Você está pronto para redobrar seus esforços de construção de links e até pensar em confiá-los a um profissional. A questão é: quanto isso custará para você em 2024?
Para a composição deste artigo, procuramos reunir os pontos de vista de mais de cinco especialistas.
Os fatos mais intrigantes sobre preços de link building que descobrimos ou encontramos durante nosso trabalho:
- De acordo com dados do Ahrefs, colocar um link em um site com uma classificação de domínio de 50+ pode custar US$ 600.
- Patrick Whitener compartilhou seu resultado da campanha de link building de podcast: ele gastou $ 4.520 para ganhar 14 links em dois meses, com média custo por link de $ 332,82
- O preço de SEO Sem Mitos começou em $ 1750 por 15 links por mês
- O custo por backlink em um site confiável e de grande autoridade pode facilmente exceder US$ 1.000.
Preço real para Link Building em 2024
Quanto as empresas gastam em link building atualmente?
Entre as empresas B2B, 52,8% dos entrevistados gastam até US$ 5.000 por mês em link building seguido pela 22,1% com um gasto total de $ 0– $ 1.000 por mês e 19,2% gastos entre US$ 5.000 e US$ 10.000 por mês.
Em B2C, 54,5% dos entrevistados compartilharam que alocam menos de US$ 1.000 no link building, 16,4% gastar entre US$ 1.000 e US$ 5.000 5,7% — de US$ 5.000 a US$ 10.000 e 5,2% gastar mais de US$ 10.000.
Até agora, as estatísticas dizem apenas uma coisa: pode-se gastar entre US$ 0 ou mais US$ 10.000 em link building. Este é um bom ponto de partida, mas não ajuda a tomar uma decisão informada sobre a alocação orçamental. Vamos nos aprofundar na economia do link building e descobrir o que constitui o custo de um projeto.
Obs: Os preços nesse mercado são baseados no dólar.
Preços internos ou de agência: prós e contras
O maior fator que afeta o preço do link building é a escolha entre contratar uma agência ou formar uma equipe interna. Aqui está uma análise dos prós e contras de cada opção.
Custos da equipe interna
Construir links internamente é provavelmente a primeira coisa que as empresas – em particular, equipes de SEO – tente fazer. Mas logo eles percebem que o link building é um trabalho de tempo integral e que precisam de um especialista dedicado (ou uma equipe de especialistas) para este projeto.
Custos de agência de link building
Trabalhar com uma agência confiável de construção de links é um caminho seguro para o sucesso. Mas também é um investimento significativo.
Algumas agências têm gastos mínimos por mês mais baixos (ou nenhum, como nós da SEO Sem Mitos. Por exemplo, Dofollow, uma agência premium de criação de links, exige que os clientes gastem pelo menos US$ 4.000/mês por 8-10 links.
Por exemplo, nossos preços no SEO Sem Mitos começam em US$ 1.750 por 15 links premium.
Tipos mais eficazes de backlinks
O custo do link building também depende muito da(s) técnica(s) usada(s) para obter backlinks. Alguns, como o link building HARO, exigem relativamente pouco esforço e menos recursos, enquanto outros, como o guest post pago, podem consumir muito tempo e dinheiro.
Agora, veremos as técnicas de link building mais eficazes para ajudá-lo a escolher o tipo de backlinks mais econômico para o seu projeto.
Links HARO
Help A Reporter Out (HARO) é um recurso que conecta escritores e fontes. Em um boletim informativo diário que sempre inclui uma grande lista de solicitações de orçamento de criadores de conteúdo, você pode encontrar muitas oportunidades de contribuir com sua opinião especializada para um recurso confiável e ganhar crédito por isso. (e um link!).
Muitos construtores de links recorrem ao HARO para obter um fluxo constante de backlinks de alta qualidade. No entanto, sua popularidade entre o pessoal de SEO também tornou o HARO menos confiável entre os redatores de conteúdo, fazendo com que muitas publicações excelentes rejeitassem a plataforma.
A melhor coisa do HARO é que ele dá acesso a uma ampla gama de tópicos e nichos, desde SaaS B2B até publicações de moda. A pior coisa é que ele não rastreia as menções que você obteve por meio dele – então você precisará monitorar o status de cada envio manualmente.
Considerando tudo isso, você deve escolher o HARO para link building? É gratuito, não requer muito tempo na criação de conteúdo e às vezes dá acesso a publicações que você nem sonharia. Por outro lado, ele apenas permite criar links para sua página inicial, exige que você distraia seus especialistas internos para coletar insights das PMEs e não define expectativas claras sobre quando o link será lançado.
Postagens de convidados
A postagem de visitantes continua sendo uma das técnicas de construção de links mais populares. Envolve o envio de artigos com um link para seu site dentro de outros sites. Geralmente, é considerada a prática mais segura para ganhar links naturais. O problema é que consome muitos recursos.
O custo e a eficácia da postagem de convidados podem variar de acordo com sua abordagem.
Por exemplo, escrever um artigo de 1.500 palavras para inserir um link em seu site é extremamente demorado e dificilmente escalonável. É por isso que muitos profissionais de link building praticam uma troca de links de três vias por meio de guest posts. A ideia é fazer parceria com várias empresas e incluir seus links em um guest post, esperando que essas empresas tenham um link de volta para o seu site em algum lugar de seus recursos. Dessa forma, é possível ganhar cerca de uma dúzia de links com apenas um guest post.
Backlinks editoriais
Um link editorial é um tipo de link criado naturalmente a partir de uma publicação poderosa. Quando você publica conteúdo exclusivo e digno de link em seu site, é provável que fontes confiáveis criem links para ele porque agrega valor aos seus leitores.
Dito isto, criar conteúdo que gere links naturalmente também é não é grátis. De acordo com o relatório da Peak Freelance (e nossa própria experiência), conteúdo longo e bem pesquisado geralmente custa alto.
Mas se você pedir ao seu redator de conteúdo interno para produzir conteúdo, ele será basicamente gratuito, certo? Você sabe que não é. Requer gastos de recursos da sua equipe e pode envolver custos extras em ferramentas e pesquisas.
Se a construção de links editoriais é tão complicada, você deveria prosseguir? Na SEO Sem Mitos, simplificamos para você. Ajudamos empresas a obter backlinks editoriais sem gastar tempo e dinheiro produzindo conteúdo digno de links.
Links de podcast
Uma abordagem relativamente nova para link building é usar podcasts para ganhar backlinks. Envolve entrar em contato com hosts de podcast e oferecer-lhes o patrocínio de seu próximo episódio em troca de um link ou se inscrever para ser um convidado e ganhar um backlink organicamente.
Quão eficaz é o link building de podcast?
Patrick Whitener, estrategista de SEO da Liquid, compartilhou recentemente os resultados de sua campanha de dois meses de construção de links por meio do patrocínio de podcasts. No total, ele gastou US$ 4.520 ganhar 14 links em dois meses, com um custo médio por link de US$ 332,82. Dada uma taxa de aceitação incrivelmente alta (25%) e um preço moderado por link, o link building de podcast parece um empreendimento que vale a pena.
Link building baseado em relacionamento
Mais um método de chapéu branco é o link building baseado em relacionamento. Ele incorpora elementos de várias estratégias mencionadas acima, mas em sua essência, há um requisito principal: você precisa de relacionamentos sólidos com outras equipes de conteúdo ou construtores de links para ganhar backlinks de forma consistente, quase de graça.
Portanto, com o link building baseado em relacionamento, você não precisa pagar por guest posts patrocinados ou posicionamento de links. O que você precisa pagar é ter um especialista em link building para cuidar dos custos de sua equipe ou agência.
Quais fatores impactam o custo por link?
Há mais alguma coisa que possa afetar o preço do seu projeto de link building? Apenas mais alguns fatores…
Local de veiculação
Quanto maior a autoridade de domínio do site, mais você deverá estar disposto a pagar pela colocação de um link.
De acordo com o Ahrefs, o custo por posicionamento em um site com classificação de domínio de 50 e mais alto pode alcançar US$ 600.
Nível da indústria e da concorrência
Em setores competitivos, onde a obtenção de backlinks de qualidade é um desafio, o custo por link tende a ser mais elevado. De acordo com o mesmo relatório do Ahrefs, o custo médio de um link em nichos competitivos é US$ 361,44.
Lembre-se de que em alguns nichos, como moda e finanças, os proprietários de sites costumam ser menos abertos a inserções de links, o que também pode afetar significativamente os custos.
Qualidade dos links
Um construtor de links pode fornecer centenas de links para US$ 50. Mas isso ajudará na autoridade do seu site? Não, não vai.
Em janeiro de 2024, pesquisamos 12 agências de relações públicas digitais e descobrimos que o preço médio de uma campanha de relações públicas (assessoria de imprensa) para um cliente pode variar de US$ 6.000 a US$ 20.000. Durante uma campanha de relações públicas, um cliente recebe de 10 a 40 menções editoriais reais (não de ferramentas automatizadas).
Links relevantes e de alta qualidade custam muito mais do que isso.
Criação de conteúdo
Em primeiro lugar, se colocar um guest post no site de outra pessoa for gratuito, isso não significa que o link não custa nada para você. Muitas vezes, é mais econômico pagar US$ 300 para inserir um link do que passar vários dias escrevendo um guest post.
Além disso, aproximadamente metade dos sites de alto DA que aceitam postagens de visitantes definem um preço para isso.
Duração da veiculação
Você pode perder seu backlink a qualquer momento se o proprietário do site não fornecer nenhuma garantia quanto à duração do posicionamento. E para obter essas garantias, provavelmente você precisará pagar custos extras.
Ferramentas
Muitos clientes esquecem que as agências de link building empregam uma ampla variedade de ferramentas em seu trabalho de link building.
À medida que a agência cresce, as despesas com ferramentas de link building também aumentam. Por exemplo, nós da SEO Sem Mitos pagamos altos valores de Ahrefs, Sem Rush e MOZ.
Porém, além disso, utilizamos um grande número de outras ferramentas.
O Link Building realmente vale o preço?
A resposta curta é sim.
Backlinks de qualidade aumentam a autoridade do seu site e ajudam você a melhorar suas classificações orgânicas com menos esforço. E quanto mais alta for sua classificação, mais clientes em potencial verão seu site.
A questão é, você deve contratar um construtor de links interno ou terceirizar a tarefa para uma agência? Deixaremos que os especialistas falem por nós.
SEO Sem Mitos é o seu parceiro de confiança em link building. Deixe-nos obter backlinks editoriais de alta qualidade para você.
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