Você está lutando para se classificar no Google depois de investir muito tempo e esforço? Pode ser muito assustador. Mas não desista ainda.

Vejamos o lado positivo. Às vezes, descobrir onde tocar para posicionar seu conteúdo nas SERPs pode levar tempo. Mas é definitivamente possível.

Se você descobrir o que está atrapalhando o progresso do seu SEO e eliminá-lo, poderá fazer com que sua página da web chegue a uma posição de destaque no Google.

Apresentarei 17 possíveis motivos pelos quais o Google não está exibindo sua página e também direi como você pode corrigi-los.

  • O Google não consegue acessar sua página

O pré-requisito antes de aparecer no Google é tornar suas páginas acessíveis aos bots dos mecanismos de busca. Pense nisso: quando os bots do Google tentam visitar suas páginas e são recebidos por mensagens de erro 4xx ou 5xx ou seu site usa uma tag noindex que literalmente diz ao Google “vocês não são bem-vindos”, muito menos a classificação, a indexação torna-se quase impossível .

É assim que funciona qualquer mecanismo de busca, inclusive o Google – após descobrir suas páginas, ele rastreia o conteúdo e o adiciona ao banco de dados, também conhecido como Índice. Após esse processo, o Google mostrará seu conteúdo nas SERPs para buscas relevantes. Leia nosso artigo detalhado sobre rastreamento, indexaçãoe classificação para saber mais sobre rastreamento.

Portanto, se a sua página não está no ranking do Google, pode ser porque o mecanismo de busca não consegue acessar sua página para ler seu conteúdo.

Mas por que isso acontece?

Às vezes, os webmasters podem usar técnicas como adicionar uma tag noindex em robôs.txt e a criação de conteúdo com acesso pago para evitar que o mecanismo de pesquisa rastreie determinadas páginas de seu site. Pode até haver um problema técnico no servidor ou no arquivo .htaccess que pode estar provocando um erro no servidor. Nesses casos, o Google não mostrará essas páginas nos resultados de pesquisa.

Como corrigi-lo?

Verifique se há possíveis bloqueios de rastreamento que impedem o Google de acessar as páginas que você deseja que o Google classifique. Você pode fazer isso verificando o console de pesquisa. Ele exibirá todo e qualquer problema relacionado ao rastreamento e indexação.

Aproveite o relatório robots.txt no Google Search Console para gerenciar como o mecanismo de pesquisa interage com o seu site.

  • Sua página tem problemas de renderização

Quando os spiders do Google rastreiam uma página, eles a renderizam para recuperar os códigos HTML, CSS e JavaScript para ler o conteúdo. Se suas páginas dependem muito de JavaScript para exibir o conteúdo e se ele falha na renderização ou se você bloqueou sua renderização usando robots.txt quando o Google rastreia, isso pode causar problemas de indexação e classificação.

Além disso, se o carregamento do site for muito lento, há chances de rastreamento incompleto, o que resultará na indexação adequada do conteúdo.

O Google não consegue renderizar sua página e pode não conseguir entender seu conteúdo. Isso pode afetar consideravelmente a classificação da sua página.

Como consertar?

Você pode teste como o Google renderiza sua página usando o teste de pesquisa aprimorada ou a ferramenta de inspeção de URL no Search Console.

O que é mais importante é que todos os ativos de conteúdo importantes sejam carregados em dispositivos móveis porque os Googlebots são baseados na indexação mobile first, o que significa que sua classificação na pesquisa em dispositivos móveis e desktop depende de como ela é renderizada em um smartphone.

Depois de corrigir os problemas ocultos, você pode enviar o URL da página ao Google a partir do Search Console.

  • Sua página não é digna de índice

Às vezes, o Google pode rastrear sua página, mas ainda assim não a adiciona ao índice. Isso pode ocorrer porque o mecanismo de pesquisa presume que não vale a pena indexar sua página.

Não se preocupe. Direi como você pode resolver o problema rapidamente.

Como consertar?

Localize o Ferramenta de inspeção de URL no Google Search Console. Insira o URL específico da página e a ferramenta informará se a página está indexada.

Se a página não estiver indexada, o Search Console mostrará os motivos pelos quais sua página não está indexada. Depois de corrigir esses bugs, você pode enviar o URL do Search Console e solicitar que o Google o indexe.

No entanto, se você não encontrar nenhuma informação sobre o motivo, é provável que seu conteúdo não esteja à altura. Isso pode acontecer se o conteúdo tiver sido descartado de outro site, se não agregar valor aos usuários ou quando for criado usando IA sem qualquer agregação de valor.

Nesses casos, a única solução é reescrever o conteúdo e torná-lo mais informativo e útil para os usuários.

  • Seu site é penalizado

O Google odeia quando os webmasters violam suas diretrizes, que o gigante dos mecanismos de busca chama Fundamentos da Pesquisa Google.

Isso geralmente acontece quando os webmasters recorrem a práticas obscuras de SEO de chapéu preto, incluindo a construção de link farms, redes privadas de blogs com conteúdo de baixa qualidade (PBNs), cloaking, redirecionamentos sorrateiros, preenchimento de palavras-chave e outras táticas injustas para manipular os algoritmos do Google para obter classificações mais altas.

Se você fizer coisas que o Google não gosta, sua página enfrentará problemas de classificação mais elevada ou nem mesmo será classificada.

Se você não fez isso intencionalmente ou deseja anular o dano causado, aqui está o que você precisa fazer.

Como consertar?

Vá para a guia Ações manuais no Google Search Console e procure possíveis problemas em sua página.

Confira a dicas para corrigir penalidades e ações manuais do Google para recuperar seu site e aumentar sua classificação SERP.

  • Seu site é afetado por alterações de algoritmo

Se uma página que antes tinha uma boa classificação agora está sofrendo uma queda, provavelmente é por causa de Atualizações de algoritmo do Google.

Embora o Google frequentemente lance atualizações de algoritmos para trazer melhores resultados para os usuários, muitas vezes são as atualizações maiores, como uma atualização principal, que desencadeiam mudanças significativas de classificação do que as menores.

Se você estiver enfrentando uma queda na classificação após uma atualização de algoritmo, procure relatórios de impacto sobre outros sites afetados pela atualização.

Como consertar?

Analisar as métricas do seu site e examinar esses relatórios simultaneamente o ajudará a identificar padrões e permitirá que você tome decisões informadas sobre o que deve fazer para recuperar o seu site.

Alternativamente, para tirar algum peso dos ombros, você também pode contar com a ajuda de um profissional de confiança. Provedor de serviços de SEO para levar seu site de volta à normalidade.

Nós da Stan Ventures temos experiência prática recuperando sites atingidos por atualizações de algoritmo e pode ajudá-lo a restaurar suas primeiras classificações.

  • Sua página está órfã

Links internos são mais importantes do que você pensa. Na verdade, motores de busca como o Google usam esses links para descobrir e rastrear novas páginas do seu site.

Dito isso, se você não interligar suas novas páginas com outras páginas relevantes do seu site, elas ficarão órfãs e poderão acabar não sendo descobertas pelo Google.

Às vezes, mesmo que o Google encontre uma página, é provável que presuma que a página não é importante, pois não está vinculada a outras páginas internas.

De qualquer forma, as chances de essas páginas não serem indexadas são muito altas.

Como consertar?

Certifique-se de interligar suas páginas da web usando as palavras-chave corretas colocadas naturalmente no conteúdo. Dessa forma, você faz com que o Google entenda que as páginas são relevantes e úteis para os usuários.

  • A velocidade de carregamento da sua página não está à altura

O Google conta com sinais de experiência do usuário para classificar os sites e a velocidade de carregamento da página é um deles.

Se a velocidade de carregamento da sua página for baixa, isso pode impedir que o seu site tenha uma classificação mais elevada em pesquisas relevantes.

Como consertar?

Para corrigir esse problema, você precisa se concentrar no Principais sinais vitais da Web.

Google diz, “É altamente recomendável que os proprietários de sites obtenham bons Core Web Vitals para ter sucesso com a Pesquisa e para garantir uma ótima experiência do usuário em geral. Isso, junto com outros aspectos da experiência da página, está alinhado com o que nossos principais sistemas de classificação buscam recompensar.”

Otimizar suas imagens, reduzir redirecionamentos e reduzir arquivos CSS e JavaScript são algumas das melhores maneiras de melhorar a velocidade de carregamento de sua página.

Quer se aprofundar? Confira nosso postagem detalhada no blog.

  • Você está competindo contra si mesmo

Imagine que você está participando de uma corrida. Mas você está tentando derrotar a si mesmo em vez dos concorrentes. Isso é loucura, certo?

Isso é o que canibalização de palavras-chave parece.

Como várias páginas do seu site têm como alvo a mesma palavra-chave, o Google não sabe qual página terá uma classificação mais elevada e pode acabar não classificando nenhuma delas.

A canibalização também pode ocorrer com páginas de comércio eletrônico idênticas apresentando produtos semelhantes com pequenas diferenças, incluindo cor e tamanho.

Quando isso acontece, o Google pode optar por classificar uma versão diferente da página em vez daquela que você deseja classificar.

Como consertar?

Use a ferramenta de inspeção de URL no Google Search Console para saber se o Google está considerando a página inspecionada como uma duplicata de outra página do seu site.

Se o URL no campo “canônico” NÃO corresponder exatamente ao URL que você está inspecionando, significa que o Google está considerando outra versão da página como aquela que deveria ser classificada.

Agora, é por isso que a página que você deseja que o Google classifique não está classificada.

Use tags canônicas para informar ao Google qual das páginas semelhantes você deseja classificar. Se o Google continuar ignorando as tags canônicas, você deve se concentrar na otimização da página que está classificando.

  • O formato do seu conteúdo é importante

Se o seu conteúdo não estiver alinhado com o tipo de conteúdo que seu público-alvo procura, o Google poderá não classificar sua página em uma posição mais elevada.

Digamos que você queira que o conteúdo de vídeo sobre link building tenha uma classificação mais elevada. Mas e se as pessoas que usam o termo de pesquisa “link building” quiserem cada vez mais ler uma postagem de blog?

O Google não classificará sua página em uma posição mais elevada, mesmo que seu conteúdo seja relevante e útil, porque considera que outro tipo de conteúdo é mais apropriado.

Como consertar?

Sempre que você criar conteúdo para obter uma classificação mais elevada para termos de pesquisa específicos, certifique-se de estar atento ao tipo de conteúdo dos resultados de melhor classificação.

Dessa forma, você pode agilizar sua produção de conteúdo para aumentar a probabilidade de classificação mais elevada para as palavras-chave de sua escolha.

  • Seu conteúdo não corresponde à intenção de pesquisa

Se você está perdendo intenção de pesquisa ao criar seu conteúdo, sua página pode não ter um bom desempenho nas pesquisas.

Imagine administrar um site de comércio eletrônico. Você deseja classificar a página do seu produto para que os tênis Nike tenham uma classificação mais elevada, mas seu alvo é o termo de pesquisa de cauda longa “como comprar os melhores tênis Nike”.

Os usuários que acessam sua página acharão seu conteúdo irrelevante porque estão procurando um guia do comprador para comprar um determinado produto e não o produto em si.

Seus visitantes ficarão insatisfeitos porque seu conteúdo não responde às perguntas deles. Esse é o resultado de uma incompatibilidade de intenção de pesquisa. Portanto, o Google não classificará sua página de acordo com a palavra-chave que você escolheu.

Como corrigi-lo?

Se você deseja classificar determinadas palavras-chave, certifique-se de criar conteúdo de forma que faça justiça à intenção de pesquisa da palavra-chave em questão.

  • Seus concorrentes estão tendo um desempenho melhor do que você

Às vezes, se a classificação da sua página não estiver conforme o esperado, pode ser porque outras marcas do seu setor estão tendo um desempenho melhor do que o seu.

Como consertar?

Faça uma pesquisa no Google usando a palavra-chave para descobrir seus rivais ocupando as primeiras posições. Depois de selecioná-los, conduza uma análise da concorrência usando uma ferramenta de SEO confiável para descobrir as possíveis lacunas entre a sua página e a deles.

Aproveite as oportunidades de link building e conteúdo recém-identificadas para estar um passo à frente deles e obter uma classificação mais elevada.

  • Você precisa de mais backlinks

Como mencionei anteriormente, os backlinks podem transmitir sinais de relevância mais fortes e demonstrar sua credibilidade para o Google. Mas e se você não tiver backlinks suficientes apontando para o seu site?

Essa falta de backlinks poderosos é outro motivo pelo qual o Google não recompensa seu site com classificações melhores.

Como consertar?

Observe atentamente os perfis de backlinks de seus concorrentes e identifique sites que possuem links para eles, mas não para você.

Se alguns outros sites oferecerem backlinks para seus concorrentes, eles também poderão vincular de volta à sua página. Isso significa que eles são relevantes para o seu nicho e é possível obter posicionamentos de links neles com algum esforço na direção certa.

Tente adquirir backlinks desses sites enquanto destaca que seu conteúdo agregará valor ao público-alvo.

CUIDADO: backlinks tóxicos de sites com spam podem prejudicar o SEO do seu site. Escolha sites externos para link building com cuidado, com base na autoridade e confiabilidade.

  • Sua página requer sinais EEAT mais fortes

EEAT (Experiência, Conhecimento, Autoridade, Confiabilidade) é parte integrante do Diretrizes do avaliador de qualidade do Google. A estrutura é uma pedra de toque para a qualidade do conteúdo. Seu site pode não obter melhores classificações SERP se não refletir fortes sinais EEAT.

Se você administra um site YMYL que impacta a qualidade de vida dos usuários, sinais EEAT robustos são essenciais. Os sites YMYL cobrem estabilidade financeira, saúde, segurança ou aconselhamento jurídico e muito mais.

Como consertar?

Algumas das melhores maneiras de fortalecer os sinais do EEAT incluem a publicação de artigos detalhados com citações, adição de biografias de autores que remetem aos perfis profissionais dos escritores, destaque de depoimentos, estudos de caso, histórias de sucesso e muito mais.

Quer se aprofundar? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a EEAT.

  • Sua página requer mais esforços de SEO

SEO não é um processo único. O motivo pelo qual sua página não está classificada pode ser porque ela precisa de mais otimização.

Como consertar?

Verifique se o conteúdo está atualizado. Atualize-o sempre que necessário, desde estatísticas até tendências atuais. Preencha possíveis lacunas de conteúdo usando informações relevantes e úteis. Certifique-se de que o conteúdo tenha um tom singular e convincente do início ao fim.

Aproveite palavras-chave apropriadas para construir novos backlinks internos e externos que sejam contextualmente ricos.

Resumindo, ajuste sua página da web de todas as maneiras possíveis para melhorar sua relevância para as consultas dos usuários, para que ela apareça com mais frequência nas SERPs.

  • Sua página não é única

Por mais original que seja o seu conteúdo, por que o Google iria querer classificá-lo se você está lidando com um tópico que muitos sites já abordaram?

Quero dizer que você é um entre muitos, mas não o único. Esse é exatamente o problema.

Como consertar?

Reflita sobre coisas que o diferenciam dos outros participantes do seu nicho. Se você conseguir inventar algo assim, esse é o seu ponto de venda exclusivo.

Envolva seu conteúdo em torno desse ponto de venda exclusivo para dar aos visitantes e ao Google um motivo genuinamente convincente para priorizar sua página em detrimento do resto.

  • Seu conteúdo não está devidamente acessível para os usuários

Se você está almejando clientes potenciais em um local específico, você deve se comunicar em um idioma que eles entendam. Caso contrário, eles podem não achar sua página relevante, mesmo que seu conteúdo seja informativo. Nesse caso, o Google pode não classificar sua página para pesquisas nesse local.

Digamos que seu site ofereça serviços de ensino de inglês para estudantes no Japão. Seu público-alvo achará seu site mais relevante quando você apresentar conteúdo em seu idioma regional. É assim que você ganhará visibilidade online baseada em localização.

Como consertar?

Segmente oportunidades potenciais de palavras-chave no idioma com o qual seu público-alvo está familiarizado. Infunda-os naturalmente no conteúdo regional que você criou. Isso tornará seu conteúdo facilmente acessível para seus clientes potenciais.

  • Sua página ainda é muito nova

Você não pode esperar que o Google indexe e classifique sua página da noite para o dia. Pode levar de alguns dias a semanas para que o Google descubra sua página.

Como consertar?

Às vezes, você só precisa sentar e esperar que o Google rastreie sua página. Se você acha que está demorando mais, verifique se otimizou seu conteúdo corretamente e envie o URL por meio do Search Console para chamar a atenção do Google para ele.

Se sua página não está classificada no Google, você precisa descobrir o que a está prejudicando e se concentrar em possíveis soluções para eliminá-la.

Aproveite este guia para identificar problemas com mais rapidez, para que você possa colocar seu site no caminho certo e começar a atrair o público certo do seu jeito.

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