As empresas de nível empresarial têm necessidades distintas de construção de links em comparação com as empresas menores, exigindo estratégias personalizadas de construção de links.

Em nosso guia, você descobrirá sobre:

  • o que é link building empresarial
  • seus desafios
  • melhores estratégias de link building para empresas
  • práticas recomendadas para construir links em escala

DR

  • As empresas usam o link building para promover seus produtos e obter resultados de negócios, reforçando sua posição e os líderes do setor e ajudando-os a se classificar em palavras-chave altamente competitivas.
  • Os principais desafios da construção de links empresariais, incluindo sua escala: você deve construir muitos links e rapidamente, mantendo a qualidade. Priorizar os projetos certos, integrar a construção de links na estratégia de marketing mais ampla e navegar no cenário corporativo também são desafios.
  • Táticas eficazes de construção de links empresariais incluem menções de marca desvinculadas, trocas de links ABC, criação e distribuição de recursos linkbait, relações públicas digitais e HARO, aparição em entrevistas e podcasts (ou hospedá-los) e patrocínios.
  • Promover páginas de categorias em vez de páginas de produtos individuais é um melhor uso dos recursos de construção de links para empresas com extensas linhas de produtos.
  • Para construir links relevantes, junte-se a organizações de diferentes setores que compartilham o mesmo público-alvo. Não tenha medo de entrar em contato com sites com menor DR.
  • Aproveite a construção de links da posição atual da sua marca. Isso pode ser feito usando seus ativos digitais e autoridade de marca para promover mutuamente outras marcas que você possui.
  • Se você quiser ajuda para construir backlinks de alto DR para o seu negócio empresarial, entre em contato com a equipe Editorial.Link.

O que é Link Building Empresarial?

O link building empresarial é uma estratégia de SEO usada por grandes organizações para gerar resultados de negócios, construindo estrategicamente backlinks para páginas específicas.

Em que difere do link building para empresas menores?

Perguntei a Kristyna Stadlerova, gerente de SEO, atualmente trabalhando na Cisco:

As empresas, com orçamentos maiores e recursos expansivos, envolvem-se em esforços generalizados e de grande volume, criando conteúdo diversificado e confiável e promovendo relacionamentos entre setores. Muitas vezes, aproveitam as parcerias existentes e empregam análises avançadas e sofisticadas para medir o impacto nos objetivos globais de negócios.

Em contrapartida, as pequenas empresas, limitadas por recursos limitados, optam por uma abordagem mais localizada e específica para nichos. Eles priorizam a qualidade em vez da quantidade, construindo relacionamentos dentro de sua comunidade e concentrando-se na aquisição de links direcionados de diretórios locais e fontes específicas do setor.

Também existem diferenças em seus objetivos.

Grandes empresas já estabeleceram a reputação de sua marca e têm visibilidade online. É por isso que o objetivo dos seus esforços de SEO não é direcionar mais tráfego para seus sites. Em vez disso, é para promover produtos específicos, como Airpods para Apple.

Exemplo de apple.com, página de airpods

Por que as empresas devem investir em Link Building?

Existem vários motivos pelos quais as empresas de nível empresarial deveriam gastar seus recursos no link building.

Para começar, as grandes empresas competem frequentemente em mercados altamente saturados. A construção de links eficaz pode ajudá-los classificação para palavras-chave competitivasque são cruciais para manter e reforçar a sua posição no mercado.

Mas para empresas estabelecidas, o link building não envolve apenas SEO. É também sobre reforçando sua posição como líderes da indústria. Links de sites confiáveis ​​e de alto perfil servem como endosso da autoridade da empresa.

Em indústrias competitivas, um perfil de ligação robusto diferencia as empresas e contribui para uma vantagem competitiva. Além disso, complementa uma abordagem de marketing diversificada, amplia a exposição da marca e proporciona valor a longo prazo, ao mesmo tempo que melhora a experiência do utilizador e apoia os esforços de marketing de conteúdo.

Desafios do Link Building Empresarial

Construir vínculos para empresas de nível empresarial traz um conjunto de desafios únicos.

Para começar, essas empresas enfrentam uma concorrência enorme.

Para classificar essas palavras-chave competitivas, você precisa construir links em escala. Não se trata mais apenas de construir alguns links para seu site principal. Em vez disso, envolve o estabelecimento de centenas de links espalhados por várias páginas/sites.

Para a construção de links empresariais, o volume é fundamental, precisamos de construtores de links que possam fornecer links de qualidade em escala. O principal desafio é garantir que possamos manter a velocidade do link sem diminuir a qualidade.

A escala torna o processo de construção de links muito mais complexo.

A construção de links empresariais apresenta desafios para… coordenar esforços entre equipes, garantir a consistência da marca e superar a concorrência são obstáculos. Medir o impacto direto nas métricas de negócios, equilibrar automação com personalização e navegar em modelos de atribuição complexos aumentam a complexidade.

Embora você tenha mais recursos à sua disposição, descobrir a maneira mais eficaz de usá-los pode ser um pouco desafiador.

Um dos principais desafios é investir seus recursos nos lugares certos. As empresas com muitos recursos e grandes orçamentos têm maior probabilidade de se dispersar.

Construir links para grandes empresas pode ser complicado porque seus estruturas corporativas são complexos. Ao contrário das empresas menores, o processo de tomada de decisão é mais demorado e envolve mais burocracia. Isto torna mais difícil responder rapidamente a novos desenvolvimentos.

Nem todas as agências de link building terão o conhecimento, a equipe e os processos necessários para lidar com os desafios.

8 melhores estratégias de link building empresarial

Garantir links de alta qualidade em grande escala requer estratégias inovadoras e exclusivas de construção de links.

Aqui está uma seleção das 8 táticas de maior sucesso, apoiadas por 15 anos de experiência na construção de links para clientes corporativos de maior porte.

Reivindique menções de marca desvinculadas

Vamos começar com menções desvinculadas da marca, pois esta é uma fruta ao alcance da mão. Se alguém já está escrevendo sobre sua empresa, é mais fácil persuadi-lo a incluir um link também.

Como você procura menções?

Você pode usar uma ferramenta de monitoramento dedicada como Brand24 ou Mention. Alternativamente, o Ahrefs Content Explorer ou ferramentas semelhantes também farão o trabalho.

Tudo o que resta é entrar em contato com os proprietários do site e solicitar um backlink.

Construção de links ABC

As trocas de links ABC são uma alternativa às trocas de backlinks tradicionais. Em vez de vincular diretamente ao seu parceiro (B), você vincula de volta a um terceiro site (C), que, por sua vez, vincula de volta a B.

As trocas ABC são mais difíceis de detectar pelos algoritmos dos mecanismos de busca do que as trocas AB, que são consideradas uma violação de suas políticas. Dito isto, eles ainda são uma técnica de chapéu cinza.

Como você pode encontrar parceiros para trocas de links ABC?

Kristyna Stadlerova recomenda recorrer à sua ampla rede de contatos:

Aproveite os relacionamentos existentes no setor e estabeleça parcerias por meio de joint ventures e conteúdo co-criado.

Por exemplo, marcas sob a mesma empresa guarda-chuva podem trocar links estrategicamente.

Crie ativos vinculáveis

Ativos vinculáveis ​​são recursos atraentes para outros criadores que os utilizam em suas páginas ou vinculam-nos a eles para aumentar o valor de seu conteúdo.

Estes poderiam ser:

  • Lista de verificação;
  • Pesquisa da indústria com dados e estatísticas originais;
  • Ferramentas gratuitas;
  • Infográficos.

A criação de tais recursos leva tempo e esforço para ser desenvolvida, mas isso não deve ser um problema para as grandes corporações.

E valem o investimento.

Por exemplo, este artigo de Brian Dean do site Backlinko foi vinculado mais de 15 mil vezes!

exemplo de conteúdo de ativos vinculáveis

Fica ainda melhor.

Esses ativos não apenas geram links e tráfego para suas respectivas páginas, mas também contribuem para o tráfego em suas páginas comerciais.

Promoção de conteúdo

Criar conteúdo é apenas a etapa inicial. Para obter backlinks, você deve garantir que eles alcancem seu público-alvo.

Os canais comuns de promoção de conteúdo incluem:

  • Plataformas de mídia social;
  • Marketing de email;
  • Plataformas de distribuição de conteúdo (Taboola, LinkedIn Publishing, Flipboard, Medium);
  • Otimização SEO;
  • Publicidade paga;
  • Conteúdo patrocinado em blogs do setor ou veículos de notícias.

HARO

HARO, ou Help A Reporter Out, é uma forma eficaz de proteger backlinks de sites de alta autoridade.

Veja como funciona:

Jornalistas em busca de insights exclusivos de especialistas com experiência em primeira mão publicam suas perguntas no site. Se você responder à solicitação e fornecer informações valiosas, elas serão apresentadas no artigo. Isso vem com um backlink interessante.

Foi assim que garantimos este link da Forbes.

A principal desvantagem do HARO é que ele é difícil de escalar: consome bastante tempo, requer monitoramento constante dos argumentos de venda e há uma competição enorme entre os colaboradores.

No entanto, ao longo de um ano, ainda é possível garantir vários links valiosos dessa forma.

RP digital

RP digital é outra maneira de proteger backlinks de meios de comunicação e é muito mais fácil de escalar do que o HARO.

Por exemplo, a campanha Lost & Found da Uber em 2022 conquistou a empresa mais de 220 backlinks de fontes confiáveis ​​como Newsweek (DR91), NBC Nova York (DR83) e NPR (DR92).

RP digital UBER

As táticas comuns de relações públicas digitais incluem:

  • RP do produto – tática com foco na divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa.
  • Estabelecendo liderança inovadora – uma estratégia que envolve posicionar os líderes ou especialistas da empresa como vozes de autoridade na sua área.
  • Campanhas criativas – campanhas criativas têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdo inovador e envolvente que capte o interesse do público.
  • Newsjacking e relações públicas reativas – esta estratégia envolve capitalizar as notícias actuais para ganhar a atenção dos meios de comunicação social.
  • Estudos de pesquisa baseados em dados – serve como um ímã de links devido ao seu conteúdo atraente e confiável, derivado de pesquisas originais e dados exclusivos.

Qualquer que seja a abordagem escolhida, o processo normalmente envolve a criação de conteúdo relevante e sua apresentação aos jornalistas que escrevem sobre o assunto.

Link building de patrocínio

As empresas podem utilizar eficazmente os patrocínios como estratégia para construir ligações.

Por exemplo, ao patrocinar eventos, conferências (por exemplo, SurferSEO patrocinando a Conferência SEO de Chiang Mai) ou webinars, você pode apresentar sua marca em sites de eventos, materiais promocionais e comunicados de imprensa. Isso não apenas fornece backlinks valiosos, mas também aumenta a visibilidade da marca.

exemplo de link building de patrocínio

O que mais você pode patrocinar?

  • Instituições educacionais ou organizações sem fins lucrativos por meio de bolsas de estudo ou subsídios (domínios .edu ou .org são geralmente vistos como oficiais pelos mecanismos de busca);
  • Prêmios ou competições relacionados ao seu setor;
  • Eventos locais, equipes esportivas ou programas comunitários (particularmente útil para SEO local).

Patrocínio vem s tem um custo, mas as empresas, com os seus recursos financeiros, estão bem posicionadas para alavancar esta estratégia.

Entrevistas ou podcasts

Existem duas maneiras de as empresas criarem links por meio de entrevistas e podcasts.

Produzir um podcast de qualidade ou publicar entrevistas com influenciadores e autoridades da área é uma delas. Por exemplo, esta entrevista de Elon Musk apresentada pelo New York Times gerou mais de 1,5 mil links de domínios de alto DR como Reuters.

exemplo de quantos backlinks entrevistas ou podcast podem fornecer

Outra forma de lucrar com podcasts e entrevistas é aparecer neles. Isto não só aumenta a exposição na mídia, mas também abre oportunidades para a construção de vínculos.

Como fazer link building de nível empresarial?

Devido aos desafios da construção de links empresariais, aqui estão algumas dicas sobre como alocar seus recursos para obter ganhos máximos.

Concentre-se nas páginas de categoria

Vamos imaginar que você é um varejista de roupas, como a Zara. Criar links para cada produto que você vende não faz sentido – pode haver centenas, senão milhares deles.

Qual é a alternativa?

Evelina Milenova recomenda focar nas páginas de categoria.

Começar por um nicho ou categoria específica é essencial: estabeleça metas claras e foque nelas até o sucesso. Então, você pode replicar o processo em outros nichos e categorias.

Mantenha-se relevante

A relevância é um fator crucial que os motores de busca consideram ao atribuir valor aos links que você fornece.

Isto implica que links de sites irrelevantes não melhorarão o desempenho do site. Por outro lado, eles podem prejudicá-lo se os mecanismos de pesquisa os considerarem spam.

No entanto, considerando que as empresas precisam construir links em grande escala, em breve você poderá ficar sem páginas relevantes com alto DR que possam direcionar para você.

Há duas coisas que você pode fazer:

Primeiro, reduza suas expectativas de DR. Domínios com DR 20-50 podem não transmitir tanto valor de link quanto os superiores, mas são melhores do que os completamente irrelevantes.

Em segundo lugar, concentre-se em proteger links de sites que compartilham o mesmo público-alvo. Por exemplo, uma grande agência de viagens e um produtor de equipamento fotográfico podem estar em indústrias diferentes, mas podem atrair o mesmo público. Isso abre novas oportunidades para a criação de conteúdo relevante e troca de links.

Aproveite sua marca

Empresas empresariais, como Coca-Cola ou Johnson & Johnson, estabeleceram-se como marcas confiáveis ​​e aproveitam isso para construir links:

A maioria das empresas construiu marcas reconhecíveis nas quais as pessoas confiam. No link building, isso significa que outros sites estão mais inclinados a criar links para o seu.

Essa dica também é útil para marcas menores pertencentes a organizações conhecidas. Você pode usar a marca corporativa para estabelecer confiança e autoridade, facilitando quaisquer esforços de construção de links.

aproveitando a posição de sua marca principal para promover suas outras marcas

Capacite suas equipes

O link building em grandes empresas não deve se limitar a equipes dedicadas. Todos os funcionários devem ser incentivados a contribuir para os esforços, por exemplo, partilhando conteúdos nas suas redes sociais e participando em fóruns do setor.

Para que possam fazer isso, eles precisam do treinamento certo:

Certifique-se de que tanto as equipes quanto a gestão estejam bem informadas sobre a importância da construção de links. Sem conhecimento, perceber os resultados torna-se um desafio, tornando a educação crucial para o sucesso.

Palavras Finais

Embora a construção de ligações empresariais dependa das mesmas técnicas e processos que a construção de ligações para pequenas empresas, requer uma abordagem estratégica mais sofisticada para gerir a sua escala e complexidade.

Se você deseja ampliar seus esforços de construção de links e aumentar o desempenho de seu negócio, a equipe SEO Sem Mitos está aqui para ajudar. Entrar em contato!

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