As edições de nicho são links inseridos em conteúdo que já foi publicado. Como a técnica não requer a criação de novo conteúdo e pode gerar resultados rápidos, ela é popular entre os construtores de links.

No entanto, as edições de nicho podem ser controversas porque os webmasters geralmente exigem um incentivo para adicionar o link ao seu site, e isso é considerado uma violação das diretrizes do mecanismo de pesquisa.

No artigo, discutimos os riscos e desafios associados às edições de nicho como uma estratégia de construção de links para ver como elas se comparam aos benefícios potenciais. Também compartilhamos dicas e táticas que você pode usar para garantir inserções seguras de links.

O que são edições de nicho?

As edições de nicho, também conhecidas como inserções de links, são uma estratégia de construção de links em que os backlinks são adicionados a artigos ou postagens de blog existentes, em vez de criar novos conteúdos ou postagens.

Vamos imaginar que você esteja construindo backlinks para uma plataforma de gerenciamento de projetos. Imagine um artigo sobre 15 ferramentas de gerenciamento de projetos.

Se você olhar dentro, verá que eles já possuem links para 15 ferramentas diferentes, e cada uma delas pode ser potencialmente uma inserção de link. Não há razão para que o artigo não seja 16 Melhores Gerenciamento de Projetos em vez de 15 e também apresente seu produto.

Como funcionam as edições de nicho?

A primeira etapa do processo é encontrar os sites relevantes para inserções de links.

Uma pesquisa no Google é um bom começo, mas você pode encontrar mais oportunidades com uma ferramenta de SEO como o Ahrefs. Como exatamente você faz isso depende do tipo de conteúdo que você está almejando. Se você estiver interessado em guias passo a passo, confira a seção final.

À medida que você procura oportunidades de edição de nicho, examine seus clientes potenciais para garantir que o conteúdo seja relevante e que o site tenha boas métricas.

Depois de restringir sua lista de clientes potenciais, entre em contato com os proprietários do site com uma proposta, concentrando-se no valor extra que um link para seu site agregaria ao conteúdo deles.

Benefícios do link building de edições de nicho

As edições de nicho continuam sendo uma estratégia popular de construção de links porque oferecem algumas vantagens.

Resultados mais rápidos

As edições de nicho exigem menos esforço e tempo para gerar resultados quando comparadas a outras estratégias.

Para começar, não há necessidade de criar novo conteúdo:

Um dos principais benefícios é que eles permitem que você aproveite o conteúdo existente, muitas vezes de alta autoridade, para construir links. Isso pode ser mais econômico e consumir menos tempo do que criar novo conteúdo do zero.

Não para por aí:

Esses links podem começar a gerar resultados de SEO imediatamente porque estão em páginas da web que já existem há algum tempo, então já possuem backlinks e recebem tráfego.

Inserindo seus links em conteúdos existentes de alto desempenho e já relacionados ao seu nicho, você pode desfrutar da autoridade, relevância e confiança que a página já conquistou ao longo do tempo.

Relevância

Como você tem controle total do processo de edição de nicho, pode direcionar sites que sejam relevantes para o seu nicho ou setor.

Por que isso Importa?

Backlinks relevantes ajudam os mecanismos de pesquisa a compreender o conteúdo e o contexto do seu site e, consequentemente, a melhorar sua autoridade no tópico e classificações.

Além disso, backlinks relevantes trazem tráfego orgânico qualificado para o seu site e geram conversões. Em outras palavras, as pessoas que visitam seu site clicando nesses links têm maior probabilidade de comprar seu produto e serviço, que é o objetivo final de todos os esforços de SEO.

Autoridade

Ao direcionar sites para inserções de links, você também pode abordar aqueles com DA/DR decentes.

A quantidade de links que esses sites direcionam para sua página depende de outros fatores, por exemplo, o número de links externos. Também é possível elevar artificialmente a RD sem aumentar a qualidade do site, portanto a métrica não deve ser usada para avaliar sites isoladamente.

No geral, porém, a regra geral é que quanto maior a autoridade do domínio vinculado, mais ele pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa.

Como as edições de nicho envolvem trabalhar com sites bem conhecidos no nicho-alvo, elas naturalmente se baseiam na credibilidade e na confiança que já foram construídas nessa comunidade. Como consequência, o site conectado recebe backlinks de maior qualidade, com maior probabilidade de ter um efeito benéfico nas classificações dos mecanismos de pesquisa.

Isso não significa que todos os seus esforços devam ser direcionados aos sites DR90+. Esses links são muito mais difíceis de obter e não fariam com que seu perfil de link parecesse natural.

Um perfil de link diversificado

As edições de nicho podem ajudá-lo a diversificar seu perfil de backlink, que é um aspecto importante de uma estratégia de SEO robusta.

Primeiro, incorporar edições de nicho em sua estratégia de link building permite proteger backlinks de uma variedade de sites de seu setor.

Segundo, seu link pode ser inserido em diversos tipos de conteúdo.

Por que isso é importante?

Ele replica como os sites ganham backlinks organicamente e faz com que o perfil do backlink pareça natural. Além disso, um perfil de backlink diversificado indica aos mecanismos de pesquisa que uma ampla variedade de fontes considera seu conteúdo valioso e digno de citação.

Controle sobre o texto âncora

Você também pode tornar seu perfil de backlink mais diversificado, sugerindo vários textos âncora para seu link, o que geralmente é possível ao negociar edições de nicho.

Mais importante ainda, ter controle sobre os textos âncora permite que você use textos âncora relevantes de marca ou ricos em palavras-chave.

Isso é benéfico por 2 motivos:

Primeiro, o texto âncora fornece aos mecanismos de pesquisa contexto sobre a página vinculada, ajudando-os a entender do que se trata a página e como ela se relaciona com outros conteúdos na web. Essas informações contextuais podem influenciar como uma página é indexada e classificada para palavras-chave específicas.

Em segundo lugar, o uso de palavras-chave específicas em textos âncora pode ajudar a aumentar a classificação da página para essas palavras-chave nos resultados de pesquisa. Isso ocorre porque os mecanismos de busca veem o texto âncora como um forte indicador da relevância da página para esses termos.

Desafios do link building de edição de nicho

Apesar de suas vantagens, construir links por meio de edições de nicho apresenta uma série de desafios.

De acordo com Darija Grobova, gerente de relações públicas da Omnisend, o processo exige bastante esforço, mesmo que você não precise criar um novo conteúdo do zero. Você ainda precisa identificar as oportunidades certas e entrar em contato com os webmasters com seu argumento de venda, o que consome tempo, é difícil de escalar e traz baixos retornos:

As edições de nicho podem ser desafiadoras porque pode ser difícil encontrar um posicionamento de link que seja relevante para o conteúdo existente… Você tem que se esforçar muito para encontrar o conteúdo relevante e buscar um backlink por meio de edições de nicho, e as conversões podem ser muito baixo.

Darija também ressalta que o impacto de tais links depende da rapidez com que o link é rastreado, e nem sempre você poderá colher os benefícios imediatamente:

A página da qual você obtém um backlink pode não ser rastreada pelo Google, portanto, você não verá nenhum benefício de SEO por um tempo.

Antonio Gabric, gerente de divulgação da Hunter.io, menciona a saturação como o principal problema nas inserções de links. Se o site tiver muitos links externos, isso dilui o valor SEO desses backlinks:

Todo mundo está fazendo edições de nicho, o que pode saturar rapidamente a página com backlinks externos, dando menos valor ao backlink.

Para Marc Bishop, Diretor da Wytlabs, a imprevisibilidade é um dos principais motivos pelos quais você não deve confiar em edições de nicho em sua estratégia, especialmente se estiver trabalhando com intermediários terceirizados:

A dependência de terceiros para colocação de links pode introduzir imprevisibilidade. Alterações no conteúdo ou remoção do link pelo proprietário do site podem afetar a estabilidade do seu perfil de backlink e, por extensão, seus esforços de SEO.

Finalmente, muitos proprietários de sites esperam um backlink ou pagamento em troca da inserção do seu link. As edições de nicho custam em média cerca de R$ 361, e comprá-las pode prejudicar o desempenho do SERP:

As edições de nicho são muito difíceis de realizar sem que os webmasters solicitem pagamento ou troca de links, o que pode causar muito mais danos ao SEO do que benefícios no longo prazo.

Postagem de convidado versus edições de nicho

Postagem de convidados e edições de nicho são duas estratégias de construção de links muito diferentes.

Conforme mencionado, as edições de nicho envolvem a inserção do link do seu site em um artigo ou postagem de blog existente em outro site. Isso significa que seu controle sobre o texto está limitado ao texto âncora ou, no máximo, a uma seção do artigo.

Por outro lado, a postagem de convidado exige a escrita e publicação de um novo artigo ou postagem de blog em outro site, com um ou mais links para o seu site. Isso consome muito mais tempo do que edições de nicho, mas oferece controle total sobre o conteúdo e a mensagem geral, desde que atenda aos padrões editoriais.

Como o conteúdo para edições de nicho já está publicado, indexado e talvez até classificado, você pode começar a se beneficiar da autoridade e do tráfego da página assim que o link for rastreado.

As postagens de convidados, por outro lado, constroem autoridade com o tempo: ser indexado e ganhar força leva tempo.

No entanto, os guest posts têm menos probabilidade de serem considerados manipuladores, enquanto com edições de nicho o risco é maior, especialmente em nichos altamente competitivos onde encontrar posicionamentos relevantes e naturais é um desafio.

Edições de nicho Postagens de convidados
Inserir links em artigos ou postagens existentes. Escrever e publicar novos artigos ou postagens.
Usa conteúdo existente. Requer a criação de conteúdo novo e original.
Geralmente, leva menos tempo e esforço. Mais esforço e tempo necessários devido à criação de conteúdo.
O controle sobre o conteúdo é limitado ao posicionamento do link e ao texto âncora. Controle total sobre tópico, conteúdo e links.
Impacto SEO imediato, aproveitando a autoridade e o tráfego existentes. Impacto gradual, à medida que novos conteúdos ganham força e autoridade.
Maior risco de ser visto como manipulador; Menor risco se o conteúdo for de alta qualidade; desafio na criação de conteúdo atraente.
A prospecção é demorada, pois encontrar canais relevantes é um desafio e as taxas de conversão são baixas. A prospecção exige igualmente muitos recursos.
A divulgação se concentrou em garantir a colocação de um link no conteúdo existente. A divulgação envolve a apresentação de tópicos e a criação de conteúdo.
Edições de nicho versus postagem de convidado

As edições de nicho são uma estratégia ética de construção de links?

Sim não Talvez…

Foi assim que pude resumir o que ouvi dos SEOs quando lhes fiz essa pergunta.

Para muitos, até mesmo o termo “link-building” equivale a práticas de chapéu preto porque envolve ações intencionais destinadas a melhorar o desempenho do SERP.

De fato, existem situações em que as edições de nicho podem ser consideradas uma técnica de chapéu preto. Por exemplo, pagar por backlinks ou participar de esquemas de links é uma prática duvidosa.

Se você não tomar cuidado, eles podem parecer spam ou manipuladores. As diretrizes do Google são claras: comprar ou vender links que passam no PageRank é uma grande proibição. Portanto, se você estiver pagando por edições de nicho ou participando de esquemas de links em grande escala, poderá colocar seu site em risco de sofrer uma penalidade.

Leigh MacKenzie, consultora de SEO e líder de crescimento da Backlinko.com, compartilha a opinião de Marc de que a ética de uma edição de nicho depende do valor agregado. Ele também menciona a importância da transparência:

As edições de nicho são éticas e transparentes. Comunique-se abertamente com os proprietários do site, não com gerenciadores de links obscuros. Certifique-se de oferecer valor agregado e todos ganham. As táticas enganosas não são.

Melhores práticas para edições seguras de nicho

Considerando os riscos e desafios potenciais das edições de nicho como estratégia de construção de links, pedi aos especialistas que compartilhassem algumas de suas melhores práticas.

Concentre-se na relevância

Como a relevância é o que muitas vezes distingue links bons de links duvidosos, proteger links de sites relevantes deve ser sua prioridade.

Faça pesquisas minuciosas para identificar conteúdo que seja diretamente relevante para o seu nicho e que ofereça valor aos leitores. A relevância é a chave para garantir que o seu link aprimore o conteúdo e seja visto de forma favorável pelos leitores e pelos mecanismos de pesquisa.

Construa relacionamentos e ofereça valor

Dois temas comuns que apareceram em minhas conversas com SEOs foram a importância de construir relacionamentos robustos e oferecer excelente valor aos proprietários de sites.

Aqui está a opinião de Darija sobre isso:

Em vez de enviar um e-mail frio solicitando a inserção do link, tente primeiro construir um relacionamento. A chave para uma edição de nicho bem-sucedida é garantir que o link que você está solicitando a inserção agregue valor real ao artigo do anfitrião.

Rex tem pensamentos semelhantes. Na opinião dele, é a qualidade do seu conteúdo que tem um impacto enorme na sua taxa de sucesso:

Sua melhor aposta é construir relacionamentos com proprietários de sites e oferecer conteúdo de valor fantástico. Se o seu conteúdo for de alta qualidade e agregar valor para o leitor, é muito mais provável que você ouça um “sim” ao solicitar uma edição de nicho.

Verifique o site

Examinar os sites que você aborda para edições de nicho é uma necessidade absoluta. O objetivo é garantir que o site esteja crescendo e que haja um negócio real por trás dele.

Verifique suas tendências de tráfego/DR/página. Verifique de onde vem o tráfego. Verifique suas páginas principais e textos âncora. Verifique a proporção do link de entrada/saída. Verifique se eles têm uma equipe real por trás do negócio. Verifique se eles possuem um produto/serviço genuíno. Resumindo, verifique se o site está crescendo e é um negócio real.

Monitore novos conteúdos

Como já mencionamos, há muita competição por edições de nicho e o mercado fica facilmente saturado.

Como solução, Cameron recomenda monitorar páginas de interesse em seu nicho em busca de novos conteúdos onde você possa inserir links antes de todo mundo:

O mercado está saturado para esse tipo de link building em palavras-chave competitivas.

O que significa que se você não for o primeiro ou tiver uma página de alta classificação, seus retornos de backlink provavelmente serão pequenos. É por isso que monitorar sites-alvo em busca de novas postagens é uma estratégia adicional atraente para usar em combinação com a criação de links de edição de nicho.

Isso pode lhe dar uma vantagem sobre seus concorrentes, pelo menos inicialmente. No longo prazo, existe o risco de que outros sites consigam alcançar links nas mesmas páginas.

5 maneiras seguras de obter links de edições de nicho

Como você procura oportunidades de edição de nicho e garante que se associará apenas a sites legítimos? Vamos dar uma olhada em 5 estratégias para proteger inserções de links.

Criação de links de páginas de recursos

As páginas de recursos selecionadas por sites para dar ao seu público acesso rápido a uma coleção de recursos sobre um determinado tópico são um local natural para edições de nicho.

Se você tiver um recurso de qualidade, garantir esse backlink é bastante fácil. Na verdade, muitas páginas de recursos pedem envios para mantê-los atualizados e atualizados.

A primeira etapa do processo é encontrar páginas de recursos relevantes para atingir. A maneira mais fácil de fazer isso é com os operadores de pesquisa avançada do Google:

  • palavra-chave intitle:recursos inurl:recursos.html
  • palavra-chave intitle:resources inurl:links.html
  • palavra-chave intitle:links inurl: resources.html
  • palavra-chave inurl:.com/resources
  • palavra-chave inurl:recursos intitle:recursos

Alternativamente, você pode usar uma ferramenta de SEO para encontrar páginas de recursos relevantes nos perfis de backlink de seus concorrentes.

Se você é um usuário Ahrefs, vá para o Site Explorer e digite a URL de seus concorrentes.

A seguir, navegue até o Backlinks relatório e filtre os resultados por:

  • Recursos ou links no URL da página de referência
  • Recursos ou links no título da página de referência

Existem quase 2.200 resultados agora, muitos dos quais estão em sites .edu e .gov de alta autoridade. Porém, nem todas são páginas de recursos, então você precisará remover algumas ervas daninhas mais tarde.

Depois, filtre os resultados ainda mais por Status (Siga), DR, tráfego, tipo de backlink (no conteúdo).

Por fim, exporte os resultados para sua planilha G para análise e verificação adicionais.

Link building quebrado

O princípio por trás do link building quebrado é simples: você procura páginas com links quebrados apontando para conteúdo em seu nicho e entra em contato com o webmaster sugerindo sua página como substituta.

Vários SEOs que entrevistei para o artigo mencionaram backlinks quebrados como um bom lugar para começar a construir links por meio de edições de nicho

Acho que um bom ponto de partida é verificar se algum site relevante possui links quebrados. Se você identificar essa oportunidade, entre em contato com o proprietário do site e ofereça seu conteúdo como substituto.

Como você procura essas oportunidades?

Você pode procurar links quebrados nas páginas de recursos.

Para fazer isso, você precisa de uma extensão de navegador como o Broken Link Checker para Chrome, que verifica uma página que você visita e detecta links quebrados. Alternativamente, você pode inserir o URL do site na ferramenta gratuita de verificação de links quebrados do Ahrefs.

Verificador de link quebrado por Ahrefs

E então faça a mesma coisa repetidamente para todos eles.

Parece divertido, certo? Não consigo pensar em um processo mais destruidor do que verificar um site após o outro.

Felizmente, isso não é necessário, pois existem outras maneiras de procurar links quebrados em grande escala.

Primeiro, você pode procurar links quebrados que apontam para sites de seus concorrentes.

No Ahrefs, vá para Explorador de sites e insira o URL do site de seus concorrentes, como acima.

A seguir, navegue até o Melhor por links relatório e filtre os links pelo código HTTP 404.

A seguir, dê uma olhada na lista de páginas com conteúdo que você já possui ou é fácil de replicar.

Em vez de focar em seus concorrentes, você pode procurar backlinks quebrados em páginas que cobrem um tópico específico.

Veja como:

1) Abra o Explorador de conteúdo e altere o modo de pesquisa para ‘No título’

2) Digite o tópico

3) Filtre os resultados por Apenas quebrado e número de domínios referentes (>20).

4) Dê uma olhada rápida no tráfego da página para determinar a qualidade dos backlinks.

Menções de marca desvinculadas

Menções de marca desvinculadas são outra maneira de escolher edições fáceis de nicho porque o site já está se referindo a você em seu conteúdo. Tudo o que eles precisam fazer é adicionar um link.

No entanto, esta estratégia funciona bem apenas para empresas estabelecidas. Você precisa ser grande o suficiente para que as pessoas escrevam sobre você sem perguntar.

Como você procura menções desvinculadas?

A maneira mais fácil é com ferramentas dedicadas como Mention, mas você também pode fazer isso com Ahrefs, Semrush ou qualquer outro pacote importante de SEO.

No Ahrefs, você faz isso em Explorador de conteúdo.

Na barra de pesquisa, insira o nome da sua marca e escolha o status da pesquisa para ‘No conteúdo’

Depois disso, adicione o URL do seu domínio em Destaque desvinculado.

Por fim, exporte as páginas destacadas para análise posterior.

Reuniões de especialistas

Resumos de especialistas são artigos sobre um tópico específico que apresentam comentários, opiniões, insights e dicas de especialistas no assunto.

Eles são populares no marketing de conteúdo porque:

  • Dê exposição ao site, pois especialistas em destaque podem compartilhar a página com seus seguidores.
  • Ajude a construir relacionamentos com especialistas influentes do setor
  • Resulte em backlinks – se você criar um link para o site deles, eles poderão direcionar de volta para o seu.

Os resumos são um alvo atraente para edições de nicho porque levam alguns minutos para escrever um comentário ou fazer uma cotação. Se você tiver experiência adequada, é claro.

Para encontrar um resumo da abordagem, vamos usar Explorador de conteúdo Ahrefs mais uma vez.

Na barra de pesquisa digite sua palavra-chave e +”especialista”, por exemplo, “gerenciamento de projetos” +”especialista”.

Em seguida, verifique os resultados em busca de páginas que pareçam resumos de especialistas.

Use um serviço de edição de nicho confiável

As técnicas acima podem ajudá-lo a construir edições de nicho, mas, como alguns dos SEOs mencionaram, a prospecção e a divulgação podem consumir muito tempo e recursos. E então há o risco de penalidades caso os links que você constrói sejam considerados manipuladores pelas SEs.

Tendo isso em mente, terceirizar o processo para uma agência de construção de links de boa reputação é uma alternativa válida. Eu uso intencionalmente a palavra ‘respeitável’ porque há muitos cowboys por aí e você não quer se envolver com eles.

Ao examinar a agência, considere seu histórico. Veja seus estudos de caso, depoimentos de clientes e resultados anteriores, peça exemplos de links que eles garantiram para seus links e pergunte sobre as técnicas que usaram para conseguir isso. Preste atenção à comunicação e transparência.

SEO Sem Mitos é especializada em edições de nicho. Graças aos nossos relacionamentos com sites confiáveis ​​como Band, Brasil247, Jornal de Brasilia, conseguimos garantir backlinks altamente relevantes para nossos clientes.

Como nossos serviços têm preços muito competitivos, muitas equipes internas não conseguiriam igualar esses resultados.

Pensamentos finais

As edições de nicho são uma técnica controversa porque muitas vezes você tem que pagar ao proprietário do site para adicionar o link. Se é nisso que você está envolvido, você corre o risco de seus links serem ignorados pelos mecanismos de busca ou até mesmo de penalidades.

No entanto, se o seu link agrega valor ao conteúdo original e é relevante, e você é transparente em suas comunicações com os proprietários, não há nada de inerentemente errado com as edições de nicho.

Usar métodos legítimos para proteger edições de nicho não é nada fácil, e talvez seja melhor terceirizar o processo para uma agência especializada em criação de links.

Se você acha que contratar uma agência é um melhor aproveitamento de seus recursos, entre em contato com o SEO Sem Mitos e agende uma consulta gratuita.

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