Você deve ter ouvido que backlinks contextuais são o tipo de link mais valioso para SEO. É por isso que você está aqui, procurando saber mais sobre links contextuais, seus benefícios e como obtê-los.

Backlinks contextuais são hiperlinks incorporados em conteúdo relevante.

Terei prazer em fornecer todas as respostas com base em minha própria experiência e nos insights de outros especialistas em SEO.

DR

  • Eles são cruciais para o SEO, oferecendo benefícios como classificações aprimoradas, maior autoridade e maior reconhecimento da marca.
  • Existem três tipos de links contextuais: links internos, de entrada e de saída.
  • Um bom link contextual é caracterizado por sua relevância para o tópico da página em que está colocado, o contexto circundante e o texto âncora.
  • Para aproveitar ao máximo os links contextuais, concentre-se primeiro na criação de conteúdo digno de links e no estabelecimento de uma estrutura de links internos forte.
  • Só então, recorra ao link building manual, envolvendo estratégias como link building baseado em relacionamento, guest blogging, link building quebrado, entre outras.

O que são backlinks contextuais?

Backlinks contextuais são hiperlinks incorporados ao conteúdo relevante de outra página da web. Esses links se enquadram naturalmente no contexto do conteúdo ao redor e geralmente fornecem informações ou recursos adicionais relacionados ao tópico em discussão.

três tipos de backlinks contextuais com base na relação entre o site vinculado e a página vinculada:

  • Links contextuais internos
  • Links contextuais de entrada
  • Links contextuais de saída

Vamos dar uma olhada em cada um.

Links contextuais internos

São links que conectam diferentes páginas de um mesmo site.

Este é um link contextual interno que aponta de uma página do blog para outra página do mesmo blog.

Por exemplo, se a postagem do seu blog menciona um tópico relacionado que foi abordado em um artigo anterior do seu site, você deve interligar essas páginas. Isso não apenas ajudará os usuários a navegar em um site com mais facilidade, mas também melhorará a estrutura geral e a organização do site para os mecanismos de pesquisa.

Links contextuais de entrada

Esses links vêm de sites externos para as páginas do seu site.

Este é um link contextual de entrada.

Links contextuais de entrada são os mais importantes do ponto de vista de SEO – eles sinalizam aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é confiável e confiável dentro de sua área de tópico.

Links contextuais de saída

Também conhecidos como links externos, esses links apontam das páginas do seu site para sites externos.

Links contextuais externos fornecem recursos ou referências adicionais sobre o tópico. Embora eles possam potencialmente desviar o tráfego do seu site, você não deve se preocupar com isso. Se eles acharem seu site valioso, eles voltarão. Se não, eles vão embora de qualquer maneira.

Se você não está convencido, basta inserir o alvo=”_em branco” atributo para abrir links externos em uma nova guia.

5 benefícios dos backlinks contextuais

O que faz com que os backlinks contextuais valham o esforço? São todos os resultados positivos, a saber:

Perfil de link mais forte

Os backlinks contextuais são extremamente benéficos para o seu perfil de link porque mecanismos de pesquisa como o Google os consideram mais naturais e úteis.

Ao incorporar todos os três tipos de links contextuais (internos, externos e inbound) em sua estratégia, você construirá um perfil de link de aparência saudável que enfatiza a credibilidade do seu site aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

Maior autoridade

É aqui que os links contextuais de entrada brilham em particular. Quando você ganha um backlink de um site confiável e relevante, ele transfere uma parte de sua autoridade, também conhecida como “link juice”, para o seu site. Este processo é fundamental na forma como os motores de busca determinam a credibilidade e relevância das páginas web.

Geralmente, quanto mais confiáveis ​​forem os sites dos quais você obtém links, menos links serão necessários para atingir seus objetivos.

💡Dica: Não confunda o conceito de autoridade com métricas de terceiros, como autoridade de domínio (DA), classificação de domínio (DR) e outras. Essas métricas são úteis apenas para estimar a probabilidade de um site ser percebido como confiável pelos mecanismos de busca, com base na qualidade e quantidade de seus backlinks externos.

Classificações melhoradas

Construir um perfil de link forte ou aumentar a autoridade do seu site dificilmente é o principal motivo pelo qual você investiu no link building. Um de seus principais objetivos é melhorar a classificação de determinadas páginas ou de todo o site.

Com links contextuais, você alcançará esse objetivo e sustentá-lo ao longo do tempo.

Nathan Gotch, fundador da Gotch SEO Academy, enfatiza a importância da vinculação contextual e alerta os especialistas em SEO sobre as consequências da avaliação de oportunidades de construção de links apenas em DR. Gotch demonstra o declínio acentuado no tráfego experimentado por um site com alto DR que foi penalizado pelo Google por se envolver em práticas manipulativas. Não é preciso ser um gênio para descobrir que outros sites que receberam links deste site penalizado também sofreriam consequências negativas, incluindo um declínio nas classificações.

não cometa esse erro de link building

Ao priorizar a relevância do link em vez de ganhos rápidos, você terá mais chances de alcançar resultados positivos duradouros e manter classificações estáveis.

Mais referências

Muitos blogs de SEO enfatizam o aumento do tráfego de referência como um dos principais benefícios dos backlinks contextuais. Aposto que esses artigos foram escritos por pessoas que nunca tentaram direcionar o tráfego de referência por meio do link building.

A verdade é que, embora os links contextuais possam gerar alguns cliques, o número geralmente é insignificante demais para ter um impacto substancial no tráfego geral do site. Porém, existem exclusões:

  • Tópicos virais ou de tendência. Se você publicou pesquisas recentes ou notícias exclusivas e as pessoas começaram a criar links para elas, provavelmente verá tráfego de referência desses links.
  • Comunidades engajadas. Se um influenciador de nicho incluir seu link para uma postagem sobre um tópico muito especializado, você poderá receber algumas referências qualificadas (o que geralmente é melhor do que centenas de visitantes).
  • Diretórios, sites de avaliação e listagens. Se um usuário estiver pesquisando “o melhor software de marketing por e-mail” e seu produto estiver na lista, o link provavelmente gerará um tráfego de referência sério para você.

Caso contrário, eu não esperaria que backlinks contextuais gerassem tráfego de referência significativo por conta própria.

Maior nível de conhecimento da marca

Quando um site de alta autoridade é vinculado a uma fonte externa, as pessoas naturalmente percebem a fonte vinculada como confiável – presumindo que as pessoas realmente cliquem no link. Se você deseja aumentar o reconhecimento da marca por meio do link building, pense nos tipos de conteúdo e textos âncora que atraem a atenção dos leitores. Por exemplo, ao citar pesquisas, os autores costumam incluir o nome da empresa que a realizou, o que aumenta a visibilidade e o reconhecimento da marca.

O que constitui um bom link contextual

Vamos analisar os critérios que definem um link contextual que tem um peso significativo para o seu perfil de tinta.

Relevância do link

A relevância do link se destaca como um dos fatores para determinar o ranking da página vinculada. É basicamente um indicador de como o tópico da página A está relacionado à página B se um estiver vinculado ao outro. Quanto mais relevante o link, maior a probabilidade de ambas as páginas serem classificadas para consultas relacionadas ao seu tópico.

Os mecanismos de pesquisa determinam a relevância do link por:

  • O tópico da página de link
  • O contexto circundante e o texto âncora do link

Então, como você encontra páginas contextualmente relevantes para link building? Simplesmente pesquisar o(s) tópico(s) relevante(s) não é muito produtivo – os resultados provavelmente serão dominados por seus concorrentes (e não parece que eles estejam dispostos a criar um link para o seu site, não é?).

Antonio Gabric, gerente de divulgação da Hunter.io, sugere uma solução alternativa interessante – que é usar o operador de pesquisa para encontrar todos os artigos que abordam o tópico selecionado. O operador de busca define a distância máxima entre as duas palavras-chave, ajudando assim a identificar possíveis variações de textos âncora e acessar uma seleção mais ampla de conteúdos relevantes.

relevância é o rei do link building

Otimização de texto âncora

O texto âncora usado no backlink fornece contexto adicional aos mecanismos de pesquisa sobre o conteúdo da sua página, ajudando a classificá-la para as palavras-chave corretas.

Ao escolher um texto âncora para o seu link (dado que você tem controle sobre isso)escolha as palavras-chave que descrevem com mais precisão a página ou ideia à qual você está vinculando.

💡Dica: Embora seja essencial otimizar textos âncora para palavras-chave relevantes, evite a otimização excessiva enchendo-os com muitas palavras-chave ou usando textos âncora de correspondência exata repetidamente.

Como construir backlinks contextuais

Para aproveitar ao máximo os links contextuais, você precisa de três coisas: conteúdo de qualidade, uma estrutura de links internos sólida e uma estratégia manual eficaz de construção de links.

Crie conteúdo digno de link

Para gastar menos tempo na construção de links e, ao mesmo tempo, aproveitar o crescimento exponencial do perfil de links, redobre o conteúdo que tem potencial para atrair links naturalmente.

Aqui estão alguns exemplos de formatos de conteúdo aos quais jornalistas e similares não conseguem resistir:

  • Pesquisa original envolve a realização e publicação de estudos ou pesquisas. Jornalistas e blogueiros muitas vezes procuram conteúdo baseado em dados para apoiar seus artigos, tornando a pesquisa original um formato de conteúdo altamente digno de links.
  • Conteúdo de liderança inovadora pode incluir opiniões de seus próprios especialistas no assunto ou de colaboradores externos. Se você conseguir apresentar insights exclusivos, as pessoas vão querer citá-los em seu conteúdo.
  • Experimentos que testam hipóteses ou exploram novas ideias sempre atraem atenção e links.
  • Estudos de caso forneça exemplos reais de como pessoas ou empresas superaram problemas ou alcançaram seus objetivos usando uma técnica ou produto específico. Os escritores geralmente os procuram para apoiar seus artigos “como fazer”.
  • Newsjacking envolve o uso de notícias virais ou tópicos de tendência para criar conteúdo oportuno e relevante. Porém, esta é uma abordagem urgente – portanto, você não pode planejá-la com antecedência.

Comece com uma forte estrutura de links internos contextuais

Passo dois: vamos colocar nossa própria casa em ordem. Interligue as páginas principais do seu site para tornar mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear e indexar suas páginas e distribuir o valor do link por todo o site.

Comece mapeando a hierarquia do seu site, incluindo as principais categorias e subcategorias. Determine quais páginas são mais importantes para o seu site. Podem ser conteúdo fundamental, páginas de produtos, páginas de serviços ou qualquer outra página que você queira priorizar. Essas páginas principais servirão de base para sua estratégia de links internos.

Ao vincular suas próprias páginas, use um texto âncora descritivo que descreva com precisão o conteúdo da página vinculada. Evite frases genéricas como “clique aqui” e, em vez disso, use palavras-chave que forneçam contexto aos usuários e aos mecanismos de pesquisa.

Criação de links manuais

Assim que você criar conteúdo digno de link e otimizar a estrutura de links internos, poderá começar a gerar conteúdo contextual entrada backlinks para seu site. É mais fácil falar do que fazer, hein?

Não há alternativa ao link building manual para obter links contextuais de alta qualidade. Prepare-se para passar os próximos meses pesquisando, divulgando e criando conteúdo até ver os primeiros resultados tangíveis.

Por onde você começa? Se você simplesmente começar a entrar em contato com os editores do nada e pedir-lhes que insiram seus links, a taxa de sucesso será incrivelmente baixa. Como proprietário de um site e colaborador regular de outros sites, frequentemente recebo solicitações como a da captura de tela. Adivinhe quantos deles são respondidos? Exatamente.

Para ajudá-lo a se atualizar rapidamente, selecionei as oito melhores estratégias manuais de criação de links que são eficazes para todos:

  • Link building baseado em relacionamento. Conecte-se com outros gerenciadores de conteúdo e criadores de links para participar (chapéu branco) atividades de troca de links.
  • Blog convidado. Escreva artigos para sites em um nicho relevante, incluindo links contextuais para suas páginas alvo e conteúdo de seus parceiros (se você decidir se envolver na construção de links de relacionamento).
  • Menções desvinculadas. Identifique menções desvinculadas de sua marca em sites externos e solicite a adição de um link para seu site com o nome de sua marca.
  • Link building quebrado. Encontre links quebrados em sites relevantes e entre em contato com webmasters ou gerentes de conteúdo que oferecem seu conteúdo como substituto.
  • Construção de links HARO. Contribua com seus comentários para artigos de jornalistas por meio da plataforma Connectively (ex-HARO) e ganhe backlinks de alta qualidade de veículos de notícias confiáveis.
  • Arranha-céutécnica. Pesquise o conteúdo dos concorrentes ao qual outras pessoas vinculam e crie um artigo melhor sobre o mesmo tópico para que as pessoas criem um link para ele.
  • RP digital. Crie histórias interessantes sobre sua marca e apresente-as aos meios de comunicação e jornalistas para cobertura (e links!).
  • Entrevistas e podcasting. Você é um especialista no assunto? Você pode participar de entrevistas, podcasts ou outras formas de conteúdo de liderança inovadora e obter links contextuais e crédito por sua contribuição.

Seja qual for a estratégia que você selecionar, lembre-se sempre dos critérios-chave para um posicionamento de qualidade:

O construtor de links ou agência não vê além do DR = uma enorme bandeira vermelha. 🚩

Aqui está o que é mais importante do que um alto DR:

→ Textos âncora

→ Páginas com melhor classificação

→ Crescimento do site ao longo do tempo

→ Relevância do perfil de backlink

→ Qualidade e relevância do conteúdo

→ Proporção de backlinks de entrada/saída

Confie o link building contextual a profissionais

Embora a construção manual de links contextuais exija muito tempo e esforço, os resultados definitivamente justificam o investimento. Se você não tem recursos para iniciar e expandir seus esforços de construção de links contextuais, o SEO Sem Mitos está aqui para ajudá-lo.

Nossa equipe de especialistas em link building discutirá seus objetivos com você e o ajudará a obter links contextuais de alto DR que o aproximam desses objetivos. Nós nos concentramos na construção de links baseados em relacionamentos, sem esquemas duvidosos ou práticas manipulativas.

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