Estou envolvido com link building e SEO há mais de 16 anos, começando trabalhando em agências, passando a gerenciar meus próprios sites com o programa de afiliados da Amazon e, eventualmente, estabelecendo minha própria empresa.

Ao longo desse tempo, gastei uma quantia considerável de dinheiro em vários experimentos e testes e, infelizmente, uma parte significativa desse dinheiro acabou sendo desperdiçada.

Um dos casos recentes envolveu uma mensagem de um cliente potencial que trabalha com a Agência X, pagando US$ 5.000 por mês (empresa de beting) por link building há mais de um ano, sem ver nenhum resultado.

Os detalhes do caso podem ser encontrados em minha postagem no LinkedIn.

Este artigo tem como objetivo protegê-lo contra desperdícios orçamentários e gastos desnecessários.

📌 Os principais pontos que compartilharei no artigo:

  • Se você precisa ampliar seu link building, a terceirização é a solução;
  • Em alguns casos, é uma solução económica;
  • Como escolher a tática certa de link building;
  • Como encontrar um parceiro confiável de link building;
  • Quanto custa internamente versus terceirizado

O que é Link Building terceirizado?

Uma das maneiras de melhorar a classificação do seu site nos motores de busca é terceirizar o link building, por meio do qual você contrata especialistas externos para gerenciar campanhas de backlinks.

Especialistas externos em SEO oferecem experiência de longo prazo em promoção na web e melhoram as posições do site nos motores de busca.

Por exemplo, gostaria de mencionar a conveniência de terceirizar o link building para profissionais (temos um artigo onde você pode ler sobre como contratar um especialista em link building) e começar imediatamente a adquirir os links necessários.

Isso ocorre porque essas agências ou contratantes já criaram seus próprios processos de link building, então não haveria necessidade de começar do zero (acredite, esse processo leva tempo, desde a contratação de especialistas até a configuração dos processos. Levei quatro anos para terminá-lo.).

Na minha empresa, SEO Sem Mitos, fornecemos prazos estimados para a obtenção dos links iniciais, normalmente levando em média até 30 dias.

Melhor momento para terceirizar o Link Building?

📌 Se você se encontrar em alguma das situações a seguir, pode ser o momento certo para considerar a terceirização.

1. Você deseja dimensionar seus esforços de link building

Se o seu negócio continuar a crescer, você também precisará de uma estratégia estendida de link building que seja mais eficaz. Ao terceirizar, você pode contar com um grupo de especialistas que pode expandir seus esforços e influenciar significativamente as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Para ilustrar, digamos que você esteja acumulando atualmente de 10 a 15 backlinks de alta qualidade por mês e queira dobrar ou triplicar esse número – nesse caso, a equipe terceirizada é sua melhor aposta.

A forte equipe de linkbuilders possui os recursos necessários para escalar: relacionamento estabelecido com jornalistas, experiência em diversos nichos, etc.

Obs: Se precisar de backlinks para o nicho Automotivo, procure uma empresa com estudos de caso nesse nicho.

Em média, de acordo com Mark Webster da Authority Hackers, um construtor de links experiente normalmente pode fazer cerca de 15 links por mês, de acordo com as estatísticas.

Aquisição de links com base na experiência

2. Você deseja encontrar uma solução econômica

Em vez de contratar especialistas internos ou expandir suas equipes, as organizações podem considerar a terceirização do link building como uma abordagem econômica.

Dessa forma, ao se alinhar com uma agência ou profissional confiável, você consegue pagar apenas o que deseja e evita outros gastos como treinamento, salário, licenças médicas, etc.

📌 Lembre-se: Tempo = Dinheiro

Você pode se surpreender ao saber que consegue que uma boa empresa terceirize suas atividades de link building por um preço entre US$ 2.000 e US$ 4.000 (valores sempre comparados tendo o dolar como referência). Além disso, reserve um tempo para ler as avaliações e o portfólio da empresa.

Em vez de contratar um funcionário em tempo integral, uma empresa confiável pode fornecer o conhecimento necessário por uma fração do custo.

3. Faltam recursos

Quando me deparo com tal problema e percebo que é algo crítico para o bem-estar da minha empresa, procuro especialistas que possam me ajudar na terceirização de tarefas.

Imagine-se sendo uma agência de SEO com muitos clientes e procurando um link building eficaz enquanto seus recursos internos já estão esgotados. Nesta situação, a terceirização do link building pode ser considerada uma das melhores soluções onde você pode manter a qualidade e a escala sem recuar.

Às vezes, construtores de links menos experientes não conseguem obter links de sites de primeira linha.

Etapas para começar a terceirizar o Link Building

Você está pronto para terceirizar o link building? Para garantir os resultados desejados, você deve estar bem preparado e ter uma estratégia clara de link building em mente antes de entrar em contato com fornecedores de link building.

Darei etapas simples para ajudá-lo a iniciar o processo de terceirização:

Prepare seu site para link building

Para garantir que seu site esteja pronto para link building, siga estas recomendações:

  • SEO na página: Otimize os metadados, títulos e conteúdo do seu site para palavras-chave relevantes para torná-lo amigável aos mecanismos de pesquisa;
  • Indexação correta: Verifique se todas as páginas estão indexadas corretamente, tornando-as acessíveis tanto aos motores de busca como aos utilizadores;
  • Tenha um blog: Publique regularmente conteúdo de alta qualidade para construir links, redirecionar links para URLs de destino por meio de links internos e estabelecer autoridade no tópico;
  • Melhore a velocidade do site: Garanta que seu site carregue rapidamente, pois isso impacta positivamente a experiência do usuário e as classificações nos mecanismos de pesquisa. O Google afirma que 53% das visitas a sites móveis são abandonadas se as páginas demoram mais de três segundos para carregar.
  • Design compatível com dispositivos móveis: Certifique-se de que seu site seja responsivo e exibido corretamente em vários dispositivos, pois a compatibilidade com dispositivos móveis é um fator de classificação;
  • Corrija links quebrados: Identifique e corrija quaisquer links quebrados em seu site para manter um perfil de link saudável e melhorar a experiência do usuário;
  • Vinculação interna: Desenvolva uma estratégia robusta de links internos para distribuir links de maneira eficaz e orientar os usuários em seu site.

Nota: “Se algo está faltando, por exemplo, seu conteúdo não está classificado: Se o seu site tem conteúdo abundante que não está classificado entre os 100 primeiros, isso pode indicar a necessidade de aprimorar seu conteúdo antes de considerar a terceirização do link building.

Revise a classificação do conteúdo das palavras-chave que você pretende atingir e compare-a com o seu próprio conteúdo para identificar áreas de melhoria.

Outro problema potencial pode ser a competitividade das palavras-chave. Utilize uma ferramenta de SEO para analisar a dificuldade das palavras-chave e avaliar a autoridade de outros sites de classificação.”

Uma visão rápida minha:

📌 Trabalhamos extensivamente no setor de desenvolvimento de software, SaaS e TI, e muitas vezes vemos casos em que eles produzem de 200 a 300 artigos que não são classificados e os backlinks podem não necessariamente ajudar, pois o problema está no próprio conteúdo.

Defina os objetivos do Link Building

Antes de procurar o parceiro certo, é importante entender por si mesmo quais objetivos você definiu e o que deseja alcançar com a terceirização do link building.

Por exemplo, estes poderiam ser:

  • Classifique suas palavras-chave em uma posição mais alta
  • Aumente a autoridade do domínio
  • Construir credibilidade da marca
  • Fortalecer relacionamentos com influenciadores do setor
Defina os objetivos do Link Building

Selecione estratégias de link building que se alinhem com seu objetivo principal

Tentei inúmeras táticas de link building (também conduzimos uma pesquisa entre mais de 16 especialistas em SEO para identificar as táticas mais eficazes) e posso destacar várias das mais eficazes em 2024:

Link Building Editorial

De certa forma, este é um método eficaz de link building.

Ao usar esta opção, você adquire links dos sites de maior autoridade. Este método não pode ser considerado simples, pois requer tempo e esforço, mas abre oportunidades para:

  • obter links de sites de primeira linha, como HubSpot, Forbes, NYT, Monday
  • esses links podem gerar tráfego de referência
  • aumente o reconhecimento da sua marca

📌Observação: menções orgânicas ao seu conteúdo em sites confiáveis ​​também são consideradas link building editorial.

Editorial.Link ganha backlinks de blogs corporativos de segunda-feira, WordStream, HubSpot, G2, Appsumo e muito mais. Entre em contato com nossa equipe para obter amostras.

Divulgação do Blogger

O uso da técnica de divulgação de blogueiros alcança ativamente sites relevantes e solicita seus backlinks, fornecendo conteúdo de alta qualidade ou uma parceria mutuamente benéfica. Aqui estão as principais diferenças, embora pareça muito com link building editorial.

  • O link building de divulgação geralmente envolve a criação de guest posts. Você cria conteúdo de alta qualidade para seu próprio site, que não apenas atrairá links, mas também poderá ser enviado aos jornalistas apropriados.
  • O link building de divulgação representa um risco maior de parecer spam ou não natural se for feito de maneira errada, levando a penalidades dos mecanismos de pesquisa, enquanto o link building editorial é menos arriscado, já que esses links ganhos fazem parte do crescimento orgânico vinculado a conteúdo de qualidade.

A maioria dos provedores de link building, como o Editorial.Link, oferece uma combinação de divulgação e link building editorial para ter mais controle sobre o posicionamento dos links e atender às estratégias de link building de acordo com as necessidades do cliente.

Link Building Quebrado (ou Link Building Morto)

Broken Link Building é quando alguém obtém backlinks substituindo links mortos que apontam para páginas 404 por links ativos que apontam para um site de destino específico.

Nem todas as agências de link building respeitáveis ​​oferecem esse serviço.

Isso permite que você obtenha links de sites de primeira linha. É um método difícil e complexo, porém funciona e muitas pessoas o fazem.

Nesse cenário, o foco gira em torno de identificar e resolver rapidamente links quebrados em sites. Ao entrar em contato com proprietários de sites e propor links alternativos – de preferência levando ao seu excelente conteúdo – você não apenas contribui para melhorar seus recursos, mas também aproveita a oportunidade para mostrar sua experiência.

Brian Dean, da Backlinko, forneceu informações detalhadas sobre métodos de link building quebrados.

Considere o seu orçamento

A etapa subsequente envolve a avaliação do seu orçamento. A terceirização do link building tem um custo, principalmente se você priorizar a qualidade.

No entanto, existem inúmeros serviços acessíveis em várias faixas de preços para acomodar diferentes orçamentos.

📍Na SEO Sem Mitos os planos mensais começam em US$ 1.750 para startups. O plano Pro vem por US$ 3.500/mês. O plano Growth custa US$ 7.000/mês.

Você também pode entrar em contato com nossa equipe e obter um orçamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Quanto custa construir links internamente?

Suponha que você esteja planejando investir US$ 7.000 em link building e espera ganhar de 15 a 20 backlinks de alta qualidade por mês. Para definir um orçamento realista, você precisa entender o custo médio de contratação de um construtor de links e o resultado que pode esperar dele.

Por exemplo, o salário médio de um especialista em link building no Brasil é de cerca de R$ 6.000 por mês. Com encargos, esse valor sobe para a faixa de R$10.000,00

Se você contratou um construtor de links em tempo integral, poderá esperar que ele gere aproximadamente 10 a 15 backlinks editoriais por mês no começo do trabalho, pois a medida que os meses passam se torna ainda mais difícil conseguir backlinks novos, considerando o tempo necessário para pesquisa, divulgação e criação de conteúdo.

Adicione despesas extras com ferramentas de link building (os valores de ferramentas como ahrefs, moz e semrush que são altíssimos), impostos, integração, benefícios, licenças de férias, supervisão, etc.

E se a terceirização for uma solução mais econômica?

Quanto custa terceirizar o link building?

Por outro lado, a remuneração média mensal para terceirização de link building é de cerca de R$ 10.000. Pacotes acessíveis podem começar em R$ 5.000 por mês. Por esse dinheiro, você pode esperar de 15 a 30 links por mês. E mais: você paga apenas pelo resultado final.

Se por algum motivo seu fornecedor não entregar 15 links em X mês, esses links (ou pagamento) passarão para o mês seguinte. Essa abordagem é muito popular entre todas as agências de link building, então tenha certeza de que você receberá o que pagou.

Quanto custa terceirizar o link building?

Encontre um parceiro confiável de link building

Neste ponto, você deve compreender o processo de terceirização e ter clareza sobre o serviço específico de que necessita.

A última fase envolve a seleção de uma agência ou freelancer para lidar com seus esforços terceirizados de link building. Existem vários indicadores que indicam confiabilidade em um negócio, juntamente com vários sinais de alerta a serem observados.

Freelancer de link building

Você pode encontrar freelancers em sites como Upwork, Fiverr ou outras plataformas relacionadas. Esses sites são valiosos porque exibem comentários autênticos de pessoas que já utilizaram os serviços.

Cada um desses sites tem seus prós e contras, mas o principal benefício é o preço, que provavelmente será significativamente mais barato do que passar por uma agência.

No entanto, também existem desvantagens.

Deixe-me explicar o que quero dizer.

Muitos freelancers que trabalham no Upwork ou Fiverr usam táticas de chapéu preto (black hat), prometendo fornecer links de alta qualidade por um preço bastante baixo.

Pense nisso por um minuto: é possível pagar de US$ 5 a 10 por backlinks de alta qualidade?

Para mim, é uma bandeira vermelha 🚩

Agência de Link Building

A agência normalmente oferece uma variedade de serviços, que vão desde a construção de links de longo prazo até a colocação de links individuais.

A principal vantagem de contratar uma agência é a abundância de expertise disponível.

Também aqui é preciso ter cautela, pois nem todas as agências realizam o seu trabalho com qualidade.

A desvantagem reside nas despesas potenciais associadas à contratação de uma agência de link building, especialmente quando se opta por um plano com tudo incluído.

O que considerar ao tomar uma decisão de terceirizar o Link Building

Minha lista de dicas para terceirizar o link building:

✔️ Estudos de caso: Veja os estudos de caso fornecidos pela agência. Se você encontrar estudos de caso que correspondam ao seu nicho, é um bom sinal de que a empresa possui o conhecimento relevante. Além disso, não se esqueça de usar ferramentas de SEO para verificar a autenticidade dos estudos de caso.

✔️ Depoimentos: Você pode encontrar análises em várias plataformas, como Clutch ou G2. Além disso, você pode encontrar clientes de agências no LinkedIn e perguntar se gostaram do serviço e se alcançaram os resultados esperados.

✔️ Quais links a agência constrói para si mesma. Você pode prestar atenção aos links que uma agência constrói para si mesma. Isso nem sempre pode ser considerado um fator definitivo, mas vale a pena observar.

Aqui estão algumas bandeiras vermelhas:

🚩 Preço: Na minha experiência, é altamente improvável obter qualidade e experiência por um preço barato.

🚩 Entrega rápida: Construir links de qualidade requer tempo. Se um serviço garantir links em poucos dias, é provável que ele esteja colocando links em sua própria rede de sites ou usando um link farm.

🚩 Garantias: O link building não vem com garantias. Quando uma agência faz promessas específicas, isso pode indicar a possibilidade de colocar seu link em um site PBN ou link farm.

Últimas etapas: terceirizar link building

Caso deseje iniciar o processo, o próximo passo seria procurar possíveis empresas para as quais você possa terceirizar o link building.

Depois, entre em contato com eles para saber mais sobre como podem ajudar a melhorar a autoridade do seu site, aumentar o tráfego e construir sua marca online.

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