataforma é o principal pilar para seu e-commerce ser, de fato, um comércio eletrônico, pois ela reúne a maior parte das operações necessárias para vender on-line.

As plataformas oferecem templates prontos e opções para um programador criar o site do zero. Logo, dependendo do orçamento, há valores mais acessíveis de investimento.

Para garantir uma boa experiência de compra, fique atento a alguns fatores para definir a melhor plataforma:

  • boa organização dos produtos, com categorias e subcategorias;
  • facilidade de navegação para o cliente e gestão para o empreendedor;
  • carregamento da página rápido;
  • presença de ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) para se destacar no Google e outros buscadores;
  • ter layout atrativo, personalizável e responsivo, funcionando também em dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
  • integração com outras plataformas e sistemas, como financeiro, estoque e  marketing.
  1. Fique atento ao sistema de cobrança

É fundamental verificar o sistema de cobrança dessas plataformas, ou, então, se for montar um e-commerce do zero, entender quais são as ferramentas mais confiáveis e seguras. Afinal, esse é um ponto sensível na venda on-line: se os clientes desconfiarem, não vão compartilhar seus dados pessoais e bancários.

O ideal é que todos os sistemas sejam integrados, permitindo uma gestão financeira completa e funcional. 

  1. Pense na gestão do estoque e logística de entrega

Outro aspecto importante e sensível em comércios eletrônicos é a gestão do estoque e a logística de entrega dos pedidos.

É um desafio, mas é possível de realizar sem problemas: invista em um ferramenta específica para automatizar processos e facilitar o controle, evitando produtos parados ou em falta no estoque ou entregas fora do prazo.

Além disso, ofereça entrega pelos Correios, mas pesquise transportadoras também. Quanto mais opções o cliente tiver, melhor será sua experiência.

Por fim, cabe destacar a necessidade de um estoque, por menor que seja. 

Ah, e não se esqueça de pesquisar bem os melhores fornecedores, como reputação, qualidade das mercadorias, entrega dentro do prazo e boas condições de pagamento.

  1. Organize o atendimento e suporte ao cliente

Quais serão os canais de atendimento? Quem será o responsável pela gestão? Quais canais podem ser automatizados e integrados com chatbots? Quais são os preferidos do seu público-alvo?

Pesquise as respostas a essas perguntas para organizar o atendimento e suporte ao cliente da sua marca. Esse serviço prestado é fundamental para garantir a satisfação do consumidor, e consequentemente, sua fidelização.

  1. Estruture o marketing e a divulgação da marca

Depois de tudo estruturado, é hora de focar a atenção na organização do marketing do negócio. Afinal, o e-commerce precisa ser encontrado na internet para, então, ter clientes.

Uma das melhores formas de divulgar sua marca é por meio do marketing de conteúdo e campanhas de engajamento e retenção.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing que visa atrair visitantes por meio de conteúdos úteis e valiosos para o consumidor. E isso pode ser feito por vários canais, com estratégias omnichannel, como:

  • redes sociais;
  • WhatsApp;
  • e-mail marketing;
  • blog;
  • landing page com e-books, webinars e infográfico.

Já as ações de engajamento e retenção dos consumidores podem ser aplicadas com uso da IA na plataforma da CleverTap. Ela oferece recursos valiosos para proporcionar uma boa experiência ao consumidor, seja pelo e-commerce ou aplicativo da marca, como:

  • insights profundos sobre os clientes;
  • otimizações e testes A/B para identificar as ações com melhor desempenho;
  • hipersonalização de conteúdos e mensagens, que se baseiam no comportamento on-line, histórico de compra e interesses do consumidor;
  • campanhas omnichannel, alcançando o consumidor onde ele está;
  • e muito mais!

Conheça todos os recursos da plataforma para e-commerce da CleverTap!

Este texto foi escrito pela CleverTap, plataforma inteligente de engajamento omnichannel, que permite criar experiências personalizadas para reter seus clientes mais valiosos.

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts