Se você deseja ter sucesso com o SEO internacional – ir além das fronteiras do Brasil no Google – você precisa da estratégia certa. Por isso, criamos este guia de 8 passos para SEO internacional. Continue lendo e saiba como tornar sua empresa mais visível internacionalmente no Google.

O pós pandemia criou novas oportunidades

O mundo mudou drasticamente depois de 2020. A pandemia da COVID-19 espalhou-se pelo mundo e fez com que os consumidores recorressem às compras e pesquisas online em busca de respostas. Embora tenha criado desafios para muitas empresas, esta maior presença digital do consumidor também criou novas oportunidades – especialmente para empresas que pretendiam expandir-se para novos mercados internacionais. E isso significa que o SEO internacional está se tornando um ponto focal para cada vez mais empresas.

É preciso muita coisa para criar uma estratégia internacional de SEO de sucesso: estrutura de URL, experiência de página, conteúdo e palavras-chave certas, análises de concorrentes no mercado global e muito mais.

Então, vamos mergulhar em nosso guia de 8 etapas para SEO internacional.

Etapa 1: Hreflang de uma perspectiva internacional

Hreflang é um atributo HTML que indica o idioma do conteúdo do seu site. Também informa a localização geográfica do usuário. Pode ser assim:

A cauda HTML “en-uk” é usada para informar aos mecanismos de pesquisa como o Google qual idioma e localização geográfica você deseja que seu conteúdo segmente. Se você deseja atingir um determinado mercado ou idioma, é importante ter isso em mente.

Observação: Hreflang não funciona em mecanismos de pesquisa como Bing e Baidu, que usam metadados de linguagem de conteúdo.

Portanto, primeiro você precisa decidir em qual mecanismo de pesquisa deseja focar sua estratégia internacional de SEO. Depois, você poderá se aprofundar nas otimizações técnicas do seu site.

Etapa 2: escolha a estrutura de URL correta

Para fazer com que seu conteúdo alcance o grupo-alvo desejado, você precisa considerar a estrutura de URL do seu site. Esta consideração deve ser baseada em ccTLDs (domínios de primeiro nível com código de país), subdomínios e subdiretórios.

Quando você precisar decidir sobre a estrutura de URL correta para o seu site, faça isso com base em quantos recursos você tem disponíveis para ter sucesso com a estrutura de URL escolhida. Em um mundo perfeito, você deve escolher a estrutura que nós da Bonzer acreditamos ser a melhor: a estrutura de TLDs, que permite ter muitos domínios diferentes ao mesmo tempo.

Mas se você tiver recursos limitados disponíveis para desenvolvimento e manutenção, não deverá se envolver com TLDs. Neste caso, a melhor estrutura é trabalhar com subdomínios. Se nem a estrutura de TLDs nem a estrutura de subdomínios funcionarem para você e sua empresa, a última e também funcional opção de estrutura é a estrutura de subdiretórios.

Etapa 3: preparar a experiência da página

As atualizações do Google são mais ou menos sempre focadas em algum tipo de experiência na página.

Exemplo: Core Web Vitals tornou-se um fator de classificação

Portanto, é importante que você fique de olho na experiência da página do seu site ao executar sua estratégia internacional de SEO.

Um dos elementos mais importantes da experiência da página deve ser o índice mobile-first (também chamado de índice somente mobile). Mobile-first é uma questão global e é importante estar preparado para isso em todos os países que a sua estratégia internacional inclui.

Etapa 4: evite traduções automáticas

Mesmo que isso facilite a vida e agilize as traduções, você deve ter cuidado ao ter sites com idiomas variados traduzidos por máquinas.

Já vimos isso muitas vezes: o proprietário de uma empresa deseja direcionar seu negócio para mercados mais internacionais e opta por traduzir seu site com o uso de um plug-in de tradução. E, sem dúvida, vemos erros de tradução sempre que isso acontece. Quando você traduz de um idioma para outro, sempre haverá nuances linguísticas que uma máquina não consegue encontrar. E uma tradução ruim não ajudará na sua classificação no Google.

Portanto, recorra a tradutores locais (pessoas reais) que entendam a importância do conteúdo original, bem como o contexto do que está sendo traduzido.

Etapa 5: entenda que palavras-chave e SERPs variam de país para país

Mesmo que o algoritmo do Google seja universal, a SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa) varia de país para país. Se você pesquisar um produto específico na Suécia, em alguns casos, encontrará muitos resultados de pesquisa diferentes daqueles que veria se pesquisasse o mesmo produto nos EUA.

Se você deseja direcionar seu conteúdo para palavras-chave específicas em vários países, você deve começar analisando o SERP nesses países. Esteja ciente das mudanças locais no volume de pesquisa e do significado de palavras-chave específicas. Mais ou menos nunca haverá o mesmo número de pesquisas sobre uma palavra-chave em todos os países. Portanto, as palavras-chave podem ter significados diferentes de país para país. Por exemplo, a palavra-chave “SEO” é usada da mesma forma globalmente e o significado da palavra é o mesmo em todos os países. Mas se você pesquisar, por exemplo, “streaming de futebol” nos EUA, os resultados serão diferentes daqueles que você obteria se pesquisasse a mesma palavra-chave no Reino Unido. (Comparando dois países que falam o mesmo idioma).

Lembre-se disso ao produzir conteúdo direcionado às mesmas palavras-chave em todos os países. Além disso, ao decidir qual conteúdo produzir e quais países atingir, opte por altos volumes de pesquisa e intenções de pesquisa relevantes.

Passo 6: EAT veio para ficar

EAT significa “Especialização, Autoridade e Confiabilidade”. De acordo com o Google, o conteúdo deve atender a essas três qualidades para ser confiável para os usuários.

Alguns dos elementos do EAT nos quais você deve se concentrar:

  • Nome do autor e biografias no conteúdo editorial
  • Remover ou reescrever conteúdo com baixo EAT
  • Construa uma marca pessoal
  • Otimize a saúde técnica do seu site
  • Liberar conteúdo criado pelo usuário

Os links ainda são importantes. E como os links são baseados na ideia de referências e recomendações, acreditamos que links fortes e relevantes nunca desaparecerão como fator de classificação.

O foco deve estar na qualidade e não na quantidade. Isso se deve ao fato de que um link relevante de um site com classificação de domínio abaixo de 50 e com apenas alguns links de saída pode contribuir para uma melhor classificação em comparação com muitos links irrelevantes de sites com classificações de domínio abaixo de 50.

Uma boa regra para obter links fortes e relevantes é criar relacionamentos com proprietários de empresas e profissionais de marketing de seu setor. Além disso, lembre-se que quando falamos de SEO internacional, os links têm valores diferentes dependendo de sua origem. Se o seu site, por exemplo, recebe muitos links de URLs que terminam com ‘.de’, isso informa ao Google que o seu site é relevante para os alemães e, portanto, o Google permitirá que o seu site seja classificado no SERP alemão. Em outras palavras, os links nos respectivos idiomas nos quais você deseja que seu site seja classificado terão o maior impacto em suas classificações.

Com o surgimento da COVID-19 em 2020, vimos uma mudança drástica nos volumes de pesquisa e no comportamento do consumidor. Embora isso tenha acontecido na maior parte do mundo, as tendências de pesquisa variaram notavelmente de país para país. Se dermos uma olhada na palavra-chave dinamarquesa “hjemmearbejde” (trabalhar em casa), o número de pesquisas mensais na Dinamarca aumentou de 376 em janeiro de 2020 para 2.315 em dezembro do último ano. Este é um aumento no volume de pesquisas em 530,79% devido à COVID-19.

Se dermos uma olhada na palavra-chave sueca correspondente a trabalhar em casa (“jobba hemifrån”), também vemos um aumento no número de pesquisas mensais logo antes do início da pandemia de COVID-19, em janeiro de 2020, em comparação com janeiro de 2022. O aumento é 28% – um aumento menor do que vimos para a palavra-chave dinamarquesa correspondente “hjemmearbejde”.

No entanto, o volume mensal de pesquisas sobre “jobba hemifrån” aumentou significativamente em março de 2020, onde a pandemia fechou a maior parte da sociedade sueca. Aqui, vemos o número mensal de pesquisas chegar a 23.000. Isso mostra maior potencial de classificação para a palavra-chave sueca “trabalhar em casa” do que para a dinamarquesa. Também mostra que os períodos e meses têm muito a dizer. Esses tipos de tendências e flutuações de pesquisa local são sempre relevantes para a pesquisa e devem ser observados ao priorizar esforços internacionais de SEO.

Dê vida à sua estratégia internacional de SEO

Se você seguir os 8 passos acima, estará caminhando na direção certa para uma estratégia internacional de SEO de sucesso. Uma nota final é lembrar de criar um plano de execução para sua estratégia. Divida seu plano nos esforços específicos necessários na frente técnica, para link building e para conteúdo, e crie um calendário com os esforços e os preparativos necessários para eles.

Se você ainda não tem certeza de como criar uma estratégia internacional de SEO de sucesso ou se está interessado em uma palestra não vinculativa sobre as oportunidades internacionais de SEO para sua empresa?

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