Você está otimizando várias peças de conteúdo para classificar palavras-chave semelhantes? CUIDADO. Seu site pode ser vítima da canibalização de palavras-chave.

A canibalização de palavras-chave pode prejudicar a classificação do seu site no mecanismo de pesquisa e diminuir a visibilidade de suas páginas importantes.

Não se preocupe. Você pode recuperar seu site dos gargalos da canibalização de palavras-chave. Quanto antes você agir, melhor será para o seu site.

Neste blog, falarei sobre possíveis problemas de canibalização de palavras-chave que os sites encontram e como eles podem ser corrigidos. Entre.

Pense desta forma: você perderia tempo e esforço competindo contra si mesmo quando tem rivais esperando para vencê-lo? Isso é exatamente o que é a canibalização de palavras-chave.

Ocorre quando várias páginas do seu site visam a classificação para a mesma palavra-chave e intenção. Quando isso acontece, o Google fica confuso e não tem clareza sobre qual página deve ter uma classificação mais elevada.

E o resultado?

Nenhuma dessas páginas pode ter uma classificação mais elevada para o termo de pesquisa específico. Isso é um grande golpe para a classificação do seu site e para a visibilidade do mecanismo de pesquisa, especialmente se passar despercebido no longo prazo.

Problemas de canibalização de palavras-chave

Para eliminar os problemas e impedir que aconteçam novamente com você, você tem que ir às raízes, certo? Isso também se aplica à canibalização de palavras-chave.

Agora que você sabe que a canibalização de palavras-chave pode prejudicar seu site, vamos discutir detalhadamente possíveis problemas de canibalização de palavras-chave.

Flutuações frequentes de classificação

Você já percebeu que a classificação de suas páginas muda com frequência? Provavelmente isso se deve à canibalização de palavras-chave.

Por que?

Quando o mecanismo de pesquisa não consegue descobrir quais de suas páginas têm classificação mais elevada, é provável que as classificações das páginas correspondentes continuem flutuando.

À medida que as posições de suas páginas mudam constantemente, nenhuma delas será capaz de obter cliques e atrair tráfego de maneira simplificada. Isso terá um impacto negativo em sua taxa de conversão.

Autoridade de página baixa

Vamos pegar dois sites, A e B. Suponha que o site A ofereça dois conteúdos medíocres sobre como ganhar dinheiro online, enquanto o B contém uma página que apresenta um guia detalhado para ganhar dinheiro online. Como todas essas páginas tratam do mesmo tópico, é provável que tenham como alvo palavras-chave semelhantes.

Agora, qual dos dois sites o leitor escolherá visitar? A resposta é o site B porque, diferentemente do site A, ele oferece tudo sobre o tema em um só lugar.

Quando você tem duas ou mais páginas competindo entre si, você na verdade dilui a autoridade da sua página. Isso significa que todas as suas páginas com conteúdo semelhante terão uma pontuação de autoridade baixa.

URLs errados com classificação mais alta

Você notou uma classificação de página diferente mais alta para uma palavra-chave específica, enquanto a página que você realmente segmentou não apresentou melhoria significativa? Novamente, a canibalização de palavras-chave é a culpada.

O problema de classificações de URL erradas geralmente acontece com páginas de produtos porque é provável que tenham como alvo palavras-chave semelhantes. Por outro lado, isso também pode acontecer com outros conteúdos, como artigos. Por exemplo, você pode encontrar uma classificação de postagem de blog mais antiga para a palavra-chave alvo ao tentar classificar seu novo conteúdo.

Incompatibilidade de intenção do usuário

Para aumentar as conversões, é importante que o seu conteúdo corresponda à intenção do usuário. Mas qual é a conexão entre a intenção do usuário e a canibalização de palavras-chave? Deixe-me explicar.

A canibalização de palavras-chave pode aumentar a classificação do seu blog em termos de palavras-chave financeiras quando você não presta atenção à intenção do usuário. Quando você direciona usuários que estão prontos para comprar um produto para a página do seu blog, você na verdade os desorienta. Nem o usuário nem o mecanismo de busca gostam quando você os desorienta.

Aqui está um exemplo.

Incompatibilidade de intenção do usuário

Dos dois resultados acima, o primeiro é uma postagem de blog (intenção informativa) para pessoas que precisam de orientação para comprar backlinks. A segunda é para quem procura um prestador de serviço para comprar backlinks (intenção transacional). Nesse caso, perder a intenção do usuário pode fazer com que os visitantes acessem páginas irrelevantes para sua pesquisa.

Como agência de SEO, sabemos que mexer com a intenção do usuário causará estragos. É por isso que garantimos que nosso conteúdo atenda à intenção do usuário e também eliminamos problemas de canibalização de palavras-chave o mais rápido possível, ou melhor ainda, evitamos-os.

Como identificar a canibalização de palavras-chave

Seguindo os problemas de canibalização de palavras-chave, veja como você pode identificá-las em seu site.

Auditoria de conteúdo fácil

Se o seu site não tiver grandes problemas de canibalização de palavras-chave ou se tiver cerca de 20 páginas, esse método provavelmente funcionará para você.

No Ahrefs, vá para o relatório Páginas principais e exporte-o para identificar páginas semelhantes e, em seguida, restrinja manualmente as páginas com conteúdo semelhante.

Auditoria de conteúdo fácil

Isso ajudará você a identificar páginas com canibalização de palavras-chave, especialmente em sites com menos páginas de destino.

Análise histórica de classificação

Você deseja identificar a canibalização de palavras-chave para uma palavra-chave específica? Aqui está o que você deve fazer.

Aproveite o Ahrefs para identificar as classificações históricas e o tráfego de sua palavra-chave alvo. Deixe-me mostrar-lhe um exemplo.

Análise histórica de classificação

Como você pode ver na captura de tela acima, duas de nossas páginas estão classificadas para o termo de pesquisa Autoridade de domínio Moz. Esse é um problema de canibalização de palavras-chave que precisa ser corrigido. Direi como você pode corrigir problemas de canibalização de palavras-chave posteriormente neste artigo.

Use operadores de pesquisa avançada

Operadores de pesquisa avançada, como a palavra-chave intitle inurl:yourwebsite.com. Você verá todas as páginas do seu site relevantes para uma palavra-chave específica.

Vamos pegar a palavra-chave, trecho em destaquepor exemplo.

Use operadores de pesquisa avançada

Como você pode ver acima, duas de nossas postagens no blog estão classificadas para essa palavra-chave e isso precisa ser corrigido.

Classificação de URLs para as mesmas palavras-chave

Use Ahrefs para identificar URLs classificados para as mesmas palavras-chave.

No Palavras-chave orgânicas seção, você verá um resultado como o abaixo. Certificar-se que o Apenas vários URLs filtro está ativado.

Classificação de URLs para as mesmas palavras-chave

Como consertar a canibalização de palavras-chave

Vamos para a parte final deste artigo. Veja como você pode corrigir problemas de canibalização de palavras-chave detectados em seu site.

Mesclar seu conteúdo

Depois de identificar duas páginas com classificação de conteúdo semelhante para a mesma palavra-chave, a melhor coisa a fazer é mesclá-las em uma. Dessa forma, você cria um recurso de alto valor para acesso dos visitantes.

Certifique-se de usar redirecionamentos 301 para direcionar os usuários ao destino onde possam ler o conteúdo atualizado.

Mesclar conteúdo

Mas como saber qual das duas páginas manter? Aqui está o problema.

Verifique o desempenho dessas páginas no Google. Identifique o número de domínios de referência, as palavras-chave para as quais cada página está classificada e outros sinais de relevância. O melhor vence.

Atualize a estrutura de links internos do seu site

Os mecanismos de pesquisa usam links internos não apenas para rastrear suas novas páginas da web, mas também para entender como elas são relevantes para outras páginas do seu site.

E se eu dissesse que você poderia usar isso para corrigir problemas de canibalização de palavras-chave?

Verifique os links internos nas páginas canibalizadas e substitua-os pela URL da página que você deseja ter uma classificação mais elevada.

Atualize a estrutura de links internos do seu site

Dessa forma, você informa ao mecanismo de pesquisa qual de suas páginas tem mais peso e solicita que ele classifique essa página em uma posição mais elevada na pesquisa. Você consegue impedir que suas outras páginas concorram com ela em termos de classificação.

Canonizar a página

Usar tags canônicas (rel=”canonical”) é uma das maneiras mais simples de dizer ao Google para não classificar páginas específicas do seu site.

Eles são úteis para definir uma página como a versão principal, permitindo assim ao mecanismo de pesquisa saber qual página deve ser classificada.

Canonizar a página

Ao canonizar páginas da web específicas, você sinaliza ao Google por classificar URLs errados, incluindo páginas de destino PPC. Além disso, você também pode evitar problemas de conteúdo duplicado, que de outra forma afetariam a qualidade do conteúdo do seu site.

Crie conteúdo focado na intenção

Às vezes, as palavras-chave que você usa em seu conteúdo podem mantê-lo lutando consigo mesmo e não obter classificações mais altas. Vejamos o “link building”, por exemplo.

Crie conteúdo focado na intenção

Os principais resultados para essa palavra-chave estão relacionados à intenção informativa. Isso significa que se você deseja classificar essa palavra-chave, você deve criar um conteúdo que atenda à intenção informativa.

Se você estiver almejando esta palavra-chave ou outras variantes dela sem se importar com a intenção, talvez não consiga elevar seu padrão para uma classificação mais elevada nas SERPs. Certifique-se de que seu conteúdo seja focado na intenção.

Planeje seu conteúdo

E se você pudesse realmente impedir que a canibalização de palavras-chave acontecesse em seu site? Isso é possível se você planejar seu conteúdo com sabedoria.

Realize uma auditoria de conteúdo usando ferramentas de SEO como Ahrefs ou Semrush para descobrir se você já criou conteúdo classificado para palavras-chave semelhantes. Alternativamente, você pode usar o mapa do site e realizar uma pesquisa de URL para descobrir se criou conteúdo com base em palavras-chave semelhantes. Se sim, evite criar novos conteúdos.

Isso o ajudará a evitar abrir espaço para novos problemas de canibalização de palavras-chave.

Mantenha o mesmo URL para conteúdo Evergreen

Certifique-se de manter os URLs de suas páginas de conteúdo perenes sempre iguais. Dessa forma, você pode aumentar a autoridade da página ao longo do tempo.

Por outro lado, certifique-se também de renová-lo de tempos em tempos para mantê-lo atualizado e manter a relevância.

Mantenha o mesmo URL para conteúdo Evergreen

Empacotando

Com a classificação de vários URLs para a mesma palavra-chave, os problemas de canibalização de palavras-chave são um problema para proprietários de sites e profissionais de marketing digital. Isso pode ter um impacto negativo na autoridade da sua página e prejudicar as classificações de SEO do seu site. Quanto mais cedo você eliminar esses problemas, melhor será para a autoridade e as classificações do seu site.

Identifique e corrija problemas de canibalização de palavras-chave usando os métodos mencionados acima e melhore suas chances de garantir posições SERP mais altas.

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