Links de relações públicas, também conhecidos como “press releases”, são uma variedade de backlinks comumente originados de meios de comunicação, jornais ou jornalistas.

Nosso guia fornece um instantâneo de:

  • O que é link building de relações públicas
  • Seus benefícios
  • Táticas comuns de construção de links de relações públicas
  • Como contratar uma agência de relações públicas confiável (e sinais de alerta a serem observados).

DR

  • Existem dois benefícios principais na construção de links de relações públicas: ajuda a proteger backlinks de domínios de alta autoridade e a desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos de longo prazo com jornalistas e blogueiros.
  • Os jornalistas consideram os estudos de investigação baseados em dados particularmente atraentes porque acrescentam autoridade aos seus artigos.
  • No PR de produtos, você cria comunicados de imprensa sobre os próximos lançamentos de produtos ou recursos e os apresenta a jornalistas especializados em seu nicho.
  • Outra forma de garantir a cobertura da mídia é estabelecer membros de sua organização como líderes inovadores em sua área e criar conteúdo que demonstre seus conhecimentos.
  • As organizações também podem captar a atenção dos jornalistas com campanhas criativas.
  • O newsjacking e as relações públicas reativas dependem da identificação de notícias e tópicos de tendência e da criação de conteúdo que contribua para a discussão.
  • No HARO, você responde aos pedidos de contribuição dos jornalistas. Se você for rápido o suficiente e oferecer insights exclusivos, poderá ganhar backlinks nos jornais e revistas mais conceituados.
  • Ao contratar uma assessoria de imprensa, analise seus resultados e processos anteriores. Procure uma agência que ofereça monitoramento ao vivo e uma boa relação custo-benefício.
  • Fique longe de agências que prometem milagres, têm práticas de comunicação inadequadas, não conseguem reter clientes e resolvem seu perfil de backlink.
  • Se você procura um serviço de link building de qualidade, por que não bater um papo com a equipe do SEO Sem Mitos?

O que é link building de relações públicas?

O link building de relações públicas é uma parte da estratégia de SEO que visa proteger backlinks de meios de comunicação, influenciadores e sites de alta autoridade de renome.

O processo envolve a criação de conteúdo interessante e sua apresentação a jornalistas ou a construção de relacionamentos com influenciadores, que fornecem links para ele. Isso agrega valor editorial ao seu conteúdo.

Embora não seja uma abordagem nova, o link building de relações públicas continua a ser um método potente para reforçar a autoridade, a credibilidade e as classificações dos mecanismos de pesquisa de um site.

Irina Maltseva, fundadora da ONSAAS e líder de crescimento da Aura, descreve duas maneiras principais pelas quais as campanhas digitais de relações públicas podem beneficiar sua empresa.

Primeiro, ele gera backlinks de alta qualidade de fontes confiáveis, distribuindo conteúdo envolvente e interessante.

Os meios de comunicação, como Exame, G1, Forbes ou The Times, têm domínios de alta autoridade. Isso significa alto valor de link e um impacto maior no desempenho do SERP.

Quer saber a melhor parte? Esses links são muito difíceis de replicar pelos seus concorrentes.

Os esforços de relações públicas giram em torno de eventos atuais, pesquisas exclusivas ou conquistas da empresa que não são facilmente clonadas.

Isso torna difícil para os concorrentes obterem links semelhantes, a menos que tenham conteúdo comparável e interessante ou histórias próprias.

Não para por aí. Um único link em um artigo publicado por um grande meio de comunicação pode gerar tráfego de referência significativo e links adicionais.

Bem, e quanto ao segundo benefício principal?

⭕ Em segundo lugar, constrói relacionamentos valiosos no setor, levando a oportunidades de links orgânicos e maior credibilidade da marca, o que pode melhorar significativamente as classificações.

Como começar a criar links digitais de relações públicas?

Para iniciar a criação de links digitais de PR, siga estas diretrizes passo a passo:

  1. Identifique as principais fontes nas quais seu público depende para aprender e buscar conselhos.
  2. Proponha assuntos nos quais você se destaque e que tenham relevância para o seu público.
  3. Comece a gerar leads de entrada, conversões e backlinks de alto nível.
  4. O impulso das relações públicas digitais começa a se desenvolver.
  5. Mostre sua confiabilidade em inúmeras plataformas altamente confiáveis.

Táticas de link building de relações públicas

Quais estratégias de relações públicas você pode aproveitar para sua campanha de link building? Falaremos sobre alguns dos mais comuns.

Estudos de pesquisa baseados em dados

As campanhas de dados são uma tática de relações públicas que envolve o aproveitamento de conteúdo baseado em dados para atrair a atenção da mídia, obter cobertura e gerar backlinks para seu site. Eles se baseiam na ideia de que insights e estatísticas baseados em dados podem tornar seu conteúdo mais interessante e atraente para jornalistas que procuram fontes de qualidade.

Como funciona a estratégia?

Resumindo, você identifica um tema relevante no seu nicho que pode ser explorado ou apresentado por meio de dados.

Em seguida, você coleta os dados por meio de pesquisas originais ou analisando relatórios do setor e explorando conjuntos de dados existentes. A chave é extrair insights novos e valiosos.

Depois de ter os dados, crie um conteúdo atraente em torno deles, por exemplo, um relatório e um comunicado à imprensa destacando as principais descobertas.

Segundo Evaldas Mockus, VP de Growth da Omnisend, esta é a parte fundamental do processo:

⭕ As campanhas de link building de relações públicas devem começar apresentando conteúdo exclusivo, em vez de abordar os jornalistas de forma agressiva. Publicamos pesquisas derivadas dos dados de nossa ferramenta, com foco específico em estatísticas omnicanal… Ao longo de alguns anos, geramos 1.168 backlinks.

como gerou mais de 1000 backlinks

A pesquisa original é um ímã de links por si só, mas os esforços de relações públicas permitem ampliar os resultados.

A próxima etapa envolve identificar jornalistas e meios de comunicação usando ferramentas como Prowly ou Roxhill e contatá-los com o comunicado à imprensa.

Os jornalistas usam os dados para escrever sua história, criar um link para sua reportagem e pronto!

PR do produto

A PR de produtos se concentra em aumentar a visibilidade online e criar uma consciência pública positiva sobre os produtos da sua empresa. E ganhando backlinks para o site da empresa.

Por exemplo, ao lançar um novo produto ou recurso, você pode aproveitar as relações públicas do produto para criar buzz em torno do lançamento.

Como é na prática?

Você elabora comunicados de imprensa destacando os recursos exclusivos do produto e os compartilha com jornalistas e meios de comunicação que cobrem seu setor.

Foi isso que o Wordtune fez quando lançou seu AI Content Detector. A equipe de relações públicas da Wordtune procurou jornalistas especializados na área e conseguiu cobertura de vários meios de comunicação, incluindo uma popular revista israelense, Geektime.

Aqui está o impacto da campanha no tráfego orgânico:

impacto da campanha no tráfego orgânico

Liderança inovadora

As campanhas de PR de liderança inovadora concentram-se em posicionar você ou sua organização como uma voz autorizada e influente em seu setor ou nicho.

Seu objetivo é estabelecer credibilidade, construir confiança e aumentar a visibilidade, obtendo cobertura de veículos de alta autoridade e apresentando sua experiência e percepções. Se você quiser experimentar, comece cristalizando as principais mensagens e temas para sua campanha de liderança inovadora.

Para mostrar a experiência do seu líder inovador:

  • criar recursos e assinaturas sobre tópicos relevantes,
  • aproveitar oportunidades de palestras e briefings para a mídia em eventos comerciais,
  • promova seus insights nas redes sociais e no site ou blog da sua empresa,
  • oferecer entrevistas exclusivas.

Liderança inovadora PR é uma estratégia eficaz porque gera resultados no futuro. Depois que você se estabelecer como um líder inovador em seu nicho, jornalistas e blogueiros continuarão voltando em busca de mais sabedoria.

Campanhas criativas

A criatividade é outra forma de captar a atenção da mídia e atrair backlinks de sites de alta autoridade.

Dê uma olhada no /OutHourse_ campanha da Visit Iceland.

A campanha de 2021 (alguns anos atrás) para promover a Islândia como destino turístico baseou-se na ideia de que você pode contratar cavalos islandeses “treinados em jargões corporativos” para lidar com suas caixas de entrada enquanto você aproveita suas férias.

A página inicial da campanha inclui um vídeo com cavalos andando sobre teclados enormes e “digitando” respostas fora do escritório e incríveis vistas da Islândia.

O ‘serviço’ ainda oferece um nível de customização – você pode escolher um cavalo específico para o trabalho. Gênio!

Quão eficaz foi a campanha?

Obteve cobertura de centenas de pontos de venda em toda a Europa e garantiu mais de 1,1 mil backlinks de mais de 500 domínios.

resultado da campanha de e-mail outhorse

Newsjacking e relações públicas reativas

Newsjacking e relações públicas reativas aproveitam notícias e eventos de tendência relacionados ao seu nicho para gerar cobertura da mídia e, posteriormente, backlinks para o seu site. A estratégia exige monitoramento constante de notícias e mídias sociais para as últimas notícias em sua área.

Uma maneira fácil de fazer isso é rastrear palavras-chave em alta. O Google Trends é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para o trabalho.

openAI no Google Trends

Em seguida, você cria conteúdo relacionado que agrega valor à conversa e alcança jornalistas e blogueiros que cobrem o tema.

Foi exatamente assim que a campanha de crescimento do chatGPT conseguiu garantir mais de 60 backlinks de sites de alta autoridade como Yahoo News, The Wrap e revista Time.

exemplo de relações públicas reativas

HARO

HARO, ou Help A Reporter Out, é um serviço que conecta jornalistas em busca de sugestões com especialistas no assunto.

Veja como funciona:

Você cria sua conta, escolhe o nicho em que tem experiência e o serviço envia perguntas relevantes de redatores.

Se você encontrar uma consulta na qual tenha insights exclusivos, escreva um argumento de venda de 300 palavras. Se o jornalista achar sua contribuição valiosa, ele o apresentará em seu artigo e você receberá um backlink.

Os meios de comunicação que usam o HARO incluem Fox News, Mashable, The New York Times, Time e Wall Street Journal, portanto, é uma chance de garantir um link de um domínio de alta autoridade.

É claro que o HARO não é um segredo industrial; a competição para entrar no radar dos jornalistas é alta. Então, como você ganha neste jogo?

Perguntei a Evaldas Mockus.

Para alcançar o sucesso com o HARO, reconhecemos duas chaves principais:

  1. Velocidade de resposta: Quanto mais rápido você reagir às solicitações dos jornalistas, maior será a chance de ser publicado.
  2. Conteúdo envolvente: os jornalistas recebem centenas de respostas. Diferencie-se oferecendo dados únicos e uma abordagem diferenciada.

Realizamos um experimento com o objetivo de gerar todas as nossas menções de PR via HARO durante o trimestre. Conseguimos 21 menções, incluindo cobertura da Forbes, Marketscreener e outros.

Todos os nossos arremessos forneceram um ângulo único. Se você acredita que o HARO funcionará para você com ideias básicas, você está enganado.

Como contratar uma agência de relações públicas digitais?

Contratar uma agência de PR digital é a maneira mais fácil de começar a construir links de PR.

Essas agências contam com equipes dedicadas, formadas por profissionais com experiência relevante.

Eles têm processos testados e comprovados e redes de contatos bem estabelecidas, para que possam ajudá-lo a atingir seus objetivos de construção de links em menos tempo e em grande escala.

O problema é que escolher a agência certa não é uma tarefa simples. Aqui está uma análise dos principais critérios aos quais você deve prestar atenção ao fazer parceria com uma agência.

  • Resultados e reputação. Confira os estudos de caso, depoimentos e avaliações de clientes anteriores. Não tome seus resultados pelo valor nominal – cave um pouco mais fundo para verificá-los.
  • Acompanhamento do progresso. Procure agências que forneçam atualizações regulares sobre as campanhas de relações públicas e permitam monitorar seus novos links em tempo real.

Se você estiver usando uma agência de link building e ainda não obtiver um relatório adequado e um painel ao vivo com uma visão geral de seu trabalho – você pode estar desperdiçando mais de US$ 10.000/ano, o equivalente a 50 mil reais.

Nenhuma agência séria irá mantê-lo no escuro. Você deve ter uma visualização ao vivo de seus links, rastreá-los regularmente e garantir que eles não sejam removidos silenciosamente com o tempo.

  • Ferramentas e processos. Uma agência respeitável terá prazer em compartilhar seus processos e as ferramentas que utiliza para que você possa verificar se conhece seu negócio.
  • Preço. Você precisa encontrar o equilíbrio entre o que pode pagar e a qualidade que deseja obter. As opções mais baratas nem sempre oferecem o melhor valor. Eles podem conseguir links seguros, mas de qualidade inferior. Agências de relações públicas digitais respeitáveis ​​cobram entre US$ 750 e US$ 1.200 por link.

Sinais de alerta ao contratar uma agência de relações públicas digital

Existem muitos jogadores duvidosos no cenário do link building.

Contratá-los para cuidar de sua campanha de relações públicas causará mais danos do que benefícios. Na melhor das hipóteses, você perderá muito dinheiro. Na pior das hipóteses, eles podem manchar sua reputação e incorrer em penalidades de SE para seu site.

Estas coisas devem disparar seus alarmes:

  • Metas e cronogramas irrealistas – o link building leva tempo, então tome cuidado com agências que prometem construir centenas de links em um período muito curto.
  • Comunicação pobre – é difícil ter um relacionamento comercial produtivo se você tiver que esperar dias para receber uma resposta de sua agência ou continuar perseguindo-a constantemente.
  • Má retenção de clientes – a construção de links é um jogo de longo prazo; portanto, se os clientes não permanecerem por aqui, isso pode ser uma evidência de serviços ou resultados ruins.
  • Perfil de backlink ruim – se uma agência não consegue resolver seu perfil de backlink, quais são as chances de ela resolver o seu?

Conclusão

As campanhas de relações públicas digitais podem ser caras, especialmente se você estiver contratando uma agência, mas permitem proteger backlinks de sites de alta autoridade.

A maneira mais fácil de começar a construir links de relações públicas é contratando uma agência especializada. Se você decidir fazer isso, procure agências com histórico comprovado de entrega de resultados aos seus clientes e processos transparentes.

Se precisar de ajuda em seus processos de link building, por que não conversar com a equipe do SEO Sem Mitos?

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts