Você está pronto para redobrar seus esforços de construção de links e até pensar em confiá-los a um profissional. A questão é: quanto isso custará para você em 2024?

Para a composição deste artigo, procuramos reunir os pontos de vista de mais de cinco especialistas.

Os fatos mais intrigantes sobre preços de link building que descobrimos ou encontramos durante nosso trabalho:

  • De acordo com dados do Ahrefs, colocar um link em um site com uma classificação de domínio de 50+ pode custar US$ 600.
  • Patrick Whitener compartilhou seu resultado da campanha de link building de podcast: ele gastou $ 4.520 para ganhar 14 links em dois meses, com média custo por link de $ 332,82
  • O preço de SEO Sem Mitos começou em $ 1750 por 15 links por mês
  • O custo por backlink em um site confiável e de grande autoridade pode facilmente exceder US$ 1.000.

Preço real para Link Building em 2024

Quanto as empresas gastam em link building atualmente?

Entre as empresas B2B, 52,8% dos entrevistados gastam até US$ 5.000 por mês em link building seguido pela 22,1% com um gasto total de $ 0– $ 1.000 por mês e 19,2% gastos entre US$ 5.000 e US$ 10.000 por mês.

Em B2C, 54,5% dos entrevistados compartilharam que alocam menos de US$ 1.000 no link building, 16,4% gastar entre US$ 1.000 e US$ 5.000 5,7% — de US$ 5.000 a US$ 10.000 e 5,2% gastar mais de US$ 10.000.

Até agora, as estatísticas dizem apenas uma coisa: pode-se gastar entre US$ 0 ou mais US$ 10.000 em link building. Este é um bom ponto de partida, mas não ajuda a tomar uma decisão informada sobre a alocação orçamental. Vamos nos aprofundar na economia do link building e descobrir o que constitui o custo de um projeto.

Obs: Os preços nesse mercado são baseados no dólar.

Preços internos ou de agência: prós e contras

O maior fator que afeta o preço do link building é a escolha entre contratar uma agência ou formar uma equipe interna. Aqui está uma análise dos prós e contras de cada opção.

Custos da equipe interna

Construir links internamente é provavelmente a primeira coisa que as empresas – em particular, equipes de SEO – tente fazer. Mas logo eles percebem que o link building é um trabalho de tempo integral e que precisam de um especialista dedicado (ou uma equipe de especialistas) para este projeto.

Custos de agência de link building

Trabalhar com uma agência confiável de construção de links é um caminho seguro para o sucesso. Mas também é um investimento significativo.

O link building é o maior desperdício de dinheiro SE não ajudar sua marca a se destacar e a criar as conexões certas na web que provam que seu site é uma marca legítima. Na SEO Sem Mitos, não construímos apenas links; construímos entidades de marca fortes com a ajuda dos links certos.

Nossos preços na SEO Sem Mitos variam de US$ 500 a US$ 900, dependendo das páginas para as quais precisamos criar links.

Nosso modelo de preços é baseado na qualidade dos serviços que prestamos e na complexidade geral do processo quando se trata de adquirir links em sites que ajudam nossos clientes a estabelecer entidades de marca fortes. Trabalhamos principalmente com orçamentos significativos e marcas conhecidas interessadas em aumentar a autoridade de suas marcas, em vez de apenas enriquecer seus perfis de backlinks.

Algumas agências têm gastos mínimos por mês mais baixos (ou nenhum, como nós da SEO Sem Mitos. Por exemplo, Dofollow, uma agência premium de criação de links, exige que os clientes gastem pelo menos US$ 4.000/mês por 8-10 links.

Por exemplo, nossos preços no SEO Sem Mitos começam em US$ 1.750 por 15 links premium.

Você pode trabalhar com freelancers ou agências, mas o preço que você pagará pelo link building depende realmente do serviço prestado, de quais são suas necessidades, mas também de onde você obterá seus links. Por exemplo, se você deseja se classificar para palavras-chave competitivas e superar marcas como UOL, EXAME ou Netshoes, você definitivamente precisará gastar mais e por muito tempo. Nada é impossível, mas seu orçamento precisa estar alinhado aos seus objetivos.

Você pode obter links de baixa qualidade por 50$, mas se você está procurando aqueles que movem a agulha e não prejudicam seu domínio, o orçamento gasto pelos SEOs em nossa pesquisa é aquele que você precisa ter em mente antes de começar.

Os preços no SERP variam de US$ 500 a US$ 1.000, dependendo dos alvos do link, com contrato mínimo de três meses. Com este preço, também oferecemos alguma consultoria de SEO, incluindo Análise de Lacunas de Concorrentes e Texto Âncora, Auditorias de Otimização On-Page e Otimização de Links Internos, para citar alguns serviços disponíveis.

Tipos mais eficazes de backlinks

O custo do link building também depende muito da(s) técnica(s) usada(s) para obter backlinks. Alguns, como o link building HARO, exigem relativamente pouco esforço e menos recursos, enquanto outros, como o guest post pago, podem consumir muito tempo e dinheiro.

Agora, veremos as técnicas de link building mais eficazes para ajudá-lo a escolher o tipo de backlinks mais econômico para o seu projeto.

Links HARO

Help A Reporter Out (HARO) é um recurso que conecta escritores e fontes. Em um boletim informativo diário que sempre inclui uma grande lista de solicitações de orçamento de criadores de conteúdo, você pode encontrar muitas oportunidades de contribuir com sua opinião especializada para um recurso confiável e ganhar crédito por isso. (e um link!).

O HARO pode ser um canal eficaz, desde que você dedique tempo e esforço. A quantidade de links que você pode construir por meio do HARO varia de acordo com a quantidade de oportunidades existentes e a qualidade de seus envios.

HARO é lento, mas pode ser muito bom para obter alguns links contextuais altamente relevantes que são excelentes para apoiar seus esforços EEAT. Na minha opinião, vale totalmente a pena o esforço e é ótimo para complementar suas outras campanhas de link building com para dar um pouco de variedade ao seu perfil de backlink.

Muitos construtores de links recorrem ao HARO para obter um fluxo constante de backlinks de alta qualidade. No entanto, sua popularidade entre o pessoal de SEO também tornou o HARO menos confiável entre os redatores de conteúdo, fazendo com que muitas publicações excelentes rejeitassem a plataforma.

A melhor coisa do HARO é que ele dá acesso a uma ampla gama de tópicos e nichos, desde SaaS B2B até publicações de moda. A pior coisa é que ele não rastreia as menções que você obteve por meio dele – então você precisará monitorar o status de cada envio manualmente.

Considerando tudo isso, você deve escolher o HARO para link building? É gratuito, não requer muito tempo na criação de conteúdo e às vezes dá acesso a publicações que você nem sonharia. Por outro lado, ele apenas permite criar links para sua página inicial, exige que você distraia seus especialistas internos para coletar insights das PMEs e não define expectativas claras sobre quando o link será lançado.

Postagens de convidados

A postagem de visitantes continua sendo uma das técnicas de construção de links mais populares. Envolve o envio de artigos com um link para seu site dentro de outros sites. Geralmente, é considerada a prática mais segura para ganhar links naturais. O problema é que consome muitos recursos.

Quanto mais fácil para o usuário criar um link, menor será a recompensa.

Você pode deixar um comentário em menos de um minuto com um link em um site. Mas para publicar um guest post, você precisa pesquisar, escrever, editar, formatar e esperar que a equipe editorial daquele site específico o publique. Às vezes, isso pode levar até um mês. Portanto, quanto mais tempo você investe, maior será a recompensa.

Eu diria que o maior impacto na posição da sua palavra-chave tem postagens de convidados e edições de nicho.

O custo e a eficácia da postagem de convidados podem variar de acordo com sua abordagem.

Por exemplo, escrever um artigo de 1.500 palavras para inserir um link em seu site é extremamente demorado e dificilmente escalonável. É por isso que muitos profissionais de link building praticam uma troca de links de três vias por meio de guest posts. A ideia é fazer parceria com várias empresas e incluir seus links em um guest post, esperando que essas empresas tenham um link de volta para o seu site em algum lugar de seus recursos. Dessa forma, é possível ganhar cerca de uma dúzia de links com apenas um guest post.

Backlinks editoriais

Um link editorial é um tipo de link criado naturalmente a partir de uma publicação poderosa. Quando você publica conteúdo exclusivo e digno de link em seu site, é provável que fontes confiáveis ​​criem links para ele porque agrega valor aos seus leitores.

Para ser honesto, a tática de construção de links mais econômica sempre foi a criação de conteúdo de alta qualidade que atraia links naturalmente. Você nem precisa investir muito dinheiro para criar relatórios extensos. Claro, sempre vale a pena investir muito para que as pessoas respondam a uma pesquisa.

No entanto, trabalho principalmente com empresas autoiniciadas, onde simplesmente não há orçamento para dedicar a isso. Por isso, tento ser criativo e lidar com todas as pesquisas que posso fazer sozinho ou em conjunto com minha equipe e clientes. Por exemplo, para uma startup na área de RH, analisei 100 descrições de cargos para uma função específica para compilar uma lista de habilidades e responsabilidades exigidas. Isso deu uma visão bastante clara dos requisitos atuais para a função, então naturalmente as pessoas estavam interessadas em compartilhar e criar links para a postagem.

Dito isto, criar conteúdo que gere links naturalmente também é não é grátis. De acordo com o relatório da Peak Freelance (e nossa própria experiência), conteúdo longo e bem pesquisado geralmente custa alto.

Mas se você pedir ao seu redator de conteúdo interno para produzir conteúdo, ele será basicamente gratuito, certo? Você sabe que não é. Requer gastos de recursos da sua equipe e pode envolver custos extras em ferramentas e pesquisas.

Se você quiser acelerar as coisas ou precisar do feedback de milhares de pessoas, é aí que os custos de pesquisa e relatórios ficam altos. A maioria das ferramentas permite que você pague conforme o uso ou obtenha uma assinatura mensal. Se você tiver sorte e conseguir extrair dados do seu próprio produto, também poderá aproveitar os insights do seu próprio cliente gratuitamente.

Se a construção de links editoriais é tão complicada, você deveria prosseguir? Na SEO Sem Mitos, simplificamos para você. Ajudamos empresas a obter backlinks editoriais sem gastar tempo e dinheiro produzindo conteúdo digno de links.

Fazemos parcerias com empresas conceituadas para obter colocações de qualidade que ajudem nossos clientes a atingir seus objetivos.

No entanto, você pode optar por selecionar um de nossos planos mensais – a partir de US$ 1.750.

Links de podcast

Uma abordagem relativamente nova para link building é usar podcasts para ganhar backlinks. Envolve entrar em contato com hosts de podcast e oferecer-lhes o patrocínio de seu próximo episódio em troca de um link ou se inscrever para ser um convidado e ganhar um backlink organicamente.

Quão eficaz é o link building de podcast?

Patrick Whitener, estrategista de SEO da Liquid, compartilhou recentemente os resultados de sua campanha de dois meses de construção de links por meio do patrocínio de podcasts. No total, ele gastou US$ 4.520 ganhar 14 links em dois meses, com um custo médio por link de US$ 332,82. Dada uma taxa de aceitação incrivelmente alta (25%) e um preço moderado por link, o link building de podcast parece um empreendimento que vale a pena.

Link building baseado em relacionamento

Mais um método de chapéu branco é o link building baseado em relacionamento. Ele incorpora elementos de várias estratégias mencionadas acima, mas em sua essência, há um requisito principal: você precisa de relacionamentos sólidos com outras equipes de conteúdo ou construtores de links para ganhar backlinks de forma consistente, quase de graça.

Se quiser construir links de qualidade, você precisa construir relacionamentos com outras empresas. Depois de estabelecer confiança, é fácil usar métodos mais tradicionais de link building, como guest post ou troca de links ABC, mas você também pode fazer muito mais e, por exemplo, executar um relatório de pesquisa juntos, criar um infográfico… As opções são basicamente ilimitado.

Mas tudo começa conectando-se com pessoas que têm o mesmo objetivo que você, formando parcerias com elas (de longo prazo) e trabalhando juntos para o sucesso mútuo. Além disso, este método é 100% gratuito e pode ajudá-lo seriamente a dimensionar seu link building sem investir recursos adicionais.

Portanto, com o link building baseado em relacionamento, você não precisa pagar por guest posts patrocinados ou posicionamento de links. O que você precisa pagar é ter um especialista em link building para cuidar dos custos de sua equipe ou agência.

Quais fatores impactam o custo por link?

Há mais alguma coisa que possa afetar o preço do seu projeto de link building? Apenas mais alguns fatores…

Local de veiculação

Quanto maior a autoridade de domínio do site, mais você deverá estar disposto a pagar pela colocação de um link.

A autoridade do site onde o link é colocado influencia fortemente o custo. Sites confiáveis ​​e de alto tráfego normalmente cobram mais pela colocação de links devido ao seu maior alcance e impacto no SEO.

De acordo com o Ahrefs, o custo por posicionamento em um site com classificação de domínio de 50 e mais alto pode alcançar US$ 600.

Custo médio de inserção de link por classificação de domínio (DR) - Ahrefs

Nível da indústria e da concorrência

Em setores competitivos, onde a obtenção de backlinks de qualidade é um desafio, o custo por link tende a ser mais elevado. De acordo com o mesmo relatório do Ahrefs, o custo médio de um link em nichos competitivos é US$ 361,44.

Lembre-se de que em alguns nichos, como moda e finanças, os proprietários de sites costumam ser menos abertos a inserções de links, o que também pode afetar significativamente os custos.

Qualidade dos links

Um construtor de links pode fornecer centenas de links para US$ 50. Mas isso ajudará na autoridade do seu site? Não, não vai.

Em janeiro de 2024, pesquisamos 12 agências de relações públicas digitais e descobrimos que o preço médio de uma campanha de relações públicas (assessoria de imprensa) para um cliente pode variar de US$ 6.000 a US$ 20.000. Durante uma campanha de relações públicas, um cliente recebe de 10 a 40 menções editoriais reais (não de ferramentas automatizadas).

Links relevantes e de alta qualidade custam muito mais do que isso.

A qualidade, que inclui fatores como relevância, contexto e o texto âncora utilizado, é muito importante. Links de alta qualidade e contextualmente relevantes de sites confiáveis ​​custam mais, mas são mais eficazes para aumentar as classificações de pesquisa.

Criação de conteúdo

Em primeiro lugar, se colocar um guest post no site de outra pessoa for gratuito, isso não significa que o link não custa nada para você. Muitas vezes, é mais econômico pagar US$ 300 para inserir um link do que passar vários dias escrevendo um guest post.

Além disso, aproximadamente metade dos sites de alto DA que aceitam postagens de visitantes definem um preço para isso.

Se o posicionamento do link exigir a criação de conteúdo de qualidade, isso poderá aumentar o custo. Não sei por que, mas descobri que as pessoas cobram mais se você quiser publicar um guest post do que fazer uma edição de nicho. Não faz sentido porque:

  • você precisa pagar ao seu redator para criar esse conteúdo;
  • o site de publicação obtém conteúdo gratuito que pode realmente ser classificado.

Duração da veiculação

Você pode perder seu backlink a qualquer momento se o proprietário do site não fornecer nenhuma garantia quanto à duração do posicionamento. E para obter essas garantias, provavelmente você precisará pagar custos extras.

Às vezes, os sites limitam a expiração do seu link, portanto, links permanentes ou com durações de veiculação mais longas podem custar mais do que links temporários ou de curto prazo.

Ferramentas

Muitos clientes esquecem que as agências de link building empregam uma ampla variedade de ferramentas em seu trabalho de link building.

À medida que a agência cresce, as despesas com ferramentas de link building também aumentam. Por exemplo, nós da SEO Sem Mitos pagamos altos valores de Ahrefs, Sem Rush e MOZ.

Porém, além disso, utilizamos um grande número de outras ferramentas.

O Link Building realmente vale o preço?

A resposta curta é sim.

Backlinks de qualidade aumentam a autoridade do seu site e ajudam você a melhorar suas classificações orgânicas com menos esforço. E quanto mais alta for sua classificação, mais clientes em potencial verão seu site.

A questão é, você deve contratar um construtor de links interno ou terceirizar a tarefa para uma agência? Deixaremos que os especialistas falem por nós.

Ainda construímos links internamente, mas agora o foco principal está nos links editoriais. Também terceirizamos o link building para algumas agências. É a melhor experiência até agora.

Já colaboramos com 2 agências de link building no passado, mas não contratando-as, mas formando uma parceria. Eles tiveram acesso a uma variedade de sites que combinavam conosco e, em troca, fornecíamos backlinks para seus clientes em nosso próprio site.

Isso foi muito bem-sucedido para nós porque eliminamos a divulgação fria e conseguimos proteger links para páginas de produtos que são difíceis de obter naturalmente.

SEO Sem Mitos é o seu parceiro de confiança em link building. Deixe-nos obter backlinks editoriais de alta qualidade para você.

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