A construção de links para advogados é uma das áreas de SEO mais desafiadoras.

Por que?

Essa é uma das perguntas que respondemos no artigo. Mais importante ainda, compartilhamos 13 técnicas eficazes para construir backlinks de qualidade para escritórios de advocacia.

DR

  • O link building para serviços jurídicos é particularmente desafiador devido à competição acirrada impulsionada pelo alto CPC para palavras-chave do setor jurídico em SERPs.
  • A construção de backlinks locais é vital para escritórios de advocacia cuja base de clientes é predominantemente local.
  • Diretórios jurídicos têm alta autoridade de domínio e proteger os links é extremamente fácil.
  • O HARO permite que advogados obtenham backlinks de sites de alta autoridade, fornecendo insights especializados aos jornalistas.
  • Embora caro, patrocinar bolsas de estudo é uma forma eficaz de obter links de domínios .edu de prestígio.
  • Escrever artigos para outros sites, principalmente aqueles relacionados ao direito, em troca de backlinks é uma estratégia eficaz.
  • Apresentar podcasts e vídeos consome menos recursos do que criar conteúdo e, ainda assim, é eficaz, desde que a plataforma permita links para o site do escritório de advocacia.
  • O conteúdo baseado em pesquisas originais atrai backlinks porque os jornalistas muitas vezes buscam estatísticas confiáveis ​​para melhorar seus artigos.
  • Os infográficos são ferramentas poderosas para link building porque apresentam informações em um formato visual envolvente, tornando-os atraentes para jornalistas e blogueiros.
  • A RP digital pode ser ampliada para garantir cobertura e links dos principais meios de comunicação.
  • As universidades costumam manter diretórios de ex-alunos onde você pode adicionar links para sites de empresas.
  • Conexões com empresas locais, instituições educacionais, instituições de caridade e clubes esportivos geralmente resultam em links em seus sites.
  • Links em perfis de mídia social geram tráfego de referência e estabelecem um perfil de link diversificado.
  • A participação ativa em fóruns como Quora ou Reddit pode direcionar tráfego para sites de escritórios de advocacia e promover serviços jurídicos, mesmo que os links dessas plataformas não produzam links.
  • Se precisar de ajuda com link building para seu escritório de advocacia, entre em contato com a equipe SEO Sem Mitos!

O link building para um escritório de advocacia é difícil?

Os escritórios de advocacia lutam entre si não apenas nos tribunais, mas também nas SERPs.

Deixe-me explicar.

O setor jurídico é conhecido por ter algumas das palavras-chave mais caras e competitivas.

Por exemplo, o CPC da palavra-chave “advogado de divórcio” é R$ 30 e para ‘melhor advogado trabalhista’ é UR$ 31,71. Em contraste, o CPC para ‘SEO’ é R$ 5,32 para ‘pôquer’ – R$ 2,10 e para ‘smartphone’ – R$ 1,53.

É claro que, com o aumento dos custos, faz mais sentido que os escritórios de advocacia se concentrem em melhorar o seu desempenho de pesquisa orgânica. Isso geralmente envolve investir na construção de links de qualidade.

O problema é que isso também impulsiona a demanda por links específicos de alta qualidade para o setor.

Como resultado, o link building para advogados não é para os fracos de coração, e nem todas as agências de link building têm o que é preciso.

Estratégias de link building que funcionam para advogados

Embora os princípios básicos da construção de links para serviços jurídicos não difiram de outros nichos, algumas táticas podem ser mais relevantes e adequadas do que outras.

Aqui está nosso resumo de 13 estratégias de link building que consideramos particularmente eficazes.

1. Criação de links locais

A construção de links locais não é uma tática, mas sim uma estratégia ou abordagem. Isso porque, para proteger esses links, você usará as outras táticas abaixo, como bolsas de estudo ou guest posts.

No entanto, qualquer que seja a tática usada, conte com conteúdo que seja relevante para o seu contexto local. Por exemplo, se você estiver produzindo um infográfico com estatísticas, torne-os relevantes para sua área, para que sejam valiosos para jornalistas e blogueiros locais.

Por que a construção de links locais é importante?

A menos que você seja um grande escritório de advocacia, a maioria de seus clientes provavelmente virá da região.

Para ajudar sua clientela local a encontrar sua empresa, boa parte de seus esforços precisa ser direcionada ao SEO local, e o link building faz parte do processo.

Uma forma de o fazer é apoiando eventos culturais, tal como esta empresa que apoia os festivais locais de ópera e cinema.

2. Perfis de diretório jurídico

Os diretórios são uma das maneiras mais fáceis de obter backlinks de qualidade.

Além de terem alta autoridade de domínio, são considerados fontes confiáveis ​​para clientes que buscam aconselhamento jurídico, para que possam aumentar sua visibilidade online.

Os diretórios populares incluem:

  • Jurisway
  • Jus
  • Jusbrasil

Além desses grandes sites específicos de nicho, procure diretórios de empresas locais.

Se você não sabe por onde começar, analise os perfis de backlinks de seus concorrentes usando uma ferramenta de backlink gap. Você não terá necessariamente uma vantagem sobre outras empresas porque todos terão os mesmos vínculos, mas pelo menos não ficará para trás.

Veja como encontrei uma oportunidade de backlink para um dos escritórios de advocacia locais usando a ferramenta Ubersuggest Backlink Opportunity.

3. Ajude jornalistas (HARO)

HARO, ou Help a Reporter Out, é uma maneira inteligente para os advogados criarem vínculos, compartilhando seu conhecimento e experiência exclusivos.

Resumindo, veja como funciona:

  • Um jornalista pesquisando um tema do seu nicho publica uma consulta no site do HARO;
  • Você pega e responde imediatamente com um argumento de venda mostrando sua experiência;
  • Eles apresentam seus insights em seus artigos e sua empresa recebe um link interessante em troca.

O HARO tem algumas limitações quando se trata de crescer, principalmente porque não há tantas solicitações sobre temas jurídicos como em outras áreas.

No entanto, permite obter backlinks de sites de alta autoridade que não publicam artigos patrocinados ou edições de nicho e aumentar a visibilidade online da sua marca.

Para aumentar sua presença local, certifique-se de que os jornalistas que escrevem para jornais locais tenham seu número na discagem rápida. Esses relacionamentos são mutuamente benéficos porque os jornalistas contam com especialistas jurídicos para usar em seus artigos e você – uma oportunidade de garantir backlinks.

4. Link building para bolsas de estudo

Vale a pena considerar o patrocínio de bolsas de estudo porque lhe dá a chance de obter links de domínios .edu de alta autoridade e pode promover sua empresa. Esta também pode ser uma excelente oportunidade para identificar candidatos talentosos para recrutar no futuro.

Porém, as bolsas são caras e devem fazer parte de uma campanha de marketing mais ampla, e não apenas para construir links.

5. Postagem de convidado

A postagem de convidados é outra tática eficaz que os escritórios de advocacia podem usar para construir backlinks de qualidade.

Resumindo, isso envolve escrever um artigo sobre um tópico relacionado ao setor para outro site em troca de um link.

As postagens de visitantes não se limitam a publicações jurídicas porque leitores de praticamente todas as esferas da vida e setores podem precisar de aconselhamento jurídico.

Como você pode encontrar essas oportunidades?

A única ferramenta necessária é o Google e alguns operadores de pesquisa. Basta pesquisar o termo, por exemplo, ‘lei de planos de saúde’ + um dos seguintes:

  • + ”artigo convidado”
  • + “escreva para nós”
  • + “enviar um artigo”/”enviar um guest post”
  • + “diretrizes para contribuidores”
  • + “postagem de convidado por”
  • + “autor convidado”

6. Podcasts ou vídeos

Aparecer em podcasts e vídeos é mais uma oportunidade de aproveitar sua experiência para construir links. Isso se os produtores de podcast e a plataforma onde o hospedam permitirem, é claro.

Em contraste com o HARO ou o guest post, aparecer em podcasts exige muito menos esforço, pois é o apresentador e o produtor que fazem a maior parte do trabalho.

No entanto, o principal desafio pode ser garantir estas oportunidades, especialmente inicialmente, quando ainda está a estabelecer a sua presença online e a construir autoridade da marca.

7. Crie conteúdo de link bait com estatísticas

Jornalistas e blogueiros adoram estatísticas porque podem usá-las para agregar autoridade e valor aos seus artigos. Consequentemente, produzir conteúdo com base em dados de pesquisa exclusivos é uma das táticas de construção de links mais eficazes que existem.

O melhor é que você não precisa fazer sua própria pesquisa, apenas compilar os dados que já estão disponíveis em fontes secundárias.

8. Infográficos

Os infográficos, assim como os relatórios, são um ímã de links adequado porque fornecem informações valiosas, mas em um formato mais fácil de digerir e mais atraente visualmente.

Portanto, depois de reunir os dados para um relatório ou postagem de blog, certifique-se de reaproveitá-los também como um infográfico.

Alternativamente, em vez de redirecionar seus relatórios como infográficos, procure os infográficos já existentes e melhore-os atualizando os dados e tornando-os visualmente mais atraentes.

Depois de criar seu infográfico incrível, não fique sentado esperando por backlinks orgânicos (embora eles provavelmente virão se for um tópico relevante e atual). Assuma o controle! Compartilhe com jornalistas e blogueiros do seu nicho e divulgue nas redes sociais.

9. RP digital

RP digital é outra forma de obter cobertura e links de grandes meios de comunicação. Ao contrário do HARO, também é muito mais fácil de escalar, pois cada campanha pode trazer potencialmente alguns links. Além disso, ajuda você a desenvolver relacionamentos valiosos com jornalistas que cobrem o seu nicho.

Que táticas você pode usar em relações públicas digitais?

Para começar, você pode usar táticas digitais de relações públicas para promover ativamente seus relatórios de pesquisa.

Se você estiver escrevendo conteúdo especificamente para a campanha, tente pensar em um ângulo único que possa atender aos interesses do jornalista.

Você pode aumentar ainda mais a atratividade desse conteúdo adicionando comentários de especialistas que o estabelecem como uma autoridade no assunto.

Uma abordagem alternativa para contar suas próprias histórias é responder a eventos ou tendências atuais, como notícias jurídicas, mudanças regulatórias, casos de destaque e tópicos de tendência relacionados ao setor jurídico. Isso é chamado de relações públicas reativas.

Você pode fazer isso por meio de comunicados à imprensa, postagens em blogs ou mídias sociais.

Mais uma opção: crie histórias destacando suas vitórias.

Depois de criar sua resposta ou história, o próximo passo é entrar em contato com a mídia que possa estar interessada na história.

10. Seja mencionado nos sites da sua escola ou universidade

Muitas universidades mantêm diretórios de ex-alunos onde ex-alunos podem se reunir com seus colegas de classe, construir redes profissionais ou promover seus negócios.

Esta é uma boa oportunidade para garantir backlinks para seu escritório de advocacia em um site de alta autoridade.

Melhor ainda se você conseguir ser mencionado como um ex-aluno notável, pois isso dará um impulso à sua presença online.

11. Relações locais

Os relacionamentos são a base dos esforços de construção de links mais bem-sucedidos. Conforme mencionado, os escritórios de advocacia dependem fortemente de uma base de clientes locais, portanto tais relacionamentos podem ser particularmente valiosos.

Com quem você pode se juntar? Além de jornalistas locais, considere trabalhar com:

  • Negócio local – especialmente se partilharem o mesmo público-alvo. Por exemplo, colabore com agentes imobiliários e corretores de hipotecas, aconselhando seus clientes atuais e potenciais.
  • Instituições educacionais – além de patrocinar bolsas de estudo, considere oferecer estágios ou participar de seminários jurídicos.
  • Instituições de caridade – apoiar um evento de caridade pode resultar em menções e links em seus sites, blogs locais e boletins comunitários.
  • Clubes esportivos – como esta empresa que apoia um clube de golfe (onde muitos clientes potencialmente ricos podem estar por aí).

Não há nenhum link vindo dos links em seus perfis de mídia social. Mesmo assim, ainda vale a pena adicionar um link para o site do seu escritório de advocacia no Facebook, Twitter/X e LinkedIn.

Esses links podem direcionar tráfego de referência para o seu site e ajudá-lo a construir um perfil de link diversificado.

Além disso, as mídias sociais são ótimas para distribuir seu conteúdo para grandes públicos, aumentando sua presença online e estabelecendo sua autoridade.

13. Fóruns

Links de fóruns como Quora ou Reddit também não transmitem valor de link, apenas aqueles de mídia social.

Mas o Google e outros mecanismos de busca ainda prestam atenção aos links nofollow para determinar a relevância de um site.

Por exemplo, Tim Soulo, CMO do Ahrefs, publicou em seu LinkedIn que Reddit e Quora foram os que mais se beneficiaram com as atualizações do Google de 2023:

Sites mais beneficiados com atualização do Google em 2023

Além disso, fornecer aconselhamento jurídico gratuito aos leitores pode direcionar tráfego para seu site e promover seus serviços jurídicos. Você não será capaz de resolver todos os seus problemas, mas eles ainda apreciarão seus insights e poderão olhar em sua direção se decidirem instruir um escritório de advocacia.

Palavras Finais

Construir backlinks para advogados apresenta vários desafios. Há muito dinheiro em jogo e todos querem um pedaço do bolo, por isso a competição é acirrada.

No entanto, os prestadores de serviços jurídicos dispõem de algumas técnicas fiáveis ​​para construir ligações (e os recursos financeiros para as implantar).

A questão a ser respondida é se você tem o conhecimento e a mão de obra necessários para fazer isso internamente ou se prefere confiar em uma agência confiável de construção de links.

Se for este último, porque não contatar a equipa da SEO Sem Mitos para uma conversa sobre as suas necessidades?

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