Você já experimentou aquela sensação incrível de atingir a tão almejada classificação # 1… e então quase não ver um aumento no tráfego?
Esse é o mundo que o Google construiu para nós, muito relacionado com respostas rápidas, que agora estão pegando pesquisas por palavras-chave e reduzindo a quantidade real de tráfego que podemos receber.
Suspeito que o Google agora esteja testando A/B essas respostas rápidas para descobrir a resposta com maior probabilidade de atrair as pessoas não para clicar em um resultado. O resultado é cada vez menos tráfego a cada dia, enquanto nós, os criadores de conteúdo, lutamos para conseguir posicionamento lá.
Não é um ambiente divertido, mas é um ambiente com o qual temos que conviver. Graças aos dados de fluxo de cliques do Ahrefs em sua nova ferramenta Keyword Explorer 2.0, agora podemos obter melhores estimativas do verdadeiro potencial de tráfego das palavras-chave que buscamos, e não apenas um número arbitrário de volume de pesquisa. A ferramenta deles mostra qual porcentagem de usuários clicam e, quando clicam, quantos resultados abrem.
Por exemplo, em uma pesquisa como “cupons“, é mais provável que as pessoas cliquem em vários resultados (as pesquisas de cupons tendem a aparecer em um bom clipe). Mas em uma pesquisa como “preço das ações da Amazon“, você provavelmente só precisará clicar em uma coisa, se tanto.
Combinando esses dados com o número médio de cliques, podemos descobrir quais palavras-chave têm a pior e a melhor CTR.
Estávamos curiosos sobre o desempenho agregado das palavras-chave comuns, então reunimos 50 das palavras-chave de maior volume para cada uma e calculamos a média dos dados usando a ferramenta Ahrefs. Em seguida, classificamos os dados para descobrir quais hastes tiveram pior desempenho… e algumas que tiveram desempenho sólido também.
Achei muito surpreendente ver pesquisas de “como fazer” tão no topo da lista. Embora o Google esteja claramente apresentando respostas rápidas aqui, pensei que eles estavam, na verdade, fazendo um trabalho incompleto, mostrando soluções completas nessas caixas. De acordo com esses dados de fluxo de cliques, estou claramente errado.
Da mesma forma, aspas verticais parecem algo que o Google geralmente não resolve muito bem com respostas rápidas. No entanto, eles frequentemente apresentam pesquisas de imagens, mostrando que os usuários parecem preferir navegar nesta representação visual em vez de clicar nos resultados da pesquisa.
No geral, é uma análise um tanto deprimente para os SEOs: a maioria das pesquisas não resulta em cliques. O ponto de dados que usamos há anos, o volume de pesquisa, está se tornando cada vez mais imperfeito como um indicador do verdadeiro potencial de tráfego.
Mas temos que conviver com isso e seguir em frente, usando novos serviços como Ahrefs e Keyword Explorer da Moz para calcular o potencial de tráfego mais preciso e, muito provavelmente, ajustar nossas estimativas para baixo.