Como proprietário de um site ou profissional de marketing, você provavelmente sabe como é doloroso ver seu tráfego orgânico atingir o abismo desse jeito.

Você está se perguntando “por que meu tráfego orgânico caiu repentinamente? Você não está sozinho. Esta é uma pergunta que ouvimos com frequência em nosso chat ao vivo.

Com o passar dos anos, o número de pessoas que fazem essa pergunta só aumentou porque quedas no tráfego orgânico acontecem com todos em algum momento, considerando a frequência com que o Google está lançando atualizações de algoritmo.

Na maioria dos casos, os proprietários de sites entram em pânico e seguem conselhos errados, o que acelera ainda mais a queda. Se você tiver um ataque de pânico por causa de uma queda abrupta no tráfego orgânico, definitivamente não está sozinho e isso pode ser revertido com o apoio de uma equipe como nós aqui da SEO Sem Mitos.

No entanto, é fundamental resolver esse problema em tempo hábil se quiser evitar maiores riscos para o seu negócio.

Sendo essa uma questão urgente que paira sobre a comunidade SEO, contarei tudo sobre quedas repentinas de tráfego orgânico; as causas, diagnósticos e soluções.

Vamos nos aprofundar nisso imediatamente.

Causas comuns de queda repentina no tráfego orgânico

Se quiser corrigir um problema, você deve descobrir o que o desencadeia, certo? Isso também se aplica à queda repentina no tráfego orgânico.

Dito isso, aqui estão as causas mais comuns de perda abrupta de tráfego em sites.

1. Atualizações de algoritmo do Google

Google continua lançando novas atualizações de algoritmo de tempos em tempos para oferecer uma experiência de pesquisa on-line aprimorada aos usuários.

A taxa de tráfego do seu site provavelmente flutuará com a implementação das atualizações do algoritmo.

Mas por que?

As atualizações do algoritmo do Google significam que o gigante dos mecanismos de busca está elevando seus padrões e os sites que não atenderem aos mesmos testemunharão uma queda abrupta no tráfego.

Normalmente, cada site se torna alvo dessa jogada, seja como beneficiário ou perdedor, porque nenhum webmaster tem 100% de certeza do que exatamente uma atualização algorítmica específica reserva para seu site.

Então, cada atualização de algoritmo causa estragos em seu site? Nem sempre.

Nem todas as atualizações de algoritmos do Google criam um grande impacto. Embora as atualizações menores produzam pouco impacto (há cerca de 600 atualizações desse tipo acontecendo todos os anos), atualizações básicas amplas podem catalisar um efeito de montanha-russa e fazer você cair da torre de marfim em termos de tráfego e classificações, especialmente se o seu site não atende aos padrões definidos pelo Google.

Para sobreviver às mudanças no algoritmo do Google, você precisa acompanhar as tendências e desenvolvimentos na indústria de SEO, especialmente aqueles que são específicos para o seu nicho.

Pense desta forma. Suponha que você esteja administrando um site de avaliações. Você tem que prestar atenção especial ao Google Atualizações de avaliações de produtos porque terão um impacto mais forte em sites que apresentam análises de produtos.

Mais importante ainda, como essas mudanças no algoritmo visam proporcionar uma melhor experiência ao usuário, certifique-se de criar conteúdo que agregue valor ao seu público-alvo.

2. Ações e penalidades manuais

O Google emite ações manuais e penalidades para sites que utilizam práticas de chapéu preto para obter uma classificação mais elevada na pesquisa, violando assim Fundamentos da Pesquisa Google (anteriormente Diretrizes para webmasters).

Esses Penalidades do Google e ações manuais são capazes de causar uma grande queda repentina no tráfego orgânico e derrubar sua classificação da noite para o dia. acho que o conteúdo é uma das razões que faz com que o tráfego orgânico diminua

Na pior das hipóteses, o seu site pode ser completamente eliminado do índice do Google. Isso significa que não será classificado pelo Google e, consequentemente, não aparecerá nas SERPs.

Se o seu site for atingido por uma ação manual, o Google notificará o mesmo por meio do Relatório de ações manuais no Google Search Console.

Depois de corrigir o problema, você poderá enviá-lo ao Google para reconsideração usando a opção “Solicitar revisão”.

3. Questões Técnicas

Negligenciar problemas técnicos de SEO em seu site é um erro grave. Se deixados despercebidos ou ignorados regularmente, bugs técnicos podem contribuir para a perda de tráfego orgânico do seu site.

As barreiras técnicas incluem velocidade e desempenho lentos do site, backlinks quebrados e erros 404, problemas de usabilidade móvel, tempo de resposta insatisfatório do servidor, mapa do site e problemas de indexação e muito mais.

Esses problemas levam a uma experiência ruim do usuário e aumentam a taxa de rejeição do seu site. E o Google não recompensa sites que não garantem uma boa experiência na página.

Somando tudo isso, a existência de problemas técnicos em seu site pode custar muito tráfego orgânico. Portanto, é importante verificar periodicamente se há problemas técnicos em seu site e corrigi-los o mais rápido possível.

4. Mudanças no conteúdo ou na estrutura do site

Você removeu ou adicionou novo conteúdo ao seu site recentemente? Você redesenhou ou migrou seu site?

Isso significa que você pode não ter redirecionamentos adequados ou não ter feito uma verificação de higiene antes da migração do site. Isso pode provocar uma queda na sua taxa de tráfego orgânico.

Suponha que você modifique o conteúdo da classificação de suas páginas no Google. Você pode tê-los desotimizado ou otimizado demais involuntariamente. Ambos afetarão a aparência de pesquisa dessas páginas no Google.

Dito isso, fazer mudanças drásticas no conteúdo do seu site e na experiência do usuário pode levar a uma queda repentina no tráfego orgânico.

Portanto, ao atualizar seu site, certifique-se de otimizar suas páginas de maneira adequada para evitar grandes flutuações de tráfego orgânico.

5. Atividade do Concorrente

O aumento da concorrência em seu setor é outro motivo pelo qual o tráfego do seu site cai. A diminuição do tráfego também pode significar que você está perdendo clientes potenciais para seus concorrentes.

Independentemente do nicho, novos players continuam entrando no mercado empresarial todos os dias. Dito isso, é importante estar atento às atividades dos concorrentes e traçar estratégias vencedoras para se destacar na multidão e chegar ao topo do Google.

Caso contrário, seus concorrentes roubarão suas oportunidades e seguirão em frente, deixando você estagnado.

Analise seus concorrentes e identifique as áreas onde eles têm um desempenho melhor do que o seu e atualize sua estratégia de SEO para superá-los.

Como identificar as causas da queda repentina da classificação do Google

Agora que você conhece as causas comuns da queda repentina nas classificações do Google, levando à perda de tráfego orgânico. Vou lhe dizer como você pode identificar causas específicas que desencadeiam a classificação repentina do Google e a queda orgânica do tráfego do seu site em um determinado momento.

Você pode fazer isso de duas maneiras.

  • Monitorando seu tráfego orgânico
  • Analisando dados e tendências

1. Console de pesquisa do Google

O Google Search Console é o local ideal para identificar vários problemas em seu site, incluindo problemas de indexação, problemas de usabilidade, erros de servidor, ações manuais e penalidades que induzem um declínio no tráfego orgânico. por que meu tráfego orgânico está caindo

O Google Search Console exibirá notificações se encontrar algum desses erros em seu site. Clique na notificação para ver uma descrição do que há de errado com seu site e tomar as medidas necessárias para corrigi-lo.

Uma vez feito isso, você pode solicitar ao Google que revise as alterações no Search Console. Se tudo for bem feito, você verá um aumento em seu tráfego orgânico e classificações em breve.

Caso o Google tenha rejeitado sua solicitação, você será notificado sobre o mesmo em sua conta do Google Search Console.

2.Google Analytics

Aproveitar o relatório em tempo real do Google Analytics para verificar o fluxo de tráfego do seu site é outra boa maneira de identificar quedas de tráfego. Queda repentina no tráfego orgânico

Observação: Se você não vir nenhum dado de tráfego em sua conta analítica, é provável que você precise corrigir ou substituir seu código de rastreamento do Google Analytics.

Ao comparar os dados de tráfego gerados pelo Google Analytics, você pode descobrir facilmente onde ocorreu a perda repentina de tráfego e considerar renovar e otimizar as partes do seu site que você modificou durante aquele período específico.

3. Ferramentas de SEO de terceiros

Existem várias ferramentas de SEO de terceiros para monitorar o tráfego do seu site. Recomendo usar ferramentas confiáveis ​​como Ahrefs e Semrush.

Essas ferramentas ajudam a identificar palavras-chave para as quais você perdeu força ao longo do tempo. Pequenas flutuações no tráfego para uma palavra-chave específica podem ser aceitáveis.

No entanto, se você observar uma queda visível no tráfego recebido de uma palavra-chave específica, esse provavelmente é o culpado.

Além de identificar a perda de tráfego com base em palavras-chave, você também pode tentar identificar correlações e padrões relacionados e conectar os pontos que explicam a causa da perda de tráfego em seu site.

Essas ferramentas de SEO também são úteis para identificar as páginas mais bem classificadas em seu site, para que você possa descobrir facilmente onde você tem uma vantagem de tráfego e classificação e onde não tem.

4. Tendências do Google

Usando o Google Trends, você pode restringir tópicos globais e tendências sazonais em seu setor que interessaram ao seu público e que provavelmente roubaram seu tráfego orgânico.

Esse processo pode ficar mais fácil se você puder usar uma das ferramentas de SEO mencionadas acima para escolher palavras-chave iniciais que direcionem tráfego para seu site ao longo do tempo e aproveitá-las para identificar tendências e tópicos sazonais usando o Google Trends.

Maneiras recomendadas pelo Google para identificar quedas de classificação

O contato de pesquisa do Google, Danny Sullivan, lançou alguma luz sobre como detectar um declínio nas classificações de pesquisa. Então, aqui está uma olhada nos insights direto da boca do cavalo.

Em resposta a um postar no X pedindo orientação após uma queda significativa no trânsito, Sullivan sugeriu as dicas a seguir.

  • Compare as métricas do seu site nos últimos 6 meses e no período anterior usando o Google Search Console.
  • Classifique o relatório de consultas por alteração de cliques e verifique se há consultas com queda significativa nos cliques.
  • Verifique se o seu site ainda está bem classificado no Google para essas consultas.
  • Se sim, seu SEO está no caminho certo e provavelmente não há nada grande que você precise consertar.
  • Saiba que alguma volatilidade no tráfego e nas classificações não é incomum, pois os algoritmos do Google estão em constante evolução.

Eu sugeriria:

1) Vá para o Search Console, selecione Resultados da pesquisa em desempenho
2) Período, compare os últimos seis meses com o período anterior
3) Classifique o relatório de consultas por diferença de cliques
4) Veja algumas das principais consultas onde os cliques caíram mais
5) Veja se você ainda está em…

– Google SearchLiaison (@searchliaison) 14 de fevereiro de 2024

Sullivan também menciona que as flutuações de tráfego podem ser devidas ao fato de o Google encontrar outro conteúdo que seja mais útil e relevante no momento. Portanto, está bastante claro que o Google está continuamente em busca de conteúdo útil e isso enfatiza a necessidade de criar conteúdo útil para obter uma classificação mais elevada em consultas relevantes.

Além disso, é essencial que os webmasters monitorem regularmente o desempenho de seus sites usando o Google Search Console e outras ferramentas de SEO confiáveis ​​para identificar possíveis quedas no tráfego e tomar ações imediatas sempre que possível.

Resumindo, se você decide as primeiras classificações do Google, você precisa estar atento às mudanças de algoritmo o tempo todo e otimizar seu site para se alinhar com as do Google. padrões.

Soluções e práticas recomendadas para recuperação de tráfego orgânico

Agora que você sabe como ocorrem quedas repentinas de tráfego e como pode identificar a causa raiz de uma situação semelhante em seu site. Mas como você recupera o tráfego perdido?

É isso que vou te explicar aqui, um passo de cada vez.

1. Concentre-se em SEO na página

Lembra que mencionei anteriormente que quedas de tráfego podem acontecer quando você desotimiza ou otimiza demais acidentalmente suas páginas da web?

É por isso que, para recuperar o tráfego perdido, você precisa otimizar seu conteúdo com palavras-chave que tenham o potencial de atrair mais visitantes para você.

Certifique-se de que o conteúdo seja de alta qualidade e que agregue valor aos seus leitores. É assim que você pode melhorar o envolvimento do usuário com seu conteúdo.

Além disso, certifique-se de que as palavras-chave escolhidas sejam relevantes para o seu conteúdo e colocadas naturalmente nele. Afinal, o posicionamento não natural de palavras-chave ou o excesso de palavras-chave terão um impacto negativo em seu SEO.

tenho certeza de que impacto negativo de SEO é a última coisa que você deseja, especialmente com um site que já sofreu uma grande queda no tráfego.

Falando em palavras-chave, você pode incluí-las em títulos e meta tags genuinamente atraentes. Isso ajudará a melhorar a aparência da sua página para pesquisas relevantes no Google.

Os links internos são parte integrante do SEO na página. Fortaleça sua estrutura de links internos criando links em seu site para que os usuários explorem informações mais relevantes e os spiders dos mecanismos de pesquisa compreendam melhor seu conteúdo.

Por último, mas não menos importante, certifique-se de não usar uma tag no-index em nenhuma das páginas que deseja que o Google classifique.

2. Melhore o SEO técnico

Como eu disse anteriormente, problemas técnicos em seu site podem criar o caos para ele se você não tiver as medidas certas para corrigi-los.

Usar Informações do PageSpeed para verificar a velocidade e o desempenho do seu site e entrar em ação imediatamente se houver espaço para melhorias.

Mais da metade das pesquisas online acontecem em dispositivos móveis. Então, execute também um Teste de compatibilidade com dispositivos móveis para verificar se o seu site é facilmente acessível para usuários móveis.

Mas esse não é o fim da história. O SEO técnico não trata apenas de melhorar a velocidade do seu site. Vou lhe contar mais duas coisas nas quais você precisa se concentrar.

Uma delas é consertar links quebrados e redirecionamentos. Sim. Ninguém visita um link para descobrir que ele está quebrado e que a página não tem nada de útil a oferecer, nem ao usuário nem ao mecanismo de busca.

Eu recomendo usar um verificador de links quebrados para identificar links quebrados em seu site. Uma vez feito isso, substitua-o pelo link correto.

Alternativamente, se você moveu o conteúdo para um destino de URL diferente, certifique-se de redirecionar os usuários que visitam a página antiga para o novo destino usando um redirecionamento 301.

O último da lista é garantir a indexação adequada de suas páginas pelo Google.

Sua página não receberá tráfego se não for indexada pelo Google. Mas não se preocupe. Existem várias maneiras de fazer com que o Google indexe seu site com mais rapidez.

Inclui

  • Remoção do arquivo robots.txt que impede os bots do Google de acessar seu conteúdo
  • Incluindo a página não indexada no seu mapa do site
  • Removendo tags canônicas
  • Melhorando a qualidade do conteúdo
  • Vinculação interna da página com outras páginas relevantes
  • Solicitar manualmente ao Google para indexar sua página no Google Search Console

3. Crie backlinks poderosos

Como você provavelmente sabe, os backlinks são um fator importante de classificação do Google. Quanto mais alta a classificação, mais tráfego você obtém e vice-versa. Essa é a questão.

Você pode recuperar o tráfego perdido criando backlinks de alta qualidade para páginas correspondentes de sites confiáveis ​​em seu nicho. Esses links direcionarão tráfego de referência qualificado para o seu site.

Você pode adquirir backlinks para o seu site fazendo contribuições de convidados para outros sites do seu setor.

Você também pode obtê-los entrando em contato com os principais blogueiros e influenciadores em seu nicho e convencendo-os sobre o valor do link do seu conteúdo.

Se você não quiser passar pelo incômodo de entrar em contato com blogueiros e influenciadores, escolha um provedor de serviços como a SEO Sem Mitos, que pode fazer isso construção de backlinks em seu nome.

Independentemente de como você decidir obter backlinks de alta qualidade, certifique-se de que a qualidade do seu conteúdo ande de mãos dadas com eles. A quantidade de tráfego de referência que você obtém depende muito de quão informativo e envolvente é o seu conteúdo.

Além disso, conteúdo de alta qualidade também o ajudará a atrair naturalmente mais backlinks no longo prazo.

4. Monitore tendências e ajuste sua estratégia de SEO

SEO nunca é um trabalho único. Requer esforços constantes para obter o tráfego desejado.

Dito isso, certifique-se de realizar auditorias em todo o site periodicamente para ter certeza de que tudo está indo bem com seu site.

Fique atento às atualizações dos algoritmos do Google e outras tendências do setor para evitar um grande golpe quando a mudança ocorrer aqui e agora.

Monitore as atividades de seus concorrentes e ajuste sua estratégia de SEO para se alinhar ao cenário agressivo e às tendências em mudança para gerar ótimos resultados.

O tráfego orgânico é a salvação do seu site porque é assim que você obtém perspectivas de negócios que se traduzem em seus clientes sem queimar seu bolso.

Dado o cenário, uma queda repentina no tráfego orgânico surge como um raio do nada para todos os webmasters e profissionais de marketing.

Quando seu site for vítima de uma queda repentina de tráfego orgânico, implemente as práticas acima para saber por que isso ocorreu e corrija os bugs o mais rápido possível.

Resumindo, mantenha seus esforços de SEO contínuos em alinhamento com as tendências de mercado em constante mudança, não apenas para manter ou melhorar o tráfego orgânico quando a jornada de SEO for tranquila, mas também para diminuir o efeito na estrada difícil ao virar da esquina.

Queda nas classificações após setembro de 2023? Pode ser uma falha do Google

Em nosso esforço contínuo para mantê-lo informado sobre os últimos desenvolvimentos em SEO e marketing digital, trazemos a você uma atualização crucial do representante de pesquisa do Google, Danny Sullivan, sobre as recentes flutuações no tráfego orgânico experimentadas por muitos sites.

A resposta do Google às quedas de tráfego

Na sexta-feira, 18 de novembro, Danny Sullivan anunciou que os proprietários de sites que sofreram uma queda significativa no tráfego da Pesquisa Google, Google Discover e Google Notícias podem entrar em contato diretamente para obter assistência. Ele sugeriu duas maneiras de relatar esses problemas:

  • Responda ao tópico em andamento na plataforma X.
  • Publique um tópico de ajuda nos fóruns do Google.

Sullivan enfatizou: “Se as pessoas quiserem compartilhar seus sites adicionando aqui ou nos fóruns, ficarei feliz em repassar. Mas o bug que encontramos foi resolvido. No entanto, podemos examinar mais detalhadamente alguns dos exemplos.”

Nenhuma solução imediata, mas um passo em frente

Embora entrar em contato com o Google não garanta a recuperação imediata do tráfego, abre um canal para possíveis ajustes nos algoritmos do Google. John Mueller, do Google, também entrou na conversa, aconselhando uma abordagem estratégica para SEO que se concentra no valor de longo prazo em vez de táticas de curto prazo.

Nossa lição

Esta situação destaca a importância da resiliência e adaptabilidade em SEO. Embora não seja certo se o feedback do Google levará a mudanças imediatas, é uma oportunidade para alinhar nossas estratégias mais estreitamente com os algoritmos em evolução do Google e as necessidades dos usuários.

Fique ligado para mais atualizações à medida que a situação evolui e fique à vontade para compartilhar suas experiências ou ideias nos comentários.

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