Você está se esforçando para aumentar a autoridade, as classificações e o tráfego orgânico do seu site, assim como inúmeros outros proprietários de sites por aí?

É um objetivo comum compartilhado por todos os proprietários de sites e profissionais de marketing, mas alcançá-lo requer a ajuda de mecanismos de pesquisa como o Google. A verdade é que até que uma marca esteja tão bem posicionada que as pessoas procurem o nome da marca ou produtos específicos oferecidos pela marca ( como Nike ou Adidas), precisa apaziguar os bots de busca.

Sabemos que o conteúdo é o rei do Google, mas como diz o ditado: “Um rei de sucesso geralmente é apoiado por uma rainha sábia e poderosa”. E em termos de SEO, se o conteúdo for Rei, então o backlink é a Rainha que o apoia para uma classificação mais elevada no Google.

Mas o Google também segue o provérbio: “A esposa de César deve estar acima de qualquer suspeita”, o que significa que construir links errados pode causar caos, penalidades e até desindexação.

Decidi escrever este blog porque o link building é algo que os proprietários de sites e profissionais de marketing erram e se arrependem, desde que o Google os isente das penalidades.

Então, vamos começar com os erros do link building!

1. Construindo links de sites de baixa autoridade

Imagine que seu site é um jardim e os links são como as flores que florescem nele. Assim como ter algumas lindas flores pode deixar o jardim charmoso e atrair abelhas, ter alguns backlinks de alta qualidade pode aumentar a reputação do seu site e resultar em uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa. Por outro lado, ter um grande número de links irrelevantes ou de baixa qualidade é como ter ervas daninhas ou parasitas anexados ao seu site.

Esses backlinks ruins podem prejudicar a credibilidade do seu site e dificultar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Portanto, é crucial priorizar a qualidade dos seus backlinks em vez da quantidade. Em vez de ir atrás de sites de baixa autoridade, concentre-se em construir relacionamentos com fontes confiáveis. Embora não exista uma ferramenta do Google para verificar a qualidade de um site, você pode usar ferramentas de SEO de terceiros, como Ahrefs, SEMRush ou Moz, para verificar a autoridade de um site.

2. Links de sites não relevantes

Criar links de sites irrelevantes é como dar um tiro no próprio pé. Isso prejudica não apenas a reputação do seu site, mas também a classificação do mecanismo de pesquisa. A atualização recente do Google, a atualização de conteúdo útil, concentra-se em fornecer conteúdo relevante e útil aos usuários, e isso significa que sites que cobrem tudo o que existe serão penalizados (exceto sites de notícias e editores reconhecidos).

Esses tipos de sites costumam vender backlinks para ganhar dinheiro rápido, mas essa estratégia é como brincar com fogo. Sites que não fornecem informações úteis, incluindo links externos colocados em seu conteúdo, verão uma queda enorme em sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Pense desta forma: você confiaria em um site que fala sobre culinária, finanças e jardinagem, tudo em um só lugar? Provavelmente não. O Google está se tornando mais sofisticado na identificação de sites específicos para determinados nichos e, se você não fornecer links relevantes e conteúdo útil, a classificação do seu site será prejudicada.

Por exemplo, se o site de um escritório de advocacia tiver backlinks de blogs genéricos de tecnologia, sites de entretenimento e sites de viagens, será difícil para o Google identificar o nicho do site. Como resultado, o Google pode não classificar o site, suspeitando que os links irrelevantes sejam de baixa qualidade.

Na verdade, ao criar backlinks para o seu site, certifique-se de que o domínio selecionado não esteja direcionando para milhares de sites totalmente não relacionados.

3. Links de conteúdo ruim/plagiado/duplicado

Imagine trabalhar duro para construir um site com conteúdo de qualidade, apenas para descobrir que agências de criação de links inescrupulosas estão criando links para o seu site com conteúdo superficial ou plagiado. É um cenário de pesadelo que pode prejudicar a reputação do seu site e fazer com que você seja penalizado pelos motores de busca.

Infelizmente, algumas agências usarão atalhos para obter mais backlinks para o seu site, e isso geralmente envolve o uso de conteúdo de baixa qualidade ou plágio. Eles simplesmente copiam o conteúdo de outros sites, adicionam seu backlink e publicam-no em qualquer site que o aceite.

O problema com essa abordagem é que ela é uma maneira infalível de obter backlinks de baixa qualidade de domínios aos quais não vale a pena vincular. Quando um site aceita qualquer tipo de conteúdo abaixo do padrão, é um sinal claro de que ele não está operando em nível profissional.

Para evitar essa armadilha, é crucial garantir que os backlinks para o seu site sejam criados com conteúdo 100% não plagiado. Isso garantirá que você obtenha backlinks de alta qualidade de sites confiáveis.

Outra coisa a ter em mente é a questão do conteúdo duplicado. Se o mesmo site publicou vários posts sobre tópicos semelhantes, o algoritmo do Google decidirá qual conteúdo é o melhor e o classificará de acordo. Isso significa que qualquer conteúdo duplicado e links dentro dele serão desvalorizados, tornando-os ineficazes.

4. Backlinks de sites com perfil de link tóxico

Você já se deparou com um site com um perfil de backlink totalmente spam ou irrelevante? É um sinal claro de que não vale a pena obter um backlink do site. Mas como determinar se o perfil do link de um site é confiável ou não?

Uma maneira de fazer isso é verificar a pontuação de spam do site no Moz ou a pontuação tóxica no SEMRush. Essas ferramentas lhe darão uma ideia da reputação do site e se seu perfil de backlink é saudável.

Um grande número de backlinks irrelevantes ou com spam para um site é um grande sinal de alerta. É um sinal de que o site não está investindo em práticas de link building de qualidade e provavelmente está usando táticas de chapéu preto para aumentar sua classificação. Se você criar backlinks a partir desses sites, acabará transmitindo recursos altamente tóxicos para o seu site, o que pode impactar negativamente as classificações e a reputação do seu mecanismo de pesquisa.

Por outro lado, um site confiável terá um perfil de link limpo e organizado. Isso significa que eles removem backlinks ruins ou os rejeitam no Google para manter a integridade de seu perfil de backlink.

5. Evite sites que tenham todos os links Dofollow

O Google considera um link dofollow como um sinal de aprovação de um site, indicando que ele deve passar o link para o seu site. No entanto, se um site fornece apenas links dofollow ou apenas obtém links dofollow, isso pode levantar suspeitas e potencialmente prejudicar as classificações do mecanismo de pesquisa do seu site.

Um site que parece natural e confiável terá uma mistura de links nofollow, dofollow e UGC. Esse perfil diversificado de links indica que o site está construindo links de forma natural e orgânica, o que tem maior probabilidade de ser visto de forma positiva pelos mecanismos de busca.

Por outro lado, se você encontrar um site que possui apenas links dofollow, é melhor evitar obter backlinks dele. Isso ocorre porque ter muitos links dofollow pode levantar uma bandeira vermelha para os mecanismos de pesquisa, e obter links desses sites pode prejudicar a reputação do seu site.

O mesmo se aplica quando você cria backlinks para seu site. Certifique-se de ter uma proporção ideal de diferentes tipos de backlinks.

6. Evite usar muitos textos âncora de correspondência exata

É compreensível que você queira classificar sua palavra-chave específica, mas você não acha que é importante fazer isso da maneira certa?

Construir backlinks com texto âncora de correspondência exata pode parecer uma vitória rápida e fácil para o topo das classificações dos mecanismos de pesquisa, mas pode fazer mais mal do que bem.

Na verdade, sites que constroem backlinks usando texto âncora de correspondência exata, sem levar em conta a gramática ou o contexto, estão essencialmente deixando um rastro de migalhas para os mecanismos de pesquisa penalizarem.

Quando os mecanismos de pesquisa detectam um padrão não natural de âncoras de correspondência exata apontando para um site, eles podem ver isso como uma tentativa de manipular as classificações de pesquisa e, assim, aplicar uma penalidade.

Mas esse não é o único problema em focar apenas no texto âncora de correspondência exata. Ao fazer isso, você está perdendo a oportunidade de classificar palavras-chave relacionadas e LSI que poderiam direcionar mais tráfego para seu site.

É por isso que é importante escolher sites para construir backlinks que tenham um perfil de texto âncora diversificado e relevante para o seu nicho. Isso não apenas o ajudará a evitar penalidades, mas também garantirá que você esteja atraindo o tipo certo de tráfego para seu site.

Portanto, quando se trata de construir backlinks, lembre-se de que a qualidade e a relevância sempre superam a quantidade e a correspondência exata do texto âncora. Ao adotar uma abordagem mais natural e diversificada para o link building, você melhorará suas classificações nos mecanismos de pesquisa e atrairá tráfego mais valioso para seu site.

7. Construindo links no contexto errado

Você acredita que alguns sites realmente criam links que acabam fazendo mais mal do que bem? Pode parecer difícil de entender, mas encontrei pessoalmente clientes que foram prejudicados pelos esforços de construção de links de suas agências anteriores. Eles reclamaram que os links que obtiveram foram colocados em um contexto negativo, o que obviamente é a última coisa que você deseja quando está tentando construir sua presença online.

Deixe-me dar um exemplo para ilustrar como isso acontece. Digamos que você esteja no nicho de fitness, bem-estar ou CBD. Para construir backlinks, você precisa de conteúdo que suporte seu texto âncora naturalmente, certo? Mas às vezes o próprio artigo assume uma postura negativa em relação ao seu produto, e o link acaba sendo colocado onde seu produto é retratado de forma negativa.

Este é um grande problema porque quando os motores de busca veem vários sites com links para uma página em um contexto negativo, isso pode realmente prejudicar a reputação da página. Em vez de aumentar a classificação da sua página no Google, o link pode, na verdade, fazer com que a sua classificação caia. E o pior é que muitos sites acabam pagando ainda mais às suas agências para consertar os danos que esses links ruins causaram.

Portanto, é absolutamente crucial revisar o conteúdo e o contexto do posicionamento do link antes que qualquer coisa seja publicada em um site de terceiros. Não deixe que um erro descuidado como esse sabote seu sucesso online.

8. Construir muitos backlinks muito rapidamente

Em vez de tentar construir tantos backlinks quanto possível em um curto período de tempo, é importante adotar uma abordagem mais comedida. A construção de backlinks deve ser feita com cuidado e consistência, e não com um grande empurrão.

Infelizmente, muitos novos proprietários de sites cometem o erro de pensar que quanto mais links eles tiverem, melhores serão suas classificações de pesquisa. Como resultado, eles acabam construindo muitos links em questão de semanas, o que pode ser facilmente identificado pelos motores de busca como uma estratégia duvidosa de link building.

Em vez de adotar essa abordagem, é melhor focar na construção de um perfil de backlink natural ao longo do tempo. Isso significa criar conteúdo de alta qualidade para o qual outros sites desejarão vincular e entrar em contato com outros proprietários de sites para solicitar links de maneira criteriosa e estratégica. Ao dedicar um tempo para construir seus backlinks de forma responsável e sustentável, você pode ajudar a garantir que seu site terá sucesso a longo prazo.

9. Não diversificar estratégias de link building

Não coloque todos os ovos na mesma cesta! Depender de apenas um ou dois métodos de link building pode ser um obstáculo ao potencial de backlink do seu site. A variedade é o tempero da vida e é igualmente importante no mundo do link building.

Liberte o poder de uma estratégia diversificada de link building, adotando táticas como guest post, link building quebrado, marketing de conteúdo e alcance de influenciadores. Isso não apenas mantém a festa do backlink com um fluxo constante de links de alta qualidade, mas também garante que você não fique na mão se um método ou fonte não der certo.

Então, saia da sua zona de conforto de link building e explore o mundo emocionante das diversas estratégias de link building – seu site vai agradecer por isso!

10. Ignorar SEO local e link building com segmentação geográfica

Empresas locais, é hora de se concentrar nas conexões do seu bairro! Para atingir efetivamente o público local, é importante priorizar SEO local e estratégias de link building com segmentação geográfica. Obter links de sites fora dos locais que você atende pode não trazer muitos benefícios, já que o Google e outros mecanismos de pesquisa se tornaram bastante proficientes em compreender o A relevância e o contexto dos links que você constrói.

Ao criar links de diretórios locais, sites de listagem de empresas e blogs locais, você pode melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa locais e conectar-se melhor com seu público-alvo. Ao se concentrar em estabelecer conexões com sites que atendem às mesmas áreas geográficas da sua empresa, você melhorará a visibilidade local do seu site e alinhará melhor a sua presença online com os interesses e necessidades do seu público-alvo.

11. Não monitorar e analisar dados de backlinks

Mantenham seus links, pessoal! Neste cenário digital em constante mudança, é crucial não subestimar os seus links. Os spammers podem tentar sabotar o seu site com links de baixa qualidade ou você pode enfrentar o infeliz caso de perder ou quebrar links ativos. Para ficar à frente desses desafios, espie regularmente por trás da cortina do seu site.

O monitoramento e a análise consistentes dos dados de backlink do seu site são vitais para detectar possíveis problemas, como links perdidos ou quebrados, e avaliar o sucesso de seus esforços de construção de links. Com ferramentas poderosas como Google Search Console, Ahrefs e Moz à sua disposição, você pode rastrear e examinar com eficiência seus dados de backlink.

Ao ficar atento aos seus links, você manterá uma forte presença online e garantirá que seu site continue sendo um player formidável.

12. Deixar de rejeitar links prejudiciais

Spammers e concorrentes estão à espreita nas sombras, planejando derrubar seu site com backlinks prejudiciais que podem manchar sua reputação e classificações nos mecanismos de pesquisa. Mas não tema, pois a poderosa ferramenta de rejeição do Google está aqui para salvar o dia!

Esta poderosa ferramenta permite que você informe o Google sobre os links que você não endossa, sinalizando ao gigante dos mecanismos de busca para ignorar qualquer impacto causado por tais links sinistros. Em tempos de crise, a ferramenta de rejeição é sua companheira de confiança, garantindo que seu site permaneça ileso diante de esquemas de backlinks vilões.

Portanto, fique de olho no seu perfil de backlink e, quando detectar esses links covardes com spam, deixe a ferramenta de rejeição do Google vir em seu socorro e proteger a reputação conquistada com dificuldade do seu site.

Construir backlinks de alta qualidade é crucial para melhorar a autoridade, as classificações e o tráfego orgânico de um site. Porém, é fundamental evitar cometer erros que possam prejudicar a reputação de um site e causar penalidades nos mecanismos de busca.

Focar na qualidade dos backlinks em vez da quantidade, construir links de sites relevantes, usar conteúdo 100% não plagiado e evitar links de sites com perfis de links tóxicos são algumas das melhores práticas a seguir.

Seguindo essas diretrizes, os proprietários de sites e profissionais de marketing podem construir uma estratégia de backlink eficaz que melhora a visibilidade e a credibilidade de seus sites, gerando tráfego e conversões.

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