Proteger um backlink de sites de alta autoridade como Forbes, G1 ou Hubspot é caro. Esses links custam mais de US$ 1.000 e leva tempo para obtê-los.
Conseqüentemente, muitas empresas podem se dar ao luxo de construir apenas alguns deles. Isso pode não ser suficiente para aumentar o desempenho de SEO do seu site.
É por isso que você pode ficar tentado a tentar o link building em camadas.
Mas será que esta estratégia ainda funciona em 2024?
O artigo explora o que é a construção em camadas e como ela pode ser usada para ajudar o conteúdo a subir nas SERPs. Também discutimos suas vantagens e riscos.
DR
- O link building em camadas é uma estratégia avançada de link building que envolve a construção de uma estrutura semelhante a uma pirâmide de backlinks apontando para o seu site.
- Os backlinks de nível 1 vêm de sites de alta autoridade, como Hubspot ou Forbes, e direcionam diretamente para o seu site financeiro.
- Os links de nível 2 não apontam para o seu site, mas para as páginas dos sites T1 e sua função é aumentar seu desempenho.
- Os links de nível 3 normalmente vêm de postagens em mídias sociais, comentários em blogs ou postagens em fóruns. Como são links nofollow, eles não geram nenhum link, mas direcionam o tráfego de referência e aumentam a visibilidade dos links T2.
- Alguns SEOs também configuram uma quarta camada de links de sites para envio de índice ou encurtadores de URL, mas seu valor é questionável.
- O principal benefício do link building em camadas é o aumento do valor do link transmitido para o seu site a partir de todos os links. Essa abordagem também permite que você se beneficie de backlinks que poderiam prejudicar seu perfil de backlink e a autoridade do site.
- O link building em camadas é um esquema de links e depende de links com spam, portanto, apresenta o risco de penalidades de SE. Além disso, sua construção e manutenção ainda são caras e demoradas e normalmente oferecem apenas ganhos de curto prazo. Também é mais difícil acompanhar o impacto dos links em camadas.
- Se quiser conhecer formas alternativas de melhorar o desempenho SEO do seu site com backlinks de qualidade, entre em contato com a equipe do Editorial Link!
O que é link building em camadas?
O link building em camadas é uma estratégia avançada de SEO que envolve a criação de uma estrutura de backlinks em forma de pirâmide.
O que o diferencia de outras estratégias é que, em vez de vincular diretamente ao seu site principal, você cria links para várias camadas de páginas secundárias.
Veja como funciona em poucas palavras:
Primeiro, você cria um link a partir de um site de alto DA, por exemplo, Search Engine Land, assim como fizemos com nosso post convidado sobre terceirização de construção de links.
Em seguida, você cria links apontando para este site para aumentar seu desempenho e adivinhe?
Você cria backlinks para esses sites para impulsioná-los também.
O principal objetivo do link building em camadas é aumentar o fluxo do link juice para o seu site financeiro.
Camadas de links
O princípio por trás do link building em camadas é simples: quanto mais baixo for o nível, menor será a qualidade dos backlinks, mas maior será o seu volume.
Links de nível 1
Os links de nível 1 são os links da mais alta qualidade em sua estratégia de link building. Eles vêm de sites confiáveis e confiáveis, relevantes para o seu nicho ou setor, como Hubspot (DA93), Forbes (DA94) ou G2 (DA90).
Esses backlinks podem aumentar o desempenho do SERP porque mecanismos de pesquisa como o Google os veem como evidência de que o site demonstra experiência, autoridade e confiabilidade. Se sites estabelecidos possuem links para o conteúdo, é um sinal de que as informações são confiáveis.
Uma maneira comum de obter links de primeiro nível é por meio de inserções de links, HARO e guest posts.
Garantir oportunidades de postagem de convidados nesses locais exige muito trabalho e dinheiro.
A grande maioria dos editores ignora e-mails de divulgação e, se você conseguir contatá-los, ainda precisará passar por um meticuloso processo editorial para garantir que seu conteúdo seja da qualidade certa.
É por isso que obter de 2 a 5 desses links por campanha é um bom resultado.
Como você procura sites relevantes de alta autoridade com links para entrar em contato?
A maneira mais fácil é por meio da análise da concorrência. Basta usar uma ferramenta como Ahrefs Link Intersect ou Semrush Backlink Gap para encontrar sites com links para seus principais concorrentes, mas não para você.
Links de nível 2
Os links de nível 2 apontam para os links de nível 1, não para o site principal.
O objetivo deles é aumentar a autoridade dos seus links de nível 1, tornando-os mais poderosos e, por sua vez, passando mais valor de link para o seu site principal.
Se o seu guest post for de qualidade sólida, atrairá alguns backlinks orgânicos. No entanto, para dar um impulso à sua campanha, talvez você ainda precise construir alguns links T2 manualmente.
A boa notícia é que tendem a ser mais baratos e fáceis de obter do que links T1 porque vêm de sites menos confiáveis.
Por exemplo, esses sites têm padrões editoriais mais baixos, portanto a criação do conteúdo custa menos.
Assim como para links de nível 1, você pode usar guest posts e inserções de links para obter links T2 – por exemplo, em blogs ou diretórios pessoais. PBNs de qualidade, diretórios de artigos, outros sites, plataformas de publicação como Medium.com, comunicados de imprensa e outros conteúdos da web 2.0 também são boas fontes.
💡 Dica profissional: Procure oportunidades para construir links T2 organicamente.
Por exemplo, quando você escreve um guest post com um link T1 para o seu site, também pode ser possível incluir backlinks T2 para outros posts T1 que você escreveu no passado.
Ou você pode criar um link para a página de um dos seus parceiros em troca de um link semelhante da página deles.
Procure obter de 5 a 10 backlinks de segundo nível para cada link de nível 1.
Links de nível 3
Os links de nível 3 vêm de perfis, fóruns (como Quora ou Reddit), comentários de blogs, postagens em mídias sociais e diretórios, e sua função é oferecer suporte a links T2.
No entanto, como os links de terceiro nível geralmente são nofollow, eles não transmitem nenhum link juice.
Isso não significa que eles não tenham nenhum impacto no desempenho do SERP. O Google usa atributos de link como dicas sobre a inclusão ou não de uma página nos resultados de pesquisa.
📌 Todos os atributos de link – patrocinado, ugc e nofollow – são tratados como dicas sobre quais links considerar ou excluir na Pesquisa. Usaremos essas dicas – junto com outros sinais – como uma forma de entender melhor como analisar e usar links de maneira adequada em nossos sistemas.
Na verdade, os links T3 podem aumentar a visibilidade online de um site e gerar tráfego de referência, o que pode trazer backlinks orgânicos.
Para que esses links tenham impacto, você precisa de muitos deles.
Como milhares.
🚨 Embora não seja recomendado, muitas pessoas fazem isso por meio de serviços automáticos de criação de links, como GSA ou RankerX. Após uma configuração rápida, eles literalmente produzem backlinks 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Links de nível 4
Alguns SEOs podem tentar obter vantagem adicionando outro nível à pirâmide, o Nível 4, por meio de sites de bookmarking e links de sites de envio de índice ou encurtadores de URL.
Eles valem seu esforço e tempo?
Isso é questionável.
Benefícios do link building em camadas
Tendo abordado a teoria por trás do link building em camadas (e um pouco de prática), vamos dar uma olhada rápida nas principais vantagens da abordagem.
Mais juice de link por menos
A principal razão pela qual o link building em camadas se tornou uma realidade foi que ele permite que você aumente o fluxo de valor do link para o seu site financeiro a um custo menor.
Isso porque é consideravelmente mais barato construir links de nível inferior do que links de nível 1.
Menor exposição ao risco
Embora aproveite links de baixa qualidade para melhorar o desempenho do SERP, a construção de links em camadas limita sua exposição aos seus efeitos potencialmente prejudiciais.
Isso ocorre porque esses links não direcionam de volta ao seu site principal ou aos links de primeiro nível. Mesmo que os algoritmos SE detectem anomalias na estrutura do link, eles podem não ser capazes de rastreá-las até você.
Fica ainda melhor.
Se você perceber que uma determinada ramificação está causando danos, poderá facilmente cortar suas conexões com o resto da rede.
Espaço para experimentação
Devido ao buffer de proteção que as 2 ou 3 camadas acima oferecem, você pode experimentar livremente diferentes tipos de links e métodos de aquisição sem se preocupar com possíveis reações adversas.
Você pode tentar qualquer tipo de tática e ver se consegue se safar, pois é improvável que afete negativamente o desempenho de SEO.
Perfil de link diversificado
Um perfil de link saudável está longe de ser uniforme. É composto por todos os tipos de links – com diferentes DAs, de várias fontes, com tags dofollow e nofollow.
O link building em camadas emula isso.
E não se trata apenas da estrutura dos links, mas também de como eles são adquiridos.
Esses links aumentam gradualmente, o que se assemelha a um padrão de crescimento orgânico.
Desvantagens do link em camadas
Considerando seus benefícios, o link building em camadas pode parecer óbvio.
Segure seus cavalos! Existem algumas desvantagens e riscos sérios a serem considerados antes de mergulhar.
Penalidades
Apesar da bolha protetora que separa seu site dos links com spam, a estratégia ainda pode sair pela culatra.
Isso porque, em última análise, uma estrutura de links em camadas ainda é um esquema criado para aumentar artificialmente o desempenho SERP do seu site e, como tal, vai contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa, como as do Google:
📌 Quaisquer links destinados a manipular o PageRank ou a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google podem ser considerados parte de um esquema de links e uma violação dos princípios do Google. Diretrizes para webmasters. Isso inclui qualquer comportamento que manipule links para o seu site ou links de saída do seu site.
Embora possa ter sido mais fácil fazer isso há 10 anos, os algoritmos SE são cada vez melhores na detecção de padrões não naturais.
Por exemplo, se você depende exclusivamente de guest posts para ganhar backlinks em sites muito semelhantes ou criar links muito rapidamente, você cria uma pegada fácil de identificar.
Como você pode evitá-lo?
Custo de oportunidade
Construir links, independentemente da sua qualidade, requer tempo e dinheiro. Esses custos aumentam drasticamente quando você precisa configurar e manter uma estrutura de backlinks bastante complexa.
Por exemplo, você pode precisar de melhores ferramentas de monitoramento para acompanhá-los.
Como a maioria dos links da sua pirâmide não apontam para o seu site, você pode estar se perguntando se o investimento é justificado.
Em vez disso, você poderia gastar esses recursos na proteção de links editoriais e inserções de links que já existem. e links apontando para eles.
Efeito de curto prazo
É por isso que é geralmente aceito que a construção de links em níveis só pode gerar resultados de curto prazo.
Em algumas situações, isso pode ser exatamente o que você precisa. Por exemplo, pode ajudá-lo a obter o impulso inicial ao entrar num novo mercado.
No entanto, se você busca um processo sustentável que beneficiará seu site no longo prazo, este não é o caminho a seguir.
Isso ocorre porque os algoritmos SE irão se atualizar mais cedo ou mais tarde e é difícil manter uma estrutura tão complexa para sempre.
Difícil acompanhar o impacto
Supondo que o link building não seja a única coisa que você está fazendo para melhorar o desempenho SERP do seu conteúdo, é difícil atribuir as mudanças positivas aos backlinks adquiridos.
E isso é apenas uma camada. E se você tiver 2, 3 ou mais níveis?
É especialmente verdade que leva um pouco de tempo para que qualquer resultado apareça. Embora demore de 1 a 3 meses para que os efeitos das campanhas regulares de link building comecem a aparecer, será consideravelmente mais se o link juice tiver que subir nas camadas.
Palavras Finais
O link building em camadas costumava ser uma estratégia popular de link building porque permitia que os SEOs aumentassem rapidamente o desempenho de seus sites.
Contudo, a realidade atual é mais complexa.
Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa evoluíram e, para que essa abordagem funcione, você precisa construir links de qualidade para sites T1 com métricas decentes:
Considerando quanto esforço é necessário, você também pode gastar seu tempo e dinheiro desenvolvendo relacionamentos, aumentando sua autoridade no assunto e construindo links por meio de diferentes métodos, como links editoriais.
Dito isto, não há razão para não explorar oportunidades para construir ligações de nível 2 quando uma oportunidade “orgânica” se apresenta.
Você precisa de ajuda para construir um perfil de backlink saudável e natural para o seu site? Entrar em contato com a equipe do SEO Sem Mitos?
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