Com base nos códigos de redirecionamento usados pelo proprietário do site, os usuários e os bots dos mecanismos de pesquisa são transloucados para destinos que podem não ser os mesmos que viram antes. No entanto, esta mudança pode ser permanente, temporária ou forçada pelas ações dos usuários.
A intenção dos redirecionamentos é garantir que os usuários e os rastreadores dos mecanismos de pesquisa sejam direcionados para as páginas corretas de um site, para que não cheguem a uma página 404 ou outras páginas de erro que atrapalhem a jornada tranquila.
Vamos nos aprofundar no mundo dos redirecionamentos, entender seus tipos e descobrir sua relevância em contextos do mundo real.
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Redirecionamentos explicados
Imagine que você comprou recentemente uma casa nova nos EUA. Você precisa redirecionar sua correspondência e para isso precisa configurar o encaminhamento de correspondência através dos Correios dos EUA, certo?
Da mesma forma, quando você decide alterar o URL de uma página ou removê-la completamente, você não quer que nenhum usuário desavisado seja convidado com uma mensagem de erro informando que a página não existe, não é?
Portanto, quando um redirecionamento adequado é adicionado às páginas nas quais você fez alterações nos URLs, ele pode enviar os usuários e os robôs do mecanismo de pesquisa para um URL diferente daquele que eles solicitaram inicialmente.
Agora vamos ver os diferentes tipos de regras de redirecionamento
4 métodos diferentes de redirecionamentos e seus usos
Diferentes diretivas de redirecionamento atendem a propósitos diferentes. Aqui estão os tipos mais comuns, cada um com sua função única na navegação do site e no SEO.
Redirecionamento 301: “Movido permanentemente”
Assim como você muda permanentemente para um novo endereço, um redirecionamento 301 é usado quando você decide mover uma página da web ou um site inteiro de seu URL atual para um novo.
Quando 301 é adicionado no .htaccess, tema PHP ou por meio de um plugin, ele dá a diretiva aos mecanismos de busca para atualizar os registros de índice existentes e transferir todo o suco de link que a URL antiga tinha para a nova página. Dessa forma, você pode reter o valor de SEO que a página antiga tinha.
Veja como você pode criar um redirecionamento 301 de uma página para outra:
apache
Copiar código
Redirect 301 /paginaantiga.html http://www.seusite.com.br/novapagina.html
Nesta linha de código, /paginaantiga.html é o caminho para a página do seu site da qual você deseja redirecionar e http://www.seusite.com.br/novapagina.html é o URL completo da página para a qual você deseja redirecionar.
Veja como você pode redirecionar um site inteiro para um novo domínio:
apache
Copiar código
Redirect 301 / http://www.seusite.com.br/
Lembre-se, antes de editar seu arquivo .htaccess, ou o arquivo PHP do tema, é sempre uma boa ideia criar um backup, pois pequenos erros podem tornar seu site inacessível.
Se você não é um especialista técnico em SEO usando WordPress, existem plug-ins gratuitos e úteis disponíveis que podem ajudá-lo a obter o trabalho de redirecionamento 301 sem precisar escrever um único trecho de código.
Aqui está um exemplo de como ativar redirecionamentos 301 usando o Plug-in de redirecionamento.
- Configurando o Redirecionamento: Assim que o plugin for ativado, navegue até “Ferramentas”> “Redirecionamento”.
- Criar novo redirecionamento: Clique no botão “Adicionar novo”. Aqui, você verá dois campos de entrada principais: “URL de origem” e “URL de destino”.
- URL de origem: este é o URL antigo do qual você deseja redirecionar. Você só precisa inserir o caminho que vem depois do nome do domínio. Por exemplo, se o URL for “www.exemplo.com.br/old-page“, você só precisa inserir “/old-page”.
- URL de destino: este é o novo URL para o qual você deseja redirecionar. Aqui, você precisa inserir o URL completo. Por exemplo, “http://www.exemplo.com.br/new-page“.
- Escolha o tipo de redirecionamento: Certifique-se de que “Grupo” esteja definido como “Redirecionamentos” e “Código HTTP” esteja definido como “301 – Movido permanentemente”.
- Adicionar redirecionamento: Clique no botão “Adicionar redirecionamento”.
Redirecionamento 302: “Encontrado” ou “Movido Temporariamente”
302 é uma solução de redirecionamento temporário para uma alteração de URL que surge quando você chega a uma dessas instâncias.
- Se você estiver realizando manutenção em uma página da web
- Você está testando uma nova página e deseja redirecionar temporariamente o tráfego da página antiga para a nova.
- Quando você administra uma loja de comércio eletrônico e um produto está temporariamente fora de estoque, você pode querer redirecionar os usuários para um produto relacionado até que o estoque volte.
Quando se trata de mecanismos de pesquisa, especialmente o Google, os redirecionamentos 301 e 302 podem passar link juice, no entanto, se a mudança for temporária, usar o 302 seria a melhor opção.
- Preservação de URL antigo: os redirecionamentos temporários ajudam a garantir que o Google retenha o URL antigo nos resultados de pesquisa por mais tempo.
- Evitando comprometimento do resultado da pesquisa: ao usar um redirecionamento temporário em cenários como indisponibilidade de serviço, a posição do URL original nos resultados da pesquisa fica protegida e descomprometida.
Fora isso, você pode usar o mesmo método que usamos para fazer o redirecionamento 301 para cuidar também do redirecionamento 302. Além disso, o mesmo plugin Redirection WordPress pode ser usado e tudo o que você precisa fazer é mudar a regra de 301 para 302.
Redirecionamento 307: “Redirecionamento temporário”
Um redirecionamento 307 é um sucessor do redirecionamento 302 no protocolo HTTP 1.1. Embora amplamente tratado como um 302, é mais seguro usar um redirecionamento 301 para movimentos permanentes, a menos que o conteúdo seja genuinamente movido temporariamente (como durante a manutenção do site).
Redirecionamentos de meta atualização
Pense em uma página de destino onde você forneceu um recurso de download ao visitante. Agora, você deseja levá-los para uma página diferente para que continuem aprendendo mais sobre sua experiência. Nesses cenários, você pode usar a meta atualização, onde o usuário será levado a uma página desejada depois de passar alguns segundos na página que acessou inicialmente.
Como uma meta-atualização de redirecionamento no nível da página não ocorre no nível do servidor, como os redirecionamentos 301 ou 302. É mais lento e geralmente considerado menos amigável para SEO quando não atende às expectativas do usuário.
Eles são comumente associados a uma mensagem de contagem regressiva como “Se você não for redirecionado em cinco segundos, clique aqui”. A pior parte de usar o redirecionamento Meta Refresh é que ele não passa nenhum link juice e, por isso, não é recomendado usá-lo em páginas que você pretende classificar no Google ou em outros mecanismos de busca.
Implicações dos redirecionamentos em SEO
Se você é um profissional de SEO, chegará um momento em sua vida profissional em que você terá que implementar redirecionamentos para sites. Pode ser apenas o redirecionamento de uma página ou de um site inteiro. Aqui estão alguns dos cenários pelos quais passei e que exigiram a implementação de redirecionamentos 301, 302 ou meta-atualização.
Renovação ou reformulação da marca do site
Um dos casos mais comuns em que você usaria redirecionamentos é quando um site passa por um processo de reformulação ou reformulação da marca.
Nesses cenários, todo o nome de domínio do site ou os URLs de algumas páginas podem mudar dependendo dos requisitos reavaliados do site.
Nesses casos, você deve usar um redirecionamento 301 em nível de domínio ou página para informar ao Google e outros mecanismos de pesquisa que os URLs das páginas foram alterados e os sinais de autoridade devem ser transferidos para o novo domínio ou página que foi criado.
Se isso não for feito e você acabar criando um novo site ou página sem uma diretiva de redirecionamento adicionada ao antigo, o Google considerará a página ou domínio como novo. Dessa forma, o site que você construiu recentemente perderá a autoridade que conquistou enquanto estava na URL antiga.
Além disso, se o URL antigo ainda estiver ativo e não for redirecionado 301 corretamente, isso pode causar problemas de conteúdo duplicado e complicar ainda mais as coisas. Portanto, certifique-se de usar redirecionamentos 301 ao alterar a estrutura ou migrar para um novo domínio.
Os redirecionamentos 301 ajudarão a reter o valor de SEO das páginas antigas (embora possa levar pelo menos 6 meses para que toda a autoridade seja transmitida) e guiarão os usuários para as novas páginas perfeitamente.
Manutenção temporária, páginas de eventos, páginas de produtos
Pense no seguinte: você tem uma postagem no blog que está gerando uma quantidade absurda de tráfego. Mas agora você deseja que essa página tenha uma aparência melhor e comece a gerar mais leads.
Você desenvolveu a nova página, mas antes da implantação, deseja testar se ela está realmente ajudando você a atingir a meta de maior geração de leads.
Nesse cenário, você pode fazer um redirecionamento temporário do blog para a página recém-projetada adicionando um redirecionamento 302. Dessa forma, os buscadores saberiam que se trata de um redirecionamento temporário e assim, o ranking da página não será afetado.
Outro exemplo de uso de redirecionamento temporário é quando um evento expira e você deseja usar a mesma página do evento para outro evento que está hospedando em uma cidade diferente um mês depois. Nesses casos, você pode fazer um redirecionamento 302 que pode guiar os usuários de volta ao site principal sem afetar o valor SEO da página original.
Na verdade, 302 é mais comumente usado por sites de comércio eletrônico quando os produtos listados se esgotam. Eles identificam produtos semelhantes e fazem os redirecionamentos 302 para que os usuários possam encontrar um produto relacionado em vez de acessar uma página de erro ou de falta de estoque.
Simplificando e corrigindo URLs complexos
Se você é um profissional de SEO que otimiza um blog, é provável que já tenha se deparado com esse problema. A maioria das plataformas CMS, incluindo WordPress, gera automaticamente os URLs com base no texto adicionado como título.
Porém, o que acontece é que o título pode ter um ano ou uma data que é adicionado à URL, o que com o passar do tempo se torna um fardo de SEO. Quer saber como? Deixe-me compartilhar com vocês uma experiência da vida real que tivemos aqui na Stan Ventures.
Há alguns anos, quando publicamos o Atualização do algoritmo do Google post, teve o ano de 2019 adicionado ao URL. Este post começou a funcionar muito bem. No entanto, à medida que avançamos para 2020, vimos uma CTR mais baixa devido ao ano errado no URL. Claro, as pessoas não querem ler as atualizações que aconteceram há um ano, certo?
Então, isso exigia uma mudança imediata da URL da postagem do blog e depois de considerar cuidadosamente as repercussões, decidimos alterá-la e adicionar 301 à URL antiga que contém o ano.
Uma semana se passou e o novo URL substituiu o antigo nas SERPs e a CTR da página melhorou drasticamente. Aliás, esse post ainda é um dos que mais geram tráfego para nós.
Portanto, se você encontrar um site que tenha um problema semelhante com o URL, certifique-se de adicionar o 301 e redirecionar para o novo URL.
Redirecionar temporariamente um usuário para uma página ativa
Pense em um cenário em que seu site principal esteja fora do ar para manutenção. No entanto, você hospedou seu blog em um subdomínio e em vez de cumprimentar os usuários com uma página “Em manutenção”, você pode usar o redirecionamento de meta atualização.
Você pode configurar uma mensagem como: ‘Nosso site está em manutenção no momento. Você será redirecionado para nossa página temporária em cinco segundos. Se não, clique aqui.’ No entanto, tenha em mente que um Redirecionamento de Meta Refresh não passa nenhum link. Portanto, não é recomendado para uso permanente, principalmente para páginas que você deseja ter uma boa classificação no Google ou em outros mecanismos de busca.”
Redirecionamentos e práticas recomendadas de SEO
A configuração de redirecionamentos geralmente é uma operação do lado do servidor que requer proficiência técnica em SEO. Uma diretiva de redirecionamento incorreta pode fazer com que o site perca força no Google e é por isso que os redirecionamentos devem ser implementados por um especialista após avaliar os prós e os contras.
Na maioria dos casos, usar redirecionamentos 301 é o método recomendado e, repetidamente, provou ser a solução de redirecionamento mais amigável para SEO. É claro que o uso de meta atualizações e redirecionamentos de JavaScript não cria nenhum problema para os usuários; no entanto, eles podem não transmitir sinais de autoridade de SEO e, com o tempo, isso pode resultar em grandes quedas de classificação.
Lembre-se sempre de que a transferência de sinais de autoridade após a implementação dos redirecionamentos 301 e 302 não é instantânea. Os mecanismos de pesquisa levam tempo para descobrir, reconhecer e atribuir os sinais de autoridade à nova página. Este processo pode demorar mais para páginas que raramente são rastreadas e, de acordo com o Google, uma transferência completa de sinais de autoridade pode levar até 6 meses.
Implementando Redirecionamentos
Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), os plug-ins, às vezes as plataformas de hospedagem e as plataformas CDN fornecem opções para gerenciar redirecionamentos.
Para obter mais controle, você também pode implementar redirecionamentos manualmente usando arquivos .htaccess em servidores Apache, PHP ou JavaScript, tendo em mente as implicações de SEO.
No entanto, compreender cada redirecionamento e suas funções e implementá-los de acordo com os requisitos do site é crucial para qualquer profissional de SEO.
Esteja você redirecionando algumas páginas permanente ou temporariamente ou um site inteiro de um domínio para outro, escolher o tipo certo de redirecionamento pode garantir uma passagem tranquila dos sinais de autoridade. Sem esquecer que os redirecionamentos adequados também ajudam a elevar a experiência do usuário, o rastreamento eficiente e podem acelerar os benefícios de SEO para sites.
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