Erros 404 podem parecer bastante comuns, mas frustrantes para os usuários da Internet. No entanto, é mais assustador para SEOs e proprietários de sites.

Na verdade, esta pergunta – os erros 404 prejudicarão o SEO? – é repetidamente feita em algum lugar ou outro na comunidade SEO.

Então, qual é todo esse ruído em torno dos erros 404? Eles são um sinal de classificação e valem a pena? O que o Google tem a dizer sobre tudo isso?

Neste artigo, analisarei os erros 404 em detalhes para ajudá-lo a responder a todas essas perguntas sobre os erros 404.

Tudo bem. Sem delongas, vamos começar.

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Compreendendo os erros 404

Uma página de erro 404 é o que o usuário vê quando tenta visitar uma página que não existe em um site. É a maneira do computador dizer que a página solicitada não foi encontrada.

Então, o que acontece nos bastidores?

Imagine ir ao supermercado comprar alguns ovos para o café da manhã. Você pergunta ao lojista e ele primeiro verifica a disponibilidade do item e informa o status. É exatamente assim que acontece entre o navegador e o servidor.

Quando o usuário insere um URL em seu navegador, o navegador vai para o servidor do site e pergunta: “Ei, posso obter esta página específica?”

Quando chega uma solicitação do usuário para visitar uma página específica de um site, o servidor retorna um código de status HTTP em resposta. Na maioria dos casos, o servidor retorna um código de resposta 200, que indica que o usuário pode acessar o conteúdo. Quero dizer, se você está lendo esta postagem do blog, é porque nosso servidor retornou um código de resposta HTTP 200.

Mas e se o servidor não conseguir encontrar a página em lugar nenhum? É quando ocorrem os erros da série 500 e o erro 404.

Páginas de erro 404 são bastante comuns e é um dos erros HTTPS mais frequentemente encontrados na web. A existência de algumas páginas 404 não afeta o desempenho geral e as classificações do seu site.

Como diz o Google: “O fato de alguns URLs do seu site não existirem mais ou retornarem erros 404 não afeta o desempenho dos outros URLs do seu site (aqueles que retornam códigos de status 200 (sucesso)) em nossos resultados de pesquisa”.

No entanto, pode impactar sua classificação se for encontrado em abundância e se as páginas que retornam com 404 forem parte integrante do seu site. Aqui estão alguns cenários em que você deve corrigir erros 404 com prioridade.

Impacto do erro 404 em backlinks e autoridade

Imagine que seu site já teve uma página de grande sucesso focada em estratégias de marketing durante o COVID-19. Esta página atraiu tráfego orgânico significativo e backlinks de alta qualidade. Mas agora, à medida que a vida se normaliza e o conteúdo se torna menos relevante, você está pensando em remover esta postagem desatualizada. No entanto, há um problema.

Quando você exclui esta página, todos esses backlinks valiosos levarão a uma página de erro 404, que pode minar a autoridade que seu site construiu. É aqui que o pensamento estratégico entra em jogo.

Em vez de remover completamente a página, considere duas opções melhores:

Mantenha a página: Às vezes, é aconselhável manter a página ativa. Mesmo que não atraia o mesmo tráfego, ainda mantém valor de SEO devido aos seus backlinks.

Use um redirecionamento 301: De forma mais eficaz, você pode substituir o conteúdo antigo por algo atual e pertinente. Por exemplo, crie uma nova página sobre estratégias de marketing adaptáveis ​​para incertezas futuras. Em seguida, o 301 redireciona a antiga página focada no COVID-19 para esta nova. Dessa forma, o Google reconhece que você atualizou seu conteúdo para permanecer relevante, e a autoridade da página antiga é transferida para a nova.

Essa abordagem garante que você retenha os benefícios de SEO e se adapte aos tempos de mudança sem perder a autoridade estabelecida do seu site.

Impacto SEO de 404 páginas após hack ou ataque de malware

Na verdade, existem cenários em que erros 404 podem realmente beneficiar o seu site, em vez de prejudicá-lo. Considere uma situação em que seu site sofre um ataque de malware, resultando na indexação incorreta de centenas ou milhares de páginas no Google. Estas páginas podem conter conteúdo prejudicial para os usuários.

Depois de remover com sucesso o malware do seu servidor, é provável que essas páginas adicionadas maliciosamente comecem a mostrar erros 404. Nesse caso, é fundamental não redirecionar automaticamente essas páginas 404 para sua página inicial. Este é um erro comum entre webmasters. Em vez disso, é aconselhável deixar essas páginas corrompidas como 404. Com o tempo, que varia dependendo do número de páginas indexadas, o Google reconhecerá essas páginas como inexistentes e as removerá de seu índice. Implemente um redirecionamento 301 apenas para páginas que tenham conteúdo contextualmente relevante e semelhante.

Pontas: Se você deseja impedir que as páginas hackeadas apareçam na pesquisa do Google, use a ferramenta de remoção temporária no console de pesquisa.

O que isso significa é que erros 404 em uma página menos importante e com baixo tráfego não causarão um impacto negativo na classificação geral do seu site.

Impacto dos erros 404 nas taxas de rejeição do site

Erros 404 aumentam significativamente as taxas de rejeição do site. Normalmente, quando os usuários encontram uma página de erro 404, é improvável que explorem mais, considerando o site não confiável. Isso não apenas aumenta as taxas de rejeição, mas também prejudica a reputação do site.

Além disso, o Google agora considera o envolvimento do usuário como um aspecto fundamental das classificações de SEO. Se os visitantes saírem rapidamente de uma página, o Google interpreta isso como o conteúdo que não atende às expectativas do usuário, levando potencialmente à diminuição da visibilidade da página nos resultados de pesquisa.

Além disso, encontrar vários erros 404 em um site, especialmente por meio de links internos, prejudica gravemente a experiência do usuário. Isso não apenas encerra a jornada do usuário abruptamente, mas também impacta negativamente a posição do site junto ao Google. Consequentemente, as páginas vinculadas a erros 404 têm menos probabilidade de obter classificações elevadas nos resultados de pesquisa, uma vez que o Google pretende garantir uma experiência perfeita para os seus utilizadores.

Efeitos dos erros 404 na eficiência de rastreamento do Googlebot

O Googlebot, o rastreador da web do Google, verifica sites para descobrir páginas novas e atualizadas para indexação. No entanto, um site com inúmeras páginas de erro 404 pode esgotar o orçamento de rastreamento alocado. Esse uso excessivo de recursos pode fazer com que páginas significativas sejam ignoradas durante o rastreamento, atrasando sua indexação.

Causas comuns de erros 404

Então, o que desencadeia erros 404? Aqui está uma olhada nas causas mais comuns.

Links quebrados

Links quebrados nascem quando uma página não está devidamente vinculada ao URL de destino. URLs com erros ortográficos são um dos motivos mais comuns para a existência de links quebrados. Quando isso acontece, o usuário não é redirecionado para a página que você deseja que ele acesse. Em vez disso, eles se encontram em uma página de erro 404.

Páginas excluídas ou movidas

Se você mover seu conteúdo para um novo destino ou excluí-lo completamente, mas não remover o URL antigo das páginas em que os colocou, você estará direcionando seus usuários para uma página de erro 404.

Alterações de URL

As alterações de URL podem ser outro catalisador para o aparecimento de páginas 404. Se você atualizar o URL da sua página, mas não conseguir alterá-lo no conteúdo onde colocou links para aquela página específica, você direcionará os usuários para uma página inexistente e abrirá portas para o erro 404.

Como identificar erros 404 em seu site

Para eliminar erros 404 em seu site, você precisa primeiro saber onde eles existem. Aqui está uma olhada nas maneiras de executá-lo.

Console de pesquisa do Google

Se o Google encontrar erros 404 ao rastrear seu site, ele notificará o mesmo por meio do Relatório de cobertura no Google Search Console.

Da mesma forma, depois de corrigir os erros em seu site, você pode usar a opção Validar correção no Google Search Console para levá-lo ao conhecimento do Google e solicitar que o mecanismo de pesquisa rastreie novamente seu site e avalie as correções de bugs que você fez.

E isso nos leva a esta questão. O que o Google faz para validar os erros 404 corrigidos? No entanto, ainda permanecerá uma página 404. Então, o que realmente acontece nos bastidores?

Respondendo a uma pergunta semelhante no X, John Mueller, analista de pesquisa sênior/líder da equipe de relações de pesquisa do Google, escreveu, “É mais se você acidentalmente fez algo 404 e consertou. Obviamente, você não precisa consertar os 404s que deseja que sejam 404s. Além disso, trata-se mais de rastreamento para você (“Eu consertei isso, diga-me quando você ver que foi consertado também”).

Pelo que ele diz, a validação de erros 404 corrigidos tem mais a ver com acompanhar as correções de páginas da web que desapareceram acidentalmente. Afinal, você não precisa fazer nada em relação às páginas que intencionalmente não deseja que existam, certo?

Em outras palavras, o código de status 404 não é necessariamente um bug que um webmaster precisa corrigir. Acontece que o Google aproveita o recurso Validate Fix para ficar de olho nas páginas ausentes e mostrá-las nas SERPs uma vez ou se retornarem.

Semrush

A ferramenta Semrush Site Audit é útil para rastrear seu site e identificar possíveis problemas técnicos e na página ocultos em seu site. Usar esta ferramenta é uma boa maneira de identificar erros 404 em seu site.

Screaming Frog

Screaming Frog é outra ótima ferramenta para auditar seu site e localizar facilmente problemas na página. Assim que a ferramenta terminar de rastrear seu site, navegue até Erro do cliente (4xx) em Códigos de resposta no menu suspenso. Isso deve ajudá-lo a detectar erros 404 em seu site.

Verificações manuais

Verificar manualmente se há erros 404 em suas páginas da web pode ser demorado. No entanto, é uma boa maneira de verificar e corrigir erros 404 e outros problemas potenciais em seu site.

Como corrigir erros 404

Agora que você sabe como identificar erros 404 em seu site, vamos ver como corrigi-los.

Configurando redirecionamentos 301

Os redirecionamentos 301 permitem que os usuários redirecionem automaticamente para o novo destino quando estiverem prestes a acessar uma página que não existe mais. Dessa forma, você evita que seus visitantes cheguem a um beco sem saída 404.

Então como você faz isso?

  • Instale um plugin de redirecionamento gratuito e confiável para WordPress
  • No WordPress, vá para Configurações e navegue até a guia 404
  • Verifique se há problemas e, na seção Redirecionar, insira os URLs dos quais deseja redirecionar os usuários
  • Insira os novos URLs na guia Destino e salve as alterações

Atualizando Links Internos e Externos

Verifique cuidadosamente seus links internos e identifique aqueles que levam a páginas 404. Substitua-os por novos URLs para garantir que os visitantes sejam direcionados às páginas corretas do seu site. Isso abre caminho para uma melhor experiência do usuário em seu site.

Por outro lado, atualizar links externos que levam usuários de outro site para uma página 404 do seu site dá um pouco mais de trabalho. Ao contrário das páginas internas que estão totalmente sob seu controle, seus links externos são colocados em sites que pertencem a terceiros.

Para corrigir esses erros 404 recebidos, você deve entrar em contato com os webmasters correspondentes com um e-mail genuíno para substituir seu URL antigo pelo novo ou uma solicitação de remoção de link no caso de páginas excluídas que não têm alternativa.

Criando uma página 404 personalizada eficaz

A retificação de erros 404 fortalece o SEO do seu site. No entanto, nem sempre é possível eliminar erros 404 porque certos fatores, como um usuário digitando um URL com erro ortográfico, estão fora de seu controle. É por isso que é essencial criar uma página 404 personalizada para o seu site.

Você pode fazer isso usando um plugin gratuito para criação de páginas 404 personalizadas. Na sua página 404 personalizada, você pode incluir elementos como uma caixa de pesquisa, links para páginas importantes do seu site e suas informações de contato.

Essa página 404 é fácil de usar porque oferece aos visitantes opções potenciais para pesquisar e explorar fontes relevantes e interagir com seu site.

Monitorando páginas de erro 404

É bom monitorar seu site de vez em quando em busca de potenciais todos os erros 404, especialmente quando você atualiza partes do seu site ou o renova totalmente.

Como mencionei anteriormente, você pode usar ferramentas como Google Search Console, Semrush Site Audit Tool, Screaming Frog e muito mais para identificar e corrigir erros 404.

Ao monitorar seu site de vez em quando, você pode tomar medidas para corrigir erros 404 visíveis o mais rápido possível, mesmo que não os elimine completamente.

Qual é a diferença entre Hard 404 e Soft 404?

Quer se aprofundar nos erros 404? Aí vem o Hard 404 vs. Suave 404.

Hard 404 é o erro 404 usual que discutimos acima. Se a página não existir, o servidor retornará um código de erro 404.

Por outro lado, as páginas de erro soft 404 retornam um código de status 200 OK, o que significa que o mecanismo de pesquisa pode rastrear e indexar as páginas da web correspondentes. Isso será um desperdício do orçamento de rastreamento que o Google alocou para o seu site.

Como resultado, as páginas soft 404 podem esgotar seu orçamento de rastreamento e impedir que o Google rastreie e indexe suas páginas importantes com mais rapidez. É importante observar que as páginas de erro soft 404 apresentam conteúdo limitado e problemas de carregamento de página.

Além disso, como essas páginas não retornam um código de erro 404, é muito difícil detectá-las usando ferramentas de SEO.

Dito isso, as páginas soft 404 são uma ameaça à saúde e ao SEO do seu site.

Erros 404 são bastante comuns. No entanto, se você permitir que eles se espalhem pelo seu site, eles serão fortes o suficiente para afetar a experiência do usuário e até mesmo derrubar a autoridade do seu domínio e as classificações do Google no longo prazo. Isso significa que, se ignorados, os erros 404 podem prejudicar seriamente o SEO do seu site.

Coloque em prática os métodos que sugeri acima para identificar e corrigir os erros 404 tanto quanto possível. Certifique-se de seguir as práticas recomendadas e monitorar seu site em busca de erros 404 para oferecer uma ótima experiência de usuário aos visitantes e dar mais um passo para garantir um lugar mais forte nos bons livros do Google.

Um estudo de caso de correção de erros 404

Preocupação:

Gourmet Delight, uma plataforma de compartilhamento de receitas on-line, notou um declínio gradual no tráfego do site e no envolvimento dos usuários ao longo de seis meses.

Identificação de problema:

Uma auditoria de SEO revelou um número significativo de erros 404. Isso se deveu principalmente à exclusão de páginas de receitas sazonais e URLs alterados durante uma recente reformulação do site.

Estratégia

  • Redirecionando páginas valiosas: para receitas excluídas que tinham backlinks e tráfego elevados, a equipe configurou redirecionamentos 301 para coleções de receitas sazonais relevantes.
  • Consertando Links Internos: Eles atualizaram todos os links internos que levavam a páginas 404, garantindo que os usuários fossem direcionados ao conteúdo existente.
  • Página 404 personalizada: uma página 404 personalizada foi criada, apresentando uma barra de pesquisa, categorias de receitas populares e uma mensagem amigável para orientar os usuários perdidos.

Resultados

  • Experiência do usuário aprimorada: a taxa de rejeição diminuiu 30% em três meses.
  • Tráfego recuperado: as páginas redirecionadas tiveram um aumento de 25% no tráfego, à medida que os usuários foram direcionados para conteúdo relevante.
  • Classificação de SEO: em quatro meses, o site recuperou sua posição anterior no ranking do Google e as métricas de engajamento do usuário melhoraram.

Ao abordar estrategicamente os erros 404, GourmetDelight.com melhorou a experiência do usuário e o SEO, demonstrando a importância de auditorias regulares do site e práticas responsivas de SEO.

Erro 404: perguntas frequentes

  • Quanto tempo o Google leva para desindexar páginas 404?

Geralmente leva de alguns dias a semanas para o Google desindexar uma página 404. No entanto, o prazo também depende de outros fatores, como a taxa de rastreamento do seu site e a frequência com que a página 404 em questão foi atualizada no passado.

  • Posso personalizar a forma como o Google trata minhas páginas de erro 404?

Não. Não é possível personalizar a maneira como o Google lida com suas páginas de erro 404. No entanto, seguir as práticas recomendadas discutidas acima ajuda você a criar uma página 404 fácil de usar e a resolver com eficiência problemas relacionados a erros 404 em seu site.

  • Devo redirecionar todos os erros 404 para minha página inicial?

Redirecionar todos os erros 404 para sua página inicial pode confundir os visitantes e levar a uma experiência ruim para o usuário. Em vez disso, configurar redirecionamentos 301 para direcionar os usuários a uma nova página que responda às suas dúvidas e consertar backlinks quebrados são as práticas recomendadas.

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