Você é comprando backlinks chegar à primeira página do Google? Isso é ótimo. Mas você tem certeza de que está realmente construindo links com potencial para ajudá-lo a atingir seus marcos de SEO?

Começar um principal fator de classificação do Google, os backlinks são a força motriz do SEO. Embora construí-los da maneira certa possa levar seu site ao topo do Google, alguns movimentos errados na construção de backlinks podem causar estragos em seu site.

CUIDADO! Investir em links irrelevantes e de baixa qualidade consumirá apenas seu tempo e energia e não produzirá resultados de SEO significativos. O pior de tudo é que eles podem levar você para o lado errado do Google e ganhar um pena.

É por isso que estou aqui para contar tudo sobre backlinks relevantes: como construí-los, como esses links podem reforçar seu perfil de link e ajudá-lo a esmagar seus concorrentes e muito mais.

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O que são backlinks relevantes?

Backlinks relevantes são links que você adquire de sites intimamente relacionados ao seu setor ou nicho com as palavras-chave corretas.

O site externo ao qual você escolhe vincular geralmente cobrirá tópicos semelhantes ao seu e abordará grupos de públicos semelhantes. Esse é um forte sinal de que você está realmente construindo backlinks relevantes.

Por outro lado, links de sites que não têm nenhuma relação com o seu nicho são backlinks irrelevantes. Esses links provavelmente serão de baixa qualidade e NÃO serão uma adição valiosa ao seu perfil de link.

Ainda está se perguntando por que backlinks relevantes são particularmente importantes? Deixe-me explicar.

Mecanismos de busca como o Google, consideram os backlinks relevantes mais valiosos e confiáveis ​​porque indicam que seu site está conectado a fontes de renome dentro do nicho e também ajudam os bots a entender melhor o seu conteúdo.

Dessa forma, construir backlinks relevantes pode fazer com que os mecanismos de pesquisa exibam sua página para pesquisas mais relevantes.

Além disso, vindos de sites específicos do setor, esses links enfatizam que seu conteúdo é valioso e informativo para leitores interessados ​​em um tópico específico.

Dito isso, backlinks relevantes podem aumentar a visibilidade do seu site nas SERPs, aumentar seu potencial de classificação e direcionar mais tráfego direcionado para você.

Benefícios de construir backlinks relevantes

Como você já sabe, backlinks relevantes podem trazer uma vantagem significativa de SEO. Mas o que é exatamente?

Deixe-me detalhar abaixo os benefícios de construir backlinks relevantes.

Tráfego de referência qualificado

Construir backlinks relevantes ajuda a trazer tráfego de referência qualificado para o seu site porque você compartilha uma base de clientes comum com sites que direcionam para você.

Dito isso, os visitantes que clicam no backlink e acabam acessando sua página provavelmente terão um interesse genuíno em seu conteúdo porque ele é relevante para sua pesquisa.

É provável que esses visitantes passem mais tempo explorando seu conteúdo e interagindo com seu site. Isso aumentará o envolvimento do usuário em seu site.

Conversões aprimoradas

Qual você acha que é o próximo passo depois de atrair tráfego qualificado para o seu site? Ele traduz os visitantes em seus clientes.

Como os visitantes já estão interessados ​​em seu conteúdo, você está na verdade mais um passo mais perto de convertê-los em clientes potenciais.

Ao se conectar com o interesse que eles demonstram em seu conteúdo, você pode convencê-los a comprar seus produtos ou serviços por meio de campanhas de marketing bem direcionadas.

No geral, construir backlinks relevantes pode ter um efeito extremamente positivo na taxa de conversão do seu site.

Sinal de classificação forte

Backlinks são um importante fator de classificação do Google. Então, quando você constrói backlinks contextuais de sites altamente relevantes, eles passam um forte sinal de classificação para o Google.

O Google considera esses backlinks como votos de confiança, especialmente quando vêm de sites confiáveis ​​no mesmo nicho.

Isso aumentará suas chances de ser recompensado pelo mecanismo de pesquisa com classificações mais altas. Quanto mais backlinks relevantes você tiver, mais maior será a classificação do seu site.

Ao construir backlinks relevantes de forma consistente, você pode fortalecer seu perfil de link e aumentar a descoberta online de seu site.

Autoridade e confiança aprimoradas

A construção de backlinks relevantes contribui para construir a autoridade e a confiabilidade do seu site. Como?

Quando outros sites respeitáveis ​​em seu setor têm links para você, isso sinaliza aos mecanismos de pesquisa e aos usuários que seu site é uma fonte confiável de informações. Isso ajuda a estabelecer sua marca como uma autoridade em seu nicho.

À medida que sua autoridade cresce, é mais provável que os usuários percebam seu conteúdo como algo bastante confiável e retornem ao seu site para pesquisas relacionadas ao setor em um futuro próximo.

Dito isso, construir autoridade e confiança por meio de backlinks relevantes pode ter um impacto positivo de longo prazo na reputação, na credibilidade e no sucesso geral da sua marca em seu setor.

A opinião do Google sobre backlinks relevantes

Quando se trata de backlinks, aqui está uma pergunta que muitas pessoas fazem. Quantidade de links vs. qualidade: o que importa para o Google? E a resposta simples é que o Google prioriza a qualidade dos backlinks em vez da quantidade.

Desde a atualização do Penguin em 2012 até a atualização de spam de link mais recente em 2022, Algoritmos do Google são projetados para recompensar sites com backlinks relevantes e de alta qualidade que agregam valor aos usuários. O gigante dos buscadores conta com esses links para determinar a qualidade e autoridade de um site.

John Mueller, analista de pesquisa sênior/líder da equipe de relações de pesquisa do Google diz“Do meu ponto de vista, eu tenderia a não me concentrar no número total de links para o seu site ou no número total de links de domínio para o seu site, porque olhamos para os links de uma maneira muito diferente.”

Ele acrescenta: “Tentamos entender o que é relevante para um site, quanto devemos pesar esses links individuais, e o número total de links não importa.

Isso significa que alguns backlinks relevantes e de alta qualidade de fontes confiáveis ​​podem beneficiá-lo muito melhor do que um pedaço de backlinks irrelevantes e de baixa qualidade.

Aos olhos do Google, os backlinks que você cria a partir de sites relevantes são mais valiosos do que aqueles de sites irrelevantes e de baixa qualidade.

Suponha que você tenha um site de fitness. 10 backlinks de sites relacionados a condicionamento físico trarão mais valor de SEO do que 100 backlinks de sites de tecnologia. Esse é o tipo de diferença que a relevância do link pode fazer ao seu site em termos de SEO.

Como verificar a relevância do link

Para começar, deixe-me explicar como verificar a relevância do link usando Ahrefs.

Verificando a relevância do link com Ahrefs:

  • Explorador de sites:
    • Comece inserindo a URL do site no “Site Explorer”. Isso lhe dará uma impressão geral do site, incluindo classificação de domínio, backlinks, palavras-chave orgânicas e muito mais.
  • Perfil de backlink:
    • Vá em “Perfil de backlink” e depois em “Domínios de referência”. Verificar os domínios de referência mostrará quais tipos de sites estão vinculados à sua fonte potencial de backlink. Se muitos estiverem relacionados ao seu setor, isso é um bom sinal de relevância.
  • Páginas principais:
    • Verifique as páginas principais do site em “Pesquisa orgânica” e depois em “Páginas principais”. As páginas de melhor desempenho devem dar uma boa noção do conteúdo do site.
  • Análise de lacunas de conteúdo:
    • Use a ferramenta “Content Gap” em “Site Explorer > Organic search > Content Gap” e insira seu domínio e o domínio do outro site. Se o site for classificado com palavras-chave semelhantes ao seu site, pode ser um link relevante.
  • Texto âncora:
    • Vá para “Site Explorer > Perfil de backlink > Âncoras” para ver o texto âncora usado para backlinks. Isso lhe dará uma ideia melhor dos tópicos que o site cobre.

Agora, vamos passar para SEMrush:

Verificando a relevância do link com SEMrush:

  • Visão geral do domínio:
    • Vá para “Visão geral do domínio” e insira o URL do site. Aqui, você terá uma visão geral das métricas de SEO do site, o que lhe dará uma ideia do tema geral do site.
  • Análise de backlinks:
    • Para verificar o perfil de backlink do site, acesse “Backlink Analytics”. Esta ferramenta mostra as informações do backlink do site. Na aba “Domínios de Referência”, você pode ver os domínios vinculados ao site. Se esses domínios estiverem dentro do seu setor, o site provavelmente será relevante.
  • Principais páginas orgânicas:
    • Ao visitar “Pesquisa Orgânica” e clicar em “Páginas”, você verá as páginas principais do site. Os tópicos dessas páginas ajudarão você a avaliar a relevância do site.
  • Lacuna de palavras-chave:
    • A ferramenta “Keyword Gap” permite comparar as palavras-chave do seu site com as do site de backlink potencial. Se houver muitas palavras-chave comuns, o site provavelmente é relevante para o seu nicho.
  • Texto âncora:
    • Em “Backlink Analytics”, existe uma seção “Texto Âncora” onde você pode verificar o texto âncora dos backlinks que o site possui. Isso também pode fornecer pistas sobre o conteúdo do site e sua relevância para ele.

Melhores práticas para construir backlinks relevantes

Vamos ver como você pode construir links relevantes. Seguir as práticas recomendadas abaixo ao construir links pode complementar generosamente seus esforços de SEO.

Dos

Alcance para sites relevantes

Restrinja sites confiáveis ​​e relevantes em seu setor e entre em contato com eles para adquirir backlinks de alta qualidade.

A divulgação personalizada e genuína pode ajudar a estabelecer conexões e aumentar as chances de obter backlinks relevantes.

É por isso que na Stan Ventures, aproveitamos uma estratégia de divulgação 100% manual para escolher sites confiáveis ​​e criar propostas de e-mail genuinamente atraentes e específicas para nichos que garantam posicionamentos de links contextuais em sites relevantes.

Crie conteúdo útil

Após o lançamento de Atualização de conteúdo útil do Google no final de 2022, a criação de conteúdo de valor agregado que seja útil para os usuários tornou-se mais crucial do que nunca.

Conteúdo que resolve problemas, oferece insights específicos e agrega valor tem maior probabilidade de atrair backlinks de sites relevantes.

Concentre-se na criação de conteúdo de alta qualidade, informativo e valioso que atenda aos pontos fracos e aos requisitos de seu público-alvo.

Use o texto âncora correto

O texto âncora que você usa para construir um backlink é o que fornece o contexto. Usar o texto âncora correto ajudará os usuários e o mecanismo de pesquisa a entender do que se trata sua página.

Novamente, isso aumentará o número de cliques que você obtém e agregará mais valor de SEO ao seu conteúdo.

Portanto, ao construir backlinks, certifique-se de usar um texto âncora que seja relevante para o conteúdo da página vinculada.

Aproveite a mídia social

Aproveite plataformas de mídia social como Twitter, LinkedIn, Facebook e outras para promover e compartilhar seu conteúdo. Isso aumentará a exposição do seu conteúdo e ajudará você a atrair backlinks.

Certifique-se de que seu conteúdo seja informativo e digno de links. É assim que você faz com que as pessoas acessem sua página naturalmente.

Não é

Participando em esquemas de links

Evite participar de esquemas de links, como link building em massa, especialmente de sites com spam de baixa qualidade.

O mecanismo de busca considera os esquemas de links uma manipulação de seus algoritmos para obter classificações mais altas por meios injustos e penaliza os sites que acredita estarem envolvidos neles.

Portanto, certifique-se de criar links em intervalos consideráveis ​​e manter um perfil de link natural para evitar o lado ruim do Google.

Otimização excessiva de texto âncora

O preenchimento de palavras-chave produzirá um efeito negativo no SEO do seu site. Usando te de âncora de correspondência exata excessiva xt pode fazer com que seu conteúdo pareça artificial e com spam.

Isso afetará as chances de seu conteúdo atrair backlinks. Portanto, certifique-se de que as palavras-chave estejam distribuídas naturalmente em seu conteúdo.

Ignorando a qualidade e a relevância da vinculação de domínios

Nem todo backlink é um bom complemento ao seu portfólio de backlinks.

Como venho enfatizando desde o início, qualidade e relevância são extremamente críticas quando se trata de construir backlinks.

Ignorar esses fatores resultará em link building de baixa qualidade, o que pode contribuir para que seus esforços de SEO sejam em vão.

Como monitorar backlinks relevantes

Adquirindo backlinks de qualidade profissional é ótimo. No entanto, isso não é o fim. Você deve monitorar seus backlinks de tempos em tempos para garantir que seu perfil de link esteja íntegro. Veja como você faz isso.

Rastreie e analise métricas de backlink

Aproveite as ferramentas de SEO como Ahrefs e Semrush para monitorar regularmente métricas como domínios de referência, autoridade de domínio, texto âncora e tráfego de backlinks.

Isso permitirá que você avalie a relevância e a qualidade dos seus backlinks e identifique quaisquer mudanças nas tendências ao longo do tempo.

Rejeitar backlinks irrelevantes ou de baixa qualidade

Realize uma auditoria de backlinks para identificar backlinks irrelevantes ou de baixa qualidade que podem prejudicar o SEO do seu site.

Use o Google Search Console e outras ferramentas de auditoria de backlinks para revisar seus backlinks. Se você encontrar backlinks irrelevantes ou com spam, considere rejeitá-los para evitar que afetem negativamente suas classificações de pesquisa.

Fique de olho nos perfis de links dos seus concorrentes

E se eu lhe dissesse que você poderia usar seus concorrentes para adquirir backlinks mais relevantes para o seu site?

Sim. Acompanhar de perto os perfis de links de seus concorrentes oferece insights sobre suas estratégias de link building e ajuda a identificar oportunidades potenciais para a construção de backlinks relevantes.

Analise os perfis de links de seus rivais de negócios para descobrir sites com links para eles, mas não para você. Uma vez feito isso, entre em contato com os sites correspondentes e peça links.

Isso torna a aquisição de links muito mais fácil porque, se alguém criar um link para o seu concorrente, também poderá criar um link para você.

Entre em contato com esses webmasters e destaque por que eles precisam criar um link para você e como isso será um benefício mútuo.

Por mais que você queira construir backlinks, você também precisa ter certeza de que eles são relevantes e contextuais. Isso é o que realmente irá acelerar o seu crescimento de SEO.

Implemente as práticas acima para adquirir backlinks relevantes para construir um perfil de link natural e dar ao mecanismo de pesquisa um motivo convincente para classificar seu site em uma posição mais elevada nas SERPs.

Quer construir backlinks relevantes para o seu site sem suar a camisa? Estamos felizes em ajudar. Contate-nos hoje.

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