Contar histórias digitais não é uma tarefa fácil, mas de vez em quando as marcas acertam. Aqui estão alguns exemplos de relações públicas digitais especialmente impressionantes com o valor do link para apoiá-los.

Encontrar a fonte do sucesso das relações públicas digitais exige uma abordagem calculada, e as marcas falham muitas vezes até encontrarem o ouro.

A criação de conteúdo de sucesso em RP digital envolve o uso da estrutura de conteúdo certa, falar com o público correto e, em seguida, criar conteúdo de alta qualidade que combine cópia e design estelares.

Adaptar o conteúdo para o público correto é o que fazemos na Siege. Experimentamos todo tipo de conteúdo imaginável e tivemos grande sucesso; no entanto, isso não ocorreu sem muitas tentativas e erros.

Mas com links e menções à marca de publicações de primeira linha, como Fast Company, Thrillist e Time, podemos dizer com segurança que descobrimos como fazer bem as relações públicas digitais.

Continue lendo enquanto exploramos a RP digital em um nível conceitual, as estruturas de melhor desempenho para RP digital e 15 exemplos de RP digital que atraíram o público.

  1. O que é RP digital?
  2. Estruturas de sucesso para relações públicas digitais
  3. Interativos
  4. Estudos de dados
  5. Mapas e estudos de cidades
  6. pesquisas
  7. Conteúdo de eventos atuais
  8. Ferramentas essenciais de relações públicas digitais
  9. Alcance novos patamares com relações públicas digitais

O que é RP digital?

RP digital é uma abordagem tática para construção de marca feita por meio da criação de conteúdo.

Quando feita com sucesso, uma campanha digital de relações públicas resultará em links e menções à marca em sites de alto DA, aumentando assim a autoridade aos olhos dos motores de busca e dos leitores humanos reais.

Por causa das implicações da pesquisa orgânica e do link building, a RP digital é incrivelmente valiosa em SEO no momento, mas traz benefícios maiores para a construção da marca.

Claro, links de alto DA levarão a melhores classificações sobre as quais você pode reportar, mas que tal fazer com que sua marca seja mencionada nos principais meios de comunicação que milhares de pessoas lêem todos os dias?

Considere a atualização de conteúdo útil do Google, que afirma explicitamente que “os criadores de conteúdo que priorizam as pessoas se concentram primeiro na criação de conteúdo satisfatório, ao mesmo tempo que utilizam as melhores práticas de SEO para agregar valor adicional aos pesquisadores”.

Atualizações como essa fazem parte da missão contínua do Google de recompensar conteúdo valioso que prioriza as pessoas.

Como resultado, as marcas e os criadores de conteúdo precisam pensar profundamente sobre qual é sua experiência, quem é seu público e as diferentes maneiras como podem agregar valor ao seu público por meio do conteúdo. Isso requer um pouco de criatividade.

Estruturas de sucesso para relações públicas digitais

As postagens de blog tradicionais não estão fora de moda, mas em relações públicas digitais, uma cópia de qualidade muitas vezes é melhor veiculada quando combinada com outra estrutura.

Existem algumas estruturas que historicamente tiveram um bom desempenho em relações públicas digitais. Esses incluem:

  • Interativos
  • Estudos de dados
  • Mapas e estudos de cidades
  • pesquisas
  • Conteúdo de eventos atuais

Estas são categorias amplas que podem ser combinadas e divididas em diferentes subseções umas das outras.

Fique conosco enquanto exploramos 15 exemplos dessas estruturas na prática e o profundo impacto que tiveram no desenvolvimento da marca.

15 exemplos de relações públicas digitais de alto nível

Ganhar força nas relações públicas digitais começa com a criação de conteúdo criativo de classe mundial.

Os exemplos abaixo são dos Estados Unidos e exemplificam o que há de melhor em conteúdo e relações públicas digitais – com links para apoiá-los. Vamos mergulhar.

Interativos

“Interativos” é um termo abrangente em marketing de conteúdo que inclui tudo, desde calculadoras a gráficos clicáveis, questionários e muito mais.

O conteúdo interativo eleva os tópicos e agrega um nível de valor que o conteúdo tradicional do blog não consegue, além de ter um valor de link passivo de longo prazo. Veja alguns exemplos de primeira linha abaixo.

1. Gerador de nomes de bebês da Shutterfly

Este gerador de nomes de bebês da Shutterfly é outro exemplo de uso de recursos interativos para ir além e atender às intenções do público.

Embora muitos sites incluam apenas uma lista de nomes típicos de bebês, este gerador adapta um nome especificamente para você. O gerador primeiro pergunta se você gostaria de ver um nome masculino, feminino ou neutro. Depois, permite eleger um “estilo de nome” (celebridade, vintage, bíblico, etc).

Devido a esses recursos, os usuários podem ter uma experiência mais personalizada e gratificante.

2. Férias Jetflix por mybaggage

Este conteúdo da mybaggage é um dos nossos favoritos porque pega um tema familiar (navegar por um programa) e o aplica a um tema de pesquisa popular (navegar por férias).

Muitas pessoas querem viajar por viajar, então por que não deixar seu gosto por streaming ditar sua próxima aventura?

Intitulado “Férias Jetflix”, o questionário pesquisa sobre seus gêneros favoritos, seu humor desejado ao assistir TV, que tipo de férias você está procurando e em que estação deseja viajar.

Os resultados exibem um local baseado em um programa que você supostamente gosta.

Como resultado, você não receberá apenas uma recomendação de férias; você também pode encontrar um novo programa para se divertir.

3. Calculadora de acessibilidade de carro da The Zebra

Alguém que pesquisa “que carro posso comprar com meu salário” não quer ver uma lista de considerações; eles querem ver um número.

Esta calculadora detalhada e multifacetada de acessibilidade de carros da The Zebra mostra que você pode pegar uma postagem de SEO para uma palavra-chave como “que carro posso comprar com meu salário” e elevá-la para se adequar à intenção do usuário.

Com 377 links e aumentando, o sucesso do conteúdo ilustra a importância da intenção do usuário.

Se você estivesse escolhendo entre uma peça somente cópia e cópia + calculadora, qual você escolheria?

Estudos de dados

Os estudos de dados são talvez a maneira mais eficaz de obter links de alto DA porque fornecem ao seu conteúdo uma camada adicional de confiança.

Além disso, quando se trata de argumentos de venda para jornalistas, fornecer dados originais sobre um nicho que eles cobrem oferece uma chance muito maior de conseguir uma menção e um link para a marca.

Vamos explorar alguns exemplos.

4. Estatísticas de inicialização por Embroker

Este estudo de dados sobre estatísticas de startups da Embroker faz um excelente trabalho ao combinar narrativa baseada em dados com visuais exclusivos para criar algo que engloba o melhor dos dois mundos.

A postagem reúne 106 estatísticas de startups em um formato digerível e oferece uma visão do mundo das startups por meio de dados brutos.

A postagem acumulou mais de 900 links, incluindo Business Insider, TechCrunch e Investopedia.

5. Mulheres na área da saúde, por Mckinsey

Somos grandes fãs deste estudo da McKinsey sobre mulheres na área da saúde porque ele usa dados para contar uma história convincente e oportuna.

A questão, tal como afirma o autor no primeiro parágrafo, é “Como é que o sector da saúde se posiciona em termos de igualdade de género?”

É uma pergunta extremamente importante que merece apenas a resposta mais cuidadosa e precisa.

Os dados são capazes de realizar mais do que copiar para resolver esse problema.

6. Marketing de Emoji da CleverTap

Este estudo de dados da CleverTap, uma plataforma de engajamento do cliente, compara métricas de marketing em campanhas que incluem emojis com aquelas que não incluem.

O marketing de emojis é relativamente autoexplicativo como conceito. Os usuários estavam mais interessados ​​em saber se o conceito funciona na prática.

Alguém que pesquisa esse termo é provavelmente um profissional de marketing que busca obter insights práticos sobre o marketing de emojis. Os dados brutos são realmente a única maneira de atender a essa solicitação.

Mapas e estudos de cidades

Um dos melhores métodos para obter cobertura local é através de estudos de cidades e mapas interativos.

Comparar dados por cidades e estados é extremamente útil para jornalistas locais, que estão constantemente em busca da próxima matéria. Se um jornalista citar e criar um link para seu estudo em seu artigo, ele ganhará valor extra por seu artigo. Em troca, você ganha um link de alta qualidade e uma menção à marca.

Dica profissional: Ao apresentar estudos sobre a cidade aos jornalistas, vá em frente e defina o ângulo da história durante o processo de apresentação. Se você contar a eles uma história desde o início, isso tornará o trabalho deles muito mais fácil.

7. Estatísticas de propriedade de animais de estimação por estado por análise da população mundial

Este mapa estatístico de propriedade de animais de estimação da World Population Review é memorável devido ao seu elemento interativo.

Ao clicar em um estado, você obtém um instantâneo da porcentagem da população do estado que possui um animal de estimação e como essa porcentagem se divide entre donos de cães e donos de gatos.

Há uma tonelada de dados nesta peça, mas não sobrecarrega. Devido ao seu elemento interativo, o mapa pode fornecer a quantidade exata de informações que o usuário deseja ver. Como resultado, parece simples, mas ainda assim é incrivelmente detalhado e eficaz.

8. Melhores cidades para jovens adultos por Homebuyer

Este mapa milenar da Homebuyer usa um mapa interativo para contar uma história baseada em dados sobre o que os jovens adultos valorizam em uma cidade.

Considerando empregos, deslocamentos, populações e estabelecimentos de alimentos e bebidas, a Homebuyer conseguiu construir uma lista que classifica e pontua as 12 melhores cidades para os jovens adultos se mudarem.

Utilizando este formato, conseguiram recorrer a publicações a nível local e nacional.

A matéria tem mais de 23 links e foi citada por uma publicação nacional, a CNBC, e também por uma local, a ABC11, uma estação de notícias de Durham, Carolina do Norte.

9. Mapa de escassez de enfermagem da USAHS

Este mapa de escassez de enfermagem da Universidade de Santo Agostinho para Ciências da Saúde (USHS) permite que os usuários passem o mouse sobre cada estado e vejam o número de enfermeiras registradas naquele estado em 2020, a população do estado e o número de enfermeiras por 1.000 residentes do estado .

A história aqui é que os EUA têm uma escassez de enfermeiros e isso está a afectar mais alguns estados do que outros. Ao visualizar os estados em diferentes tonalidades e adicionar interatividade ao mapa, o USHS ilustra a questão de uma forma que qualquer pessoa pode entender.

pesquisas

Mantendo-se no tema dos dados, as pesquisas agregam valor aos tópicos porque os dados são totalmente únicos.

Os estudos de dados tradicionais e os estudos de cidades normalmente extraem dados de recursos online e usam os números para contar a sua história.

Com as pesquisas, você controla os dados do início ao fim – proporcionando uma vantagem automática sobre os concorrentes ao lançar para a mídia.

10. Melhores cidades do mundo pela TimeOut

Esta pesquisa anual que determina as melhores cidades do mundo pela TimeOut é particularmente fascinante devido às suas ambições elevadas.

De acordo com o Ahrefs, a consulta “melhores cidades do mundo” obtém 2,7 mil pesquisas mensais e tem uma dificuldade de palavra-chave de 59, o que significa que é muito difícil de classificar.

É um SERP lucrativo, mas o que a consulta significa? O que se qualifica como “melhor” e como alguém pode afirmar ser uma autoridade neste assunto?

A resposta: dados originais. E MUITO disso. Para fazer isso bem, um grande tamanho de amostra foi fundamental. Ao entrevistar mais de 20.000 pessoas em todo o mundo, a TimeOut conseguiu reivindicar autoridade no assunto.

11. Pesquisa de conhecimento sobre gastos da Mint

Esta pesquisa de conhecimento sobre gastos realizada pelo Mint funciona bem para destacar o fato de que a maioria dos americanos não sabe quanto gasta mensalmente.

Esta pesquisa ganhou bem mais de 300 links e continua aumentando desde que foi publicada em 2020, incluindo referências de CNBC, Yahoo News e American Express.

A razão é? Ele responde a uma questão importante sem especulação. O conteúdo YMYL é muito importante para os usuários, por isso é crucial que as marcas acertem. Além disso, é identificável. Os usuários gostam de ver os dados nos quais podem se posicionar e ver como eles se comparam a outros.

12. Pesquisa de Tarefas Domésticas por Angi

Esta pesquisa sobre tarefas domésticas feita por Angi dá uma perspectiva de quanto tempo os americanos passam em suas vidas fazendo tarefas domésticas (Spolier: é um ano).

Esta pesquisa específica oferece aquele fator “uau” que um criador de conteúdo espera ao usar dados originais. O “uau” é que os americanos passam um ano de suas vidas fazendo tarefas domésticas – mas isso não é tudo.

A pesquisa conta uma história mais ampla sobre proprietários de casas versus re interes e o papel que o género desempenha na realização de tarefas. Angi faz um ótimo trabalho ao atrair os usuários com um título atraente e, em seguida, conduzi-los pela ideia mais ampla.

Conteúdo de eventos atuais

Capitalizar o que é atualmente relevante é uma forma eficaz de obter menções em publicações de alto DA.

Isso pode variar desde a cultura pop até os próximos feriados, eleições políticas, tendências de mídia social e muito mais. Vamos explorar.

13. Restaurantes mais românticos da América por OpenTable

Semelhante ao exemplo acima, o OpenTable consegue aproveitar o Dia dos Namorados com uma extensa lista dos restaurantes mais românticos de cada estado.

É importante observar que o OpenTable tem uma grande vantagem aqui. Como líder em reservas, o OpenTable tem à sua disposição um número infinito de avaliações de restaurantes que podem analisar para criar este guia.

No entanto, isso não muda o fato de que se trata de um grande uso de recursos. Ao usar essas informações e usá-las bem, o OpenTable continua a ser a referência para essas informações ano após ano.

14. Assistentes Wordle por Wordtips

O jogo Wordle conquistou o mundo em 2022, e as marcas foram rápidas em capitalizar sua popularidade.

Este mapa do Wordle Wizards da Wordtips analisou dados do Twitter para determinar qual cidade global era melhor para resolver o Wordle diário, bem como quais países e estados dos EUA reinavam supremos.

Os resultados? Mais de 380 links desde janeiro de 2023.

Por que? Porque eleva um tema pelo qual todos já estão apaixonados. Nós amamos o Wordle; por que não quereríamos saber quais países são melhores nisso?

15. Coquetéis do Dia Nacional do Rosé da Winc

Capitalizar nos feriados, também conhecido como conteúdo sazonal, é uma obrigação para as marcas, e Winc faz isso especialmente bem com sua peça sobre coquetéis festivos para o dia nacional do rosé.

O conteúdo oferece receitas de diversos coquetéis à base de rosé que os usuários podem experimentar.

A melhor parte desse conteúdo é que ele é reciclável e pode gerar resultados duradouros se for atualizado anualmente. Depois de criá-lo pela primeira vez, você pode ajustá-lo e republicá-lo todos os anos, tornando-o um mecanismo de link building que nunca quebra.

Ferramentas essenciais de relações públicas digitais

Você sabe como é o sucesso no mundo das relações públicas digitais, agora é hora de colocar seu plano em ação.

Felizmente, existem vários recursos para ajudá-lo a começar – e boa parte deles é gratuita.

Aqui estão alguns ótimos recursos para os diferentes tipos de conteúdo.

Para dados

Você não precisa de uma ferramenta sofisticada para obter dados. Existem inúmeras fontes de dados online que fornecem métricas sobre tudo e, como mencionado acima, uma boa parte delas é gratuita ou econômica. Alguns de nossos favoritos incluem:

  • Estatista: Statisita fornece uma grande biblioteca de dados sobre tópicos de diversos setores. Embora a maior parte do acesso exija uma assinatura paga, você pode acessar uma quantidade limitada de dados gratuitamente.
  • Escritório do Censo dos EUA: Todos os dados coletados pelo censo estão disponíveis em seu site. É fantástico para análises de dados geográficos ou demográficos.
  • Rede de dados aberta: A Open Data Network é especialmente interessante por causa de suas ferramentas de visualização integradas. Basta digitar os dados que deseja ver e o recurso mostrará as métricas em um formato claro.

Para conteúdo criativo

Encontrar a melhor maneira de ilustrar sua história é parte integrante do processo de RP digital.

Se estiver utilizando muitos dados brutos, você precisará aproveitar o design do conteúdo para garantir que as informações sejam digeríveis para o usuário.

No Siege, existem alguns lugares diferentes que vamos em busca de inspiração. Alguns deles incluem:

  • Drible: Dribbble é um ótimo recurso para obter inspiração em design – especialmente para ilustrações exclusivas. Confira alguns dos melhores trabalhos de Siege no Dribbble.
  • Pinterest: O Pinterest é outro refúgio para todos os tipos de designs exclusivos. Pesquise o seu tópico em diferentes painéis do Pinterest para ver como outros designers o abordaram.
  • Reddit: Reddit é uma mina de ouro para design exclusivo, pesquisando em subreddits para encontrar exatamente o que você procura. Alguns subreddits de design excelentes incluem /r/dataisbeautiful e /r/infographics.

Alcance novos patamares com relações públicas digitais

Estratégia de conteúdo e RP digital andam de mãos dadas.

Ao fazer um brainstorming sobre seu conteúdo, tenha em mente as prioridades de relações públicas digitais. O que podemos fazer para elevar esse conteúdo e torná-lo mais valioso? Como demonstramos nossa autoridade por meio do conteúdo?

Se essas considerações transparecerem em seu produto, as publicações desejarão criar um link para ele, porque isso também torna seu conteúdo mais valioso.

É um ciclo onde todos ganham, desde que todos joguem.

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts