O link building para sites de comércio eletrônico é parte integrante do jogo SEO: backlinks são usados ​​pelos mecanismos de pesquisa como sinais de que o site é oficial e confiável, o que tem impacto no desempenho do SERP. Eles também direcionam tráfego de referência para o seu site.

Por que isso Importa?

Como a participação das vendas no varejo on-line está aumentando consistentemente e a previsão é que o mercado valha US$ 8 trilhões em 2027, a capacidade de atrair clientes on-line provavelmente terá um impacto ainda maior no desempenho do seu negócio.

A construção de links para sites de comércio eletrônico, no entanto, traz seus desafios únicos, e é isso que o artigo aborda primeiro. A seguir, examinamos brevemente a importância do link building para o comércio eletrônico. Por fim, apresentamos 9 estratégias testadas e comprovadas de criação de links de comércio eletrônico.

Principais conclusões

  • A construção de links para sites de comércio eletrônico é um desafio devido à alta concorrência, especialmente entre sites novos ou de nicho.
  • Também é difícil criar links para páginas de dinheiro, especialmente porque os produtos desaparecem constantemente do mercado ou são substituídos por novos.
  • O link building, como importante fator de classificação, é essencial para que os sites ganhem visibilidade nas SERPs, e é aí que os clientes procuram os produtos.
  • Backlinks também geram tráfego de referência qualificado e valioso e aumentam a credibilidade dos varejistas aos olhos dos clientes em potencial.
  • A construção de links quebrados requer pesquisa meticulosa e divulgação personalizada, que pode ser difícil de escalar. No entanto, devido à natureza fluida do setor, existem muitas oportunidades para equipas dispostas a se esforçar.
  • Em vez de escrever novos posts de convidados, ofereça-se para atualizar os existentes com boas métricas. Dessa forma, você se beneficia do valor do link existente.
  • As táticas de relações públicas digitais, como o newsjacking, podem gerar muitos backlinks em sites de mídia com alto DR em um curto espaço de tempo.
  • Em teoria, menções desvinculadas à marca são uma maneira fácil de garantir links porque os autores já escrevem sobre o seu negócio. Na prática, porém, podem esperar um incentivo para incluir a ligação.
  • Edições de nicho são links inseridos em um texto existente, normalmente em troca de pagamento, o que viola as regras do mecanismo de busca e pode gerar penalidades.
  • Exemplos de ativos que podem atrair links incluem relatórios de pesquisa, infográficos, calculadoras, tutoriais e guias de procedimentos.
  • Links editoriais são obtidos organicamente à medida que os criadores de conteúdo vinculam seu conteúdo para agregar valor. Você pode promover seu conteúdo por meio de mídias sociais, boletins informativos ou acessando sites que possam estar interessados ​​em seus ativos.
  • Links construídos por meio de programas de afiliados podem não ter muito valor de SEO, mas podem atrair muitos clientes em potencial e aumentar a exposição da marca.
  • A parceria com blogueiros e celebridades influentes que publicam avaliações de seus produtos oferece benefícios semelhantes.
  • Como a maioria das empresas não tem os recursos da Amazon ou da Ikea, a priorização eficaz dos seus esforços de construção de links é crucial. A SEO Sem Mitos pode ajudá-lo a criar uma estratégia de link building adaptada às necessidades do seu site de e-commerce e implementá-la, então entre em contato para uma conversa!

Desafios de link building para sites de comércio eletrônico

O link building de comércio eletrônico apresenta vários desafios.

Para começar, a concorrência no mercado é enorme, o que pode ser atribuído às baixas barreiras à entrada. É muito mais fácil abrir uma loja online do que uma loja física normal. Isso não significa que seja fácil ter sucesso.

O setor é particularmente desafiante para os recém-chegados, uma vez que necessitam de competir com gigantes como a Amazon ou a Netshoes. Basta fazer uma pesquisa sobre o primeiro item que vier à sua mente e os três primeiros lugares provavelmente serão ocupados por uma empresa estabelecida.

O que torna as coisas mais desafiadoras é o número de páginas de produtos e categorias que você precisa considerar em sua estratégia de link building:

Os sites de comércio eletrônico, especialmente aqueles com extensos catálogos de produtos, enfrentam desafios únicos devido ao grande número de páginas que precisam gerenciar e otimizar. Isso pode tornar a otimização de todo o site e a alocação de capital de link mais complexa do que sites mais simples.

Fica pior.

Um curto ciclo de vida do produto também pode ser um limitador.

As gamas de produtos podem mudar frequentemente; os produtos podem tornar-se obsoletos, e assim por diante, tudo levando ao fato de que a relevância e a longevidade dos links que apontam para produtos específicos podem se tornar um problema.

Para competir com sucesso num tal ambiente, os sites de comércio eletrônico precisam de recursos suficientes (que nunca são adequados quando competem com intervenientes bem estabelecidos) e da capacidade de priorizar as iniciativas certas.

Links para páginas de produtos e páginas de coleções geralmente não são muito naturais. Isso torna difícil construir autoridade para páginas individuais que são importantes para o seu negócio, ao mesmo tempo que mantém o risco baixo. Direcionar links para ativos vinculáveis ​​e, em seguida, passar autoridade para suas páginas importantes com links internos é uma maneira eficaz de lidar com isso. No entanto, isso ainda não é tão eficaz quanto direcionar um link diretamente para a página que você está tentando classificar. Equilibrar esse risco é um grande desafio para as marcas de comércio eletrônico.

Por exemplo, focar nas páginas de produtos pode ser uma estratégia mais confiável do que em produtos individuais, pois estes tendem a ser mais permanentes.

Mas aqui está outro desafio: convencer outros sites a criarem links para eles.

Alguns proprietários de sites e blogueiros hesitam em criar links para sites de comércio eletrônico. Eles veem isso como um endosso ou promoção de produtos ou marcas. Eles podem querer evitar conflitos de interesse ou preconceitos.

Finalmente, o link building e o SEO em geral são investimentos de longo prazo, enquanto o comércio eletrônico tem tudo a ver com resultados imediatos. Consequentemente, as metas de vendas de curto prazo muitas vezes ofuscam as estratégias de SEO e de construção de links de longo prazo:

Os sites de comércio eletrônico geralmente priorizam as vendas imediatas, tornando o marketing de conteúdo e o SEO, que levam tempo para construir autoridade, uma opção menos atraente.

Por que o Link Building é importante para negócios de comércio eletrônico?

Os especialistas que entrevistei para o artigo concordam em três pontos principais.

Primeiro, o sucesso dos sites de comércio eletrônico depende de sua capacidade de classificação nas SERPs, e os backlinks são um dos principais fatores usados ​​pelos SEs:

Ao contrário de outros setores, o comércio eletrônico depende muito de as pessoas encontrarem seu site de forma orgânica. Os links facilitam a descoberta, melhorando as classificações e associando sua marca a conteúdos relevantes.

Além do mais, os backlinks geram tráfego de referência de qualidade para o seu site, e isso geralmente representa visitantes com alta comercialização na Internet.

Mas de acordo com Marc Bishop, Diretor da Wytlabs, a construção de links para e-commerce não se trata apenas de tráfego e conversões, mas de elevação da marca:

No domínio do comércio eletrônico, os links fazem mais do que melhorar o SEO; eles elevam a marca em um mercado lotado. Backlinks de alta qualidade de fontes confiáveis ​​podem aumentar significativamente a percepção da marca, distinguindo seu site de comércio eletrônico dos concorrentes e influenciando a confiança do comprador.

9 técnicas de link building para sites de comércio eletrônico

Considerando os desafios únicos do setor do comércio eletrônico, nem toda a construção de ligações pode ser igualmente eficaz. Vamos dar uma olhada em nove táticas populares, avaliar sua utilidade e como aproveitá-las em suas campanhas de link building.

Link Building Quebrado

O link building quebrado é um dos favoritos dos velhos tempos.

O princípio é simples:

Primeiro, você procura sites com links para páginas do seu nicho que não existem mais ou que foram movidas para um URL diferente. Em seguida, você entra em contato com os proprietários e pede que substituam o link quebrado por um do seu site.

A tática é baseada na ideia de que, ao apontar links quebrados e sugerir substituições, você ajuda o webmaster a aumentar o valor da página, portanto, proteger o link deve ser mais fácil.

Mas quão eficaz é a tática no espaço do comércio eletrônico?

Por um lado, pode haver muitas oportunidades para construir backlinks desta forma devido à natureza transitória do comércio eletrônico. À medida que os produtos desaparecem dos sites dos concorrentes, há muitos backlinks para obter.Uma das principais desvantagens da estratégia é que ela exige muita mão de obra e é difícil de escalar:

Embora uma estratégia de substituição de links quebrados seja eficaz para construir links de alta qualidade, ela pode não ser tão fácil de escalar quanto outras táticas devido à necessidade de alcance individualizado.

Postagem de convidado

A postagem de visitantes ou guest blogging envolve escrever artigos para outros sites. No artigo, muitas vezes você pode colocar um backlink para o seu site e, possivelmente, para os sites de seus parceiros.

Além de backlinks valiosos em sites de DA/DR potencialmente altos, essas postagens de convidados podem aumentar a exposição online do seu site de comércio eletrônico.

Como você pode encontrar essas oportunidades?

Comece com uma pesquisa no Google por sua palavra-chave combinada com termos como ‘enviar um post/artigo de convidado’, ‘escreva para nós’, ‘postagem de convidado por’ ou ‘diretrizes para postagem de convidado’.

Você também pode analisar os perfis de backlink de seus concorrentes em busca de links obtidos dessa forma.

Aqui está uma variação da técnica:

Em vez de lançar novos posts de convidados para um site, que tal se oferecer para atualizar os antigos?

Isso torna o seu link ainda mais valioso porque a página pode já estar classificada e/ou ter backlinks apontando para ela.

RP digital

RP digital é provavelmente uma das táticas de construção de links mais poderosas.

Se você acertar, uma única campanha pode obter vários links de meios de comunicação com alto DR. Melhor ainda, esses sites tendem a ter um grande público, então os links podem gerar muito tráfego de referência e aumentar a visibilidade da sua marca.

Como você consegue esse tipo de velocidade de aquisição de link?

SE usou uma série de táticas:

  • Comentário de especialistas – aproveitando seus conhecimentos sobre nutrição e condicionamento físico.
  • Newsjacking e relações públicas reativas – respondendo a histórias que são tendências na mídia.
  • Campanhas baseadas em dados – analisando tendências para criar recursos que os jornalistas considerem atraentes.

Menções de marca desvinculadas

Diz-se que as menções de marca não vinculadas são escolhas fáceis no negócio de link building.

Por quê então?

Quando alguém escreve sobre seu negócio de comércio eletrônico em seu conteúdo, pode ser mais fácil persuadi-lo a adicionar um link também. Você apenas precisamos encontrar essas oportunidades e alcançá-las.

Para fazer isso, você pode usar ferramentas dedicadas como Mention e Brand24. Se não quiser adicionar mais uma assinatura ao seu orçamento, você pode configurar os Alertas do Google ou usar sua ferramenta de SEO.

Veja como fazer isso no Ahrefs:

1) Em Explorador de conteúdo, digite sua “marca” e defina o modo de pesquisa para No conteúdo.

2) Adicione seu domínio ao Destaque Desvinculado.

3) Filtro os resultados por idioma, DR, etc., e exportá-los

Filtre os resultados por idioma, DR, etc., e exporte-os

Parece fácil?

Na prática, os sites geralmente exigem algum incentivo para criar um link para você, então considere convidá-los para o seu programa de afiliados.

Edições de nicho

As edições de nicho, também conhecidas como backlinks contextuais ou inserções de links, envolvem a adição de um link para um artigo ou página existente em um site, em vez de criar novo conteúdo. Você faz isso entrando em contato com os proprietários de sites e sugerindo que eles adicionem um link para seu site em um de seus conteúdos existentes, onde isso agrega valor.

Esta é uma maneira rápida de construir potencialmente muitos backlinks, mas esses links geralmente não são gratuitos e se você tiver que pagar por eles, isso é uma violação das diretrizes do mecanismo de pesquisa e pode causar problemas.

Vale a pena ou é a coisa certa a fazer? Deixaremos você decidir por si mesmo.

Crie ativos vinculáveis

A criação de ativos vinculáveis ​​é um método usado pelos SEOs porque eles atraem links organicamente.

No entanto, parece que no comércio eletrônico isto não é tão simples como pode ser noutros setores porque as páginas focadas na conversão podem não ser o que os bloggers ou jornalistas ligam naturalmente:

Como os sites de comércio eletrônico são frequentemente vistos como puramente comerciais, alguns proprietários de sites podem hesitar em criar links para eles, a menos que haja uma proposta de valor clara para seu público.

Mas aqui está o acordo:

Você não precisa criar links para suas páginas de dinheiro. Em vez disso, você pode concentrar seus esforços de construção de links em outros recursos e usar links internos para repassar o patrimônio às páginas de produtos.

Então, que tipo de recursos você pode criar para atrair links?

Produzir relatórios de pesquisa originais é mais fácil para players maiores com uma grande participação de mercado, pois você pode aproveitar seus dados, por exemplo, para mostrar tendências no comportamento ou preferências do usuário.

Outros recursos que atuam como ímãs de links incluem:

  • Infográficos
  • Calculadoras, por exemplo, uma calculadora de azulejos ou pintura
  • Guias, por exemplo, o conhecido guia ‘Como dar o nó em uma gravata’
  • Tutoriais, como vídeos DIY
  • Avaliações e comparações de produtos aprofundadas e imparciais
  • Guias de compra detalhados, por exemplo, “Melhores câmeras para iniciantes”
  • Conteúdo educacional sobre o seu nicho

A solução?

Links editoriais

Links editoriais são links que autores e editores decidem incluir em seu conteúdo voluntariamente porque agregam valor. Por exemplo, eles podem encontrar um de seus ativos vinculáveis, como um relatório de pesquisa ou um infográfico.

Esses backlinks orgânicos são muito valiosos em SEO porque ajudam você a construir um perfil de backlinks natural.

No entanto, sua definição é um pouco problemática para construtores de links. Se um link editorial é adquirido sem que haja troca ou mesmo solicitação, como construí-lo sem transformá-lo em inserção de link?

O fato de você não poder solicitar posicionamento de links não significa que você não possa promover seus ativos

Na verdade, é um pouco ingênuo pensar que outras pessoas encontrarão seu conteúdo se ele ainda não estiver na primeira página.

Você pode promover seus ativos por meio de mídias sociais, boletins informativos ou sites de distribuição como Medium ou LinkedIn. E quem disse que você não pode compartilhar com pessoas que possam estar interessadas em criar links para eles, como blogueiros ou jornalistas, especialmente se eles já criaram links para conteúdo semelhante antes?

Se isso parece muito e você prefere deixar que profissionais façam isso por você, pode valer a pena conversar com a equipe SEO Sem Mitos.

Parcerias de afiliados

Os programas de afiliados, que permitem que seus parceiros ganhem comissões sobre as vendas originadas em seus sites, são perfeitos para sites de comércio eletrônico.

As parcerias de afiliados oferecem um caminho fantástico para a construção de links. Os afiliados, por natureza, têm interesse em criar links para seus produtos, gerando tráfego na web e conversões potenciais.

Seu valor não vem necessariamente do link que eles passam, porque os links vêm de plataformas afiliadas e não diretamente do site:

Esses links geralmente serão executados por meio de redirecionamentos em uma plataforma afiliada; portanto, embora ofereçam muitos benefícios comerciais, o benefício específico de SEO não será necessariamente enorme.

A principal vantagem é o tráfego de referência qualificado que trazem para o seu site e a exposição dos seus produtos e da sua marca.

No entanto, para colher estes benefícios, a escolha dos seus parceiros é fundamental:

É vital colaborar com afiliados cujo público corresponda ao público-alvo do site de comércio eletrônico para garantir a relevância e eficácia dos links na geração de tráfego qualificado.

Uma estratégia simples é formar parcerias com empresas que oferecem produtos complementares:

Uma estratégia de afiliados eficaz envolveria a segmentação e parceria com afiliados que complementem suas ofertas de produtos e compartilhem sua base de clientes.

Avaliações de produtos influenciadores

Outra maneira de aproveitar o seguimento de outras pessoas para aumentar a visibilidade de sua marca e produto é por meio de análises de produtos influenciadores.

Basicamente, você entra em contato com influenciadores, sejam blogueiros ou celebridades do YouTube, para oferecer amostras do seu produto e pedir que avaliem.

Esta estratégia compartilha muitos dos benefícios do marketing de afiliados:

As análises de produtos influenciadores podem ser aproveitadas para construir links, incentivando os influenciadores a vincularem de volta ao seu site em suas análises. Isso não apenas fornece um backlink, mas também expõe seus produtos a um novo público.

Assim como no marketing de afiliados, é fundamental construir conexões com influenciadores relevantes que tenham seguidores adequados, de modo que o processo de verificação e estabelecimento de confiança leve mais tempo.

No entanto, isso resulta em um relacionamento menos transacional. Isso é importante porque o Google desaprova a troca de produtos por links.

As diretrizes do Google alertam contra a troca de produtos por links. No entanto, muitas vezes tenho visto influenciadores se vincularem voluntariamente, simplesmente porque desejam agregar valor ao seu público e porque desejam apoiar marcas de qualidade.

Palavras Finais

O link building para comércio eletrônico é complicado porque os sites podem não estar dispostos a vincular de volta a páginas comerciais. Consequentemente, poderá haver menos oportunidades do que noutros sectores e a concorrência por elas é enorme.

Para terem uma oportunidade num mercado tão competitivo, as empresas precisam de mostrar criatividade e pensamento estratégico ao priorizar iniciativas de link building.

É aí que o conhecimento e a experiência de uma agência especializada em link building como a SEO Sem Mitos podem fazer a diferença. Entre em contato com nossa equipe para conversar sobre suas necessidades de link building.

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