Desde que o Google começou a recompensar a falta de otimização e deu ênfase à otimização de CTR em tags de título, tenho algumas teorias de que algumas palavras em particular parecem dar um “impulso” – seja correlativo ou causal, na classificação de sites.

Embora eu não ache que exista realmente uma solução mágica, estou bastante confiante de que certos tipos de páginas tendem a obter mais links e/ou interesse – e, por outro lado, certas adições de palavras nos títulos tendem a obter mais cliques e/ou interesse. ou interesse – que podem estar fortemente conectados a uma melhor classificação nos resultados de pesquisa, além de simplesmente inserir várias outras palavras-chave.

Para testar essa teoria, contamos com a ajuda do SEMRush para analisar um conjunto de dados que pensamos que revelariam os insights mais interessantes. Este foi o nosso processo:

1. Peguei as 1.000 palavras-chave mais caras com base no CPC e com volume de pesquisa superior a 1.000. Queríamos obter um tamanho de amostra forte e também pensamos em obter os insights mais interessantes sobre o conjunto de palavras-chave mais valioso, em vez de áreas menos competitivas. Você pode ver um exemplo de instantâneo deste conjunto de palavras-chave abaixo. Para fazer uma análise semelhante, consulte a página de classificação do SEMRush.

2. Obteve a classificação do site na página um para todas as 1.000 palavras-chave. O processo de pensamento sendo a página um para termos muito competitivos = um bom indicador do impacto potencial que uma determinada palavra pode ter.

3. Peguei as tags de título dessas páginas para criar uma lista mestra de 7.999 páginas. Nossa lista não chegava a 10.000 por causa da variação no número de listagens exibidas em algumas SERPs, bem como de duplicatas.

4. Removemos as palavras mais usadas no conjunto de palavras-chave original das tags de título. Usando uma nuvem de tags, identificamos as palavras que ocorrem com mais frequência em nossa lista de palavras-chave. Fizemos isso para que não houvesse palavras que só aparecessem porque eram mais frequentes no conjunto original de palavras-chave, o que obviamente faria com que ocorressem com mais frequência nos títulos.

5. Executamos a lista editada de tags de título na nuvem de tags, que revelou as novas palavras mais usadas.

6. Verificamos o uso das palavras-chave restantes na lista KW original e também limpamos a lista/procuramos por palavras erradas. Para evitar erros humanos/refinar ainda mais o conjunto de dados, fizemos o controle de qualidade da lista final e também deixamos de lado palavras sem valor ou lições – como “Contato” ou “Casa”, que estavam lá por motivos óbvios.

No final, ficamos com uma lista de sete palavras-chave que ocorreram o suficiente nas tags de título das páginas para obter insights. Para lhe dar uma visão completa/permitir que você tire suas próprias conclusões, também incluímos o número de vezes que a palavra ocorreu na lista de palavras-chave original. Quanto maior o número, maior a probabilidade de esse número ter influenciado o número total de ocorrências nos títulos do nosso conjunto de dados.

O grupo de palavras-chave mais esclarecedor do conjunto, vejo “melhor/melhor” como verdadeiros diferenciais nos resultados de pesquisa de hoje. Essas palavras-chave geralmente sugerem aos usuários várias coisas positivas – primeiro, que eles verão o que há de melhor para o que procuram e, segundo, que a opinião que obterão será uma voz (principalmente) imparcial – ou pelo menos menos imparcial em relação ao fornecedor real do produto e/ou serviço.

Por esse motivo, frequentemente vejo essas duas palavras sendo a espinha dorsal por trás de muitas vitórias em testes de CTR nas SERPs, como muitos dos exemplos sobre os quais falei neste post – já que os testes mostram o aumento de cliques continuamente para aqueles que eu tenho. monitorou.

Além disso, no cenário atual de não otimização sendo a nova otimização, também acredito que há algo em adicionar uma palavra como esta na frente de sua tag de título que pode realmente ajudá-lo a se classificar melhor por si só – o que é contra-intuitivo quando comparado com o processo de pensamento histórico de “precisamos da palavra-chave na frente”.

Quando você considera que pode desotimizar e adicionar um aumento de CTR ao adicionar isso ao seu título – para uma página que o justifique – não é de admirar que duas palavras muito semelhantes apareçam nesta lista de nove.

Exemplos de tags de título:

  • Encontre o melhor advogado de São Paulo
  • Os melhores serviços VoIP para 2024
  • As 20 principais empresas de Big Data

Esta palavra-chave é um exemplo de autoridade mais CTR – que, claro, está relacionado – desempenhando um papel. Em muitas pesquisas competitivas, as organizações de notícias oferecem uma página combinada ou oficial sobre o assunto – e quando provém de uma fonte confiável, como US News, NBC News ou ABC, é quase certo que é mais provável que garanta cliques do usuário em comparação com páginas menos confiáveis. resultados.

No entanto, também é muito possível que, em muitas pesquisas, você pesquise coisas e queira notícias – mas simplesmente não tenha o comportamento de pesquisa de adicionar “notícias” à pesquisa. Um exemplo disso pode ser a notícia de um descarrilamento de trem ou, mais infelizmente, Justin Beiber. Por esse motivo, seria inteligente da parte do Google dar um “impulso” aos sites que oferecem resultados de notícias, e há poucos sinais mais fortes do que a palavra no título ou nome de domínio daqueles que os oferecem.

Há também a realidade de que o Google apresenta artigos detalhados em muitas SERPs. De acordo com o MozCast no momento da redação deste artigo, eles aparecem 13,1% das vezes que você pesquisa. Certamente, muitos sites com “notícias” nos títulos têm uma vantagem em termos de aparecer nesta área – o que seria uma razão convincente para a maior incidência na nossa amostra.

Exemplos de tags de título:

  • Aprenda como desintoxicar com uma limpeza com óleo de coco
  • 8 razões para não obter um diploma em administração
  • Como acompanhar sua solicitação de emprego

Semelhante ao exemplo melhor/principal, as avaliações que aparecem nos resultados da pesquisa são um bom indicador de que os usuários desejam obter informações de um terceiro imparcial (ou pelo menos um tanto imparcial) antes de tomar uma decisão de compra. Em um resultado de pesquisa como “laptops”, muitos pesquisadores provavelmente clicarão no resultado “avaliações de laptops” antes de clicar em um fornecedor de laptop – porque não têm certeza ou não confiam em um fabricante direto até obterem a opinião de terceiros.

Por esse motivo, acredito que o Google está ajudando a obter resultados – ou, se não, o ajuste da CTR nesses tipos de resultados provavelmente faria isso por eles.

Exemplos de tags de título:

  • Melhores serviços de hospedagem de sites
  • Críticas e classificações de rivaroxabana
  • Avaliações do RingCentral

De muitas maneiras, guia significa o livro abrangente e abrangente sobre tudo o que aborda. Da mesma forma, o primeiro resultado para a maioria das pesquisas deve ser o mesmo – por isso não é uma surpresa completa que um termo como este apareça frequentemente nos resultados da pesquisa.

É também um potencial aumento de CTR – sei que quando vejo tópicos como “O Guia Completo para X”, fico atraído por ele. É claro que, se você proclamar o guia completo e acabar não sendo ele, perderá um pouco do respeito e provavelmente também sofrerá algumas rejeições nos resultados da pesquisa.

Da mesma forma, parece haver também uma forte correlação entre guias e ligações – por natureza, algo abrangente sobre um assunto é susceptível de estabelecer ligações. E não há melhor maneira de sinalizar que seu conteúdo é isso do que incluir guia em sua semântica. Correlação ou causalidade, a criação de guias pode certamente ajudá-lo a classificar muitos termos que você espera classificar.

Exemplos de tags de título:

  • Gerenciamento de dispositivos móveis – Guia de fornecedores e comparação
  • Guia para programas de justiça criminal on-line
  • O que é software de gerenciamento de contratos?

A informação parece a versão mais fraca do “guia” – embora os números não falem realmente sobre isso. As informações tendiam a surgir em sites mais confiáveis ​​que, em vez de precisarem fingir sua autoridade, apenas sabiam disso – o que é interessante por si só.

Porém, provavelmente um indicador maior aqui – que também é comum com “guia”, é que esse tipo de resultado de pesquisa tende a ser mais útil do que comercial. Em SERPs extremamente competitivas, ser o diferencial não comercial pode ser o bilhete mágico – tanto para o Google quanto para usuários que buscam um resultado para clicar e que não desejam receber seu dinheiro.

Exemplos de tags de título:

  • Informações, notícias e conselhos práticos sobre computação em nuvem
  • Informações ao Consumidor – Seguro Automóvel
  • Xarelto – informações de prescrição, efeitos colaterais e usos

Comunidade foi a mais surpreendente da lista e apareceu como a nona palavra-chave. Novamente, como é comum nos resultados competitivos, muitos usuários estão desesperados por respostas imparciais – e muitas vezes um longo tópico em um fórum popular pode ser uma forma de resolver isso.

Há algo nos fóruns também que contribui para mais engajamento – um tópico com 100 respostas – classificadas pelas mais populares (alguém no Stack Exchange?) – cria um efeito cascata natural que pode deixar você colado por dez minutos. Esse é o tipo de envolvimento que o Google deseja recompensar (e provavelmente o é) – que realmente só pode ser visto em uma comunidade popular e bem administrada.

Embora, é claro, simplesmente ter essa palavra-chave no título não seja o que faz isso acontecer. Stack Exchange, por exemplo, não usa essa palavra – e está indo muito bem.

Exemplos de tags de título:

  • Fórum de mobilidade empresarial: o principal recurso comunitário sobre mobilidade empresarial
  • Como ativo o push to talk?

Quais palavras-chave deixamos de lado?

Depois de examinar as conclusões acima, você deve estar se perguntando quais palavras-chave deixamos manualmente. Na verdade, havia alguns, mas achei que a maioria deles tinha pouco a oferecer em termos de capacidade de ação ou insights. Aqui estão os que estiveram mais próximos de entrar na lista, mas não o fizeram:

  • Dicionário – 235 usos totais, 0 usos em palavras-chave: Originalmente, eu tinha o dicionário no topo da lista, pois a palavra tinha muitas menções e poucos usos em palavras-chave – até que percebi que “definição”, um sinônimo próximo, ocorria 20 vezes em nosso conjunto original de palavras-chave. Essa alta incidência me fez pensar que indiretamente teve um forte efeito sobre aqueles que apareciam com frequência, embora ainda seja possível que o Google goste de misturar esses tipos de resultados.
  • Suporte – 72 usos totais, 0 usos em palavras-chave: embora isso tenha surgido com frequência, com base na análise das tags de título, a maioria dos resultados parecia ocorrer com base em pesquisas de navegação em busca de atendimento ao cliente e/ou resultados ocasionais diversos no fórum.

O que você pode fazer com esses dados?

Então, o que tudo isso significa? O que você pode fazer com as informações? A resposta longa é que se você ainda não está pensando em criar tags de título mais focadas na CTR, deveria estar. No entanto, se seus sites não tiverem nenhum dos atributos acima, você provavelmente não deveria forçá-los a incluí-los – provavelmente não terminará bem.

Mas se você estiver listando avaliações – e estiver criando guias – e tiver uma comunidade – talvez não faça mal incluir essas palavras em seus títulos. E se você estiver criando avaliações que listem claramente o melhor ou o melhor resultado, seria inteligente incluir isso também.

E depois de passar por esta análise, um dos insights mais interessantes, para mim, pode não estar no nível macro – é mais provável que esteja no nível micro. Não parece que existam “balas mágicas” extremas em uma grande amostra de SERPs.

Mas se você observar a forte incidência de “dicionário” como uma palavra que apareceu em nossa pesquisa, poderá ver que certos setores definitivamente têm palavras adjacentes que aparecem com frequência, mas não são necessariamente pesquisadas repetidamente.

Aposto que se você passou por essa análise para você Em um vertical específico, com suas tags de título específicas e com filtros de classificação mais rígidos, você pode revelar algumas palavras novas para desotimizar suas tags de título e aumentar a CTR fora deste exemplo que você não teria identificado de outra forma – assim como no espaço do dicionário. E essa pode ser a melhor aplicação desse tipo de experimento.

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